
Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Cortar-se por isso, não pode... Se tens carta verde até dia 15, tens seguro. Se tiveres algum azar, a seguradora não se corta, mas vai, obviamente, pedir-te o pagamento da próxima anuidade...
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
ta explicado por quem sabe...
que aí já sai fora dos meus conhecimentos ehehehe mas mas concordo com o Volt, carta verde com data até X, é até X o seguro 


Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
ok entendido
a ver se hoje tenho boas novidades...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Hoje cheguei a casa com as luzes desligadas!...
Passo a explicar, fiz 6 viagens a rondar os 9 km o que totalizou 56km... o resultado foi a mota deixar de andar a uns 800m de casa. Como era a subir, não me apetecia puxar... desliguei os médios, esperei um pouco e ela voltou a arrancar... passados uns 300m voltou a não responder ao acelerador. Voltei a fazer o mesmo, agora desligando os mínimos, e vim até uns 50 m de casa. Já fora da estrada principal, desliguei-a uns 3 minutos e finalmente um último arranque até casa.
No CB lia-se 14% de carga e 9km de autonomia. Nunca a tinha levado tanto aos limites...
Devia ter desconfiado quando olhei para o CB, e em andamento, dava-me leituras de 66, 67 e mesmo 64w...
É este o sinal de que as baterias estão a morrer?...
As luzes nunca falharam mesmo com a mota parada e sem reagir ao acelerador, é normal?
Passo a explicar, fiz 6 viagens a rondar os 9 km o que totalizou 56km... o resultado foi a mota deixar de andar a uns 800m de casa. Como era a subir, não me apetecia puxar... desliguei os médios, esperei um pouco e ela voltou a arrancar... passados uns 300m voltou a não responder ao acelerador. Voltei a fazer o mesmo, agora desligando os mínimos, e vim até uns 50 m de casa. Já fora da estrada principal, desliguei-a uns 3 minutos e finalmente um último arranque até casa.
No CB lia-se 14% de carga e 9km de autonomia. Nunca a tinha levado tanto aos limites...
Devia ter desconfiado quando olhei para o CB, e em andamento, dava-me leituras de 66, 67 e mesmo 64w...
É este o sinal de que as baterias estão a morrer?...
As luzes nunca falharam mesmo com a mota parada e sem reagir ao acelerador, é normal?
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Com este frio, não podemos ficar admirados, até mesmo dos valores de autonomia restante.
Temos de lembrar que caso uma bateria, desça a baixo do valor permitido o controlador corta a corrente.
Com 56 quilómetros, baterias de 40ah e um frio de rachar, penso que não é nada mau.
Todos gostávamos de manter a autonomia como nos meses amenos e quentes, mas não será possível (até mesmo os carros lutam pelas temperaturas interiores no habitáculo para que isto não aconteça).
As luzes acesas é normal as baterias continuam a ter energia, autorizada para consumos reduzidos como é o caso.
Foi mais uma experiência que tiveste que te permite conhecer os limites no Inverno.
(outros utilizadores aqui no fórum terão respostas mais concretas e técnicas para te dar)
Temos de lembrar que caso uma bateria, desça a baixo do valor permitido o controlador corta a corrente.
Com 56 quilómetros, baterias de 40ah e um frio de rachar, penso que não é nada mau.
Todos gostávamos de manter a autonomia como nos meses amenos e quentes, mas não será possível (até mesmo os carros lutam pelas temperaturas interiores no habitáculo para que isto não aconteça).
As luzes acesas é normal as baterias continuam a ter energia, autorizada para consumos reduzidos como é o caso.
Foi mais uma experiência que tiveste que te permite conhecer os limites no Inverno.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Acho que alem da velocidade max ser baixa no teu caso, 56km tambem acho muito pouco.
Passo a explicar, no domingo fiz viagem de Rio tinto à serrinha (felgueiras) quase sempre nos limites da mota ou da estrada.
Ou seja 58km sempre a rasgar que no final a mota do ogadiv que vinha atras quase derretia o motor de tao quente que estava, a minha anda menos mas tambem nao aqueceu tanto.
Desta forma digo que com temperaturas abaixo dos 8º fiz 58km e ainda tinha 2 leds ligados, ou seja com calma ainda tinha certamente mais 14km. Digo isto pois carreguei cerca de 3.20kwh ainda dava para gastar mais as baterias, pois quando noto perda de andamento ja gastei pelo menos 3.50kwh.
Mas nao te preocupes que domingo vamos entrar nesse controlador como uma gaja entra na zara e colocar o controlador igual ao nosso, que em quase tudo está de origem menos a regenerativa que quase todos nos alteramos.
Passo a explicar, no domingo fiz viagem de Rio tinto à serrinha (felgueiras) quase sempre nos limites da mota ou da estrada.
Ou seja 58km sempre a rasgar que no final a mota do ogadiv que vinha atras quase derretia o motor de tao quente que estava, a minha anda menos mas tambem nao aqueceu tanto.
Desta forma digo que com temperaturas abaixo dos 8º fiz 58km e ainda tinha 2 leds ligados, ou seja com calma ainda tinha certamente mais 14km. Digo isto pois carreguei cerca de 3.20kwh ainda dava para gastar mais as baterias, pois quando noto perda de andamento ja gastei pelo menos 3.50kwh.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Falando em regenerativa quero igual ao que tinha faxabori!ICEM4N Escreveu:Acho que alem da velocidade max ser baixa no teu caso, 56km tambem acho muito pouco.
Passo a explicar, no domingo fiz viagem de Rio tinto à serrinha (felgueiras) quase sempre nos limites da mota ou da estrada.
Ou seja 58km sempre a rasgar que no final a mota do ogadiv que vinha atras quase derretia o motor de tao quente que estava, a minha anda menos mas tambem nao aqueceu tanto.
Desta forma digo que com temperaturas abaixo dos 8º fiz 58km e ainda tinha 2 leds ligados, ou seja com calma ainda tinha certamente mais 14km. Digo isto pois carreguei cerca de 3.20kwh ainda dava para gastar mais as baterias, pois quando noto perda de andamento ja gastei pelo menos 3.50kwh.
Mas nao te preocupes que domingo vamos entrar nesse controlador como uma gaja entra na zara e colocar o controlador igual ao nosso, que em quase tudo está de origem menos a regenerativa que quase todos nos alteramos.

