Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor
Pois sendo assim... não vale a pena estar a gastar a mais...
-
Os tubos..... foi bem mais facil do qur estava à espera. ( inox 15mm)

-
Boas festas para Todos!
Finalmente consegui vir cá. Brevemente vou postar fotos já com o depósito e bomba montados.
Já Funciona! Mas ainda carece de algumas afinações, pois creio que ainda não estou a tirar o máximo de rendimento do sistema.
Finalmente consegui vir cá. Brevemente vou postar fotos já com o depósito e bomba montados.
Já Funciona! Mas ainda carece de algumas afinações, pois creio que ainda não estou a tirar o máximo de rendimento do sistema.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
zigtalk Escreveu:Boas festas para Todos!
Boas,
Então essa serpentina está a dar prova, ou quer afinação...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Boas. Ainda na fase de testes mas está a funcionar.
Depois de acender o recuperador, em 30minutos fico com água a 45º (sonda a meio do depósito) altura em que abre a bomba circuladora, fecha quando baixa até aos 44º, e assim se vai mantendo. Se colocar temperaturas mais altas, demora muito tempo a recuperar.
Depois de acender o recuperador, em 30minutos fico com água a 45º (sonda a meio do depósito) altura em que abre a bomba circuladora, fecha quando baixa até aos 44º, e assim se vai mantendo. Se colocar temperaturas mais altas, demora muito tempo a recuperar.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
Viva,
Tambem ando com ideias de algo semelhante...
Quantos elementos de radiador está a aquecer com essa serpentina? Qual a capacidade do deposito? A que temperatura sai a agua para o circuito do AC, deve ser algo mais que os 45º, certo?
Cpts,
JC
Quantos elementos de radiador está a aquecer com essa serpentina? Qual a capacidade do deposito? A que temperatura sai a agua para o circuito do AC, deve ser algo mais que os 45º, certo?
Cpts,
JC
-
Boas. em casa tenho 7 radiadores e 3 toalheiros(wc) neste momentro tenho abertos apenas 3 radiadores (22 elementos) e 2 toalheiros. O depósito é de 130l, a circuladora está a abrir aos 50º e a parar aos 45º.jcaiado Escreveu:Viva,
Cpts,
JC
Dados do dia de ontem:
Chegada a casa - 18:40H
Depósito - 36,7º
Acendi o recuperador
... após 30"
Depósito - 50º
Bomba aberta durante 30" (velocidade 1)
após parar volta a recuperar em 30" (este período vai diminuindo à medida que a casa vai aquecendo)
este parece-me a melhor opção de gestão após testes realizados anteriormente.
estou satisfeito, e sem problemas com falta de segurança pois a questão do sobreaquecimento não se coloca, pois posso sempre abrir mais radiadores.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
Obrigadio pela informação preciosa!
Pode já não ser para este inverno, mas acho que vou avançar com uma solução do genero. Queria aquecer 10 elmentos + 1 toalheiros dos grandes (1,8mt - deve equivaler a 20Elementos). Provavelmente como vou ter que utilizar bomba circuladora (desposito fica ao nivel da salamandra), aproveito e alem da serpentina no interior, coloco tambem uma no tubo de exaustao, sempre deve aumentar meia duzia de graus a temperatura de retorno
Atentamente,
Jorge Caiado
Pode já não ser para este inverno, mas acho que vou avançar com uma solução do genero. Queria aquecer 10 elmentos + 1 toalheiros dos grandes (1,8mt - deve equivaler a 20Elementos). Provavelmente como vou ter que utilizar bomba circuladora (desposito fica ao nivel da salamandra), aproveito e alem da serpentina no interior, coloco tambem uma no tubo de exaustao, sempre deve aumentar meia duzia de graus a temperatura de retorno

Atentamente,
Jorge Caiado
-
Mais fotos:

