Thunder 4000W 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por hmma »

Temos de banir o Volt destes comentários por ser tendencioso demais :D :D :D

Só estava a comparar entre ausência e existência de som (ou zumbido, ou ruído... como quiserem chamar).
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Ora ora... Sou tendencioso (tal como o dono de uma Harley em relação à "melodia" provinda do motor da sua moto), mas apenas emito esta opinião por achar que não se está a dar uma ideia correcta do tema... :-D.

Para que se perceba de que som estamos a falar, podem ver o primeiro minuto deste vídeo. O som ouve-se apenas quando se acelera ou trava (regenera) fortemente. Como podem também ouvir no vídeo, assim que aparece algum vento (como a máquina fotográfica não tem filtro) o barulho (este sim) torna-se ensurdecedor...

Link

:-).

PS: Desculpa lá a invasão ao DB, zointz.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Como o próprio zointz diz, no percurso habitual dele «a recta mais comprida tem cerca de 200mts», por isso se calhar não chega a ouvir o vento :D :D :D

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Por acaso enquanto escrevia o post estava a imaginar que o Volt poderia defender a "honra" da Vectrix :roll: e nem podia ser de outra forma, mas não acho que seja necessário, pois facilmente ficaria com a Vectrix em vez da Chiquinha. Eu antes de ter a Vectrix tinha uma ideia dos defeitos e virtudes da Vetrix, já tinha lido muito sobre o assunto, mas não tinha essa experiencia, agora que a tive pensei que seria interessante falar sobre o que me surpreendeu, são aqueles detalhes que ninguém falou ou que eu não li ou que tenha lido mas tinha ficado com uma ideia diferente. Basicamente é a minha opinião.

Voltando ao tema do Som/Ruido, posso concordar que a palavra ruido nos VE's é um pouco exagero, mas nos VE's tem sido habito valorizar o silencio, por isso a minha pontuação. O motor da Thunder é n vezes mais silenciosa que a Vectrix, eisso julgo que não existirá discórdias. É claro que a partir de determinada velocidade o vento é rei e senhor.

Para tentar explicar um pouco melhor o que acho que pode não ter ficado claro, antes de mais ADOREI o som da regenerativa a funcionar (Volt aqui percebes-te mal), o que menos gostei foi do ruido em arranques muito lentos, e recordo-me de uma viagem a +/-30km/h quando estava a terminar uma descarga profunda em que fiz cerca de 1 a 2km a direito a essa velocidade e dei por mim incomodado com a frequência do som. Alias, descobri que com diferentes velocidades o ruido pode-se tornar mais ou menos agradável. Só para terminar o ruido/som não é do motor mas sim da caixa redutora, pelo menos a maior parte e em diversos fóruns tem sido alvo de questões dos utilizadores.
Eu já sabia dessa característica, só não o tinha experimentado e surpreendeu-me. E esta hem ? ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Nunca tive essa experiencia, pois nunca andei em nenhuma Vectrix. Mas já andei numa com caixa de transferencia, a da Flor, e fiquei exactamente com a mesma ideia, maior ruido. Ainda tive a sensação que o motor não seria tão eficiente, podendo mesmo dizer que, na minha Flash, à mesma velocidade, poderia fazer mais uns 10% de km.
Tudo por um mundo mais limpo!

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

OK, isso já percebemos... agora queremos é o resto do relato/comparativo e o porquê da conclusão/reviravolta inesperada :D

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Acho que tudo depende do utilizador :)

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

Barrocas Escreveu:Acho que tudo depende do utilizador :)
Somos muito exigentes com "o som"! Está no nosso ADN... :lol: :lol: :lol:
E também sei que às vezes consigo que a "minha Mula", seja, ainda mais silenciosa! Outras vezes não! ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

bom... eu posso falar pq alem de dono duma Predator... sou tb de um Vectrix!!!

sim as Vx "ouvem-se" mais... caracteristica do motor que tem... se me incomoda?? NAO!!! até acho piada ;)

Porem se é um defeito da mota?? sinceramente a minha humilde opinião... NAO, defeito tem um grande para mim até agora!!! A luz...
habituei-me mal ao bi-xénon :lol: :lol:

Mas como diz o Barrocas, depende de cada um e dos seus gostos...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Deixo aqui mais um capitulo que foi a aventura de ter a Vetrix por algumas semanas.

