Que scooter eléctrica comprar?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
robertobatista
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jul 23, 2012 4:29 pm

Que scooter eléctrica comprar?

Mensagem por robertobatista »

Olá a todos!
Sou proprietário de um Prius, que considero um dos melhores veículos para o ambiente no mercado! No entanto, e apesar de ter médias de consumo nos 4L/100kms, quero chegar mais longe. Uma coisa não substitui a outra, mas muitas das minhas viagens podem ser feitas com uma scooter (30kms por dia, mais ou menos). A última vez que andei numa foi há cerca de 15 anos!
Passando às questões, tenho pesquisado bastante na net e o meu maior receio com uma scooter eléctrica prende-se com a fiabilidade. Quero perguntar se acham a scooter e-max uma boa escolha, mesmo com baterias de silicone, e já agora, se alguém sabe informações da sootzz, portuguesa.

Obrigado
Roberto

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Re: Que scooter eléctrica comprar?

Mensagem por pafi »

Olá robertobatista,

Pois é, pois é... a percorrer 30km por dia arriscas-te a gastar cerca de 1€ de eletricidade por semana... uma loucura não é verdade :).
Isso de ter andado há muitos anos não é muito preocupante, pois tudo volta num ápice. Sobre a e-max há um user que tem uma em Coimbra, e apareceu agora mais um na zona da F.Foz. O Jorge Rocha também tem uma, mas não está a circular. Pessoalmente já estive ao pé de uma ou duas e esteticamente são muito giras e os materiais e acabamentos são bons. O pormenor da roda traseira é sui generis e dá-lhe um look vanguardista. Sobre as baterias, se leres este fórum durante uma semana... depressa irás concluir que o melhor para os VE's é o lítio. Custa mais, é verdade, mas as vantagens estão noutra escala, i.e., não tem nada a ver. Duram uma eternidade, respondem melhor, têm um número de ciclos enorme e muitas pessoas já atingiram o tempo de vida útil delas e, ou já mudaram ou estão para mudar para lítio. Finalmente, outro pormenor que muda tudo quando se fala de uma scooter elétrica - o peso. As baterias de lítio são super leves, e as de chumbo são o oposto, ou seja, é um fator que influencia, e muito, a autonomia da mota. Resumindo, lítio sim, gel não.
Sobre a Scootz, toda a gente anda super curiosa e expectante para ver esta mota made in tugalândia na estrada. Seria espetacular se o produto fosse fiável, bom e barato ;) Aguardemos...
E de que zona és? Em agosto está previsto mais um encontro elétrico, na zona de Estarreja. Vai ficando atento e até breve ;).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Roberto!
Muito bem vindo ao forum!

Em relação à e-max com baterias de chumbo, se esta for das de 60Ah, seu peso (só em baterias 96 kg) torna-se defeito, dificultando nas manobras de estacionamento ou de paragem/arranque, principalmente se está em piso inclinado. A compensação será mesmo a durabilidade do pack das baterias (aproximadamente 15 mil km, com sorte) e consequentemente sua autonomia(aproximadamente 70 kms). A que eu tenho, modelo 110S, dá de velocidade maxima apenas 45 km/h, o que eu acho muito pouco. Se for o modelo 120S já dará perto dos 70 km/h (embora isso prejudique as baterias) Quanto ao resto, referindo a sua qualidade dos materiais, acho que é razoavel.
Eu vou colocar litio na minha, diminuindo-lhe o peso em 75 kg, é verdade!

Quanto à scootzz, eu não sei de nada...

As perguntas que queremos fazer para te poder ajudar melhor:
Que tipo de estradas queres andar (que pode condicionar os ciclomoteres)?
A que velocidades queres andar?
Quantos kms diarios poderás vir a fazer (é que depois de se poder andar quase de borla, a vontade de passar pelo trajecto mais longo para chegar a casa vai aumentar)?

Tem poucas arrumações, que não ajuda também.
Tudo por um mundo mais limpo!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

robertobatista Escreveu:Olá a todos!
Sou proprietário de um Prius, que considero um dos melhores veículos para o ambiente no mercado! No entanto, e apesar de ter médias de consumo nos 4L/100kms, quero chegar mais longe. Uma coisa não substitui a outra, mas muitas das minhas viagens podem ser feitas com uma scooter (30kms por dia, mais ou menos). A última vez que andei numa foi há cerca de 15 anos!
Passando às questões, tenho pesquisado bastante na net e o meu maior receio com uma scooter eléctrica prende-se com a fiabilidade. Quero perguntar se acham a scooter e-max uma boa escolha, mesmo com baterias de silicone, e já agora, se alguém sabe informações da sootzz, portuguesa.

