Alternador automotivo em uma turbina eólica

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jamerico
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico » quinta ago 02, 2012 2:44 am

Daniel,

O esquema que voce indicou tambem não está correto.

Para fazer o gerador corretamente, voce precisa que as fases estejam eletricamente defasadas em 120 graus.

Voce começa a primeira bobina da primeira fase deixando no interior desta 2 ranhuras vazias pula duas ranhuras e vai fazendo as consecutivas da primeira fase na mesma ordem.

Quando for fazer a primeira bobina da segunda fase, voce começa na segunda ranhura vazia da primeira bobina da primeira fase e segue na mesma sequencia adotada para a primeira fase. Desta forma, a senoide gerada pela segunda fase esta defasada em 120 graus da senoide da primeira fase.

Para que a senoide gerada pela terceira fase esteja defasada 120 graus de senoide da segunda fase, é necessário que a primeira bobina na terceira fase, comece na segunda ranhura interna da primeira bobina da segunda fase, ou seja, deve ser adotada a mesma forma construtiva que foi feita entre a primeira fase e a segunda fase.

Abaixo segue uma ilustração sobre o bobinamento trifasico:

Imagem

Se tiver alguma duvida informe.

Um abraço

Jose Americo


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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quinta ago 02, 2012 2:49 am

daniel.espadeti Escreveu:Foi isso mesmo, iniciei a segunda bobina, dentro da primeira ranhura da primeira fase e a terceira fase na segunda ranhura da bobina da segunda fase, que erro !!! Josenir se puder confirmar o erro, vo reiniciar o enrolamento.
so por duvida o que acontecese for deixar assim não vai gerar ?
ATT:
Daniel
Realmente você cometeu esse pequeno engano. É melhor desfazer essas duas fases e enrolar novamente. Siga o esquema postado pelo Américo.

Se ficar assim, as fases vão ficar com um defasamento irregular, e o rendimento vai ser muito baixo. E ainda pode causar vibração no gerador, que podem comprometer os rolamentos e a estrutura mecânica da turbina.


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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico » quinta ago 02, 2012 1:20 pm

daniel.espadeti Escreveu:
jamerico Escreveu:Daniel,

Pelo que pude ver em mais detalhe, o erro so ocorreu na terceira fase, a primeira e a segunda estão corretas.

Como minha formação não é em eletricidade, não sei exatamente o que irá ocorrer, so sei que o gerador ficará desequilibrado eletricamente, e como a ligação é em estrela voce terá tensões diferentes entre as fases, e não iguais como ocorreria se estivessem equilibradas a 120 graus, e acredito que o desempenho será prejudicado.

Eu identifiquei o problema, porque vi que o enrolamento não ficou em um formato continuo ao longo do estator, ficaram como que buracos no enrolamento. Quando o enrolamento é feito de maneira equilibrada, o aspecto é continuo.

Vamos aguardar o parecer do professor Josenir.

Um abraço


Jose Americo
Essa e a ligação, como seria a certa
01082012799.jpg
Daniel,

Se a terceira fase á a roxa, foi somente esta fase que ficou errada. Para ficar bom o gerador, voce deve somente refazer esta fase na posição correta.

Um abraço

Jose Americo

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quinta ago 02, 2012 3:59 pm

Refiz o enrolamento, espero que esteja certo. fiz o seguinte. enrolei a primeira fase, deixando 2 ranhuras dentro da bobina e deixando mais duas ranhuras de espaço fora da bobina. iniciei a segunda fase dentro da bobina na segunda ranhura. e a terceira fase iniciei dentro da primeira ranhura da bobina.
02082012803.jpg
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico » quinta ago 02, 2012 4:47 pm

Daniel,

Visualmente o enrolamento está certo. Se as bobinas foram todas enroladas no mesmo sentido o gerador irá funcionar corretamente.

Parabens pelo excelente trabalho.

Quando fizer o mer gerador postarei as fotos.

Um abraço

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quarta set 05, 2012 7:47 pm

Bom, ja está montado, fiz um teste com uma rotação 600 RPM com 5 v na bobina dele gerou 16 V. ja está bom ?


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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico » quinta set 06, 2012 12:10 am

Daniel,

Parabens meu amigo!!!!!!

São estas iniciativas que nos animam a continuar pesquisando e indo em frente nesta aventura de geração de energia.

Um abraço e que Deus te abençoe.

