Contrato de venda da produção acima do limite anual
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça jul 26, 2011 11:15 pm
Contrato de venda da produção acima do limite anual
Caros amigos,
Uma vez que já ultrapassei o limite anual de produção estou a pensar enviar um mail à EDP propondo uma adenda ao contrato por forma a vender-lhes o restante da minha produção. Liguei para a EDP e disseram-me para enviar um email para [email protected]. Já alguém o fez? O que acham?
Um abraço,
Ricardo
Uma vez que já ultrapassei o limite anual de produção estou a pensar enviar um mail à EDP propondo uma adenda ao contrato por forma a vender-lhes o restante da minha produção. Liguei para a EDP e disseram-me para enviar um email para [email protected]. Já alguém o fez? O que acham?
Um abraço,
Ricardo
-
- Membro Silver
- Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm
Re: Contrato de venda da produção acima do limite anual
rscalado Escreveu:Caros amigos,
Um abraço,
Ricardo
Uma perda de tempo, essa adenda estaria contra o decreto-lei e, portanto, seria ilegal

Por outro lado, também não me parece que a EDP venha a pagar o quer que seja (a menos que seja obrigada) aos microprodutores por excesso de produção quando estes lhe entregam a energia à borla porque não controlam o que produzem!

Em minha opinião, a EDP não está nada interessada neste negócio de cada casa produzir a sua própria energia! Para eles é uma ameaça ao seu negócio, seja na actualidade, em que o preço do kWh é mais elevado que os valores de mercado, seja no futuro em que cada casa poderá ser autónoma em termos energéticos. De referir o facto de a EDP Comercial neste momento não está a aceitar os contratos da microproduções da EDP Universal ... porque será

Se o negócio lhes desse proveitos eram logo os primeiros da fila para assinar novo contrato, mas como não é o caso, fogem todos com o "rabo à seringa" e só com uma intervenção legislativa (que está a tardar) é que a coisa se poderá compor. Só espero que a emenda não seja pior que o soneto!
Por isso, qualquer alteração de contrato que retire alguma vantagem que a EDP tenha neste momento (energia à borla) deve levar um rotundo não!
Cps