Obrigado
Roberto

Olá, bem vindo Roberto, eu tb tenho um Prius, e deixa-me dizer que estou no fim de um depósito com uma média de 4,6lt e é o meu record pessoal, fico impressionado com o teu resultado, relativamente á moto electrica, tb tenho uma chinoca que ainda não deu problemas de maior, é preciso um pouco de mais atenção que o Prius.
Provavelmente uma Emax ou Vectrix, ou alguma marca mais conceituada te dará mais confiança, mas chamo já a atenção que o Chumbo tem vida curta garantida, i Lithium pode-se dizer que dura a vida do veiculo, pelo menos ainda ninguém que eu saiba conseguiu chegar á vida útil do pack.

Desejo-te boa sorte na escolha, e atenção, isto de andar de VE é um VICIO !!!!
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
robertobatista
Novo membro
Novo membro

Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas tão prontas :)
Pelo que me dizem, o lítio parece ser uma boa escolha. A questão é decidir-me pela marca. De facto, quero fugir das chinesas, pela falta de apoio à manutenção, garantias e fraca qualidade de materiais. A vectrix, apesar de mais conceituada, tem dado muitos problemas com as baterias (e são mesmo caras); a e-max, pelo que sei, ainda não tem à venda as de lítio.
Para o Jorge: compensa comprar uma 120s, usá-la, e mais tarde substituir por lítio? E já agora, há casas especializadas que fazem isso?
Quanto ao resto das questões que me fizeram, sou de Ourém e faço muitas viagens entre Ourém e Fátima (mais ou menos 12km de distância); não sou de grandes velocidades, entre os 50 e 60 km/h chega bem!
E sim, VE é certamente um vício, sinto isso a andar no meu Prius! :D

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

robertobatista Escreveu:Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas tão prontas :)
(...) a e-max, pelo que sei, ainda não tem à venda as de lítio.

(...) E já agora, há casas especializadas que fazem isso?

Quanto ao resto das questões que me fizeram, sou de Ourém e faço muitas viagens entre Ourém e Fátima (mais ou menos 12km de distância); não sou de grandes velocidades, entre os 50 e 60 km/h chega bem!

Também fui dar uma vista de olhos no site da e-max, e realmente o modelo Li ainda não tem preço, mas as características são boas.

"Casas especializadas"? - sim, a do Jorge :lol: :lol: :lol: Haja desafios desses para ele resolver. Quantos mais melhor! E não é brincadeira. O rapaz tem vindo a acumular experiência a olhos vistos... qualquer dia está pronto para ir à Lusófona... ;)

Ourém no mapa dos VE's. Boa! Quanto à velocidade, esses são os valores a que circulamos quando andamos em trânsito até aos encontros, por isso non preocupare.

Olha que um Prius não é um VE a 100%. Num VE a 100% as sensações são muito melhores. Tens que começar a fazer test-drives para interiorizares estes conceitos todos dos motores elétricos, travagens regenerativas, baterias, etc, etc... Portanto, reserva aí uns 10L de gasosa no teu Prius para ires aos revendedores, ou então para vires até ao próximo encontro em Estarreja e experimentares 3 ou 4 marcas in loco.

Por último, consulta a folha online que o t3lmo preparou quando também ele passou pelo processo de seleção da mota dele. Está em: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... ianc#gid=0

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

robertobatista Escreveu:A vectrix, apesar de mais conceituada, tem dado muitos problemas com as baterias (e são mesmo caras); a e-max, pelo que sei, ainda não tem à venda as de lítio.
Não sei onde é que ouviste isso, mas estás enganado. A Vectrix não teve problemas de baterias, teve problemas no software que as carrega (e está a resolver todos os casos sem custos para os clientes).
Esta segunda Vectrix que tenho, leva mais de 19 mil quilómetros e só gastei dinheiro uma vez: Quando a comprei.
A primeira vai com 56 mil (vendi-a ao sugarstorm há 4 mil :-D) e os gastos foram irrisórios (pneus, pastilhas, rolamentos).