Jose Americo


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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por paulo schmitz » sábado set 08, 2012 1:51 pm

josenir



tenho um alternador bosch 12v retirado de uma colheitadeira, refiz o bobinamento, fiz o teste e ele auto exita, e chega a uns 30 volts dae trava. montei o circuito que o senhor postou no forum. a parte do circuito no qual aciona o rele esta ok, porem quando esta sem a bateria ele chega a 18v, mas quando esta com a bateria nao ultrapassa os 12v. se possivel o senhor me passar algumas dicas.
ficarei muito grato.

parabens por compartilhar de sua experiencia.
abraco


screen
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por screen » terça set 25, 2012 12:18 pm

Comprei um Alternador ja com Imas da missouri , quando chegou fui tentar rodar na mao nao dava por causa do alto torque. Ele usa 7 imas de Neodimio. Pergunto tem alguma forma de diminuir esse torque porque dessa forma fica inviavel montar qualquer projeto. Já Estou com calos e bolhas na mao.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quarta out 03, 2012 6:48 pm

screen Escreveu:Comprei um Alternador ja com Imas da missouri , quando chegou fui tentar rodar na mao nao dava por causa do alto torque. Ele usa 7 imas de Neodimio. Pergunto tem alguma forma de diminuir esse torque porque dessa forma fica inviavel montar qualquer projeto. Já Estou com calos e bolhas na mao.

Dificilmente vai dar somente se trocasse os imãs por outros mais fracos, mais seria inviavel tb, mais está com esse peso sem nada estar ligado, somente o alternado ?

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quinta out 04, 2012 3:10 am

paulo schmitz Escreveu:josenir
tenho um alternador bosch 12v retirado de uma colheitadeira, refiz o bobinamento, fiz o teste e ele auto exita, e chega a uns 30 volts dae trava. montei o circuito que o senhor postou no forum. a parte do circuito no qual aciona o rele esta ok, porem quando esta sem a bateria ele chega a 18v, mas quando esta com a bateria nao ultrapassa os 12v. se possivel o senhor me passar algumas dicas.
ficarei muito grato.
parabens por compartilhar de sua experiencia.
abraco
Aparentemente está funcionando normal. O que falta aí é mais rotação no gerador para produzir uma corrente maior, o que vai forçar a tensão na bateria a subir. Essa tensão só sobe à medida em que a bateria vai absorvendo carga, o que leva tempo. A bateria estará completamente carregada quando atingir 14V, e isso pode demorar até 24 horas para ocorrer, dependendo da potência fornecida pelo gerador.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quinta out 04, 2012 3:13 am

Olá amigos do forum,

Peço desculpas pela minha ausência, e agradeço mais uma vez ao Americo pela força que tem dado.

Um brinde a nós, que não desistimos de nossos planos!


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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por paulo schmitz » quarta out 10, 2012 8:35 pm

josenir.

como faço para medir qual e a potencia que do alternador? desculpa e que sou eletrecista industrial e meu conhecimento em eletronica e pouco.mas pelo que pude analisar o circuito, quando o rele atraca e une o ponto b+ alternador com o + da bateria,que apos a partida auxilia na exitação do rotor. como faço para saber se a energia vem do alternador ou da bateria?

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quinta out 11, 2012 12:21 am

paulo schmitz Escreveu:josenir.
como faço para medir qual e a potencia que do alternador? desculpa e que sou eletrecista industrial e meu conhecimento em eletronica e pouco.mas pelo que pude analisar o circuito, quando o rele atraca e une o ponto b+ alternador com o + da bateria,que apos a partida auxilia na exitação do rotor. como faço para saber se a energia vem do alternador ou da bateria?
Use um multímetro na escala de medir corrente em série entre o positivo do alternador e o positivo da bateria. Com o alternador parado não há consumo de corrente da bateria porque o relé vai estar desatracado, e com isso o alternador estará desligado da bateria.
Com o alternador em movimento (com rotação acima de 600RPM) haverá circulação de corrente apenas do alternador para a bateria porque o alternador fornece uma tensão entre 13 e 18V. Logo, uma tensão maior do que a da bateria, e neste caso só vai haver circulação de energia do alternador para a bateria. Assim é só multiplicar a corrente (ampères) que marcar no amperímetro pela tensão atual na bateria (volts) para obter a potência fornecida (watts, W = A x V).

Observe que antes da partida a bateria não ajuda porque está desligada do alternador, e após a partida a bateria não ajuda porque a auto-excitação já ocorreu, e a tensão fornecida pelo gerador é maior do que a tensão da bateria. O relé só se mantém atracado enquanto o gerador produz mais de 12V. Quando a tensão fornecida for menor que isso o relé desatraca, desligando o alternador da bateria.