-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça jul 26, 2011 11:15 pm
Boa Noite,
Quanto a controlar a produção, eu faço-o diariamente... confesso que não tinha lido, ou não prestei a devida atenção ao ponto 7. do artº11 do Decreto lei, e por isso ainda dei uns kW à EDP. Mas o meu FV já está desligado.
Aquilo que eu estava a pensar, e penso não ir contra o DL seria que o excedente seri pago como se fosse regime geral, uma vez que não tem limite. Se não der, vou tentar dar umas sugestões a quem está no governo, e talvez mudar de comercializador... ainda não sei.
De qualquer forma agradeço a resposta.
Abraço,
Ricardo
Quanto a controlar a produção, eu faço-o diariamente... confesso que não tinha lido, ou não prestei a devida atenção ao ponto 7. do artº11 do Decreto lei, e por isso ainda dei uns kW à EDP. Mas o meu FV já está desligado.
Aquilo que eu estava a pensar, e penso não ir contra o DL seria que o excedente seri pago como se fosse regime geral, uma vez que não tem limite. Se não der, vou tentar dar umas sugestões a quem está no governo, e talvez mudar de comercializador... ainda não sei.
Abraço,
Ricardo
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Boasrscalado Escreveu:Boa Noite,
Abraço,
Ricardo
O problema é que até ao momento ainda não há nenhum comercializador sem ser a EDP Universal a fazer contratos connosco, parece que há um que diz que sim mas ainda ninguem conseguiu assinar o contrato com eles.
pode ser que para o ano seja diferente.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm
areosa Escreveu:rscalado Escreveu:Caros amigos,
Um abraço,
Ricardo
Uma perda de tempo, essa adenda estaria contra o decreto-lei e, portanto, seria ilegal. Não estou a ver a EDP a cair nessa.
Por outro lado, também não me parece que a EDP venha a pagar o quer que seja (a menos que seja obrigada) aos microprodutores por excesso de produção quando estes lhe entregam a energia à borla porque não controlam o que produzem!![]()
![]()
![]()
Em minha opinião, a EDP não está nada interessada neste negócio de cada casa produzir a sua própria energia! Para eles é uma ameaça ao seu negócio, seja na actualidade, em que o preço do kWh é mais elevado que os valores de mercado, seja no futuro em que cada casa poderá ser autónoma em termos energéticos. De referir o facto de a EDP Comercial neste momento não está a aceitar os contratos da microproduções da EDP Universal ... porque será![]()
![]()
Então não é tudo EDP
Se o negócio lhes desse proveitos eram logo os primeiros da fila para assinar novo contrato, mas como não é o caso, fogem todos com o "rabo à seringa" e só com uma intervenção legislativa (que está a tardar) é que a coisa se poderá compor. Só espero que a emenda não seja pior que o soneto!
Por isso, qualquer alteração de contrato que retire alguma vantagem que a EDP tenha neste momento (energia à borla) deve levar um rotundo não!
Cps
Boas,
Pode ser perda de tempo, mas não o deveria ser. Milhares de KW perdidos, investimentos parados, seguidores que apenas servem para fazer sombra. Mesmo que EDP comprasse os tais KW por um preço inferior, ficariam todos a ganhar. Eles, nós e o ambiente. É pena que este país seja governado por cegos, surdos, mudos. Mas pior ainda, burros!
Fiquem bem,
Bubas
-
- Membro Silver
Concordo plenamente consigo mas, infelizmente, existe essa limitação na lei e, enquanto lá estiver, não há nada a fazer. De facto, bom seria se, após atingir o limite máximo, os kWh que fossem produzidos pudessem, por exemplo, ser amortizados aos kWh que consumimos em nossa casa... mas, a mexer nesse tipo de limitações, o governo certamente iria aproveitar para reduzir o preço do kWh que actualmente é pago, prejudicando-nos ainda mais, pelo que, em minha opinião, talvez seja melhor não levantar muita onda.Bubas Escreveu: Boas,
Pode ser perda de tempo, mas não o deveria ser. Milhares de KW perdidos, investimentos parados, seguidores que apenas servem para fazer sombra. Mesmo que EDP comprasse os tais KW por um preço inferior, ficariam todos a ganhar. Eles, nós e o ambiente. É pena que este país seja governado por cegos, surdos, mudos. Mas pior ainda, burros!
Fiquem bem,
Bubas
No entanto, a limitação que está imposta na lei não implica que os microprodutores desliguem a sua FV assim que atingem o limite, julgo até que a intenção dessa limitação era outra (limitar a potência a instalar de painéis FV por cada micro), mas o efeito final é esse para quem anda atento. Assim, quem quiser manter a sua FV a funcionar e continuar a produzir kWh mesmo depois de atingir o limite máximo, pode continuar a fazê-lo ... em beneficio de um ambiente melhor, infelizmente tem como troco um maior desgaste do seu equipamento (seguidor e inversor) para além do facto de estar a contribuir para aumentar os milhões de lucro da EDP, que depois vão para às mãos dos chineses.
Cps

-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Boas!
A EDP não precisa nas nossas esmolas, mesmo em prole de um ambiente melhor… no actual contexto a opção e as contas são muito fáceis de fazer!
Não é que…
para se cumprir as produções de 8 anos de contrato, com seguidor (dou meu exemplo) só precisa de TRABALHAR 7 anos!!! ...e noutros casos ainda menos!
Em 1 ano de trabalho, muita coisa pode acontecer…
desligando tudo, fica garantida a poupança de todo o equipamento!...
temos que “jogar” com as regras que nos impõem! 
A EDP não precisa nas nossas esmolas, mesmo em prole de um ambiente melhor… no actual contexto a opção e as contas são muito fáceis de fazer!
Não é que…

