marcopns Escreveu:Ainda sobre as tomadas... hoje no meu local de trabalho vi que a instalação eléctrica feita em 2007 tem tomadas trifasicas de 4 pinos. No passado mês de Novembro foi instalada uma nova maquina, com a nova tomada trifasica de 5 pinos. Podemos concluir que estas trifasicas de 5 pinos sao de uso recente?
Tenho cá em casa uma tomada trifasica de 4 pinos... vou começar a trabalhar numa nova aranha para as velhas tomadas
Fio de 1,5 é suficiente?
O pafi já disse que não dá, e não dá mesmo, a não ser quer tenham um carregador que suporte 400V, que é a tensão que se obtém entre fases. Até agora não conheço nenhum.
Só vi uma vez um aparelho de soldar que tinha um seletor com 230V ou 400V.
As de 5 pinos não são recentes, têm tanto tempo como as de 4.
O que é para poupar num fio (o neutro) acabam por as colocar, pois os motores trifásicos não precisam de neutro.
A máquina nova deve ter componentes monofásicos lá dentro e por isso necessita do neutro.
Numa instalação minha colocaria sempre tomadas de 5 pinos, porque mesmo que uma máquina só use os 4, basta tirar a ficha e colocar uma de 5 deixando o 5º por usar, ou fazer um adaptador de 4 para 5, que é mais fácil que um dia ter que abrir a instalação para passar mais um fio e colocar a tomada de 5 pinos.
O fio de 1.5 aguenta 16A, desde que não enrolado, com um bocadinho de perdas por aquecimento.
Fica morno e mole com 16A mas não há risco.
Nas instalações elétricas usa-se 2.5 com disjuntores de 16A porque os disjuntores de 16A normais, com curva de disparo tipo C (por isso é que trazem escrito
C16) têm uma gama de tolerância para disparo desde 1.13 a 1.5 vezes a corrente nominal, isto para atuarem ao fim de 60 minutos, conforme o gráfico abaixo, isto que dizer que qualquer disjuntor de 16A pode deixar passar 18A a 24A durante 60 minutos antes de disparar, e os 24A derretiam os fio de 1.5 em poucos minutos. Então usa-se o fio de 2.5 porque suporta os 24A ficando morno.
Este pormenor das curvas de disparo dos disjuntores é desconhecido até por muito eletricistas.
Vulgarmente usam uma tabela que estabelece 16A - 2.5mm2, 10A -1.5mm2, etc, pois essa tabela tem em conta as tolerâncias dos disjuntores.
Muitas pessoas admiram-se quando medem a corrente que passa num disjuntor de 16A e repara que estão a passar 18A ou 20A e ainda não disparou.