É possível que por um curtíssimo intervalo de tempo entre uma partida e outra haja uma pequena fuga de energia da bateria para o alternador, mas é insignificante.


sclarenonz
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz » sábado dez 01, 2012 1:18 am

Josenir boa noite

O regulador chegou hoje!! super protegido ,o correio é lento foram 25 dias, não tem prolema :D

estivava muito ansioso para ir testar, mas como não achei um motor, tive que fazer isso tudo na rodando na mão 3x1 acho que chegava a 600 rpm e deixei na metade o 10k e o 100k coloquei o verde ne um dos 3 fios do bobinamento o amarelo na bateria o preto na carcaça, laranja ne um dos dois da escova e o outro da escova vai pra o negativo da bateria junto com a carcaça e o fio preto, certo comecei os testes e deu uma media de 8 volts ai eu diminuía a rotação e ficava sempre em 8 diminui o trimpot de 100 até o minimo e diminuiu de 8,65 para 8,35 aumentei para o maximo e foi para 8,65 novamente, isso tá certo? to fazendo algunha coisa errada como eu mexia no de 10 k que mexe na voltagen não utrapassou 10 volts , pode me dar uma ajudinha como o senhor tiver um tempinho, vou fazer os testes com o motor, e com outro alternador, mas fiz esses testes na bancada por que tenho certeza que mesmo eu fazendo uma multiplicação grande os ventos daqui não serão capazes de alcançar 600 rpm aqui é 3 metros por segundo em quase o ano todo. então minha outra pergunta é se o regulador excitador manda algunha voltagem pra o alternador? por que eu to achando que não tá mandando por causa que demora pra travar e excitar. muito obrigado pela disposição e um grande abraço a todos

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » sábado dez 01, 2012 2:10 am

sclarenonz Escreveu:Josenir boa noite
O regulador chegou hoje!! super protegido ,o correio é lento foram 25 dias, não tem prolema :D
estivava muito ansioso para ir testar, mas como não achei um motor, tive que fazer isso tudo na rodando na mão 3x1 acho que chegava a 600 rpm e deixei na metade o 10k e o 100k coloquei o verde ne um dos 3 fios do bobinamento o amarelo na bateria o preto na carcaça, laranja ne um dos dois da escova e o outro da escova vai pra o negativo da bateria junto com a carcaça e o fio preto, certo comecei os testes e deu uma media de 8 volts ai eu diminuía a rotação e ficava sempre em 8 diminui o trimpot de 100 até o minimo e diminuiu de 8,65 para 8,35 aumentei para o maximo e foi para 8,65 novamente, isso tá certo? to fazendo algunha coisa errada como eu mexia no de 10 k que mexe na voltagen não utrapassou 10 volts , pode me dar uma ajudinha como o senhor tiver um tempinho, vou fazer os testes com o motor, e com outro alternador, mas fiz esses testes na bancada por que tenho certeza que mesmo eu fazendo uma multiplicação grande os ventos daqui não serão capazes de alcançar 600 rpm aqui é 3 metros por segundo em quase o ano todo. então minha outra pergunta é se o regulador excitador manda algunha voltagem pra o alternador? por que eu to achando que não tá mandando por causa que demora pra travar e excitar. muito obrigado pela disposição e um grande abraço a todos
A tensão deve estar baixa devido à oscilação da rotação. Movimentando o gerador manualmente você não consegue manter a rotação estável, e o multímetro mostra uma média das oscilações. Recomendo usar um motor elétrico para fazer a calibragem. Não tem problema se o motor fornecer rotação muito acima dos 600 RPM. E não se esqueça de usar uma lâmpada de 12V ligada à saída do alternador para consumir parte da energia. Caso contrário não vai obter uma medida confiável.


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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sonhador_1962_ » domingo dez 16, 2012 11:31 am

Ola Jmal,

Vejo que este topico já tem algums anos certamente o amigo ja tem algumas novidades, pois eu ontem agarreio num alternador que aqui tinha de um toyota e desmontei o rotor para retirar a bobine e queria esprimentar a colocar lá ums imanes, demontei o rotor numa prensa e saio a bobine inteira, como meu conheimento nesta area é nulo vou ainda a forma de aplicar os imanes no rotor.

Então já tems algum projeto concluido?

Cumps

jmal Escreveu:
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boa noite a todos

já algum tempo atrás eu tentei abrir um rotor de um alternador para retirar o enrolamento e inserir imans de noedimium, mas não consegui. alguem sabe como abri-lo? é preciso alguma ferramenta especial?