Mais uma vez será um comparativo com a minha Chiquinha e vou salientar apenas o que me surpreendeu e hoje temos

"O maravilhoso punho da Vetrix !!??"

O que eu já sabia...

A função regenerativa muito falada é bem Cool e extremamente progressiva esta parte adorei mesmo, só por isto vale a pena ter uma Vectrix e ao contrário da minha Chiquinha o acelerador tb é muito progressivo embora ficasse com a sensação que a potencia só aparece mais para o fim do punho.

Infelizmente nem tudo são rosas, o material de que é feito basicamente não presta, e realmente com a mania que os americanos têm de lançar versões anuais bem que o podiam ter corrigido, pelo que falei com outras pessoas, nada que 10 ou 20 € não resolva, portanto nada de especial.

O que eu não sabia... (Volt, aqui peço um pouco de paciência, mas infelizmente já sei que não vais gostar.)

Ao fazer marcha atras se deixar de acelerar com ela em movimento para reativar a marcha atrás e necessário que esteja parada, achei chato, estou habituado á minha que tem um interruptor e comporta-se normalmente, percebi que o defeito na Vectrix tem a ver que ela tem de saber se é para regenerar ou andar para trás...somente um detalhe.

Como sabem o punho direito da motos concentra o travão da frente e o acelerador e no caso da vectrix a regenerativa, eu já não concordo muito com o travão principal no lado do acelerador, pois a minha pouca experiência, diz-me que em caso de emergência consigo travar mais rápido com o travão de trás do que o da frente, talvez até seja propositado pois todos recomendam que seja acionado o travão traseiro uns milissegundos antes para o peso se transferir para a roda da frente e só depois acionar o travão da frente. Pessoalmente acho que foi por causa da embraiagem, que não podia ser na mesma manete do acelerador, mas enfim, voltando á Vectrix houve algumas situações que ao abrandar com a regenerativa e ao ser necessário usar o travão dei por mim mais que uma vez a usar apenas o de trás, pois não dava jeito acionar o da frente, era provável que com o tempo ficasse com mais pratica mas a verdade é que com o punho enrolado para a frente conseguir puxar os dedos para cima da manete não é fácil, é claro que podemos desenrolar o punho e depois travar sugiro até que quando pegarem na vossa mota seja de que marca for simulem para perceber a dificuldade. No final fiquei sempre com a sensação que em caso de emergência estaria a demorar mais que o necessário a usar o travão.
Para perceberem melhor a questão, é normalmente quando o punho está todo enrolado para a frente é que percebemos que necessitamos usar o travão pois a regenerativa não chega para a travagem que necessitamos.
Solução ? Bom talvez fosse mais interessante que como a regenerativa trabalha com a roda de trás, colocar o punho esquerdo a rodar em vez de ser o direito, quem sabe, eu não percebo nada disso, mas no mínimo achei que ia ter uma longa curva de aprendizagem. A verdade é que do que conheço a Vectrix terá o melhor punho com função regenerativa.
Só para que se faça o comparativo, a Chiquinha é muito sensível no acelerador, ao ponto de ser difícil manter uma velocidade constante sem ter de usar truques para trancar o punho numa posição, a única vantagem que tem relativamente a Vectrix é que aparenta ser mais endiabrada.

Pontuação.
Chiquinha - 1
Vectric - 4
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

bom... são opiniões e claro está aceito-as todas e a minha tb.. :P

Bom quanto a situação da marcha atrás sim isso tens razão as vezes irrita um bocado mas tb não é por isso que como se diz "o gato vai as filhoses" :P

Quanto a situação do punho e do travão... discordo ctg... lógico que por vezes precisamos de travar com os travões bom mas aí (sou sincero) nem me lembro da regenerativa e unhas aos travões... em caso de a "regenerativa" não ser suficiente éntão vai-se travar... Acontecia na mm com a Predator... tava a regenerar e n abrandava como eu queria tinha de tirar o dedo do botao e ir travar... é o normal...

Quanto ao mudar de punho discordo... que o "segredo" do punho da Véctrix é esse mesmo... o ter tudo num só punho ;) mas... isto sou eu a dizer cuidado!! ;)

Quanto a mh predator sim tb tem um acelerador mais endiabrado... e tal... mas vejo como nos carros... em todos é diferente a embraiagem e o acelerador... ;)

continuo que até ao momento apenas não gosto da parte da luz... tava habituado ao bi-xénon e a noite meu deus.. até me passo looool
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Boas zointz,

Vamos por partes:

1- Concordo contigo que o punho é uma maravilha. É de uma facilidade impressionante interiorizar o modo de funcionamento, tanto para um novato como eu, como para alguém que já tenha muitos anos de motos (como o Jay Leno por exemplo).

