Ekoway ML 5000

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro
Registado: quarta jul 04, 2012 7:57 pm

Ekoway ML 5000

Mensagem por Jonhy69 »

Comprei uma maxi-scooter para andar cerca de 50 km diários ida e volta, com possibilidade de carregar apenas em casa.

O trajecto tem muita estrada boa (estrada com pouco movimento e praticamente rectas, poucas subidas)

para o trabalho vou pela cidade como a moto é muito ágil passo bem em qualquer espacinho..Para a volta vou pela autoestrada a 80 90km/h.. muito bom chego a casa e com +/-3.15kwh carrego o meu "aspirador"..

Quem dera a muitos dos "Cépticos" terem um aspirador que gasta tão... pouco ;D

feitas as contas que nós sabemos achei que é actualmente uma poupança imediata de trocos preciosos na minha carteira..
Parei o carro "Audi A3 1.9 TDI 130cv 2001"..consome em media 5.5lts por 100km(a manutenção é bem puxadinha)

agora ando de Ekoway ML 5000 (Marca e modelo de Registo: Erider, Thunder) Branquinha para não destoar dos moveis e dos outros "electrodomésticos" da minha cozinha na marquise.

Já fez duas semanas que a fui buscar uso praticamente para ir e vir do trabalho. Já fiquei "apeado" a uns 1500m de casa..ligeiramente a subir.. foi quando percebi que a moto realmente é pesada lol.. e que já fiz 60 km nela e ela aguentou desta vez fiz 49.6km e não aguentou.. Problema Descoberto em 2 minutos de descanso.. Como não andava de moto desde dos 16 anos e agora tenho 24 anos, cada dia que passa ando sempre um pouco mais rapido.. eu gosto, mas as baterias não..e agora tb já nao gosto pk andar a empurra-la foi xato, alem do mais a bateria alertou-me da carga estava eu a 3 km de casa.. eu pensei que dava para ir fazer um desvio á casa de um amigo.. kd volto..traz... moral da historia erro meu, primeira vez que testei a autonomia de forma "negativa" lol fiz mais 8 kms desde que a bateria avisou..

cheguei a casa pus a carregar a bateria "morta"lol.. 3.29Khw, no dia a seguir fiz a viagem com uma alteração ir e vir pela cidade.. demorei mais 5 minutos do que pela auto estrada poupei 4 kms, e carregou com 2.71 Khw...Velocidade media sempre 60/80 e ás vezes..vocês sabem : )

Estou super satisfeito com ela! espero que não dê problemas (acho que todos esperamos).
Os Cépticos já me rogaram pragas tais como:

Daqui a 3 messes a bateria ta viciada..
Em menos de um ano tas a comprar baterias novas..(1200€ o kit das 24)
Isso vai perdendo autonomia..
E a minha favorita --» A electricidade está a aumentar, os combustíveis vão baixar o preço... era preciso que a gasolina baixa-se para 0.21€ a 0.60 €..

eu pago o Kwh caro.. 0.20€ por Kwh gasto entre 0.54€ e 0.66€ por ida e volta praticamente entre os 42 e os 47 kms de distância
faço 260 viagens destas para o trabalho por ano..

equivale a 140.40€ a 171.60€ por ano se tive-se um contador bio horário a pagar 0.07€.. gastava 49.32€ a 59.88€ por ano

De carro.. a um consumo médio de 5.5l por 100kms por ano preço gasóleo está a 1.50€ per liter "47km x 260 viagens / 100km x 5.5l = 1008.15€"Mais a manutenção..

fiz um seguro muito rapido e precipitado na ok te.... por 6 messes paguei 70€. Na ax... ficava-me e vai ficar daqui a menos de 6 meses:) 57 € anuais IUC por agora ainda não se paga.. por isso 5 Estrelas..

Problemas: logo no primeiro dia tinha uma cavilha no pneu de traseiro fiz o teste da veda e não saia ar..(assunto resolvido)
Óleo de travão na roda da frente.. assim um pouco escorrido (não sei se é normal, mas ela ainda trava bem)
Perda de pressão no pneu dianteiro. (tenho de ver se é furo ou se será dos primeiros buracos que apanhei.. isto nas primeiras viagens eram todos meus) :D parece que nos desviamos para cima deles e tudo..

Escolhi a ecocriterio porque apesar de não ser muito perto da minha casa 50 kms +/- são os mais pertos e seguramente com o preço mais em conta.. Atendimento 5 Estrelas bem tratado, bem esclarecido, muita conversa á mistura porque eu não sou nada falador.. (que ideia Nickname: Beca Beca 2 haviam de conhecer o Beca Beca original... Eu conheço..)

