Jorge Rocha Escreveu:Muito bom esse passeio!
Com 47Ah "bem contadinhos" poderá ter uma ideia que ainda ficou com uns 10Ah de reserva ((35Ah de gel + 20Ah de litio) - 47Ah = 8Ah, mas sabendo que as regenerações não foram contabilizadas, e tendo em conta a inclinação do terreno, penso que foi regenerado pelo menos 2Ah).
Ainda não temos fotos do seu leitor digital multifunções (Amprs.hora; Amprs.inst.; Volts totais; Watts etc.)!!!
Devido a serem duas baterias diferentes, e sendo as de litio as que se descarregam em primeiro lugar, quando terminou a viagem ainda teria uns 22% de capacidade nas de gel e uns 12,5% de capacidade nas de litio.
Se a deslocação total demorou (2 X 1:15) 2,5 horas, pode-se concluir que em 1 hora se gastou 31.2% da capacidade das de gel (equivalente a uma descarga media de 0,312C), e nas de litio em 1 hora se gastou 39% (equivalente a uma descarga média de 0,39C). Ambos os valores bem soportados pela construção fisica das baterias.
Nota: Todos os valores foram subentendidos por mim tendo em conta os meus conhecimentos/experiencias, podendo não cooresponder exactamente à realidade!
Continuação de agradaveis, ecologicos, poupadinhos e divertidos passeios!
Diário de bordo Guewer Retroscooter
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 51
- Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Obrigado. Já agora uma dúvida: as baterias de lítio podem ser carregadas em separado, ou têm de ser sempre carregadas em conjunto? Explicando melhor: é possível, com um segundo carregador externo, desmontar o pack de lítio e carregá-lo à parte, por exemplo, num café? É só uma ideia...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Sim, seria possivel mas só recomendaria em situações muito especificas.jmsouto Escreveu:Obrigado. Já agora uma dúvida: as baterias de lítio podem ser carregadas em separado, ou têm de ser sempre carregadas em conjunto? Explicando melhor: é possível, com um segundo carregador externo, desmontar o pack de lítio e carregá-lo à parte, por exemplo, num café? É só uma ideia...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2207
- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
- Localização: Valongo
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Sera que vai a coimbra???
_________________________
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 51
- Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Infelizmente tenho compromissos familiares que me impedem de ir, mas devo aparecer pelo Glicínias pelas 10h30/11h para saudar os amigos em trânsito que estão a vir do norte.
Abraço e bom encontro
Abraço e bom encontro
ICEM4N Escreveu:Sera que vai a coimbra???
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Não o vimos por lá 
Foi pena, e para a semana que vem, poderá fazer-nos companhia até à cidade invicta?

Foi pena, e para a semana que vem, poderá fazer-nos companhia até à cidade invicta?

Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Boas desculpa a pergunta
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 51
- Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Normalmente porta-se bem. Se a subida for muito íngreme e já estiver a circular há alguns quilómetros (por exemplo, qdo fui a Sever do Vouga), perde velocidade. Se estiver a rodar a 45 km/h, com forte inclinação vem para os 30 km/h.
Carregada vence, sem dificuldade nenhuma, pontões e viadutos sobre o caminho de ferro.
Carregada vence, sem dificuldade nenhuma, pontões e viadutos sobre o caminho de ferro.
visitante2 Escreveu:Boas desculpa a pergunta
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 51
- Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Pois é: Tenho falhado os últimos encontros, porque tenho a minha mãe em minha casa no fim-de-semana, mas a máquina tem-se fartado de rolar... Já está nos cinco mil quilómetros. E de divulgar as virtudes dos VE.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 51
- Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
E a propósito de chuva: não é que a retro me ia deixando ficar mal, em dia de muita chuva? Normalmente faço Aveiro/Anadia/Aveiro sem necessidade de carga e ainda me sobra. Nesse dia chuvoso, regressei a casa a custo. Estava chuva, mas não estava frio. Já tinha lido que com o frio o rendimento das baterias é menor. E com a humidade? Não influencia? Ou foi má gestão do punho? Pode ter sido...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Qual é a garantia que tens nas baterias ?
Com essa utilização vais precisar dela em pouco tempo.
Com essa utilização vais precisar dela em pouco tempo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Isso são muitos km( + de 60), ir a Anadia e vir, acho que está muito bom para esse pack de baterias (20Ah Litio + 35Ah Gel 48V). Com a experiencia acabamos por andar um pouco mais rapido, o que traduz maior consumo. Verificou bem se já tinha terminado a carga quando saiu de casa? É que esse carregador faz um carregameto muito lento nas ultimas horas! Também pelo facto de a estrada estar molhada também há mais atritos. Já verificou a pressão dos pneus? Tudo conta...
Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...
Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!
Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...
Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2478
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
jmsouto Escreveu:... E de divulgar as virtudes dos VE.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.
Também estava a pensar que não me lembrava de ter lido isso. Reforço "toca a mexer" com um toca a digitalizar o artigo e colocá-lo à disposição no tópico das Notícias!Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???Jorge Rocha Escreveu:Isso são muitos km( + de 60), ir a Anadia e vir, acho que está muito bom para esse pack de baterias (20Ah Litio + 35Ah Gel 48V). Com a experiencia acabamos por andar um pouco mais rapido, o que traduz maior consumo. Verificou bem se já tinha terminado a carga quando saiu de casa? É que esse carregador faz um carregameto muito lento nas ultimas horas! Também pelo facto de a estrada estar molhada também há mais atritos. Já verificou a pressão dos pneus? Tudo conta...
Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...
Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!
As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Jmal,jmal Escreveu:
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???
As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Está mais que visto que as baterias de chumbo não duram muito! Principalmente se forem mal dimencionadas para o seu trabalho (como em qualquer caso de VE`s). Descargas e cargas rapidas diminuem em muito seu tempo de vida.
Um pack extra em litio, em paralelo com o de chumbo, irá fazer com que os picos de corrente sejam suportados pelo de litio e assim, aumentar-lhe, ao de chumbo, seu tempo de vida util (cargas/ descargas)!
Provavelmente se não fosse assim, aquele pack de 35Ah de chumbo já estaria em fim de vida, com os 5000km, ou nem lá chegaria!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.Jorge Rocha Escreveu:Jmal,jmal Escreveu:
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???
As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Está mais que visto que as baterias de chumbo não duram muito! Principalmente se forem mal dimencionadas para o seu trabalho (como em qualquer caso de VE`s). Descargas e cargas rapidas diminuem em muito seu tempo de vida.
Um pack extra em litio, em paralelo com o de chumbo, irá fazer com que os picos de corrente sejam suportados pelo de litio e assim, aumentar-lhe, ao de chumbo, seu tempo de vida util (cargas/ descargas)!
Provavelmente se não fosse assim, aquele pack de 35Ah de chumbo já estaria em fim de vida, com os 5000km, ou nem lá chegaria!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Moderador
- Mensagens: 1521
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
As minhas de chumbo duraram 8000 km's e mesmo assim ainda andavam bem, uns 30 km's de autonomia.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Devemos utilizar os nossos conhecimentos para melhorar, ou seria soposto... Eu limito-me a faze-lo!jmal Escreveu:
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Com 40Ahcivic Escreveu:As minhas de chumbo duraram 8000 km's e mesmo assim ainda andavam bem, uns 30 km's de autonomia.
O Eduardo de Coimbra já passou dos 16 000 km, mas com 60Ah.
Temos que ver que a Guewer Retroscooter tem apenas 35Ah de baterias e não se pode ir contra as leis da fisica.
Eu espero vivamente que estas ultrapassem dos 20 000 km (embora com a pequena ajuda do pack de litio), e pelo que este camarada anda, não faltará muito tempo (menos de 1 ano).
Pelo menos, enquanto vão durando, têm uma autonomia mais de jeito, e podem assim também utiliza-la sem grandes preocupações (dos 50% nas de chumbo).
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
Esse conhecimento já existe, porque essa experiência já foi feita, até mesmo com um bms que controlava cada bateria, e o resultado não foi significativo, não sei de quantos volts é o pack de lítio, mas nas de chumbo, elas não se danfificam por debitarem muita corrente, danificam por não podem ser muito descarregadas.Jorge Rocha Escreveu:Devemos utilizar os nossos conhecimentos para melhorar, ou seria soposto... Eu limito-me a faze-lo!jmal Escreveu:
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Moderador
- Mensagens: 1521
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter
No caso das minhas raramente foram aos 50% de descarga, ou seja, raramente passava dos 30 km's sem uma carga, por isso tenho a certeza que elas ainda se aguentariam mais uns 3000 a 5000 km's até berrarem de vez. Os sintomas que denunciaram que não estariam na melhor forma é que na carga nunca chegavam aos +\- 58V, começavam a aquecer e a tensão não subia dos 56V, assim não confiava em deixá-las à carga durante a noite, não fosse aquilo pegar fogo. Até foi esta a razão de mudar mais rapidamente para o lítio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's