Quanto à e-max, que eu saiba, já tem motas de lítio à venda há algum tempo...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
robertobatista
Novo membro
Novo membro

Volt Escreveu: Não sei onde é que ouviste isso, mas estás enganado. A Vectrix não teve problemas de baterias, teve problemas no software que as carrega (e está a resolver todos os casos sem custos para os clientes)
Sim, é verdade! Peço desculpa pela minha imprecisão. O problema das Vectrix que me contaram não tem a ver com a bateria mas sim com o software.
Ainda assim, a Vectrix é uma maxi-scooter e penso que não preciso de tanto, especialmente tendo em conta o preço. É por isso que estou de olho nas e-max. Esta semana tenciono fazer uma visita ao importador, em Leiria - bem perto de Ourém!

A.Marques
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2012 4:57 am

Mensagem por A.Marques »

robertobatista Escreveu: Para o Jorge: compensa comprar uma 120s, usá-la, e mais tarde substituir por lítio? E já agora, há casas especializadas que fazem isso?
Adquiri a pouco a emax 90s 40Ah, penso que é a opção mais em conta para no final das baterias efectuar a conversão para litio, pois os motores são iguais nas 90/110/120S não sei se o controlador é o mesmo na 120S/70Kmh, actualmente ainda só fiz 600 Klm, entre cargas 30 a 40 Klm mas ainda faziam mais 10/15 Klm, penso não estar a dar informações erradas senão corrigam-me. :D

Cumprimentos
e-max 90s a rolar
SW Predator 60Ah - Figueira da Foz

urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm

Mensagem por urraisse »

Boas, deixando as respectivas apresentações no respectivo tópico, passo à acção neste tópico.
Tenho seguido com alguma atenção os "experts" na matéria dos VE's aqui do fórum, isto porque estou interessado em comprar uma Scooter Electrica.
A minha experiência com este tipo de veículos apenas se resume à conversão da minha bike convencional em e-bike. Para um rapazinho nada entendido em mecânica de bicicletas e em electricidade a coisa foi feita em cerca de 2 horas (nada mau, embora o vendedor publicite a conversão em 3 mins :shock: ).
Tudo isto para dizer que a sensação de conduzir uma e-bike é excelente levando-me ao ponto de considerar um investimento numa Scooter.
Para já só tenho de passar 2 obstáculos: 1) Vender o meu "papão" de gasolina. 2) Instalar ponto de carga na garagem colectiva de onde resíduo (falar com o condomínio :evil: ).
Essencialmente o que pretendo é fazer cerca de 16kms diários (casa->Trabalho->casa). Na maior parte das vezes vou de e-bike, mas nos dias em que chove com uma scooter seria bem melhor (em alternativa ao carro).
Claro que a vida não é só trabalho, e pretendia também sempre que possível esticar as voltas em lazer passando até em Auto-Estradas, o que me faz apontar para a Ekoway ML4000.
Esta Maxi-scooter parece ter uma excelente relação preço/qualidade, mas gostava de ouvir opiniões de quem sabe e até de eventuais proprietários (já li neste fórum que um utilizador tem uma há cerca de 1 ano e o feedback é positivo).
Acham que devo avançar? Haverá algum veículo equivalente a este com mais vantagens?
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Eu sou suspeito para falar, mas já revelei as razões do que digo por todo o lado:
Só há uma maxi-scooter eléctrica à venda em Portugal, que é a Vectrix. Todas as outras são scooters. Umas maiores, outras menores, grande parte delas chinesas. Em termos de relação qualidade/preço, a Vectrix é a melhor. Até as scooters 125 chinesas (que custam 1500 euros) parecem-me muito caras para a qualidade de material que trazem... Mas, sintam-se livres de discordar. Eu sei que sou um bocado exigente. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Scootzz
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jul 31, 2012 3:00 pm

Mensagem por Scootzz »

Olá a todos.

A Scootzz está neste momento em fase final de prototipagem. Pensamos que em 2013 poderá estar já à venda no mercado.

Podemos apenas adiantar que a Scootzz é uma scooter eléctrica pensada de raíz, não é uma base de scooter de combustão convertida em scooter eléctrica. Toda a ciclística foi desenhada e desenvolvida de raíz expecificamente para este veículo.
Todos os materiais utilizados na construção da mesma estão a ser pensados para serem o mais "green" possível.