É que com 43% (acho que é esta que está) até tenho medo ao travar em piso molhado.... (também já pode ser psicologico mas pronto

Quanto aos 56km, não sei que diga, se calhar esta está como a minha, lembram-se do episodio de Albergaria? Nas subidas vocês a andar e eu a desesperar.... e pelo que se viu os valores dos controladores estavam iguais...


Última edição por XaYu em quarta dez 05, 2012 10:48 am, editado 1 vez no total.
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
PAFI tras o portatil!!!!XaYu Escreveu:Falando em regenerativa quero igual ao que tinha faxabori!ICEM4N Escreveu:Acho que alem da velocidade max ser baixa no teu caso, 56km tambem acho muito pouco.
Passo a explicar, no domingo fiz viagem de Rio tinto à serrinha (felgueiras) quase sempre nos limites da mota ou da estrada.
Ou seja 58km sempre a rasgar que no final a mota do ogadiv que vinha atras quase derretia o motor de tao quente que estava, a minha anda menos mas tambem nao aqueceu tanto.
Desta forma digo que com temperaturas abaixo dos 8º fiz 58km e ainda tinha 2 leds ligados, ou seja com calma ainda tinha certamente mais 14km. Digo isto pois carreguei cerca de 3.20kwh ainda dava para gastar mais as baterias, pois quando noto perda de andamento ja gastei pelo menos 3.50kwh.
Mas nao te preocupes que domingo vamos entrar nesse controlador como uma gaja entra na zara e colocar o controlador igual ao nosso, que em quase tudo está de origem menos a regenerativa que quase todos nos alteramos.![]()
É que com 43% (acho que é esta que está) até tenho medo ao travar em piso molhado.... (também já pode ser psicologico mas pronto...)
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Boas,
Com 56 quilómetros, baterias de 40ah e um frio de rachar, concordo que não é nada mau.
Se o CB acusava 64v (e nao w), isso da cerca de 2.6v por cada elemento (64v/24celulas = 2.66...v), o que ja é um valor bastante baixo.
As luzes funcionam sempre (conversor DC), excepto se for desligado o disjuntor (nas instalações habituais).
Com 56 quilómetros, baterias de 40ah e um frio de rachar, concordo que não é nada mau.
Se o CB acusava 64v (e nao w), isso da cerca de 2.6v por cada elemento (64v/24celulas = 2.66...v), o que ja é um valor bastante baixo.
As luzes funcionam sempre (conversor DC), excepto se for desligado o disjuntor (nas instalações habituais).
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Não podemos esquecer que pode haver nem que seja apenas uma bateria a descer abaixo desse valor e faz cortar a alimentação. Caso isso aconteça, o melhor é aguardar 20 minutos para que o sistema equilibre todas as baterias e a viagem possa retomar mais alguns quilómetros. (acho que não estou a dizer nada de novo, mas.... vale a pena lembrar.)Barrocas Escreveu:Boas,
Com 56 quilómetros, baterias de 40ah e um frio de rachar, concordo que não é nada mau.
Se o CB acusava 64v (e nao w), isso da cerca de 2.6v por cada elemento (64v/24celulas = 2.66...v), o que ja é um valor bastante baixo.
As luzes funcionam sempre (conversor DC), excepto se for desligado o disjuntor (nas instalações habituais).
Outra coisa, se sair de mota após carregamento as baterias estão quentes e têm outro comportamento. Se carregar no dia anterior e passar a noite com temperaturas baixas o desempenho no outro dia de manhã é diferente. Penso que isto seja normal...


