O PASSEIO NA SERRA DE AIRE - FOTOS

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)

|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm

Mensagem por |eNgEl| »

caro joão

não vou pedir desculpa por dizer a verdade. qualquer pessoa que se intitule um defensor do meio ambiente escolhe um veículo menos poluente.

e quanto à hipocrisia, é óbvio que é uma hipocrisia ter tanta preocupação com o ambiente e conduzir um bebedor de óleo, já fui bem criticado por sugerir que se deixasse evaporar os escassos vestígios de metanol das águas de lavagem que um processador com recuperação de metanol a pressão reduzida deixaria escapar.

concluindo, é inútil pregar a defesa ao meio ambiente através do uso de combustíveis alternativos quando se conduzem veículos tão ineficientes. o facto de os pioneiros do biodiesel em portugal andarem de jipe passa a imagem que o biodiesel é excelente por ser barato e permitir a toda a gente manter um bebedor de gasóleo desses! andar com veículos assim é absolutamente contraditório ao que se tem dito e feito neste fórum. de nada serve andar-se a criar formas de eliminar resíduos se se desperdiça o fruto de tanto trabalho de investigação.
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Re: Economia de recursos

Mensagem por Jorge Santos »

|engel| Escreveu:gostei de saber que pessoas tão preocupadas com a poluição andam de jipe! é absurdo e hipócrita andarem tão preocupados com os vestígios de metanol nas águas de lavagem e terem jipes! andam a biodiesel, é verdade, mas são veículos ainda menos eficientes do que a maioria que anda por aí! basta ver que um carro desperdiça até 70% da energia e um jipe ainda desperdiça mais por causa das relações de caixa e o maior número de engrenagens que geram mais fricção, isto sem falar no ralenti mais alto e na quantidade de óleo que os vossos jipinhos todos lindos gastam e isto sem esquecer a quantidade de borracha e de energia que se gasta a fazer cada pneu. e mais, os vossos jipinhos nem têm pneus para ir para o monte! quem vai para o monte tem um umm, que é feito para ser mal tratado e não tem os plasticozinhos todos giros que se arranham, partem, etc. assim, não digam que são ambientalistas. se fossem, andavam num chaço que gastasse pouco óleo, pouco combustível e pudesse trabalhar a óleo sem modificações (como os citroen com motores xud 9 e bombas bosch). melhor ainda, andavam a pé e de bicicleta sempre que possível!
ó camarada,
ao ler o seu post, sinto-me na obrigação de o esclarecer. assim, e em 1º lugar este fórum não é um fórum fundamentalista de carácter ambiental (não sei se reparou), aqui promove-se o conhecimento e troca de experiências, com o intuito de chegar a soluções energéticamente eficientes e mais ecológicas, onde cada novo membro que chega procura "encaixar-se" atendendo às limitações que tenha com a sua viatura, e de uma forma ou de outra, por maior ou mais pequena que seja a sua experiência essa pessoa já teve ganhos energéticos e contribuiu para um ambiente melhor.
na parte que me toca, e a título de exemplo, desde que me iniciei com mistura de ovd, já "fritei" aproximadamente 800lts de òleo, sempre foram menos 800lts de gasóleo; este é até agora o meu contributo, e uns mais outros menos, o importante é fazer-se algo. o seu desafio a uma alteração total de comportamentos ambientais é que um convite a não se fazer nada, e este por não ser um fórum fundamentalista é que aqui estou também a colocar as minhas experiências na utilização do ovd, longe de mim ser ambientalista, pelo contrário até os detesto , por vossa vontade regressávamos à vida em cima das àrvores.
quanto aos jeep's, cá para mim você deve ter alguma jeepose mal curada e se pretender verificar o rasto dos pneus do meu jipinho, até podemos combinar e coloca lá cabeça de baixo para ver se são bons para ultrapassar os calhaus mais rijos!
e essa dos jeep's serem para maltratar, para mim é outra novidade, julgava eu serem para ultrapassar obstáculos (leia-se caminhos menos próprios a viaturas ligeiras) no decorrer do nosso trajecto.

para terminar, faça um favor a si próprio, sempre que abra a boca pense duas vezes e pode ter a certeza que está a contribuir para um ambiente melhor.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

caro |engel|

concordo com alguns , não todos, comentários aqui já referidos em defesa e contra os jeeps.

