SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Estou a pensar em tornar o pack das baterias completamente estanque!
O que têm a dizer disto?
Vai aumentar a segurança e resistência, por outro lado vai dificultar a manutenção caso seja necessário substituir alguma célula. Já a questão da temperatura penso que não se coloque no litio. Tens que medir bem os prós/contras, mas também depende do método usado para fazer isso - se for depois fácil retirar essa estanquecidade para qualquer manutenção (até mesmo para reapertar parafusos das ligações), avança! ;)

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Se o tornares completamente estanque tenho a dizer força nisso :mrgreen: ja que, humidade e eletricidade não se dão muito bem.
Mas deixo a pergunta as celulas não presizam de arrefecer com o uso?
Desculpa alguma pergunta ou afirmação que faça , mas como se diz perguntar não é ofender 8-)
Continuação de um bom trabalho 8-)
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

O que eu já reparei é que estas celulas vêm muito bem embaladas, até os sacos de silica para retirar as humidades!
Como o rigor de aperto será duplicado e levará porcas e anilhas de mola em inox para manter sempre em esforço e não desapertar, penso que não terá problema nenhum. Além disso todos os contactos serão envolvidos com vaselina para não mais oxidarem. A vaselina atrai muito o pó, daí eu ter-me lembrado disso. A humidade também não dará saúde ao aluminio (parte externa das células).
Em caso de batida, "esperemos que nunca", qualquer curto cicuito interno poderia facilmente provocar um incendio, deste modo também lhe dará mais segurança (pois o que eu quero fazer é envolver todo o pack com chapa zincada, parte de baixo e lados com quinagem e soldadura e parte de cima com encaixe de quinagem colada com "cola e veda").
Tudo por um mundo mais limpo!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Um dica, não esquecer das alterações de temperatura que torna necessária alguma respiração
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

estou a adorar este projeto!

eu acho que estancar não, isolar muito bem, mas sem estancar, não vá ser preciso fazer alguma verificação no pack como por exemplo um fio do BMS, fazes a caixa bem isolada mas com alguma respiração.
como deves ficar a dar assistência a mota é uma questão de daqui a uns meses verificar se esta tudo em ordem!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

zointz Escreveu:Um dica, não esquecer das alterações de temperatura que torna necessária alguma respiração
g_card Escreveu:estou a adorar este projeto!

eu acho que estancar não, isolar muito bem, mas sem estancar, não vá ser preciso fazer alguma verificação no pack como por exemplo um fio do BMS, fazes a caixa bem isolada mas com alguma respiração.
como deves ficar a dar assistência a mota é uma questão de daqui a uns meses verificar se esta tudo em ordem!
Compreendo vossa preocupação e de certa forma é o que farei. Também, por mais que tentasse vedar a caixa, seria mesmo dificil que não passasse algum ar havendo diferenças de densidade entre parte de dentro e a de fora. Só se enchesse a caixa com resina, é que seria dificil o acesso.

Haverá um fio de 2,5mm de secção, vindo de cada celula, que dará a uma barra de ligadores logo à saida do pack (com facil acesso por baixo do acento). Qualquer inspecção ao pack, será apenas por ali feita. Já deixo fios suficientemente grossos para se for necessário fazer um carregamento individual a uma celula, possa ser feita por eles.

Obrigado pela partilha de ideias!

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Também estava a pensar em isolar completamente a caixa das baterias da minha DT, mas acho que vou deixar uns respiros da parte de cima (de maneira a que não entre água da chuva) e um pequeno dreno por baixo em locais estratégicos para não ter problemas com água e com saida de gases devido às alterações de temperatura.
Essa ideia do cola e veda é muito boa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

