Eco-Quinta das Fontes
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Eco-Quinta das Fontes
Como já tinha enunciado nos meus tópicos sobre a conversão da Cagiva e da construção de um motor eléctrico, estou de malas aviadas para outro local.
Neste momento estou instalado no centro da cidade de Portalegre, bem situado mas muito limitado a nível energético, surgiu a oportunidade de regressar á minha aldeia natal , que dista apenas 5 minutos do centro da cidade , e vou mudar a oficina para lá , aqui sim tenho espaço livre , ar puro , sol , vento e água disponíveis , a ideia é a médio prazo tornar-me totalmente independente a nível de electricidade , posso colocar painéis solares , gerador(es) eólico(s) e tenho acesso a dois ribeiros nos quais posso colocar uma mini-hidrica.
O edificio será constituido por escritório , oficina electrónica , oficina electromecânica e armazém , os equipamentos que precisam mais de energia são um torno mecânico e os aparelhos de soldar , vou tentar calcular o tempo e energia gasto por cada um em três meses , se tal se justificar talvez o consumo de algum gasóleo e/ou biodiesel num gerador seja uma opção , já que mesmo não gastando energia da EDP tenho que pagar taxas e afins.
Neste momento estou instalado no centro da cidade de Portalegre, bem situado mas muito limitado a nível energético, surgiu a oportunidade de regressar á minha aldeia natal , que dista apenas 5 minutos do centro da cidade , e vou mudar a oficina para lá , aqui sim tenho espaço livre , ar puro , sol , vento e água disponíveis , a ideia é a médio prazo tornar-me totalmente independente a nível de electricidade , posso colocar painéis solares , gerador(es) eólico(s) e tenho acesso a dois ribeiros nos quais posso colocar uma mini-hidrica.
O edificio será constituido por escritório , oficina electrónica , oficina electromecânica e armazém , os equipamentos que precisam mais de energia são um torno mecânico e os aparelhos de soldar , vou tentar calcular o tempo e energia gasto por cada um em três meses , se tal se justificar talvez o consumo de algum gasóleo e/ou biodiesel num gerador seja uma opção , já que mesmo não gastando energia da EDP tenho que pagar taxas e afins.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Eco-Quinta das Fontes
Hum mudas te entao o ponto de carga...
Manda as novas coordenadas e foto para colocar no electromaps.
Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
Manda as novas coordenadas e foto para colocar no electromaps.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Comecei a mudança para o novo local , como tenho que pintar e fazer algumas obras , penso demorar até fim de Maio a mudar tudo.
Serges,
Por enquanto mantem-se o mesmo ponto de carga , quando estiver definitivamente no novo local aí anulamos o anterior e criamos o novo,
Este novo local , fica a 5Kms do centro de Portalegre e fica no trajecto Marvão - Portalegre , e com um pequeno desvio Castelo de Vide - Portalegre.
Serges,
Por enquanto mantem-se o mesmo ponto de carga , quando estiver definitivamente no novo local aí anulamos o anterior e criamos o novo,
Este novo local , fica a 5Kms do centro de Portalegre e fica no trajecto Marvão - Portalegre , e com um pequeno desvio Castelo de Vide - Portalegre.
-
- Administrador
Fantastico tavares e obrigado...
Qualquer dia faço te uma visita de electrica...
Qualquer dia faço te uma visita de electrica...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Devido a várias circunstancias a que sou alheio mas que é um risco que corremos quando somos rendeiros vejo-me obrigado a ter de sair desta casa , e comoás vezes há males que veem por bem acabei por comprar uma quinta em plena Serra de S. Mamede , a quinta situa-se muito perto do pico da serra ( 1025m) e fica a uma altitude de 700m, sendo de certeza a quinta ou uma das quintas a mais altitude a sul do Tejo , pelo menos na serra de S. Mamede não há mais nenhuma acima da minha e como esta serra é a mais alta a sul do Tejo por isso o digo.
Esta quinta ou a maior parte dela foi sempre de antepassados familiares meus e é conhecida como Quinta das Fontes , talvez pela quantidade de água disponivel , era constituída pelas habitações e terrenos agricolas e curiosamente tinha até uma escola primária e um forno comunitário..
Resolvi adquiri-la e recuperá-la por se encontrar abandonada e é aqui que vai passar a ser a minha oficina e o meu hobby, e a sede de uma associação que eu com uns amigos estamos a criar e que tem por base a formação e consultadoria nas áreas de ecologia , energia e permacultura .
Neste momento estamos, na fase de desmatação e em breve começaremos a recuperação dos edificios de acordo com a construção local e tradicional ( pedra, terra e barro ) .
A nivel energético a quinta será auto-sustentável através de energia solar e eólica , havendo ainda um gerador diesel convertido para bio-diesel para suprir necessidades temporárias e para máquinas mais potentes ( compressor , máquina de soldar , etc) .
Como a quinta tem infra-estruturas agricolas nela será praticada agricultura biológica e fruticola , tem ainda árvores como oliveiras, castanheiros , cerejeiras , sobreiros , abrunheiros , pereiras, pinheiros.
à medida do decorrer da alteração da quinta vou aqui pondo , e para que alguns de vós porque acredito que haja mais users com vontade de um regresso ás origens possa servir de inspiração e abraçarem um projecto identico, a seguir umas fotos.
Esta quinta ou a maior parte dela foi sempre de antepassados familiares meus e é conhecida como Quinta das Fontes , talvez pela quantidade de água disponivel , era constituída pelas habitações e terrenos agricolas e curiosamente tinha até uma escola primária e um forno comunitário..
