Boas ppl ja tive a ler alguns topicos e apesar da maioria repetido parece que a duvida se mantem.
Estou a pensar contruir um aerogerador 12v alguem ajuda a indicar um bom motor, por exemplo para um aerogerador equivalente a 100W qual é o motor mais indicado ?
quantos rpm deve ter no maximo
qual a voltagem que deve ter
julgo que sao esses os requesitos mais importantes que se deve ter na escolha do motor, mas deixo para os mais entendidos responder
Pelo que tenho lido, quando escolhes um motor verifica a que voltagem trabalha e a quantas rotações atinge com essa voltagem, de preferencia sem escovas e com nucleo autoexitado, os alternadores de carro normalmente não o são e para começarem a gerar corrente util teem de atingir +/- 1600 rpm, coisa dificil num aerogerador, a não ser que tenhas um conjunto de transmições e bastante torque, como num motor de um carro.
Para procurares
Exemplo :
Motor dc:
48v
1000 rpm ou n/min -1
Divides 48/1000= 0,048 v /rpm
Resumindo: neste motor vais ter 0.048v por revolução, para 12v voltes vais ter que rodar as 250 RPM, isto sem estares ligado a bateria.
Pelo que tenho lido o minimo deverá ser de 0.04 v/rpm.
Quando ligado a bateria( em load) o cenario muda.
Isto é so para a voltagem, depois disso tens a amperagem, lembra-te Potencia (W) = Voltagem (V) x Ampares (A).
Logo se queres 100w o motor que arranjares tera de fornecer 100w/12v=8,3amp, isto a uma rotação X.
Dica: tenta arranjar Servo motores, alguns geram muitos ampers a baixa rotação e aguentam bastantes amperes.
Espero ter ajudado
Pois é mesmo desses conhecimentos que ando a procura, já vi muita coisa sobre isso mas nada explicativo ao pormenor, assim como imanes a utilizar , penso que a bobinagem tambem tem de ser alterada mas nao sei o numero de espiras nem onde se compra esse fio etc, vamos lendo e tentando aprender aos poucos com o tempo...
Boas amigo!
Então está interessado em energia eolica!
Na minha opinião a melhor solução seria construir o próprio motor!
Ao preço que os geradores eolicos estão, acho muito mais barato, construir um de raiz.
A compra do material e o menos! Sei onde se compra tudo isto a preços muito bons.
O fio de cobre esmaltado e vendido ao quilo.
Também irias precisar de magnetos.
A resina de fibra de vidro, alguma fibra tb.
Alguns regulamentos, rodas de ferro para fixar os magnetos etc.
Mas a pessoa tem que saber o que está a fazer!
Tipo fio mais fino, com mais voltas, mais voltagem, mas fio muito fino, com muita corrente pode aquecer e estalar o verniz, e dar um curto-circuito.
Dar preferência a um fio de maior calibre, será mais caro! Mas vai suportar maiores correntes.
A interligação dos indutores tem que ser na ordem correta, os magnetos tb, não pode ser colocados a toa!
Os de cima e os debaixo, devem ser colocados com campos magnéticos opostos etc.
Se decidires construir um depois fala cmg!
Abraço, Bom Natal....
parece que estamos com mesmo pensamento lool estava exactamente a ver no youtube projectos de aerogeradores.
no ebay arranja se aerogeradores de 400w por 260 euros.... mas nao queria tar a gastar muito dinheiro, gostava de contruir mas nao esta muito facil em arranjar um bom motor.
Quanto ao fazer um nao tenho conhecimentos para isso :/
aerogeradores nos açores esta a bombar bem nos ultimos dias