eu até já sou considerado um intruso nos foruns dos jeeps por não defender a compra ou uso de máquinas de alta cilindrada a gasolina o que no futuro inviabiliza o uso de combustíveis limpos. queres prova disso, podes consultar estes dois tópicos:

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=2872

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... c&start=15

tens razão em alguns argumentos, mas noto que há aí muita inveja á mistura, confessa lá prá gente!! não te acanhes...

eu não vou aqui defender quem usa jeeps, mas sim o facto de eu ser dono de um

em regra geral, os proprietários dos jeeps têm um espirito diferente da maioria dos automobilistas. não procuram máquinas que lhes dêem velocidade, performances, mas mais a segurança e a possibilidade de puderem disfrutar o acesso a lugares instransponíveis aos veículos normais. a aquisição do meu range 2.5 só foi feita, depois de ter investigado um combustível mais limpo, e essa vantagem influênciou a minha compra. tinha um audi a6 2.8 v6 todo pipi e desfiz-me dele. como vês...

depois há uma enorme entre ajuda entre os que têm realmente jeeps por se sentirem verdadeiros aventureiros fora do alcatrão. posso te dar um exemplo de alguém, proprietário de um jeep que ficou atascado já de noite num lamaçal, ligou para um membro do forum dos land rovers. sabes quantos lá apareceram para o rebocar??? tenta imaginar... talvez mais do que pensas.... como vês o espirito é de entreajuda entre todos.

espero que nunca te aconteça algo semelhante no teu ligeirinho, porque um dia podes vir a precisar dum jeep para te desatascar e nessa altura vais fazer umas rezas a srª de fátima e agradecer o facto de existir um jeep perto de ti

também há muitos jeepinhos, como tu referes, que nunca pisaram lama, não entraram em silvados, não subiram montes, porque a vaidade não lhes premite estragarem a pintura
mas esses são os tais que compram jeeps porque acham que é moda e procuram protagonismo dessa forma. dizem que é um estilo.

o meu jeep gasta 10 litros de óleo das fritadeiras em estrada, agora pergunto?? não haverá um leque enorme de veículos mais agressivos ao ambiente??

no meu caso, o jeep dá para andar na estrada confortávelmente e também para me deslocar a sitios inacessíveis, que a pé ou bicicleta terias de andar dias para lá chegar. queres voltar ás cavernas é???

quanto a comprar o umm para o tt é uma excelente ideia, mas no meu caso, teria de ter outro carro para o meu dia a dia. não desprestigiando as potêncialidades tt dessa máquina infernal, não tenho saúde nem idade para andar numa carroça. por isso, dois carros acabavam por ser mais prejudiciais ao ambiente, que um polivalente.

se realmente queres ser radical, vais para os autódromos e quando se realizarem provas desportivas, onde se consomem cisternas de gasolina sem qualquer fundamento, demonstras o teu desagrado da forma que achares mais contundente. levas cartazes, panfletos, bloqueias as entradas ou o que quer que seja, a denunciar essas situações.

podes ir para os aeroportos e condenar as 300 toneladas de combustivel que gasta esse novo monstro dos ares, numa só viagem, que na sua maioria são para fins turisticos...corridas de barcos, festivais aéreos, etc etc...ou então vai chatear o camões que é mais velho...

como vês tens muito por onde começar, além deste forum não ser uma referência ambientalista de radicais, mas sim, como o jorge santos diz, de troca de experiências em combustíveis limpos, reciclados e outras energias renováveis.

em relação aos pneus... para tua informação, há várias opções no mercado. há reciclados e novos e dentro destes, se optares por 100% tt têm ruidos e dificuldade de aderência no alcatrão e ao contrário, ficas mal quando te metes em trilhos de lama. como no meu caso o uso é para ambas as situações, os pneus que o carro tem, além de já estarem no final de vida, são 50/50 estrada e tt, ou também queres opinar sobre as escolhas que faço??

para finalizar, espero que sejas menos néscio nas tuas abordagens, e as faças de forma menos radical. quem sabe... se um dia... não detectemos erros nas tuas atitudes em defesa do ambiente.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

jorge santos e fry,

totalmente apoiado. ele nem sabe do que está falar. os nossos tt são muito menos poluentes que um qualquer carro normal que anda na estrada, incluindo os híbridos ou os de gpl.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:20 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

bom... esta discussão vai ser animada

emissões de 5 litros de gasolina fóssil versus 10 litros biodiesel de oleos reciclados.