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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Não sei o que queres dizer com morrer, mas quando lês tensões de 64V é sinal que não tens carga, ainda que o CB te possa indicar o contrario.fkd Escreveu: É este o sinal de que as baterias estão a morrer?...
As luzes nunca falharam mesmo com a mota parada e sem reagir ao acelerador, é normal?
As luzes não falharam porque foi o controlador que cortou. Se fosse o bms, desligava tudo! Por isso, assumindo que o bms funciona (cortando aos 2V por célula), podemos concluir que nenhuma célula desceu abaixo dos 2V, mesmo quando tinhas tensão total de 64V! Basicamente significa que o teu pack está balanceado e de boa saúde.
Por outro lado, também acho que fizeste poucos kms, verifica o estado e a pressão dos pneus, verifica a tensão do pack 1 segundo antes do carregador desligar!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Boas dicas
obrigado a todos.
Pelo que percebi,
- as baterias frias permitem menos km... (básico
eu sei que sou
)
- 20 min é o tempo que devo esperar, para balancear as baterias e tentar seguir viagem mais uns km
- tenho pack balanceado e de boa saúde ( seja lá o que isto for... parece-me uma boa notícia
)
só uma nota, não acho que estivesse assim tanto frio... e a velocidade max da minha mota, o Icem4n sabe, é de 80km/h.
É verdade que eu não poupo as baterias, normalmente é o que ela dá e o que a estrada me permite andar, mas a velo max é reduzida, quando comparada com alguns casos que vejo aqui relatados.
marcopns:
"verifica a tensão do pack 1 segundo antes do carregador desligar!"
estás a brincar? o que quer isto dizer?
ver a voltagem do CB qd o carregador se desliga?...
obrigado a todos.
Pelo que percebi,






só uma nota, não acho que estivesse assim tanto frio... e a velocidade max da minha mota, o Icem4n sabe, é de 80km/h.
É verdade que eu não poupo as baterias, normalmente é o que ela dá e o que a estrada me permite andar, mas a velo max é reduzida, quando comparada com alguns casos que vejo aqui relatados.


"verifica a tensão do pack 1 segundo antes do carregador desligar!"
estás a brincar? o que quer isto dizer?
ver a voltagem do CB qd o carregador se desliga?...

Fkd
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Isso mesmo, tu fazes as perguntas e dás as respostas
Deves ler um valor igual ou superior a 85V

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Dou outra dica.
Quando trocares o pneu de trás coloca um maior 130/70 13 e vais vê-la a andar mais em velocidade de ponta. Se vives numa zona com muitas inclinações ou andas muito com pendura em zonas inclinadas, não troques.
Eu troquei o pneu e estou muito satisfeito.
Não ando sempre a fundo seja onde for, mas ainda assim na auto-estrada em plano o odómetro vai sempre a marcar 90-95 kms/hora (e não vai a fundo), quando antigamente andava nos 75-80kms/hora.
Já agora testa a pressão dos pneus com mais e menos pressão para sentires as diferenças, incluindo na autonomia (mais pressão = mais autonomia).
Eu tenho na minha 2,7bar a trás e 1,7 à frente em tempo seco e 2,5bar a trás e 1,5 à frente com piso molhado.

Quando trocares o pneu de trás coloca um maior 130/70 13 e vais vê-la a andar mais em velocidade de ponta. Se vives numa zona com muitas inclinações ou andas muito com pendura em zonas inclinadas, não troques.
Eu troquei o pneu e estou muito satisfeito.
Não ando sempre a fundo seja onde for, mas ainda assim na auto-estrada em plano o odómetro vai sempre a marcar 90-95 kms/hora (e não vai a fundo), quando antigamente andava nos 75-80kms/hora.

Já agora testa a pressão dos pneus com mais e menos pressão para sentires as diferenças, incluindo na autonomia (mais pressão = mais autonomia).
Eu tenho na minha 2,7bar a trás e 1,7 à frente em tempo seco e 2,5bar a trás e 1,5 à frente com piso molhado.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
certo.marcopns Escreveu:Isso mesmo, tu fazes as perguntas e dás as respostas![]()
Deves ler um valor igual ou superior a 85V

pouco antes de desligar marcava 89v
logo após estava nos 87v

Isto é bom mau ou talvez...

