Mais um convertido ao conceito de VE, sob a forma de uma bicicleta elétrica.
Queria uma scooter mas assim que experimentei um ebike potente acabaram-se as dúvidas todas. E felizmente (ou infelizmente) não houve mesmo mais dúvidas... só queria aquela ebike especifica. Mais nenhuma me satisfazia. As funcionalidades dela passaram a ser obrigatórias e fundamentais na escolha e comparação com outros modelos. Enumero algumas:
- Dobrável - Vou à creche de manha e deixo lá a minha filha e o meu carro
- muito mais do que 250W- Não há milagres: nas subidas é preciso potência
- Bateria amovivel - Preserva-se melhor dentro de casa e dá para carregar no trabalho
- Regeneração ao travar - Preserva muito travões
- Mudanças - evita ter que levar a bicicleta às costas em algum episodio menos feliz
Com estas caracteristicas só há uma... foi a que experimentei... Nem e-bikes de categoria superior que custam uma fortuna conjugavam todas estas caracteristicas.
E eis que chegou: FLY-600 com motor Magic Pie II + Bateria 36V LiFePo4 10 Ah + cabo USB para programar as funcionalidades do motor.
Alguns dados:
Programação do motor: Tudo no máximo
Autonomia: já fiz 32 Km sem a luz verde desligar ( não testo mais porque aconselham a não deixar descarregar a bateria)
Independentemente do motor, esta bicicleta dá no máximo 35Km/h (roda 20 pol.)
Velocidade máxima: aos 30Km/h o motor desliga e passa a regenerar
Velocidade máxima em reta: 25Km/h
Sobe a Ladeira do Seminário sem pedalar (Subida de referência em Coimbra)
E agora alguma fotos:
Quando vi isto julguei que tinha sido enganado:
Mas na verdade estava tudo lá dentro:
E eis que o veiculo começa a tomar forma:
Tudo montado:
Painel de instrumentos: Esquerdo acelerador e botão das luzes; Direito: botões de cruise control e buzina. O ciclómetro foi colocado depois.
Detalhe da bateria: Pesa cerca de 5Kg, fácil de transportar.
Detalhe do motor e dos travões
E agora do outro lado:
De frente:
Imagem final com o carregador da bateria na caixa:
Uma boa surpresa, cabe na mala do meu carro. Graças a isto minimizo as minhas deslocações de carro.
Por fim deixo aqui algumas contas interessantes:
Carro = 1,4 EUR / L, 6,5 L/100Km (gasta mais porque são viagens curtas com motor frio)
Carro = 9,1 EUR / 100 Km
FLY-600 = 0,03 EUR (hor. de vazio) / Carga, autonomia = 30Km
FLY-600 = 0,1 EUR / 100Km ( quase 100 vezes menos!!!)
Já fiz 173 Km com a FLY-600, todos a substituir trajetos anteriormente feitos de automóvel, aliás esta bicicleta não é destinada para utilização lúdica, é mesmo para ser usada para substituir o carro nos trajetos urbanos.
Resultado:
15,57 EUR que estavam destinados para gasóleo estão agora no meu bolso
173 km de trajetos curtos com muito pára-aranca que poupei ao meu carro
Vamos ver se não é só uma paixão de verão...
Cmps
APR