eu quando tiver tempo vou-te responder com dados de estudos já feitos.

abraços
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:20 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

joao.prates,
embora tenhas alguma razão nalguns pontos, continuas não saber do que estás falar. disparates estás aqui dizer tu.

onde foste buscar as tuas afirmações e ideias? onde foste buscar que o motor diesel é mais poluente que o motor a gasolina? sonhaste com isso? foi? ou são informações dos teus amigos fundamentalistas? ou tens experiência própria?

há estudos suficientes que confirmam as minhas afirmações.

também já estiveste na ipo com algum tt que anda a bd ou ov? eu já e tenho confirmado que a opacidade é mais baixa em 80% - permitidos 3, reais 0,25 (as tais partículas para as quais tu precisas de um filtro). a emissão do co2 é quase metade dos carros actualmente fabricados.

quanto ao "verdadeiro apreciador da natureza leva o carro até onde pode" - concordo. assim conseguimos chegar aos lugares onde tu, com a tua filosofia, nunca mais chegarás.

agora é a tua vez de esticar um bocado. mas agradecia que fosse algo com pés e cabeça e bem fundamentado. e já agora podes explicar a tua contribuição para protecção da natureza.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm

Mensagem por tlima »

caros amigos, apesar de ser um novato no que toca a bd, percebo alguma coisa de motores e de ambiente também.
com todo o respeito, não me parece possivel comparar os níveis de poluição entre uma ou outra solução. no entanto, para mim o bd, não é meramente uma solução ecologica, é essencialmente uma solução com vista a manter os padrões de vida actuais de uma forma que seja economicamente sustentavel sem estar dependente de uma minoria que por sorte nasceu em cima de um poço de petroleo. neste ponto como é obvio um jeep a bd ganha aos pontos a um hibrido.
para finalizar, deixo-vos com a minha opinião:
qualquer pessoa que procure meios para tornar o seu estilo de vida mais ecologico é um amigo do ambiente e merece os meus parabéns. não acredito que a ecologia vá muito longe se para isso obrigarmos as pessoas a mudar o seu estilo de vida.
um abraço ecologico a todos

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Cpts,

João Prates

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Mensagem por EnergiaDiesel »

tlima Escreveu:caros amigos, apesar de ser um novato no que toca a bd, percebo alguma coisa de motores e de ambiente também.
com todo o respeito, não me parece possivel comparar os níveis de poluição entre uma ou outra solução. no entanto, para mim o bd, não é meramente uma solução ecologica, é essencialmente uma solução com vista a manter os padrões de vida actuais de uma forma que seja economicamente sustentavel sem estar dependente de uma minoria que por sorte nasceu em cima de um poço de petroleo. neste ponto como é obvio um jeep a bd ganha aos pontos a um hibrido.
qualquer pessoa que procure meios para tornar o seu estilo de vida mais ecologico é um amigo do ambiente e merece os meus parabéns. não acredito que a ecologia vá muito longe se para isso obrigarmos as pessoas a mudar o seu estilo de vida.um abraço ecologico a todos
concordo o raciocínio tlima de um modo geral.

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

ora assim é que eu gosto, fico à espera, dos estudos independentes e não dos feitos por quem interesses no ramo, ok?
élaaaa, não tenho nenhuma fábrica de biodiesel nem aspirações para tal. faço em casa uns litros de bd, transformando-o de óleos usados, que algumas pessoas me fazem o favor de me vir trazer á porta, evitando assim subcarrregar as etares, ou poluir efluentes.
de qualquer forma fry, mesmo aceitando por momentos (unicamente para efeitos demonstrativos) que tinhas razão e que poluias menos... não achas um disparate andar de jipe no dia a dia? daqui nada andas de helicóptero se puderes fazer um andar a biodiesel...
se continuasse a andar no audi a6 a gasolina, não estaria poluir muito mais?? já estás como o amigo |engel|, que preferia que possuisse um chaço que fosse económico em nome do fundamentalismo ambiental ele que ande que eu aplaudo
não se estraga o esforço de arranjar um combustível mais inócuo cometendo o disparate de conduzir um "chelsea tractor".
um verdadeiro amigo do ambiente faz o que pode para poluir menos, e não faz o que tu estás a dizer, que é basicamente "como já tenho um combustivel que polui menos posso dar-me ao luxo de ter um carro que polui mais".
quanto gastaste para adquirir o teu hibrido a petro-gasolina? poderias ter optado por chaço a diesel convertido a óleo vegetal, ou até um burro que ficava mais económico e 100% ecológico.

