Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Muito bom! 

Pedro Lopes
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VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
É carga por indução, o problema é que é muito lento e ainda de baixa eficiencia, além do preço de implementação ser ainda mais exorbitante que o convencional.
Tem uma coisa de boa, não é preciso andar com mangueiras na mão e nem a pessoa se molha para colocar a carregar em dias de chuva.
Eu é que não queria estar dentro do veiculo com este a carregar !!!
Tem uma coisa de boa, não é preciso andar com mangueiras na mão e nem a pessoa se molha para colocar a carregar em dias de chuva.
Eu é que não queria estar dentro do veiculo com este a carregar !!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Não deixa de ser um bom pronuncio. Nós também cá temos autocarros eléctricos da nova geração, (com cabo é certo). E os nossos amigos "chineses" não tiram os olhos dos profissionais intervenientes!!! ondeéqueeujáviesta...heinnn
Por cá pensa-se mais em encerrar tudo! Fazer o quê? Se até as tecnologias que exportamos estão em risco!
BondadeSua
Por cá pensa-se mais em encerrar tudo! Fazer o quê? Se até as tecnologias que exportamos estão em risco!
BondadeSua
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Repara no vídeo, a carga é por condução.
Há um contacto metálico de cada lado do encaixe.
A carga por indução quanto a mim só se devia usar para telemóveis e similares, pois é pouco eficiente.
Se fosse por indução não carregavam o autocarro em 10 minutos.
Há um contacto metálico de cada lado do encaixe.
A carga por indução quanto a mim só se devia usar para telemóveis e similares, pois é pouco eficiente.
Se fosse por indução não carregavam o autocarro em 10 minutos.
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Tens toda a razao RJSC, eu reparei no mesmo. Acho que a confusao aqui é por causa do que aparece no minuto 9, aparece escrito Wireless, mas pelo que percebo é mesmo so para identificar o "Bus" nao para o carregar via wireless.RJSC Escreveu:Repara no vídeo, a carga é por condução.
Há um contacto metálico de cada lado do encaixe.
A carga por indução quanto a mim só se devia usar para telemóveis e similares, pois é pouco eficiente.
Se fosse por indução não carregavam o autocarro em 10 minutos.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Exato. Trata-se de comunicação sem fios com a estação para identificação do autocarro e para o alinhamento automático:Fidel Escreveu:Tens toda a razao RJSC, eu reparei no mesmo. Acho que a confusao aqui é por causa do que aparece no minuto 9, aparece escrito Wireless, mas pelo que percebo é mesmo so para identificar o "Bus" nao para o carregar via wireless.RJSC Escreveu:Repara no vídeo, a carga é por condução.
Há um contacto metálico de cada lado do encaixe.
A carga por indução quanto a mim só se devia usar para telemóveis e similares, pois é pouco eficiente.
Se fosse por indução não carregavam o autocarro em 10 minutos.
o motorista só tem que chegar perto da estação e depois o autocarro alinha-se automaticamente com o carregador
Nenhum português é obrigado a perceber bem inglês, mas agora já cá está esclarecido na língua nacional.
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Aqui, sem mais investimento, nalgumas cidades poderia-se fazer algo muito semelhante aproveitando as catenárias dos Trolleys: autocarros, que não estão limitados ao percurso com catenárias, mas que parte do seu percurso as inclua.
Por exemplo, com baterias destas que carregam em 10 minutos e algum planeamento, carreiras que passem em ruas com catenárias e alguns semáforos, facilmente lá gastam tempo suficiente para carregar a bateria para o restante percurso autónomo a ser efetuado com a bateria.
Assim que acaba a catenária, o braço baixava e continuava sem problemas.
Para levantar o braço automaticamente é só injetar um sinal de alta frequência na catenária para o autocarro a identificar ao se aproximar.
Nas cidades que tinham infraestrutura de Trolley, isto permitia ter autocarros elétricos em todas as carreiras, desde que fossem alternando de carreira ao longo do dia: faziam uma carreira sem catenária e na próxima volta, uma na catenária para recarregar.
Infelizmente, por cá, não se sabe aproveitar os recursos que temos para inovar a baixo custo.
No Porto até acabaram com os troleys, quando as catenárias poderiam servir para carregamento em moviento de autocarros elétricos autónomos. Agora temos por lá um autocarro elétrico que precisa de para para ligar num carregador chademo de 50000€...
Por exemplo, com baterias destas que carregam em 10 minutos e algum planeamento, carreiras que passem em ruas com catenárias e alguns semáforos, facilmente lá gastam tempo suficiente para carregar a bateria para o restante percurso autónomo a ser efetuado com a bateria.
Assim que acaba a catenária, o braço baixava e continuava sem problemas.
Para levantar o braço automaticamente é só injetar um sinal de alta frequência na catenária para o autocarro a identificar ao se aproximar.
Nas cidades que tinham infraestrutura de Trolley, isto permitia ter autocarros elétricos em todas as carreiras, desde que fossem alternando de carreira ao longo do dia: faziam uma carreira sem catenária e na próxima volta, uma na catenária para recarregar.
Infelizmente, por cá, não se sabe aproveitar os recursos que temos para inovar a baixo custo.
No Porto até acabaram com os troleys, quando as catenárias poderiam servir para carregamento em moviento de autocarros elétricos autónomos. Agora temos por lá um autocarro elétrico que precisa de para para ligar num carregador chademo de 50000€...
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Fantástico...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Infelizmente estes camiões quando fora da catenária ainda estão agarrados ao gasóleo, mas com um autocarro com o que está acima, tudo pode ser 100% elétrico.
Link
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia

Isto é que é aplicação de boas ideias, com aproveitamento de recursos!
Ontem estive a pensar exactamente nesta questão.

Um dos pensamentos/conclusões a que cheguei, é que a década de 80, no que diz respeito a mobilidade foi um grande retrocesso. Foi quando desmantelaram quase todos os eléctricos de transporte publico. Especialmente os trólei-carros!
Pode ser que regressem!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Reforço o que já foi dito por vós.....
Nos anos 80 existiam os troleis carros que tinha uma vantagem de estarem assentes por pneus (sem carris como os "eletricos"), eu cheguei a andar muitas vezes nesses troleis carros da linha porto s. pedro da cova e outras linhas.
A determinada altura (anos 80's) os STCP gabaram-se de fazer a aquisição de várias unidades novas a diesel. Nunca percebi bem o motivo de tanta notícia na altura, pois adquiriram-se veiculos que gastavam combustível, poluiam, e tinham manutenção cara.
Por mim foi um retrocesso passar para esses veículos pois os anteriores com o motor eletrico não tinham praticamente manutenção de mecanica.
E entretanto já passaram 30 anos com os veículos "novos" diesel a funcionar...imaginem só o lucro (!!!) se tivessem mantido os troleis carros a funcionar, sem grandes investimentos.
Hoje em dia temos o metro no Porto...mas como todos sabem ficou uma fortuna a construção de uma linha exclusiva para estes veículos eletricos.
O autocarro eletrico e em especial os que tem a alternativa diesel de backup....estes é que são os mais económicos e versáteis...é pena que quem tem poder de decisão toma as opções erradas.
Nos anos 80 existiam os troleis carros que tinha uma vantagem de estarem assentes por pneus (sem carris como os "eletricos"), eu cheguei a andar muitas vezes nesses troleis carros da linha porto s. pedro da cova e outras linhas.
A determinada altura (anos 80's) os STCP gabaram-se de fazer a aquisição de várias unidades novas a diesel. Nunca percebi bem o motivo de tanta notícia na altura, pois adquiriram-se veiculos que gastavam combustível, poluiam, e tinham manutenção cara.
Por mim foi um retrocesso passar para esses veículos pois os anteriores com o motor eletrico não tinham praticamente manutenção de mecanica.
E entretanto já passaram 30 anos com os veículos "novos" diesel a funcionar...imaginem só o lucro (!!!) se tivessem mantido os troleis carros a funcionar, sem grandes investimentos.
Hoje em dia temos o metro no Porto...mas como todos sabem ficou uma fortuna a construção de uma linha exclusiva para estes veículos eletricos.
O autocarro eletrico e em especial os que tem a alternativa diesel de backup....estes é que são os mais económicos e versáteis...é pena que quem tem poder de decisão toma as opções erradas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Autocarros Elétricos em serviço na Califórnia
Pois, Coimbra ainda tem Troleis fabricados nos anos 80 a rolar...
Não sei como estão, mas acho que infelizmente não foram feitos upgrades aos interiores mereciam bancos novos, forros, iluminação, ar condicionado e quem sabe uns hotspots wi-fi como há nos expressos e por Lisboa.
Não sei como estão, mas acho que infelizmente não foram feitos upgrades aos interiores mereciam bancos novos, forros, iluminação, ar condicionado e quem sabe uns hotspots wi-fi como há nos expressos e por Lisboa.