Em 1 ano de trabalho, muita coisa pode acontecer…

-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Uma pergunta, não se pode produzir alem do limite ou não se recebe alem do limite ? Percebo o porquê de desligar o seguidor, já os painéis, não compreendo o desgaste é o mesmo e poupa-se o ambiente. É verdade que as leis e condicionalismos as vezes irritam, mas o ambiente é indiferente a essas leis e como sou completamente contra o desperdício, preferia dá-la.
O mundo não vai acabar só porque andamos a queimar uns hidrocarbonetozitos, se assim fosse nem teria "nascido" pois nasceu a partir do fogo, já os mamíferos....
O mundo não vai acabar só porque andamos a queimar uns hidrocarbonetozitos, se assim fosse nem teria "nascido" pois nasceu a partir do fogo, já os mamíferos....
-
- Membro Silver
Produzir pode sempre, ninguém o impede e nem mesmo avisam que chegou ao limite... a EDP deixa simplesmente de pagar e ponto final.zointz Escreveu:Uma pergunta, não se pode produzir alem do limite ou não se recebe alem do limite ? Percebo o porquê de desligar o seguidor, já os painéis, não compreendo o desgaste é o mesmo e poupa-se o ambiente. É verdade que as leis e condicionalismos as vezes irritam, mas o ambiente é indiferente a essas leis e como sou completamente contra o desperdício, preferia dá-la.
O desgaste não é só no seguidor, o inversor também o tem e este é necessário para injectar kWh na a rede, logo, é necessário ponderar se o custo/benefício em prol do ambiente e da EDP justifica. Se a EDP fosse nossa ... mas para os chineses!

cps

-
- Membro Gold
zointz Escreveu:Uma pergunta, não se pode produzir alem do limite ou não se recebe alem do limite ? Percebo o porquê de desligar o seguidor, já os painéis, não compreendo o desgaste é o mesmo e poupa-se o ambiente. É verdade que as leis e condicionalismos as vezes irritam, mas o ambiente é indiferente a essas leis e como sou completamente contra o desperdício, preferia dá-la.
Só acrescentar um pequeno pormenor...

Uma vantagem do seguidor é que consegue-se por os painéis à "sombra" e assim também não há qualquer "desgaste"...

-
- Membro Gold
Boas
Para mim o ideal é dimensionar correctamente a MG porque estar um mês e tal com a MG desligada quer dizer que está sobredimencionada e que se investiu mais do que se devia e acabasse por demorar mais tempo na amortização do investimento, com os conhecimentos (com as produções reais) que se tem hoje pode-se chegar facilmente a um compromisso entre a rentabilidade e o investimento, claro que nem todos os anos são iguais, agora um mês e tal de produção a mais é uma margem de erro muito grande.
Para mim o ideal é dimensionar correctamente a MG porque estar um mês e tal com a MG desligada quer dizer que está sobredimencionada e que se investiu mais do que se devia e acabasse por demorar mais tempo na amortização do investimento, com os conhecimentos (com as produções reais) que se tem hoje pode-se chegar facilmente a um compromisso entre a rentabilidade e o investimento, claro que nem todos os anos são iguais, agora um mês e tal de produção a mais é uma margem de erro muito grande.
-
- Membro Silver
Ao dimensionamento da MG é necessário também ter em conta o decréscimo de rendimento dos painéis que é na ordem de 10% em 10 anos e de 20% em 25 anos, ou seja, hoje está sobre dimensionada mas daqui 3 ou 5 anos já não estará. Por outro lado, convém que o nº de painéis as instalar seja logo definido no início porque, a acrescentar mais tarde, nunca seriam iguais aos que foram instalados e por isso não funcionariam de igual forma, ou seja, não teriam o mesmo rendimento.alexjp4 Escreveu:Boas
Depois existe também a variabilidade do tempo, de salientar que este ano os meses de Janeiro, Fevereiro e Março foram muito atípicos e esse facto reflectiu-se nas produções.
Também de salientar que, uma MG que fica parada no mês de Dezembro que corresponde a uma produção média de 380 kWh, é porque produziu, em média, pouco mais de 1 kWh a mais durante os restantes dias do ano. A mim não me parece muito, tendo em conta a imprevisibilidade do tempo.
Finalmente, hoje em dia com o custo do Wp abaixo de 1€, já não se justifica poupar nos painéis e não se sobre-dimensionar um pouco a MG porque, se de imediato não vai compensar por ultrapassar o limite máximo, com o decorrer dos anos compensa certamente pelo facto de manter a MG a produzir mais durante os restantes anos.
Cps,
-
- Membro Gold
areosa Escreveu:
Ao dimensionamento da MG é necessário também ter em conta o decréscimo de rendimento dos painéis que é na ordem de 10% em 10 anos e de 20% em 25 anos, ou seja, hoje está sobre dimensionada mas daqui 3 ou 5 anos já não estará. Por outro lado, convém que o nº de painéis as instalar seja logo definido no início porque, a acrescentar mais tarde, nunca seriam iguais aos que foram instalados e por isso não funcionariam de igual forma, ou seja, não teriam o mesmo rendimento.
Depois existe também a variabilidade do tempo, de salientar que este ano os meses de Janeiro, Fevereiro e Março foram muito atípicos e esse facto reflectiu-se nas produções.
Também de salientar que, uma MG que fica parada no mês de Dezembro que corresponde a uma produção média de 380 kWh, é porque produziu, em média, pouco mais de 1 kWh a mais durante os restantes dias do ano. A mim não me parece muito, tendo em conta a imprevisibilidade do tempo.
Finalmente, hoje em dia com o custo do Wp abaixo de 1€, já não se justifica poupar nos painéis e não se sobre-dimensionar um pouco a MG porque, se de imediato não vai compensar por ultrapassar o limite máximo, com o decorrer dos anos compensa certamente pelo facto de manter a MG a produzir mais durante os restantes anos.
Cps,
Não diria melhor…