A nível da qualidade dos componentes, estes estão ao nível das marcas "ocidentais" citadas em posts anteriores, não estamos a nivelar a scooter por baixo em termos qualitativos.

Em termos de prestações e consumos o que podemos adiantar é que estimamos um custo por km que ronda os 0,005€/km, ou seja, 0,50€/100km e autonomias até aos 100kms e 120kms dependendo das versões. As velocidades máximas estimadas irão depender também elas das versões. Nesta fase inicial, nos modelos mais performantes a velocidade máxima prevista será de 80km/h, estando previstas melhorias neste campo para os anos seguintes ao lançamento.

Na versão ciclomotor a autonomia prevista começa nos 40km e pode chegar aos 120km.

Relativamente ao preço da mesma, ainda é cedo para anunciar valores, mas o objectivo é estarmos enquadrados com os preços praticados pelo mercado.
Anexos
scootzz_LOGO_hi rez_transp_R_380pxl.png
scootzz_LOGO_hi rez_transp_R_380pxl.png (12.39 KiB) Visto 10017 vezes

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Lógico que havendo €€ a Vectrix é a Vectrix :P porem vá...

qq uma de 40Ah para o percurso pretendido dá e sobraaaaaaaaaaaaaaaaa... ;) de certeza para os restantes passeios.

Como costumo dizer... ha motas para todos os gostos/necessidades, nada melhor que definir o que se precisa/quer, ver experimentar várias e escolher ;)

de resto... sem qq duvida uma boa escolha essa ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

urraisse
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por urraisse »

Obrigado pelas dicas. De facto a Vectrix é de outro campeonato em € mas também na qualidade!!!
Até pode ser que a venda do meu "papão a gasolina" (é um automóvel e não uma moto) renda mais do que o esperado e o sonho se torne realidade :P
Para experimentar não vai ser fácil, porque aqui na zona de Leiria não me parece haver grandes representações, ou estarei enganado? Pelas minhas pesquisas apenas a E-Max, o que a bem da verdade já não é mau... Mas o modelo que referi enche-me mais o olho e pesa menos na carteira.
De qualquer forma nada mesmo como experimentar e talvez mude de ideias. Parece que a E-Max também é de muita qualidade.
Enfim, logo se vê...

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Scootzz Escreveu:Olá a todos.

A Scootzz está neste momento em fase final de prototipagem. Pensamos que em 2013 poderá estar já à venda no mercado.

Podemos apenas adiantar que a Scootzz é uma scooter eléctrica pensada de raíz, não é uma base de scooter de combustão convertida em scooter eléctrica. Toda a ciclística foi desenhada e desenvolvida de raíz expecificamente para este veículo.
Todos os materiais utilizados na construção da mesma estão a ser pensados para serem o mais "green" possível.(...)
Boas vindas à equipa da 1ª scooter elétrica da nação valente!
Parabéns pela ideia e projeto, e bem que andamos à espera de ver Scootzz's a rolar por aí :). O pessoal do Nova Energia vai fazendo esforços para passar a mensagem da mobilidade elétrica!
Votos de bom sucesso e aproveito já para pedir que nos enviem convites para a sessão de lançamento (acho que o resto dos membros também vão querer estar presentes 8-)).
Até daqui a uns meses...

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

urraisse Escreveu:(...)De qualquer forma nada mesmo como experimentar e talvez mude de ideias. Parece que a E-Max também é de muita qualidade.
Enfim, logo se vê...
Estás mais ou menos à mesma distância das empresas de Lisboa e de O. do Hospital; e também tens Cantanhede mais próximo daí com duas opções. E estás no caminho certo... experimentar. Sem isso nunca se poderá tirar teimas entre as várias hipóteses disponíveis. Experimenta o mais que puderes e com certeza a seleção/decisão ficará mais fácil!
Bons test-drives ;)

urraisse
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por urraisse »