é que usando a propria bobina exitadora do rotor tem a desvantagem (em minha opinião) de ao fim de alguns meses de trocar de escovas e colectores (pois é que não duram para sempre), depois, parte da energia produzida é desperdiçada na bobina excitadora, depois seria necessario construir um dispositivo para ligar a bobina excitadora apenas quando houvesse vento suficiente para carregar a bateria é que caso contrario quando não houvesse vento estaria a descarregar a bateria ( como referi atrás, esta é apenas uma ideia minha, não quero contrariar ninguém)


obrigado
o circuito atrás não faz isso serve apenas de regulador, ou seja ele excita o rotor continuamente, e deixa de o excitar quando a bateria está carregada, ou seja faz de regulador de tensão, mas realmente não tem essa parte de começar a excitar quando realmente existe vento, uma das vantagens em utilizar o rotor excitado é essa, é que com rotor excitante e este estando desligado o gerador eólico arranca sem prisão, depois quando em movimento era excitado consoante a força do vento, essa é uma ideia que tenho para desenvolver um.


Sonhador_1962_
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sonhador_1962_ » domingo dez 16, 2012 12:04 pm

Ontem abri um rotor desses pela primeira vez se por acaso o amigo ou alguem ainda precisa de ajuda como abrir eu tiro fotos esplicativas e coloco aqui


Cumps
jprr Escreveu:
sun_rise_pt Escreveu:
Imagem


boa noite a todos

já algum tempo atrás eu tentei abrir um rotor de um alternador para retirar o enrolamento e inserir imans de noedimium, mas não consegui. alguem sabe como abri-lo? é preciso alguma ferramenta especial?

é que usando a propria bobina exitadora do rotor tem a desvantagem (em minha opinião) de ao fim de alguns meses de trocar de escovas e colectores (pois é que não duram para sempre), depois, parte da energia produzida é desperdiçada na bobina excitadora, depois seria necessario construir um dispositivo para ligar a bobina excitadora apenas quando houvesse vento suficiente para carregar a bateria é que caso contrario quando não houvesse vento estaria a descarregar a bateria ( como referi atrás, esta é apenas uma ideia minha, não quero contrariar ninguém)


obrigado


Sonhador_1962_
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sonhador_1962_ » quarta dez 19, 2012 7:41 pm

Sonhador_1962_ Escreveu:Ontem abri um rotor desses pela primeira vez se por acaso o amigo ou alguem ainda precisa de ajuda como abrir eu tiro fotos esplicativas e coloco aqui


Cumps
jprr Escreveu:
sun_rise_pt Escreveu:
Imagem


boa noite a todos

já algum tempo atrás eu tentei abrir um rotor de um alternador para retirar o enrolamento e inserir imans de noedimium, mas não consegui. alguem sabe como abri-lo? é preciso alguma ferramenta especial?

é que usando a propria bobina exitadora do rotor tem a desvantagem (em minha opinião) de ao fim de alguns meses de trocar de escovas e colectores (pois é que não duram para sempre), depois, parte da energia produzida é desperdiçada na bobina excitadora, depois seria necessario construir um dispositivo para ligar a bobina excitadora apenas quando houvesse vento suficiente para carregar a bateria é que caso contrario quando não houvesse vento estaria a descarregar a bateria ( como referi atrás, esta é apenas uma ideia minha, não quero contrariar ninguém)


obrigado
Pois eu tambem penso assim , nunca brinquei aos imanes mas desta vez me despertou a curiosidade, agora tenho de pensar que tipo de imanes vou usar e como aplicalos no rotor...rs pois para abrir o rotor convem ser numa pressa, cortei 2 tacos de ferro ai com ums 10cm para poder fazer força numa da peças do rotor, no mei caso retirei a parte que esta do lado da rosca onde aperta a poli, no caso de nao teres prensa podes sempre te derenrrascar mesmo ai com um macaco hidráulio do chineses depois basta arranjar um sitio onde o por a fazer força

Em caso de necessidade posso tentar tirar umas fotos da forma a desmontar o rotor

cumps

Filipe

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quinta dez 20, 2012 7:45 am

Sonhador_1962_ Escreveu:Em caso de necessidade posso tentar tirar umas fotos da forma a desmontar o rotor
cumps
Filipe
Se puder faça umas fotos e poste aqui. Vai ajudar a muitos que pretendem fazer esse trabalho e não sabem como.
Agradeço.

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