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Quanto ao seguro tenho a dizer-vos que estou fartinho dos gajos da OKteleseguro. Estão à 1 semana com os docs da mota para a acrescentarem na base de dados e nada... já liguei para eles umas 6/7 vezes, sem qualquer resultado. É sempre para o dia seguinte...
PORRA! para não dizer asneiras.

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Mas não tens um certificado provisório? Vale o mesmo que uma carta verde, mas por menos tempo. E se se atrasarem no envio da carta verde, é a seguradora que paga a multa... O certificado é uma prova de seguro.
Por essas e por outras, eu continuo a preferir falar olhos nos olhos com os vendedores (mediadores) que estão ao balcão... Esses entregam o certificado na hora...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Exacto...Volt Escreveu:Mas não tens um certificado provisório? Vale o mesmo que uma carta verde, mas por menos tempo. E se se atrasarem no envio da carta verde, é a seguradora que paga a multa... O certificado é uma prova de seguro.
Por essas e por outras, eu continuo a preferir falar olhos nos olhos com os vendedores (mediadores) que estão ao balcão... Esses entregam o certificado na hora...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
É uma das coisas q não me "chama" em algumas companhias... a ausencia "de alguem"
Mas é como o volt te disse, se tiveres o certificado provisorio, tás safo, se tiveres a carta verde (obviamente), se for a mm companhia (a carta verde antiga e o comprovativo do pagamento da nova) tb te safas se não quiserem implicar, mas caso q dp tb apresentas à companhia para pagar os 30€.

Mas é como o volt te disse, se tiveres o certificado provisorio, tás safo, se tiveres a carta verde (obviamente), se for a mm companhia (a carta verde antiga e o comprovativo do pagamento da nova) tb te safas se não quiserem implicar, mas caso q dp tb apresentas à companhia para pagar os 30€.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Gracias... pelas colaborações
Boas.
Participei pela primeira vez num encontro de VE. De Esposende a Vila do Conde e regresso, foram contabilizados 57 km com uma carga e pasme-se (eu pelo menos fiquei pasmado), com os conselhos de condução do Barrocas, cheguei a casa com o Computador de bordo a dizer que ainda tinha 33% da carga correspondendo a 22 km (sei que não é fiável, mas isso...) corresponderia a 79 km com uma carga.
O Barrocas chegou a Esposende nas lonas, com o controlador a cortar... Fizemos um erro grave, deviamos ter carregado a mota dele em Vila do Conde. Depois precisou de estar muito tempo parado a carregar... mas tudo se resolveu. Demorou foi mais tempo, o que equivaleu a mais frio...
O Fidel e a sua bicicleta (com tracção também elétrica) foi sem dúvida a grande atracção... está de parabéns. Grande cena
O meu controlador "sofreu" uma intervenção em dois dos seus parametros. Sou sincero não sei a que diziam respeito mas sei que um deles passou de 26% para 30 e em outro de 64 para 80%. Ficou com os parametros do Icem4n. Queria agradecer ao Ricardo (peço desculpa mas não sei qual é o seu nick) pela disponibilidade para verificar essa situação e pela referiada interveção. Quanto a resultados, ainda não posso dar novidades, pois vim, sempre a poupar... Depois falo nisso...
Algumas fotos da autoria do Pafi ("roubadas" aqui no forum do tópico do 11º encontro em Vila do Conde) que ilustram algumas das coisas que referia aqui...
Boas.
Participei pela primeira vez num encontro de VE. De Esposende a Vila do Conde e regresso, foram contabilizados 57 km com uma carga e pasme-se (eu pelo menos fiquei pasmado), com os conselhos de condução do Barrocas, cheguei a casa com o Computador de bordo a dizer que ainda tinha 33% da carga correspondendo a 22 km (sei que não é fiável, mas isso...) corresponderia a 79 km com uma carga.

O Barrocas chegou a Esposende nas lonas, com o controlador a cortar... Fizemos um erro grave, deviamos ter carregado a mota dele em Vila do Conde. Depois precisou de estar muito tempo parado a carregar... mas tudo se resolveu. Demorou foi mais tempo, o que equivaleu a mais frio...
O Fidel e a sua bicicleta (com tracção também elétrica) foi sem dúvida a grande atracção... está de parabéns. Grande cena

O meu controlador "sofreu" uma intervenção em dois dos seus parametros. Sou sincero não sei a que diziam respeito mas sei que um deles passou de 26% para 30 e em outro de 64 para 80%. Ficou com os parametros do Icem4n. Queria agradecer ao Ricardo (peço desculpa mas não sei qual é o seu nick) pela disponibilidade para verificar essa situação e pela referiada interveção. Quanto a resultados, ainda não posso dar novidades, pois vim, sempre a poupar... Depois falo nisso...
Algumas fotos da autoria do Pafi ("roubadas" aqui no forum do tópico do 11º encontro em Vila do Conde) que ilustram algumas das coisas que referia aqui...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131