Boas. Como ainda não vendi o meu CI de 4 rodas (há interessados mas ninguém avança) vou sonhando com uma eléctrica de 2 rodas... Já lá vão uns meses e estou a verificar que no mercado de ocasião estão a surgir em larga escala as tão desejadas Vectrix's a rondar os 5000 Euros!
Com isto, coloco o seguinte cenário hipotético:
Compro uma Vectrix de 2008 (baterias NI-MH) usada com cerca de 25000km’s por 5000 Euros e fico com a carteira vazia (pelo menos por uns tempos, até começar a poupança na mobilidade).
Que expectativas posso fazer neste negócio quanto às seguintes questões:
Será que as baterias ainda fazem outros tantos 25000 km’s ou mais?
Haverá possibilidade de ressuscitar as baterias ou terei de adquirir um pack novo?
Se tiver de optar pelo pack, quanto é que este poderia custar (num post de 2011 falavam em cerca de 4000 Euros :shock: )?
Desculpem a maçada das dúvidas e hesitações mas sinto que vou concretizar em breve a venda do meu carro e vou despender praticamente todo o dinheiro numa viatura de 2 rodas eléctrica, como tal tenho receio de ficar a pé na primeira curva!
Pelo montante de 5000 Euros (que para mim é elevado), consigo uma Maxi-Scooter nova com garantia no mínimo de 2 anos e também com a garantia de que provem da China :? !
Derradeira e última questão:
Comprar Vectrix usada sem garantia ou Chinesa nova com garantia?

Desejo a todos umas boas entradas em 2013!!!

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Ficarás esclarecido se conduzires uma e outra (chegaste a fazer isso? É deveras importante passar por essa experiência). Porque não vais até à Masac (Cantanhede) experimentar uma? Estive lá na sexta-feira e eles tinham lá 3. E aproveita para tirar as dúvidas que tens sobre a Vectrix e as baterias. Entre a Masac e todas as ofertas de usadas que têm surgido, com certeza que uma servirá para ti. Que a mota é a melhor desta categoria, isso ninguém pode contestar. Quando se está ao pé de uma ao vivo percebe-se porquê.

A opção de uma chinesa nova com baterias de lítio é uma opção muito satisfatória para começar a rodar com um VE. Certamente tens visto que os users que as possuem vão ultrapassando os problemas que têm surgido, e continuam a somar km.

Só tu, depois de experimentar os dois modelos, depois de conversar muito e depois de muita ponderação é que conseguirás tomar a decisão mais adequada. Mas uma coisa é certa, seja Vectrix ou chinesa, despacha-te!!! Um ano depois vais ser tu a ajudar outros em futuras decisões.

E boas entradas!

urraisse
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por urraisse »

pafi Escreveu:Ficarás esclarecido se conduzires uma e outra (chegaste a fazer isso? É deveras importante passar por essa experiência). Porque não vais até à Masac (Cantanhede) experimentar uma? Estive lá na sexta-feira e eles tinham lá 3. E aproveita para tirar as dúvidas que tens sobre a Vectrix e as baterias. Entre a Masac e todas as ofertas de usadas que têm surgido, com certeza que uma servirá para ti. Que a mota é a melhor desta categoria, isso ninguém pode contestar. Quando se está ao pé de uma ao vivo percebe-se porquê.

A opção de uma chinesa nova com baterias de lítio é uma opção muito satisfatória para começar a rodar com um VE. Certamente tens visto que os users que as possuem vão ultrapassando os problemas que têm surgido, e continuam a somar km.

Só tu, depois de experimentar os dois modelos, depois de conversar muito e depois de muita ponderação é que conseguirás tomar a decisão mais adequada. Mas uma coisa é certa, seja Vectrix ou chinesa, despacha-te!!! Um ano depois vais ser tu a ajudar outros em futuras decisões.

E boas entradas!
Por acaso ainda não experimentei nenhuma, embora já tivesse com uma Predator nas mãos mas sem baterias :cry: .Seria um bom negócio uma vez que o vendedor vende a mota com baterias novas de Litio 40ah, mas não deu para rodar. O tempo vai passando, o meu bolinhas não se vende e o suporte financeiro que preciso para avançar não surge :?
Actualmente estão a aparecer excelentes negócios e eu preso à austeridade :evil:
Para ir a Cantanhede tenho cerca de 100 km's (ir e vir são 200km's a gastar petróleo), não é longe mas também não é perto, enfim é a CRISE!
Obrigado pelas dicas e espero em breve estar a abrir um DB de uma eléctrica :mrgreen:

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Boa sorte
E com estes conselhos todos...

Só vais ter sorte claro...

Obrigado e participa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177