bom... mas deixemo-nos de divagações e vamos á questão essêncial.

o diesel contem mais energia por litro do que a gasolina além de, os motores serem mais eficientes, têns dúvidas?

o combustível diesel tem uma ligação muito estreita ás emissões dos poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio) são mais baixas do que em carros a gasolina sem catalizador. entretanto, quando comparados, com carros a gasolina de catalizador, os diesel já têm emissões mais elevadas de nox em particulas.

as emissões dos carros a gasolina só foram reduzidas drásticamente depois da introdução dos conversores cataliticos, que oxidam os poluentes tais como o co e gáses menos prejudiciais tais como co2.

em consequência disso, um carro com catalizador também usará ligeiramente mais combustível e tornar-se-á menos eficiente, como deves perceber.

no entanto, apesar destas melhorias, os carros a gasolina com catalizadores produzem ainda mais co e hc que carros diesel, embora as emissões de escape de nox em particular, sejam muito mais baixas do que carros diesel.

por o exemplo, os carros diesel são tecnológicamente mais avançados, e produzem menos co e hc, em média quando equiparados aos de gasolina, têm uma economia de combustível maior produzindo menos co2 por o quilômetro. porém os interesses recentes na saúde, deram aos diesel uma imagem negativa aos defensores do ambiente, como tendo emissões mais elevadas de óxidos de nitrogênio.

se quiseres podes consultar aqui a tabela do que acabei de dizer.

em relação aos motores diesel compatíveis com o biodiesel têns:

1º - maior longevidade do motor.
2º - renovação completa das emissões no ciclo fechado das plantas.
3º - numa produção controlada, rentabilidade em economias mais pobres.
4º - segurança superior em armazenagem comparando com qualquer combustivel fóssil.
5º - boa lubricidade dos componentes do motor.

bom mas fico-me por aqui porque o meu sonho um dia é dar uma voltinha de helicópetro
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

tlima Escreveu:caros amigos, apesar de ser um novato no que toca a bd, percebo alguma coisa de motores e de ambiente também.
qualquer pessoa que procure meios para tornar o seu estilo de vida mais ecologico é um amigo do ambiente e merece os meus parabéns. não acredito que a ecologia vá muito longe se para isso obrigarmos as pessoas a mudar o seu estilo de vida.
um abraço ecologico a todos
um excelente ponto de vista, realista, com os pés assetes no chão. obrigado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:21 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:21 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Cpts,

João Prates

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

agora pensa lá porque é que achas que as pessoas com problemas respiratórios não podem sequer passar perto de um diesel???
deixei de ter esse problema.... no outro dia saiu uma chamussa do escape... é mais um problema de obstipação na traqueia, que asma... digo eu....
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Mensagem por EnergiaDiesel »

já agora, qual é o modelo do teu jipe? era engraçado irmos ver as especificações dele, as emissões do carro diesel, e depois aplicar as percentagens de redução nas emissões por usares bd para ver quanto polui afinal.

não achas que era mais ciêntifico?
ponto interessante a debater, mas de qualquer actualmente estamos somente perante alternativas transitórias.

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

convido-te a fazer o nosso portugal de lés a lés ecológico, ou vais ter no dia 12 á guarda onde podemos fazer a comparação no opacímetro do centro de ipo, que achas? bora lá.... o meu tem acusado 0.15 nos testes e o teu já experimentaste?

tiram-se as dúvidas de imediato.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

joao,

também estou a trabalhar, por isso não tenho tempo seguir os links que não confirmam o que estás aqui afirmar. encontrei uns estudos verdes, altamente subjectivos que comparam coisas de uma maneira que deixa muito a desejar.

para haver objectividade é preciso comparar coisas com mesma base, poluição por kw, mesmos motores nas mesmas condições, etc....

agora o link do fry é mais esclarecedor. faz-nos o favor de consultar e moderar a tua raiva.

já agora, desafio-te fazer uma comparação da poluição que o teu carro faz, com o meu. acho que eu fiz mais pelo ambiente que tu.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”