Por Hj é tudo!

Estou muito contente.. já levo 525 kms no meu "Aspirador" Lindo.. a Bordo da ML 5000 Branquinha

paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm

Re: Ekoway ML 5000

Mensagem por paulogil »

Boas
Bem vindo a este mundo, e mostra aí umas fotos da menina, fica sempre bem e toda a gente gosta de ver.

Continuação de uns bons km a electrões.

Abraço e força nos electrões
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Boas Jonhy69,

Bem vindo ao mundo da mobilidade eléctrica. Parabéns pela compra e felicidades.
Tenta carregar a meio do dia. Pede o cartão Mobi.e. É muito importante evitar descargas profundas atrás de descargas profundas.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Parabéns!
Quanto às pragas rogadas... não percebo onde vão buscar argumentos daqueles, mas certamente o contra-argumento principal será a tua utilização, mobilidade e poupança... desde que não abuses das descargas ;)
Muitos e bons km.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ora ora Parabéns!!!! :)

pois é o normal o ppl fazer questões e ser dificil convencer... porem... ao fim de 6 meses faz-lhes as contas ;) e vais ver a reacção :p

Outra questão? que baterias tens na dita ;) e claroooo fotos... venham fotos!!!! :P

É normal cometer-mos alguns erros mas é com eles que aprendemos eheheh e certeza que agora vais andar mais atento aos Km e autonomia :P

E és de que zona?? :)

Bons e muitos km's!!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Mensagem por CoolZeroFCP »

Fiquei bastante interessado com a tua aquisição, pois fazes mais ou menos a mesma distância que eu...
Quais são as baterias da tua scooter, 40Ah ou 60Ah?
Esse modelo traz 20 células ou 24? (li num DB aqui do site que a de 40Ah tinha 20 elementos, mas não sei se é o mesmo em todas...)

Desculpa as perguntas, mas fiquei mesmo curioso... :oops:

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

nestas tb n tenho a certeza...

Nas Predator sao 24 células...
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

As descargas é que são piores.. vou evitar a auto estrada decididamente.. vou pela nacional devo fazer apenas 41 km ida e volta..
mesmo com o cartao da mobi e não tenho onde carregar.. digamos que trabalho longe de uma tomada dessas e muito perto de 100.000 tomadas do estado.. como isto não está famoso nem peço para carregar a mota no trabalho..má onda..pois..descargas profundas menos vida.. a ecocriterio de qualquer maneira corta a bateria quando restam 20% ou seja fico sempre com mais de 20% é a segurança delas pelo que me foi explicado..ja fiz 60 km com ela e axo que fazia 65 como já fiz 49.5 km e fiquei apeado.. moral da história alem de pé de chumbo tb tenho umas manitas pesadas.. Se a TL 6000 fosse mais pequena seria a minha escolha, baterias de 60 ah já é outra coisa mas no transito é muito menos agil..

Não se ouvir praticamente nada na estrada á minha passagem ver os peões a olhar parvos para eu a passar na estrada.. pahh é mt fixe mesmo.. ver 4 gajos á procura do tubo de escape.. ai ai (não achei piada quando vi á primeira vista.."aqueles c.... tão a mexer na mota..") lá tive calma e controlei de longe td safo.. as perguntas no meu trabalho são mais que muitas.. visto ser o primeiro VE passo actualmente por cerca de 3000 trabalhadores do estado..Todos os dias mostro as minhas contas

até um camarada com uma R1 fez uma boa observação, disse-me que as electricas pelas suas principais desvantagens VS uma Scooter a Gasolinha demora cerca de 3 anos a pagar a diferença do preço..

a minha mota foi 4490€ uma pcx 125cc é 2800€ (preços chave na mão) ora 1690€ mais barata que a minha sendo que a pcx anuncia um consumo de 2lts por 100km dá para a minha utilização (50km x 260 viagens / 100 x 2lts x 1.60€) 416€em gasolinha ao preço actual por ano, ora o seguro é mais caro para esta moto, paga iuc, a manutenção será ela por ela bateria vcs filtros oleos e correias etc..vs bateria..

Contas feitas praticamente em três anos a minha mota paga o investimento adicional de 1690€..(pneus da pcx nem velos.. pequenos.. mais pequena e menos robusta..pessoalmente gosto mais da minha..)