civic Escreveu:Também estava a pensar em isolar completamente a caixa das baterias da minha DT, mas acho que vou deixar uns respiros da parte de cima (de maneira a que não entre água da chuva) e um pequeno dreno por baixo em locais estratégicos para não ter problemas com água e com saida de gases devido às alterações de temperatura.
Essa ideia do cola e veda é muito boa.
Penso que estas celulas não têm saida de gases, daí eu as querer proteger do Oxigenio e da humidade (existente no ar), os agentes erosivos externos, mas isso é muito dificil, claro! Tenho umas saquetas de silica reservadas para lá colocar dentro do pack, sempre lhe retira alguma humidade inicial!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Jorge, não te esqueças que o único problema não são os gases, mas a dilatação por calor/frio e humidade, acho que deverá ser quase impossível fazer uma caixa estanque sem ter uma zona de expansão. Tenho visto varias tentativas de tornar algo tão estanque que em vez de melhorar agrava o problema, imagina a humidade que poderá condensar no interior da caixa sem depois ter forma de sair. Compreendo o que pretendes, mas poderá ser bem pior se for estanque. Um bom exemplo são os vidros duplos, quando se quebra o selo começam a ganhar humidade no interior de uma forma desproporcionada até parece que nasce no interior, e ela entra apenas pela contração/dilatação do ar.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Exacto, eu acho que todas as baterias de litio têm a zona de expansão no seu interior, pelo menos as headway têm, e acho que estas também, o que não implica que aconteça o que disse o zointz, pois as variações de temperatura têm dessas coisas com a humidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Estou rendido aos argumentos!
Vou proteje-las muito bem com baselina para a humidade não chatear, e vou fechar a caixa deixando umas purgas para saida de água e respiração.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

Então como vamos de "assemblagem"? Vai dar para ir ao próximo encontro? ...eu sei, o tempo corre muito! :lol:
O bem feito, bem parece, lá diz o povo! Só demora um pouco mais. É a vida. ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Claro que sim! Mesmo que não seja já amanhã, também não faltará muito mais! Acaba de chegar o seu CB LCD (HT´s made).

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Continua a evoluirrrrrrrrrrr ....
Anexos
P9090007.JPG
P9090007.JPG (42.66 KiB) Visto 3047 vezes
P9080057.JPG
P9080057.JPG (44.89 KiB) Visto 3047 vezes
P9070012.JPG
P9070012.JPG (46.96 KiB) Visto 3047 vezes
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Mais ...
Anexos
P9110004.JPG
P9110004.JPG (43.61 KiB) Visto 3044 vezes
P9110008.JPG
P9110008.JPG (49.77 KiB) Visto 3044 vezes
P9110009.JPG
P9110009.JPG (51.52 KiB) Visto 3044 vezes
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

fotos bem interessantes...
curioso com as ligações e a quantidade de celulas ligadas de "cada vez" ;) vá vá toca a explicar :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Mumia Escreveu:fotos bem interessantes...
curioso com as ligações e a quantidade de celulas ligadas de "cada vez" ;) vá vá toca a explicar :P
Trabalhar em tensão, mesmo sendo pouco o perigo de electrocução, as correntes e tensões que alí estão presentes já dava para uma grandissima explosão! Basta um pequeno descuido...madeira, toc toc toc!

Cada elemento é de 15Ah 3,2V, mas como estão ligados em paralelos de 5, suas correntes multiplicam-se pelo numero de paralelos (5 X 15Ah = 75Ah). Esses conjuntos (paralelos de 5 elementos) estão em série de 24, multiplicando assim sua tensão (3,2 X 24 = 76,8V).

Na imagem vesse conjuntos de ligadores a ligar 10 elementos, que é os (5 polos) positivos de uns elementos com os (5 polos) negativos de outros elementos.

Os ligadores são fabricados by JR, porque se os fosse comprar de onde vieram as baterias, seria mais de 840€, e com a desvantagem das imendas entre cada celula. Se alguém quiser saber como se faz é só dizer!

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

Quando o Jorge vir a minha bereco vai achar que a conversao do ogadiv para crianças xD

Nem imagina o que lhe espera..

cumps

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

_rapt0r_ Escreveu:Quando o Jorge vir a minha bereco vai achar que a conversao do ogadiv para crianças xD

Nem imagina o que lhe espera..

cumps
Agora fiquei aflito... :lol: :lol:
O que será que me está reservado? :D

Não hade ser nada que não se resolva! E se for, resolvido está!

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

Nao o quero assustar senão perco o meu mecânico :D mas n e nada de mais.. e o material chinoca a ressentir-se da idade..

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”