Existem pormenores que fazem toda a diferença a médio/longo prazo, no dimensionamento da MG, que por vezes escapa a muita boa gente!
-
- Membro Gold
Boasareosa Escreveu:Ao dimensionamento da MG é necessário também ter em conta o decréscimo de rendimento dos painéis que é na ordem de 10% em 10 anos e de 20% em 25 anos, ou seja, hoje está sobre dimensionada mas daqui 3 ou 5 anos já não estará. Por outro lado, convém que o nº de painéis as instalar seja logo definido no início porque, a acrescentar mais tarde, nunca seriam iguais aos que foram instalados e por isso não funcionariam de igual forma, ou seja, não teriam o mesmo rendimento.alexjp4 Escreveu:Boas
Cps,
Com o passar do tempo e com a diminuição da produção dos paineis sempre podes acrescentar mais paineis e para alem dos preços estarem a diminuir, (não devem cair os preços muito mais) e com a constante evolução tecnológica daqui a 10 anos esta tecnologia já deve estar ultrapassada e tendo os paineis pagos e com algum retorno daqui a 10 anos pode-se investir numa tecnologia com melhores produções, não tendo o problema da diminuição da produção.
O valor de 1€ o KW é o preço de revenda dos paineis para o instalador e não o preço de venda para instalação, nem o preço de venda ao publico.
Alem disso estás com o inversor grande parte do tempo com a potência de entrada superior ao que ele suporta não estando aqui contabilizado os possiveis "estragos" diminuição de vida do inversor.
Com o aumento do KW fornecido daqui a 10 anos ele deve estar mais alto do que está no contrato e daí o regime geral deve estar ao mesmo preço do bonificado.
Mas isto é a minha opinião.
-
- Membro Gold
Boas!alexjp4 Escreveu:
Boas
Com o passar do tempo e com a diminuição da produção dos paineis sempre podes acrescentar mais paineis e para alem dos preços estarem a diminuir, (não devem cair os preços muito mais) e com a constante evolução tecnológica daqui a 10 anos esta tecnologia já deve estar ultrapassada e tendo os paineis pagos e com algum retorno daqui a 10 anos pode-se investir numa tecnologia com melhores produções, não tendo o problema da diminuição da produção.
O valor de 1€ o KW é o preço de revenda dos paineis para o instalador e não o preço de venda para instalação, nem o preço de venda ao publico.
Alem disso estás com o inversor grande parte do tempo com a potência de entrada superior ao que ele suporta não estando aqui contabilizado os possiveis "estragos" diminuição de vida do inversor.
Com o aumento do KW fornecido daqui a 10 anos ele deve estar mais alto do que está no contrato e daí o regime geral deve estar ao mesmo preço do bonificado.
Mas isto é a minha opinião.
Pois é… e daqui a 10 anos imagine-se que o mínimo são painéis de 350W porque já não se produzem com menos potência… e depois, é compatível com os que se tem, ou tem de mudar todos para aumentar a potencia total, provavelmente a melhor opção é ficar quietinho!... neste aspecto já não tenho esse “fardo” para resolver aos 10 anos!
"Se" a actual tecnologia ficar ultrapassada ao fim de 10 anos, não a vamos rotular de sucata…

A questão de ter o inversor grande parte do tempo com a potência de entrada superior ao que ele suporta, é puro engano e falo pela minha experiência, pois é muito, mas muito raro a potencia DC ser superior ao limite da entrada do inversor, existem vários factores ambientais que de forma natural limitam essa possibilidade, é preciso contar SEMPRE com as perdas, NÃO “são tudo ROSAS senhor”…

...mas claro, é mais uma opinião!!!