Mota eléctrica varia o preço essencialmente na necessidade de cada um.. a eléctrica compensa sempre mais que uma a gasolina, o preço da gasolina está sempre a subir.. cada vez que sobe, sobe muito, quando desce desce pouco.. Quando tiver a mota paga arranjo outro brinquedo novo.. Painel solar :) isto la para 2020 já o devo ter :P a mota estará com baterias novas provavelmente de 60 ah ou mesmo 100 ah.

Cumprimentos e até ao proximo post :)

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

Mumia Escreveu:ora ora Parabéns!!!! :)

pois é o normal o ppl fazer questões e ser dificil convencer... porem... ao fim de 6 meses faz-lhes as contas ;) e vais ver a reacção :p

Outra questão? que baterias tens na dita ;) e claroooo fotos... venham fotos!!!! :P

É normal cometer-mos alguns erros mas é com eles que aprendemos eheheh e certeza que agora vais andar mais atento aos Km e autonomia :P

E és de que zona?? :)

Bons e muitos km's!!!

Sou da Quinta do Conde ou pelo menos a 5 km dela :D mas vivi lá 6 ou 7 anos..

tenho de tirar umas poucas fotos.. mas ando preguiçoso e muito trabalho enfim..

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

CoolZeroFCP Escreveu:Fiquei bastante interessado com a tua aquisição, pois fazes mais ou menos a mesma distância que eu...
Quais são as baterias da tua scooter, 40Ah ou 60Ah?
Esse modelo traz 20 células ou 24? (li num DB aqui do site que a de 40Ah tinha 20 elementos, mas não sei se é o mesmo em todas...)

Desculpa as perguntas, mas fiquei mesmo curioso... :oops:
no caso da minha tenho 24 celulas e são as Lithium de 40 ah..Se soube-se tentava por logo as de 60 ah..

atenção a um pormenor.. elas gastam-se bem se andares bem.. a minha velocidade media são uns belos 70/80km/h isso gasta qualquer bateria.. visto que eu tenho uns 7/6 kms de cidade.. o resto é tudo grandes rectas..amigas da velocidade e inimigas das baterias..

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

uhmmm a fazeres esses Km diários penso que em menos tempo tá paga...

ora vejamos... nao tens manutenção... nem tens filtros.. n tens oleos.. n ens IUC. é fazer bem as contas pq a manutenção de um VE é simplesmente ou em caso de avaria.. ou o normal como nas outras (pneus lampadas e travoes).

Bom se tens tantas tomadas no work, pq não tentar?? fazendo ver o que gastas... e que carregas SEMPRE com contador para depois final do ano se for preciso fazer contas. Com boa vontade tudo se consegue, o não e sempre garantido.

Ou tens ainda a hipotese de o fazeres em algum estabelecimento/bombeiros (ou outro) perto que facilite... é só mostrares valores ha mt boa gente por aí ;) e sempre poupas mais as baterias!!!

sem duvida que a velocidade prejudica mas isto é como um carro CI ou mota CI, se levares sempre nakela velocidade constante mal tens de acelerar... é só manter.. e isso POUPAS bueee bateria, o que te faz gastar mais é o punho inconstante (acelera desacelera) e velocidades variadas. Se tens muitas rectas, tens um percurso ideal para gastar pouco ;) é só preciso "aprender" a levar a bixa :P

Quanto as dúvidas e olhares.... :lol: :mrgreen: é o nosso dia-a-dia ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

1º Devias era ter comprado a de 60ah...
2º Em que zona da Quinta moras?
3º A PCX nem ao ralenti faz 2 litros aos 100.
4º Uma eléctrica, normalmente, dá menos despesa (que uma CI) por quilómetro, incluindo manutenção e desvalorização. Logo, compensa assim que se compra.

:-D.

PS: Parabéns.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

Volt Escreveu:1º Devias era ter comprado a de 60ah...
2º Em que zona da Quinta moras?
3º A PCX nem ao ralenti faz 2 litros aos 100.
4º Uma eléctrica, normalmente, dá menos despesa (que uma CI) por quilómetro, incluindo manutenção e desvalorização. Logo, compensa assim que se compra.

