Rotação necessária

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Paulo.rl
Membro
Membro
Registado: sábado jun 11, 2011 10:46 pm

Rotação necessária

Mensagem por Paulo.rl »

boa noite, alguem sabe me dizer qual a rpm necessaria para se gerar energia em um gerador ?.

obrigado.

paulo.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Rotação necessária

Mensagem por mauri »

olá paulo.rl, bem vindo.
enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

paulo.rl Escreveu:boa noite, alguem sabe me dizer qual a rpm necessaria para se gerar energia em um gerador ?.
obrigado.
paulo.
depende da quantidade de pólos do gerador. se o gerador tiver 4 pólos, que é o mais comum, precisa de 1800 rpm para gerar. se tiver 8 pólos, precisa de 900 rpm, se tiver 12 pólos, precisa de 600 rpm, se tiver 16 pólos, precisa de 450 rpm.

os geradores adequados para uso em eólica devem gerar energia com rotação mínima ente 300 e 600 rpm.

Autor do tópico
Paulo.rl
Membro
Membro
Registado: sábado jun 11, 2011 10:46 pm

Mensagem por Paulo.rl »

bom dia,obrigado pela resposta ja da pra iniciar os calculos, você sabe me falar se a energia pode ser gerada com movimentos intermitentes ou necessariamente tem de ser movimento continuo, meu projeto é utilizar o movimento das ondas para gerar energia porem o movimento não é continuo.

obrigado.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

paulo.rl Escreveu:bom dia,obrigado pela resposta ja da pra iniciar os calculos, você sabe me falar se a energia pode ser gerada com movimentos intermitentes ou necessariamente tem de ser movimento continuo, meu projeto é utilizar o movimento das ondas para gerar energia porem o movimento não é continuo.
obrigado.
para gerar energia precisa apenas haver um movimento relativo entre o ímã e a bobina. se esse movimento é linear, rotativo, ou em outro formato qualquer de trajetória, não importa muito. se você vai movimentar o ímã, a bobina, ou os dois, também não importa. importa que haja o deslocamento de um em relação ao outro. para melhor rendimento, os dois devem passsar o mais próximo possível um do outro.

pra quem está começando, eu sugiro começar com um gerador rotativo, uma vez que existem muitos projetos já prontos para se tomar como base. não é muito interessante tentar "inventar a roda".

liberinho
Membro
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 8:37 pm

Mensagem por liberinho »

ola paulo, pelo que eu já andei pesquisando aqui no forum,vai depender da QUANTIDADE de energia que voce esta se referindo.pois o simples fato de uma bobina cortar as linhas de força de um campo magnetico já vai haver energia produzida porem em pouca quantidade . Vai depender tambem da quantidade de espiras da bobina . espero ter ajudado .

Responder

Voltar para “Energia Eólica”