2- Não acho que seja um defeito o facto da marcha atrás parar se deixares de desenrolar o punho. Com o peso da Vectrix, é mas é uma segurança. Não é fácil controlar uma menina tão roliça a andar para trás :D

3- Aqui concordo plenamente contigo. Acho um erro tremendo da parte da Vectrix não terem colocado o travão da frente no lado esquerdo. Aliás, alguns utilizadores no estrangeiro já chegaram mesmo a trocar os travões, e confirmam que é muito mais intuitivo assim, com o da frente na esquerda, pois regeneram (trás) e travam (frente) ao mesmo tempo de forma natural e simples. Alguns chegaram mesmo a REMOVER o conjunto de travagem da roda de trás!
E se o travão da frente estivesse na esquerda, não era preciso pensar cada vez que se trava. E pior, não era preciso abortar uma travagem com regenerativa (pois calculamos mal e a travagem não está a ser suficientemente forte) para puxar a mão para cima e travar à última da hora com o da frente. E acontece...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Nesse campo dos punhos e travões, concordo com ambos... e sem dúvida que prefiro o modelo implementado da minha: o acelerador, acelera somente, e ambos os travões, ao dar um toque de leve regeneram, e ao carregar a fundo travam! ... parece-me bastante simples e intuitivo ;)
Não há cá botões ou pulsos a torcer para rodar punhos ao contrário e depois travar com a outra mão :?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Mais uma acha...
Pessoalmente, circulo sempre com dois dedos sobre a manete direita (velho hábito da 500), pois nas motas grandes e pesadas lembro-me perfeitamente que o controlo torna-se muito mais eficaz, uma vez que é para a roda da frente que se transfere maior parte do peso da mota (esse detalhe até se nota bem nas travagens que os motociclistas fazem nas corridas em circuito... a frente da mota parece afundar-se antes das curvas). Ainda sobre a importância fundamental do travão da frente, as motas de elevada cilindrada chegam a ter dois discos enormes nessa roda, o mesmo não se passando na roda traseira. Isto só para contextualizar que a travagem com o travão da frente é a que contribuiu com mais eficácia para o abrandamento de um veículo de duas rodas (o pior é se a coisa é mal controlada ou medida...).
Quantos aos sistemas multifruti ou tuttifruti que existem à disposição dos clientes e das marcas, ainda bem que existem, estão lá para nos auxiliar. Parabéns aos construtores/inventores de todas as opções. A regenerativa é, de facto, uma tecnologia/novidade para os condutores de VE's porque permite suavizar a condução, antecipar as travagens, poupar pastilhas e dar uns metritos mais de autonomia, mas obviamente perde efeito em travagens bruscas ou inesperadas... aí nada como ambas as manetes a fundo (e isso também se vai aprendendo com o tempo). O melhor é mesmo ser praticante da condução defensiva e evitar essas situações... o mundo não é perfeito e muito menos algumas pessoas que se deslocam sobre ele, e há que estar preparado para tudo!
Resumindo, travar sempre com a regenerativa, e quando necessário, ir às manetes. Quanto à forma do sistema, cada um que aprenda a adaptar-se, pois as vantagens são em maior número ;).
Juízo na estrada e travagens suaves para todos 8-).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Mesmo na minha Amarelinha, sem regenerativa, penso que dava muito mais jeito ter os travões ao contrário... eu dou muitas "achegas" na manete do lado esquerdo e quando é preciso mesmo travar é que vai à direita também... se fosse igual aos travões da bicicleta era bem mais intuitivo (para mim, pelo menos), uma vez que as elétricas não têm embariagens a atrapalhar.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Bem, há aqui muito para falar. Como sabem, a travagem é um mundo e, quem esteve nos workshops, deve ter percebido que muita coisa sobre isso tenho a dizer/ensinar.

