boa noite, alguem sabe me dizer qual a rpm necessaria para se gerar energia em um gerador ?.
obrigado.
paulo.
Rotação necessária
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado jun 11, 2011 10:46 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Rotação necessária
olá paulo.rl, bem vindo.
enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
depende da quantidade de pólos do gerador. se o gerador tiver 4 pólos, que é o mais comum, precisa de 1800 rpm para gerar. se tiver 8 pólos, precisa de 900 rpm, se tiver 12 pólos, precisa de 600 rpm, se tiver 16 pólos, precisa de 450 rpm.paulo.rl Escreveu:boa noite, alguem sabe me dizer qual a rpm necessaria para se gerar energia em um gerador ?.
obrigado.
paulo.
os geradores adequados para uso em eólica devem gerar energia com rotação mínima ente 300 e 600 rpm.
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado jun 11, 2011 10:46 pm
bom dia,obrigado pela resposta ja da pra iniciar os calculos, você sabe me falar se a energia pode ser gerada com movimentos intermitentes ou necessariamente tem de ser movimento continuo, meu projeto é utilizar o movimento das ondas para gerar energia porem o movimento não é continuo.
obrigado.
obrigado.
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
para gerar energia precisa apenas haver um movimento relativo entre o ímã e a bobina. se esse movimento é linear, rotativo, ou em outro formato qualquer de trajetória, não importa muito. se você vai movimentar o ímã, a bobina, ou os dois, também não importa. importa que haja o deslocamento de um em relação ao outro. para melhor rendimento, os dois devem passsar o mais próximo possível um do outro.paulo.rl Escreveu:bom dia,obrigado pela resposta ja da pra iniciar os calculos, você sabe me falar se a energia pode ser gerada com movimentos intermitentes ou necessariamente tem de ser movimento continuo, meu projeto é utilizar o movimento das ondas para gerar energia porem o movimento não é continuo.
obrigado.
pra quem está começando, eu sugiro começar com um gerador rotativo, uma vez que existem muitos projetos já prontos para se tomar como base. não é muito interessante tentar "inventar a roda".
-
- Membro
- Registado: terça jul 14, 2009 8:37 pm
ola paulo, pelo que eu já andei pesquisando aqui no forum,vai depender da QUANTIDADE de energia que voce esta se referindo.pois o simples fato de uma bobina cortar as linhas de força de um campo magnetico já vai haver energia produzida porem em pouca quantidade . Vai depender tambem da quantidade de espiras da bobina . espero ter ajudado .