Finalmente…
… foi SÓ uma espera de 27-Agosto a 23-Novembro!!
Na semana passada veio cá uma equipa, por sinal o mesmo responsável pela instalação inicial, mudar o depósito de 300 litros, mais a válvula de segurança do primário e encher o circuito primário com água+3L de glicol!
Como o TS está aplicado no cume de 2 águas, por cima do 1º andar, estando o depósito na água do lado da rua!!!... foi uma tarefa um bocado “pesada” e perigosa, levar um depósito de 300L para cima e trazer outro para baixo, por sinal bem mais pesado que o novo, mas com alguma calma e muita força de braços e umas telhas partidas, no final, lá se concluiu a operação com êxito!
A explicação deste técnico foi que o permutador que está dentro do depósito furou, misturando-se o glicol com a água quente sanitária, como a válvula do circuito primário é de 3Kg, assim que a água no depósito aquecia a pressão aumentava fazendo com que esta estive-se sempre a descarregar e daí a cor verde!...segundo ele, esta situação é raro acontecer nesta zona, as águas ácidas costumam ser responsáveis por esta situação, mas por aqui, predomina água calcária (levaram uma amostra da água mas não me informaram do resultado), o facto é que furou…vou ver como se comporta este novo depósito, espero que seja melhor que o anterior, mas se algo correr mal, de preferência, que seja dentro da garantia, pois parece que o preço de um novo passa uma milada de aéreos…
Aproveitando a desmontagem do depósito, tentei que me alterassem a localização do TS no telhado (2m pró lado e 1m em frente), para um local menos perigoso, pelo que pedi com alguma antecedência um orçamento, fui informado verbalmente que seria o custo de uma aplicação + - 400€ + IVA, como não precisava de outra estrutura, nem acrescentar tubagem nova, achei um absurdo, para não aplicar outros adjectivos…

evidentemente que estava disposto a pagar o trabalho, mas não desta maneira, perdi a ideia e ficou tudo como estava!