Electricidade para monte isolado - EDP ou sistema isolado?
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda out 15, 2012 10:26 pm
Electricidade para monte isolado - EDP ou sistema isolado?
Boa noite,
Sendo leigo nesta matéria, penso que possivelmente alguém do forum poderá dar uma ajuda... Procurei nos tópicos existentes mas não consegui chegar a uma resposta conclusiva.
Tenho uma casa (de fim de semana) isolada no Alentejo que não tem ligação à EDP, e teve em tempos um gerador a gasóleo, que entretanto foi roubado.
Gostaria de ter um sistema autónomo fotovoltaico, mas não sei se, para uma casa de ferias/fim de semana para 6 ou 7 pessoas, com os equipamentos normais de uma habitação, para além das bombas do furo e da piscina, essa solução é viável ou financeiramente comportável.
Pedi orcamento à EDP para ligação à rede, de que ainda estou à espera, mas calculo deverá rondar os €10.000.
Quanto poderia custar a instalação de um sistema autónomo? Essa solução será viável para ser totalmente autónomo da edp, não apenas aos fins de semana mas também, por exemplo" durante uma semana inteira?
Antecipadamente grato...
Sendo leigo nesta matéria, penso que possivelmente alguém do forum poderá dar uma ajuda... Procurei nos tópicos existentes mas não consegui chegar a uma resposta conclusiva.
Tenho uma casa (de fim de semana) isolada no Alentejo que não tem ligação à EDP, e teve em tempos um gerador a gasóleo, que entretanto foi roubado.
Gostaria de ter um sistema autónomo fotovoltaico, mas não sei se, para uma casa de ferias/fim de semana para 6 ou 7 pessoas, com os equipamentos normais de uma habitação, para além das bombas do furo e da piscina, essa solução é viável ou financeiramente comportável.
Pedi orcamento à EDP para ligação à rede, de que ainda estou à espera, mas calculo deverá rondar os €10.000.
Quanto poderia custar a instalação de um sistema autónomo? Essa solução será viável para ser totalmente autónomo da edp, não apenas aos fins de semana mas também, por exemplo" durante uma semana inteira?
Antecipadamente grato...
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: Electricidade para monte isolado - EDP ou sistema isolad
Boas noites,
um sistema autonomo para uma casa de fim de semana não fica muito caro, por 5000 euros consegue todo o material e penso que até com instalação, basicamente não presisará de mais de 6 paineis de 100w, 1 inversor calculado para as cargas existentes e um banco de baterias ai de 2000ah, e os restantes perifericos.
Para utilização diaria e atendendo que está numa zona previligiada penso que aumentando os paineis para o dobro e aumentando tambem a capacidade da bateria em mais uns 1000ah consegue o pretendido.
Resumindo ai com 8000€ realiza o projeto sem mensalidades da edp e sem ter que gastar os tais 1000€ para a baixada!!
cumprimentos
um sistema autonomo para uma casa de fim de semana não fica muito caro, por 5000 euros consegue todo o material e penso que até com instalação, basicamente não presisará de mais de 6 paineis de 100w, 1 inversor calculado para as cargas existentes e um banco de baterias ai de 2000ah, e os restantes perifericos.
Para utilização diaria e atendendo que está numa zona previligiada penso que aumentando os paineis para o dobro e aumentando tambem a capacidade da bateria em mais uns 1000ah consegue o pretendido.
Resumindo ai com 8000€ realiza o projeto sem mensalidades da edp e sem ter que gastar os tais 1000€ para a baixada!!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Sem dúvida ! Que ir para as Energias renováveis.........

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm
só vejo um problema em ir para as renovaveis...
se lhe roubaram o gerador que lá tinha, existe a possiblidade de lhe roubarem o material das renovaveis...
digo eu...
se lhe roubaram o gerador que lá tinha, existe a possiblidade de lhe roubarem o material das renovaveis...
digo eu...
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Se os painéis ficarem no telhado ligados entre eles com um circuito fechado, que ao ser interrompido ligar uma sirene de alto ganho para fazer bastante barulho e a um sistema de telemóvel para enviar uma chamada para o vizinho mais próximo acho que não vai ter problemas com a ladroagem.adolpho_4ppl Escreveu:só vejo um problema em ir para as renovaveis...
digo eu...
E como diz o @Pnunes entre 5 a 8 mil euros faz a festa e pelo menus não paga fatura ao fim do mês.
Para ter uma ideia do que precisa veja AQUI
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Platinium
Pahh não se matem a responder a pessoal que vem cá e dá a mijinha e nunca mais dizem nada, foi um orgasmo cerebral sem consequencias.
Isto é assim, alguem se lembra que afinal renovaveis existem, depois fazem uma investigação de 28 segundos e 30 centesimos, chegam a conclusão que é preciso gastar algum dinheiro e decidem que afinal foi engano e o pessoal que aposta nisso está tudo enganado.
Isto é assim, alguem se lembra que afinal renovaveis existem, depois fazem uma investigação de 28 segundos e 30 centesimos, chegam a conclusão que é preciso gastar algum dinheiro e decidem que afinal foi engano e o pessoal que aposta nisso está tudo enganado.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm
Na verdade existe um sistema interessante que o Alentejo poderia experimentar: um biodigestor de metano + gerador 4 tempos adaptado para gás.
aposto que não lhe roubavam o biodigestor... já não posso dizer o mesmo do gerador...
aposto que não lhe roubavam o biodigestor... já não posso dizer o mesmo do gerador...
-
- Membro Platinium
E para isso ser possivel não tem que existir lixo em abundancia ou mer** de porco?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm
Pelo que tenho lido e ouvido sobre o assunto bastaria recondicionar a fossa septica(se não tem luz, também não deve ter saneamento) de modo a captar os gases da fermentação dos dejectos humanos.
É uma experiência que vou fazer em minha casa, alias abri um tópico precisamente para pedir ajuda na segurança. Ligar uns tubos de agua é facil, seguir os preceitos de uma instalação de gás já não é tão tranquilo, até porque tal como na electricidade, o gás não se vê.
É uma experiência que vou fazer em minha casa, alias abri um tópico precisamente para pedir ajuda na segurança. Ligar uns tubos de agua é facil, seguir os preceitos de uma instalação de gás já não é tão tranquilo, até porque tal como na electricidade, o gás não se vê.