Resolvi adquiri-la e recuperá-la por se encontrar abandonada e é aqui que vai passar a ser a minha oficina e o meu hobby, e a sede de uma associação que eu com uns amigos estamos a criar e que tem por base a formação e consultadoria nas áreas de ecologia , energia e permacultura .
Neste momento estamos, na fase de desmatação e em breve começaremos a recuperação dos edificios de acordo com a construção local e tradicional ( pedra, terra e barro ) .
A nivel energético a quinta será auto-sustentável através de energia solar e eólica , havendo ainda um gerador diesel convertido para bio-diesel para suprir necessidades temporárias e para máquinas mais potentes ( compressor , máquina de soldar , etc) .
Como a quinta tem infra-estruturas agricolas nela será praticada agricultura biológica e fruticola , tem ainda árvores como oliveiras, castanheiros , cerejeiras , sobreiros , abrunheiros , pereiras, pinheiros.
à medida do decorrer da alteração da quinta vou aqui pondo , e para que alguns de vós porque acredito que haja mais users com vontade de um regresso ás origens possa servir de inspiração e abraçarem um projecto identico, a seguir umas fotos.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Muito bem parar é morrer
Vai montar uma oficina de que tipo? Que reparações fazes ?

Vai montar uma oficina de que tipo? Que reparações fazes ?
Live long and prosper!
-
A minha área de trabalho sempre foi electricidade ,e mecânica , e trabalhava por conta própria , no ano passado fui convidado a ingressar numa empresa na qual faço parte da equipa de electricidade e automação , a oficina será destinada só a pequenos trabalhos , e possivelmente irei trabalhar mais a nivel de VE´s , será ainda onde vão ser dados vários workshops na área de energia.
-
Umas fotos da quinta:
- Anexos
-
- A chegada á quinta
- quintadasfontes 002.JPG (117.19 KiB) Visto 24298 vezes
-
- As habitações
- quintadasfontes 004.JPG (112.58 KiB) Visto 24298 vezes
-
- Uma das vista sobre o vale Lourenço
- quintadasfontes 005.JPG (116.48 KiB) Visto 24298 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
-
Mais fotos,
- Anexos
-
- Aqui funcionou a escola primária , a professora vivia na escola
- quintadasfontes 009.JPG (114.37 KiB) Visto 24297 vezes
-
- O meu amigo TóZé o terror das silvas.
- quintadasfontes 013.JPG (138.21 KiB) Visto 24297 vezes
-
- Eu com artilharia pesada
- quintadasfontes 015.JPG (140.6 KiB) Visto 24297 vezes
-
mais um grupo
- Anexos
-
- Estas silvas dão cabo de mim
- quintadasfontes 029.JPG (134.17 KiB) Visto 24288 vezes
-
- Aqui já sem silvas
- quintadasfontes34.jpg (51.36 KiB) Visto 24288 vezes
-
- Depois de um dia de trabalho
- quintadasfontes35.jpg (71.28 KiB) Visto 24288 vezes
-
Aqui a escola sem silvas , á esquerda era a habitação da professora , á direita a sala de aulas.
- Anexos
-
- quintadasfontes 023.JPG (116.3 KiB) Visto 24287 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
boas
grande projecto sim senhor,
parabéns pela iniciativa
grande projecto sim senhor,
parabéns pela iniciativa
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Administrador
Boa sorte com o projecto e prevejo um ponto de carga na area e claro muitas parcerias com workshops no horizonte...
Conta com a malta para visitas!
Conta com a malta para visitas!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
tavares Escreveu:A minha área de trabalho sempre foi electricidade ,e mecânica , e trabalhava por conta própria , no ano passado fui convidado a ingressar numa empresa na qual faço parte da equipa de electricidade e automação , a oficina será destinada só a pequenos trabalhos , e possivelmente irei trabalhar mais a nivel de VE´s , será ainda onde vão ser dados vários workshops na área de energia.
...quanto a trabalhar sobre VE's posso confirmar

(mais tarde darei mais detalhes no meu próprio DB)
Bem hajas por isso.
E boa sorte para o Projecto novo, claro.
-
Serges,
Sim aqui vai ficar um ponto de carga , mas vou criar outro na cidade de Portalegre , que é onde a minha Evader pernoite e carrega , situa-se na Rua das Flores , Vila Nova mesmo em frente aos Bombeiros e junto ao Bairros dos Assentos.
Em relação aos workshops , sim vão decorrer na quinta , sendo que numa das casas será a sede da associação, e é claro que contamos com a NE.
Sim aqui vai ficar um ponto de carga , mas vou criar outro na cidade de Portalegre , que é onde a minha Evader pernoite e carrega , situa-se na Rua das Flores , Vila Nova mesmo em frente aos Bombeiros e junto ao Bairros dos Assentos.
Em relação aos workshops , sim vão decorrer na quinta , sendo que numa das casas será a sede da associação, e é claro que contamos com a NE.
-
- Administrador
Obrigado Tavares, estas parcerias são importantes pois a união faz a força...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Este fim de semana começaram as obras de recuperação da escola , tendo sido retirados todas as telhas , tábuas do forro e madeiramento na parte da cozinha , foi ainda retirado o piso de madeira da sala de aulas , foram ainda efectuadas limpezas no terreno, porque a época da castanha e da azeitona vem aí.
Umas fotos:
Umas fotos:
- Anexos
-
- De momento a variedade predominante é a Galega
- fontes 006.JPG (129.53 KiB) Visto 24162 vezes
-
- As azeitonas estão a começar a amadurecer
- fontes 005.JPG (124.55 KiB) Visto 24162 vezes
-
- As castanhas estão a começar a cair
- fontes 008.JPG (145.95 KiB) Visto 24162 vezes