-
- Membro Silver
Quanto aos preços, ainda a semana passada encomendei um painel da REC Solar de 240 Wp por 250€ já com IVA! Repare que foi só um painel, não é de marca chinesa, não fui comprar a nenhum revendedor e também não foi a única proposta que tive por esse valor, por isso, julgo que, procurando um pouco se encontram preços nessa ordem de grandeza com alguma facilidade.alexjp4 Escreveu: O valor de 1€ o KW é o preço de revenda dos paineis para o instalador e não o preço de venda para instalação, nem o preço de venda ao publico.
Cps
-
- Membro Gold
Boasareosa Escreveu:Quanto aos preços, ainda a semana passada encomendei um painel da REC Solar de 240 Wp por 250€ já com IVA! Repare que foi só um painel, não é de marca chinesa, não fui comprar a nenhum revendedor e também não foi a única proposta que tive por esse valor, por isso, julgo que, procurando um pouco se encontram preços nessa ordem de grandeza com alguma facilidade.alexjp4 Escreveu: O valor de 1€ o KW é o preço de revenda dos paineis para o instalador e não o preço de venda para instalação, nem o preço de venda ao publico.
Cps
Se poder envie-me por MP onde o comprou porque preciso de comprar 5 paineis.
Obrigado
-
- Membro Silver
Segue MP.alexjp4 Escreveu:Boasareosa Escreveu:Quanto aos preços, ainda a semana passada encomendei um painel da REC Solar de 240 Wp por 250€ já com IVA! Repare que foi só um painel, não é de marca chinesa, não fui comprar a nenhum revendedor e também não foi a única proposta que tive por esse valor, por isso, julgo que, procurando um pouco se encontram preços nessa ordem de grandeza com alguma facilidade.alexjp4 Escreveu: O valor de 1€ o KW é o preço de revenda dos paineis para o instalador e não o preço de venda para instalação, nem o preço de venda ao publico.
Cps
Se poder envie-me por MP onde o comprou porque preciso de comprar 5 paineis.
Obrigado
Cps
-
- Membro Silver
PaulOL Escreveu:
Boas!
Pois é… e daqui a 10 anos imagine-se que o mínimo são painéis de 350W porque já não se produzem com menos potência… e depois, é compatível com os que se tem, ou tem de mudar todos para aumentar a potencia total, provavelmente a melhor opção é ficar quietinho!... neste aspecto já não tenho esse “fardo” para resolver aos 10 anos!
"Se" a actual tecnologia ficar ultrapassada ao fim de 10 anos, não a vamos rotular de sucata…desde que continue a produzir dentro dos parâmetros previsto, ainda tem muitos anos pela frente para dar cartas!
![]()
A questão de ter o inversor grande parte do tempo com a potência de entrada superior ao que ele suporta, é puro engano e falo pela minha experiência, pois é muito, mas muito raro a potencia DC ser superior ao limite da entrada do inversor, existem vários factores ambientais que de forma natural limitam essa possibilidade, é preciso contar SEMPRE com as perdas, NÃO “são tudo ROSAS senhor”…![]()
...mas claro, é mais uma opinião!!!
Subscrevo inteiramente a opinião do PaulOL e diria mais, para uma MG que agora esteja sobre-dimensionada com uma produção anual de 8,5 MWh, daqui a 25 anos, com um decréscimo de 20% (valores típicos) ainda produzirá cerca de 6,8 MWh/ano! Com esses valores de produção daqui a 25 anos diria que ainda não é sucata nenhuma.

Cps

-
- Membro Silver
- Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
zointz Escreveu:Uma pergunta, não se pode produzir alem do limite ou não se recebe alem do limite ? Percebo o porquê de desligar o seguidor, já os painéis, não compreendo o desgaste é o mesmo e poupa-se o ambiente. É verdade que as leis e condicionalismos as vezes irritam, mas o ambiente é indiferente a essas leis e como sou completamente contra o desperdício, preferia dá-la.
Viva,
Atenção como é um seguidor embora não lhe paguem nada pela energia , vão cobrar a energia consumida contada pelo contador de produção.

Cumprimentos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos