A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Desculpem as horas e o tempo em que nada tenho actualizado aqui, mas como só agora vou receber a minha SZ de volta, também não me tem apetecido escrever "coisas pela metade". Mas amanhã falo melhor sobre tudo isto. Hoje vou só deixar umas fotos e amanhã comento-as. ;-).
ImageUploadedByTapatalk1357174649.209241.jpg
ImageUploadedByTapatalk1357174649.209241.jpg (48.28 KiB) Visto 4091 vezes
Imagem

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Ora cá estou como prometido.

Primeiro que tudo, tinhas razão Ricardo. Aparentemente, fui mal informado quando perguntei os preços do suporte da topcase. Como na altura o Eduardo não estava, perguntei a quem me atendeu o telefone (e fui mal informado! grrr). Sem stress. :-D. Os preços actuais são 71.11€ + IVA para o suporte e a tampa à cor da mota (adiciona-se 204€ + IVA se quisermos o prato e a mala de origem).

Vamos a fotos. A primeira foto é da minha garagem ontem. Foi a despedida da Vectrix branca de serviço e decidi tirar esta foto para mostrar como cabem melhor 4 motos numa garagem do que um carro, mesmo sendo uma delas a (gorda) Goldwing. ;-). Neste momento, habitam, na minha garagem, duas Hondas (Goldwing 1800 e Vision 110), uma Piaggio X8 250 (era a mota de serviço da empresa onde trabalho e decidi ficar com ela) e uma Vectrix.

A segunda foto é do problema que a mota de serviço da Masac teve. Como mota de serviço que é, o seu isolamento não é o melhor e calculo que tenha sido por isso, depois de uma noite de muita chuva, que ela deixou de carregar e apresentou essas duas luzes vermelhas a piscarem (a da temperatura e a da bateria). Assim, vem a terceira foto... Como ela não carregava, decidi não arriscar e chamei a assistência. Já tinha saudades de ensinar o pessoal dos reboques a transportar motas... Enfim.

Entretanto, a minha Vectrix vem a caminho. Isso é o que mais me importa. A demora foi grande (quase dois meses certos), mas até podia ser maior, pois a fábrica na Polónia não está muito eficaz (nada mesmo!). As demoras nas entregas e as situações de difícil comunicação estão a ser demasiado frequentes... Algo se passa e não me está a agradar muito. Espero que seja coisa passageira. Houve inclusive uma altura em que davam (a fábrica) um tempo de espera estimado de 5 meses para a bateria da minha mota chegar! Claro que isto não lembra ao diabo... Eu quando ouvi isto, pedi uma resposta oficial com essa informação e, em vez dessa resposta oficial, veio um tempo de espera de dias... :-D. Não sei se foi coincidência, mas como já passou, resta-me esperar que estas comunicações estranhas vindas da fábrica deixem de acontecer. Felizmente, a Masac continua presente. Valha-nos ela. :-).

Foram quase dois meses (a Super-ZEV chega amanhã); 1500 quilómetros de Vision, 1000 de Vectrix de substituição, 700 de Goldwing (embora destes, quase metade foi ao fim-de-semana a passear) e outros 700 de X8; 116 litros de gasolina; duas pequenas revisões (uma da Vision e outra da X8) de 56+34 euros e muitas saudades da SZ...

:-).

PS: Ricardo, andas bem informado... :-). Mas a minha ideia nem era que a Masac nos oferecesse material (camisolas, bonés e outras coisas). Era mais que disponibilizasse esse material para que quem quisesse (e pudesse), o comprasse. Eu era um dos interessados. ;-). Claro que se vierem ofertas, melhor! Pode ser que haja um encontro com surpresas. Era simpático, não era? :-D.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

A Super-ZEV finalizou as cinco descargas completas do novo pack este fim-de-semana. Recebi-a na terça-feira (a Masac atrasou-se um dia e só a enviou na sexta, atrasando-se depois a transportadora o outro dia). Entretanto, já passou os 24 mil quilómetros.

Novidades:
- O novo software tem diferenças significativas. A primeira, não me agradou muito, mas sou obrigado a compreendê-la, que é a menor autonomia devido a um corte mais cedo... O BMS praticamente trava a mota um pouco depois de apagar a última barra de carga e acender o aviso de fim de bateria. Isto obriga-nos a fazer pouquíssimos quilómetros na "reserva". Por outro lado, permite-me controlar melhor a descarga, pois no fim basta uma meia-dúzia de acelerações mais fortes para a carga restante desaparecer rapidamente (a mota atinge os 110 kph reais até à última barra desaparecer).
- A segunda, não me agradou nada ao início mas (e ainda bem que esperei uns dias até escrever estas palavras pois) agora quase não sei viver sem ela. :-D. Estou a referir-me a uma espécie de modo debug, que permite-nos assistir aos valores instantâneos (em andamento) da tensão total do pack, das células mais alta e mais baixa, da temperatura e, por fim, de uma espécie de gasto instantâneo. Ainda não sei em que se mede este gasto instantâneo, mas posso informar que é preciso um "power desgraçado" para o levar ao valor 170. :-D. jmal, talvez tu saibas o que isto é. Tenho de ver se faço um vídeo com isto. O modo debug activa-se com o habitual truque de ver a tensão pressionando o travão traseiro com o corte-corrente a off.

De resto, coloquei o suporte (com uma topcase de 35 litros da Honda que já tinha na garagem) e estou bastante satisfeito com ele. Isto, depois de muita bricolage... Primeiro, porque só trazia 2 tubos de ferro (e são 4 buracos de encaixe no plástico) para os parafusos grandes (e apertar no plástico daria asneira). Tive de "arranjar" mais dois (que me "emprestadeu" o ReVoltAdo). Segundo, porque os tubos tinham 45mm de comprimento e o interior do suporte só tinha 40mm disponíveis (lá andei a cravar a rebarbadora ao ReVoltAdo para resolver o assunto). Terceiro, porque dois dos outros tubos mais pequenos (estes sim vieram os quatro) não tinham largura suficiente para os parafusos! Lá tive de andar a limar/lixar o interior desses tubos...

Das cinco descargas, posso dizer-vos que não fui muito meigo com a mota. Fiz entre 71.3 e 75.5 quilómetros de autonomia com estas cargas. Em quase todas fui à auto-estrada e com dois em cima (excepto a última). Adivinhem qual foi a viagem em que consegui menor autonomia (71.3 km)? Nem mais, foi aquela em que viajei sozinho e não fui à auto-estrada! :-D. Andei a "passear" no fim-de-semana aqui numa estrada de serra desta "zona piscatória" e para finalizar a descarga ainda estive numa estrada meio deserta a fazer a mesma recta 6 vezes... :-).

Bem, como isto já vai longo e carregado de informação, não devendo eu ser chato e maçador, aqui me despeço de mais um relato e, quando voltar, já devo ter 80 mil quilómetros de Vectrix (ou "Vectrixes").

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Fotos.
ImageUploadedByTapatalk1358191035.596206.jpg
ImageUploadedByTapatalk1358191035.596206.jpg (23.17 KiB) Visto 3957 vezes
ImageUploadedByTapatalk1358191059.772028.jpg
ImageUploadedByTapatalk1358191059.772028.jpg (29.08 KiB) Visto 3957 vezes
ImageUploadedByTapatalk1358191079.256922.jpg
ImageUploadedByTapatalk1358191079.256922.jpg (29.34 KiB) Visto 3957 vezes

Mr_Icaro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 01, 2012 12:24 am

Mensagem por Mr_Icaro »

Ora ainda bem q ja voltaste aos electroes !

abraco
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

A Super-ZEV finalizou as cinco descargas completas do novo pack este fim-de-semana. Recebi-a na terça-feira (a Masac atrasou-se um dia e só a enviou na sexta, atrasando-se depois a transportadora o outro dia). Entretanto, já passou os 24 mil quilómetros.

Novidades:
- O novo software tem diferenças significativas. A primeira, não me agradou muito, mas sou obrigado a compreendê-la, que é a menor autonomia devido a um corte mais cedo... O BMS praticamente trava a mota um pouco depois de apagar a última barra de carga e acender o aviso de fim de bateria. Isto obriga-nos a fazer pouquíssimos quilómetros na "reserva". Por outro lado, permite-me controlar melhor a descarga, pois no fim basta uma meia-dúzia de acelerações mais fortes para a carga restante desaparecer rapidamente (a mota atinge os 110 kph reais até à última barra desaparecer).
- A segunda, não me agradou nada ao início mas (e ainda bem que esperei uns dias até escrever estas palavras pois) agora quase não sei viver sem ela. :-D. Estou a referir-me a uma espécie de modo debug, que permite-nos assistir aos valores instantâneos (em andamento) da tensão total do pack, das células mais alta e mais baixa, da temperatura e, por fim, de uma espécie de gasto instantâneo. Ainda não sei em que se mede este gasto instantâneo, mas posso informar que é preciso um "power desgraçado" para o levar ao valor 170. :-D. jmal, talvez tu saibas o que isto é. Tenho de ver se faço um vídeo com isto. O modo debug activa-se com o habitual truque de ver a tensão pressionando o travão traseiro com o corte-corrente a off.

De resto, coloquei o suporte (com uma topcase de 35 litros da Honda que já tinha na garagem) e estou bastante satisfeito com ele. Isto, depois de muita bricolage... Primeiro, porque só trazia 2 tubos de ferro (e são 4 buracos de encaixe no plástico) para os parafusos grandes (e apertar no plástico daria asneira). Tive de "arranjar" mais dois (que me "emprestadeu" o ReVoltAdo). Segundo, porque os tubos tinham 45mm de comprimento e o interior do suporte só tinha 40mm disponíveis (lá andei a cravar a rebarbadora ao ReVoltAdo para resolver o assunto). Terceiro, porque dois dos outros tubos mais pequenos (estes sim vieram os quatro) não tinham largura suficiente para os parafusos! Lá tive de andar a limar/lixar o interior desses tubos...

Das cinco descargas, posso dizer-vos que não fui muito meigo com a mota. Fiz entre 71.3 e 75.5 quilómetros de autonomia com estas cargas. Em quase todas fui à auto-estrada e com dois em cima (excepto a última). Adivinhem qual foi a viagem em que consegui menor autonomia (71.3 km)? Nem mais, foi aquela em que viajei sozinho e não fui à auto-estrada! :-D. Andei a "passear" no fim-de-semana aqui numa estrada de serra desta "zona piscatória" e para finalizar a descarga ainda estive numa estrada meio deserta a fazer a mesma recta 6 vezes... :-).

Bem, como isto já vai longo e carregado de informação, não devendo eu ser chato e maçador, aqui me despeço de mais um relato e, quando voltar, já devo ter 80 mil quilómetros de Vectrix (ou "Vectrixes").

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Vais habituar-te às mudanças dentro de dias...
Continuas a ter uma boa máquina, aproveita ao máximo. 8-)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Novidades:

Esses 170 são amperes, na minha também aparece, as li veêm cortadas em relação ás nimh, na minha já vi 210 amperes, e na do serges também.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

:shock: 210A??? Buolas!!!
Quanto é que é mesmo o valor da tensão do pack quando aceleram a fundo? Isso deve dar um valor de potência bem lá para cima!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

boa boa... :)

tao e fotinhas de como ficou o suporte da topcase :P va vaaaaaa :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

pafi Escreveu::shock: 210A??? Buolas!!!
Quanto é que é mesmo o valor da tensão do pack quando aceleram a fundo? Isso deve dar um valor de potência bem lá para cima!
Nas nimh vai para 113-117, na do serges 133-136v.
Cumps Inovadores

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Está tudo dito!!! Power, muito Power!!

P=UxI=113x210=23730W=24kW, e 133x210=27930W=28kW, respetivamente.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

pafi Escreveu:Está tudo dito!!! Power, muito Power!!

P=UxI=113x210=23730W=24kW, e 133x210=27930W=28kW, respetivamente.
Com essa potencia ja andava aqui na Madeira a voltade :lol:
Live long and prosper!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Talvez seja por causa dessa brutalidade de potência que as Vectrix têm tido problemas de baterias. Vejamos:

1- Vectrix Nimh. Células de 30Ah que aguentam 2C contínuos, 3C por breves momentos.
2- Vectrix de lítio com células de 30Ah ou 42Ah (3C) contínuos, 5C, talvez 10C por alguns segundos.

Ora 210Ah são 7C!!! para as Nimh. Que não devem suportar mais de 60Ah. Receita para o desastre. E com a equalização a 3 amperes :roll:
Mesmo nas de Lítio talvez não seja má ideia não abusar...

Mas as alterações do novo software que o volt fala parecem ser uma tentativa de restringir um pouco o abuso do pack. Quer na potência, quer no nível mais baixo de tensão das baterias.
Volt, notas menos potência na super ZEV agora?

Esperemos que seja desta que a Vectrix resolve de vez estes problemas com baterias e software. Já estava na hora. Ao menos vão honrando a garantia...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Concordo contigo.
Com o novo software a fiabilidade e longevidade das baterias vai aumentar consideravelmente.
A garantia por parte da Marca Vectrix tem sido exemplar na troca e resolução dos problemas.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

sugarstorm Escreveu: Volt, notas menos potência na super ZEV agora?
Não. É como disse, momentos antes da mota acender a luz de bateria fraca, que acontece depois de gastarmos as dezassete barras, ela ainda vai aos 110 kph reais do corte. A diferença grande, é que começa logo a travar e temos de andar bem devagarinho, se quisermos chegar a casa... :-).

Na prática, onde antes fazia entre oitenta e noventa quilómetros, agora faço entre setenta e oitenta. Menos dez.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:
sugarstorm Escreveu: Volt, notas menos potência na super ZEV agora?
Não. É como disse, momentos antes da mota acender a luz de bateria fraca, que acontece depois de gastarmos as dezassete barras, ela ainda vai aos 110 kph reais do corte. A diferença grande, é que começa logo a travar e temos de andar bem devagarinho, se quisermos chegar a casa... :-).

Na prática, onde antes fazia entre oitenta e noventa quilómetros, agora faço entre setenta e oitenta. Menos dez.
Na minha opinião a versão Li ou Li+ não compensa face às NiMH.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Na NiMH, com a mesma condução que fiz nesta entre 70 e 80 KM, acho que fazia cerca de 40 ou 50... A diferença ainda é grande...

A minha tabela de equivalências (que pode não estar muito precisa) é mais ou menos esta:
Ni - Li+
40 - 60
50 - 75
60 - 90
70 - 105
80 - 120
90 - 135
100 - 150

Ou seja, creio que adicionando mais 50% se chegue a um valor +/- correcto. A Li+ deve ter cerca de 150% da autonomia da NiMH.
É difícil comparar a menor autonomia, pois a minha velha NiMH estava limitada a 100 kph, enquanto que esta consegue ir aos 110 kph e gastar a carga mais rápido... :-).

Digo que pode não estar muito precisa, porque a Li+, graças ao facto de ser mais leve, gasta menos nos regimes "menores". Logo (e peço aos outros donos de Li+ para testar, pois eu não sei se tenho paciência para tal), onde a NiMH pode fazer 100 KM (a uns 40 ou 45 kph), a Li+ é capaz de fazer mais de 150 (especulo eu)...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Só uma retificação, os controladores vectrix nimh com a versão 1017b (110kmh) o controlador está limitado a 217 amperes, ou pelo menos este foi o maior valor que consegui dar.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:Na NiMH, com a mesma condução que fiz nesta entre 70 e 80 KM, acho que fazia cerca de 40 ou 50... A diferença ainda é grande...

A minha tabela de equivalências (que pode não estar muito precisa) é mais ou menos esta:
Ni - Li+
40 - 60
50 - 75
60 - 90
70 - 105
80 - 120
90 - 135
100 - 150

Ou seja, creio que adicionando mais 50% se chegue a um valor +/- correcto. A Li+ deve ter cerca de 150% da autonomia da NiMH.
É difícil comparar a menor autonomia, pois a minha velha NiMH estava limitada a 100 kph, enquanto que esta consegue ir aos 110 kph e gastar a carga mais rápido... :-).

Digo que pode não estar muito precisa, porque a Li+, graças ao facto de ser mais leve, gasta menos nos regimes "menores". Logo (e peço aos outros donos de Li+ para testar, pois eu não sei se tenho paciência para tal), onde a NiMH pode fazer 100 KM (a uns 40 ou 45 kph), a Li+ é capaz de fazer mais de 150 (especulo eu)...
150% é relativamente bom... Não me tinha dado conta que estavas a puxar tanto...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

A autonomia não seria melhor com outras baterias diferentes das originais (Ni ou Li ou Li+)? e talvez por um menor custo total?
Estou convencido que sim... :?
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”