Este tópico já existe aqui no fórum apenas vou agrupar o conteúdo necessário num só post para que os users e visitantes tenham uma visão mais conjunta.
O meu mini sistema híbrido.
Com partilha de ideias desta comunidade montei o meu sistema alternativo de abastecimento eléctrico.
Um sistema pratico, com a possibilidade de ser mudado com alguma facilidade.
Material:
1 - Gerador Eólico futurenergy 1000W 30A, turbina de 5 pás com 1,8 metros de diâmetro.
1 - Seguidor de fabrico caseiro.
4 + 2 = 6 painéis foto-voltaicos 245W/230W = 1440W.
1 - Controlador de carga eólico 24V 1000W
2 - Reguladores de carga, 1 Steca 12V/24V 30A, 1 Wellsee WS-MPPT30 30A 12V/24V.
2 - Bancos de baterias 1170A total.
1 - Inversor W7 Power Star 24V 3000W onda pura.
1 - Inversor Steca Studer AJ200 onda pura.
2 - Minis contadores de KW ABB.
1 - Diodo 300 Ap
1 - Contactor com auxiliar.
2 - Disjuntores.
1 - Protecção de fusíveis.
1 - Inversor 24V para 13,6V 40A fabrico caseiro.
1 - Controlador de custos online.
1 - Relay Controler.
1 - 5 metros fita LED IP65 12V
1 - Relê Fotoelétrico
1 - Cabos, ligadores, etc...





Uma compilação de imagens e vídeo onde mostra o gerador Eólico em funcionamento.






Link
O mini sistema está modo automático com a rede, a funcionar perfeitamente sem falhas prejudiciais aos equipamentos eléctricos.
Este projecto foi elaborado por mim com partilha de ideias desta comunidade e ronda os 6000 euros só de material.
Boas!
Depois de algum tempo sem grandes alterações cá estou de volta com mais umas atualizações.
O que me impedia de fazer algumas atualizações era o contrato que tinha com a EDP, uma vez que já alterei o contrato para mensalmente também alterou o sistema.
Antes tinha 45 amperes trifásica agora tenho 30 monofásica, logo ai com o sistema monofásico foi mais fácil nas ligações, atualmente tenho o meu sistema em automático, quando há sol ou vento necessário está no sistema alternativo, quando as fontes baixam ao valor de 23.9 volts, as cargas pesadas para a rede, mas ficam as cargas leves (iluminação) na alternativa com um Steca Studer AJ Sinewave Inverter.
O sistema tem mais um contador e mais um inverter.
Um inverter e um contador só para a iluminação.
Do dia 4 de Outubro até ao dia de hoje (17-10-12) mesmo com o tempo estável com tem estado, o contador das cargas pesadas já registou 60 KW e o contador das cargas leves registou 8 KW, total 68 KW, tirando estes últimos dias o sistema tem-se aguentado cerca de 12 horas na alternativa nas cargas pesadas, quanto as cargas leves já a muitos meses que não passa pela rede.
É de salientar que os contadores quando passa para a rede não contam.
Como já tinha dito anteriormente a passagem da rede para a alternativa e visse verça não causa qual quer impacto nos eletrodomésticos.
O projecto foi desenvolvido AQUI e AQUI