PS: Parabéns.
60 Ah Mesmo.. pronto mas para aprendermos temos de cair nelas, a de 40 Ah já começa a dar melhor hoje já fui trabalhar por outro caminho, fui e vim por Fernão Ferro(sem autoestrada), fiz apenas 38 kms(Carreguei e já gastei apenas 2.38 Kwh, sempre a poupar).. De carro para fugir ao transito de Almada fazia com os desvios uns 50 e poucos quilómetros,só para chegar a casa mais cedo..De mota até vou directo..Transito para uma mota.."Relativo" :)

Moro na Rua da Pavil propriamente Casal do Sapo Conheces? Morei na Boa Água 1

Já vi um video Algures de Alguém...:)
A partir de perto do Modelo para Lisboa.. Gostei muito da resposta da tua Vectrix.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito boa compra por ser electrica!
A poupança não passa apenas pela cart€ira, mas pelo ambiente também!!!

Em breve terás mais seguidores e menos pragas rogadas...mentalidades que demoram mais a mudar!

Referiste algo muito importante: "De carro para fugir ao transito de Almada fazia com os desvios uns 50 e poucos quilómetros,só para chegar a casa mais cedo..De mota até vou directo..Transito para uma mota.."Relativo"
Mesmo andando devagar por entre o transito parado, faz ganhar-se muito nas médias!

Felicidades!
Tudo por um mundo mais limpo!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Jonhy69 Escreveu: 60 Ah Mesmo.. pronto mas para aprendermos temos de cair nelas, a de 40 Ah já começa a dar melhor hoje já fui trabalhar por outro caminho, fui e vim por Fernão Ferro(sem autoestrada), fiz apenas 38 kms(Carreguei e já gastei apenas 2.38 Kwh, sempre a poupar).. De carro para fugir ao transito de Almada fazia com os desvios uns 50 e poucos quilómetros,só para chegar a casa mais cedo..De mota até vou directo..Transito para uma mota.."Relativo" :)

A partir de perto do Modelo para Lisboa.. Gostei muito da resposta da tua Vectrix.
Claro que conheço, estás entre a Quinta e a NATO. :-D.

PS: Eu sou de Sesimbra. Nascido e criado. Não só circulo nesta zona, como esta zona circula-me.
PPS: Para Almada, acho que vais bem mais directo por Fernão Ferro. É mais próximo e até apanhas "alcatrão" melhor pois tens a nacional logo aí. :-).

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas

Parece que tens uma moto fixe pelo que descreves 8-) realmente falta fotos :mrgreen:

Tiveste muito tempo a espera da moto ou ja tinham em stok?

continua :mrgreen:
Live long and prosper!

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

visitante2 Escreveu:Boas

Parece que tens uma moto fixe pelo que descreves 8-) realmente falta fotos :mrgreen:

Tiveste muito tempo a espera da moto ou ja tinham em stok?

continua :mrgreen:
Ya tenho de tirar fotos, mas é igual a outro membro aqui do forum "Telmo", e ele tem fotos muito fixes :)

Tive 10 dias úteis à espera de a ir buscar.. pois não estava matriculada.. e para matricular demora muito tempo, uma semana pelo menos

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

Volt Escreveu:
Jonhy69 Escreveu: 60 Ah Mesmo.. pronto mas para aprendermos temos de cair nelas, a de 40 Ah já começa a dar melhor hoje já fui trabalhar por outro caminho, fui e vim por Fernão Ferro(sem autoestrada), fiz apenas 38 kms(Carreguei e já gastei apenas 2.38 Kwh, sempre a poupar).. De carro para fugir ao transito de Almada fazia com os desvios uns 50 e poucos quilómetros,só para chegar a casa mais cedo..De mota até vou directo..Transito para uma mota.."Relativo" :)

Claro que conheço, estás entre a Quinta e a NATO. :-D.

PS: Eu sou de Sesimbra. Nascido e criado. Não só circulo nesta zona, como esta zona circula-me.
PPS: Para Almada, acho que vais bem mais directo por Fernão Ferro. É mais próximo e até apanhas "alcatrão" melhor pois tens a nacional logo aí. :-).
A minha menor distancia é mesmo por fernao ferro fiz os 38.6 km
nem vale apena ir pela auto estrada.. demoro mais tempo a lá chegar e faço mais 8 kms.. e chego ao mesmo tempo.

Sesimbra muito bom só não sei se de mota consigo depois subir aquela descida.. :) (já fui para a praia muitas vezes, mas de carro)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Esta subida?

Ou uma destas... :-).

Link

Autor do tópico
Jonhy69
Membro
Membro

Mensagem por Jonhy69 »

a subida principal desde da praia até Santana.. apesar de tudo gostei muito dos videos.. principalmente o do trajecto SSB QC conheco bem a partir de sampaio para a frente :)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”