Trocar os travões de lado, para mim, é uma heresia! :lol:
Primeiro, porque o travão a sério está mesmo na manete direita, onde normalmente vai a nossa mão mais forte (isto não é por acaso, meus amigos!), que é o travão da roda da frente. Além disso, quando aceleramos, o centro de gravidade vai para a traseira da mota, logo, se travassemos à frente nesta situação (em que ainda estamos a acelerar), a probabilidade de derrapagem é maior. Assim, tal como nos carros é preciso tirar o pé do acelerador para meter no travão, nas motas é igual (mas com as mãos). :-).
Notem que no caso da travagem ou desaceleração, acontece o contrário: O centro de gravidade desloca-se para a frente da mota (ou carro).
Já para não falar do facto de que, quem conduz outras motas, agradece que se mantenham sem alterações os "instintos" criados na condução... É que, ter veículos em que a travagem varia de uns para os outros, parece-me que seria mau...
Daí que considere este ponto, positivo. Para mim, negativo era ser diferente... Heresia! :lol:

Outra coisa que é criticada (inclusive por mim, que fiz 52 mil quilómetros numa Vectrix dessas) são os punhos antigos. Mais uma vez, como vos disse anteriormente, a Vectrix corrige os seus pequenos defeitos à medida que vai aprendendo. :-). As novas Vectrix já não trazem esses punhos e, os punhos novos, são fabulosos! Os antigos eram muito confortáveis mas, passado uns tempos, começavam a "alargar".

Eu acho que isto (o punho e a regenerativa nele contida) é um ponto muito positivo nas Vectrix. Não consegui (até hoje) imaginar melhorias que se possam fazer (no caso do punho das novas). Acho-o praticamente perfeito. :-D.

A marcha-atrás, como percebeste, só se activa quando a mota está parada. Isto é uma questão de segurança patente em todas a motas não chinesas (e carros também)... Além da Vectrix, eu tenho uma mota na garagem com mais de 400 quilos (a Honda Goldwing) que tem marcha-atrás eléctrica (e só se activa quando está "desengatada"). :-D.

PS: Mumia, acho que até a luz das novas Vectrix são melhores. Mas aqui, não tenho a certeza, pois nunca me deu para metê-las lado a lado e comparar. Pode ser impressão minha, mas acho que com a antiga não era capaz de ver tão bem à noite como com a nova.

PPS: Seus hereges! Cada vez que releio os textos que escreveram aí em cima sobre trocar os travões de lado, apetece-me dar-vos uns calduços. Onde é que está aqui um boneco com cara de mau? Vou colocar estes, mas acho que pecam por defeito! :x :x :evil: :evil:

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Partilho da ideia do Volt relativamente à inversão dos travões.
Quando experimentei a Elmoto fiquei com o cérebro baralhado, pois aquele VE tem os travões invertidos. Para mim também não faz sentido! São muitos anos de experiência adquirida :lol:.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

hmma Escreveu:... se fosse igual aos travões da bicicleta era bem mais intuitivo (para mim, pelo menos)...
Eu disse que era para mim, uma vez que o meu "percurso" foi de bike para mota, e não tenho experiência com outros modelos. Além disso, se queremos construir o futuro temos de cortar com os erros do passado
:) :P :D :lol:

cá para mim os travões só estão assim por causa das embraiagens na mão esquerda (para poder acelerar e meter mudanças)... e quem disse que a mão direita é a mais forte?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Normalmente a mão direita é a mais forte e, ao mesmo tempo, a mais sensível, mais ágil, mais habituada a trabalhar... Usar o travão ou o acelerador, num veículo a motor e capaz de atingir grandes velocidades, é melhor fazê-lo com a "melhor mão" ou "melhor pé"...
Na bicicleta, não só aceleras com os pedais, como a velocidade e o centro de gravidade não implicam grandes deslocações de peso... Já as motas e os carros, são outra conversa... Experimenta travar um carro com o pé esquerdo e repara o que acontece. É certo que com alguma experiência, até se pode conseguir chegar a travagens aceitáveis com a mão ou pé esquerdos, mas ainda assim, temos de contar com o outro perigo de ainda não ter o peso na roda da frente quando se começa a travagem, ao passo que, obrigando a soltar o acelerador por estar na mesma mão (ou pé), há uma redução que provoca logo a tal deslocação de peso para a frente do veículo, facilitando a paragem do veículo (e não somente das rodas)...

:-).

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

mudar travões? :shock:

Serio Volt?? isso é que era... sinceramente é um ponto mt grande (negativo) a luz :P pode ser que venha aí uma com Xénon ;)

E como foi dito em cima... cuidado e juizo na estrada... e... mt km's ;) A todos!!! :P

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”