-
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Fantastico, parabéns pela obra.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
podes tentar ter o circuito a disparar mais cedo, quanto mais fria estiver a agua na serpentina, mais calos consegue absorver.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
porque é que precisas do acumulador??
não podias instalar todo o sistema sem acumulador, e ligavas a serpentina aos circuito dos aquecedores e aplicavas uma válvula de segurança
a minha ideia é fazer semelhante, mas como tenho uma caldeira a GN pretendo inserir a serpentina nesse circuito
utilizando a bomba da caldeira para efectuar a circulação, aplico mais uma válvula por segurança.
em caso de falta de luz é que perco a bomba, e aí pode disparar a psv!!!
ainda em estudo segue esquema para comentários
não podias instalar todo o sistema sem acumulador, e ligavas a serpentina aos circuito dos aquecedores e aplicavas uma válvula de segurança
a minha ideia é fazer semelhante, mas como tenho uma caldeira a GN pretendo inserir a serpentina nesse circuito
utilizando a bomba da caldeira para efectuar a circulação, aplico mais uma válvula por segurança.
-
Obrigado pnunes!pnunes Escreveu:Fantastico, parabéns pela obra.
-
A questão é que se estiver muito baixa passa nos radiadores sem aquecer nada. Neste momento tenho a disparar aos 51 e a parar aos 49. Está com um bom rendimento!g_card Escreveu:podes tentar ter o circuito a disparar mais cedo, quanto mais fria estiver a agua na serpentina, mais calos consegue absorver.
-
Quanto a mim muito perigoso!j_r_m_c Escreveu:porque é que precisas do acumulador??
O circuito dos radiadores não suporta mais de 90º, a água á saida da serpentina atinge bem mais sem que a possar controlar, ai é que entra o deposito, aqueces primeiro o deposito e depois, quando tiver a temperatura desejada, pões a circular.
Além do perigo que referi, como pensas usar a circuladora da caldeira sem que ela esteja a aquecer? o ideal, segundo as várias pesquisas que fiz, é mesmo fazer um mini circuito em paralelo, tens sempre a ipotese de anular um ou outro, ou de trabalhar com os dois sem prejuiso da segurança que é muito importante nestes casos.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
a temperatura não seria eventualmente problema, mas em caso de falha de energia ou quando a caldeira aquece AQS seria perigoso.zigtalk Escreveu:Quanto a mim muito perigoso!j_r_m_c Escreveu:porque é que precisas do acumulador??
O circuito dos radiadores não suporta mais de 90º, a água á saida da serpentina atinge bem mais sem que a possar controlar, ai é que entra o deposito, aqueces primeiro o deposito e depois, quando tiver a temperatura desejada, pões a circular.
Além do perigo que referi, como pensas usar a circuladora da caldeira sem que ela esteja a aquecer? o ideal, segundo as várias pesquisas que fiz, é mesmo fazer um mini circuito em paralelo, tens sempre a ipotese de anular um ou outro, ou de trabalhar com os dois sem prejuiso da segurança que é muito importante nestes casos.
vou alterar o esquema para aplicar um acumulador.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm
Bom dia a todos
Estou prestes a comprar um recuperador de calor (ventilado), no entanto o vendedor aconselhou-me instalar uma serpentina dentro do recuperador e liga-lo ao Termossifão do painel solar com um permutador o que acham?
Obrigado
Estou prestes a comprar um recuperador de calor (ventilado), no entanto o vendedor aconselhou-me instalar uma serpentina dentro do recuperador e liga-lo ao Termossifão do painel solar com um permutador o que acham?
Obrigado
Última edição por Miko em segunda set 23, 2013 8:54 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Termossifão com 2 permutadores!?
Na minha opinião, apesar de parecer uma boa ideia integrar serpentinas no recuperador de calor, eu não concordo.
Naqueles dias de lume de manhã à noite, vai ser complicado controlar todo o calor em excesso no acumulador. Se precisares de aquecer àgua, e não estiver frio, lá tens que aguentar calor do recuperador na mesma. Além de que, retira sempre algum rendimento ao recuperador, principalmente nas primeiras 1 -2 horas que estiver ligado.
Apesar de não ser tão "comodo", eu, em vez de gastar dinheiro com a adaptação, comprava uma vulgar "bailarina", a qual seria só para aquecer a água e deixava o recuperador para o aquecimento ambiente.
Claro que isto pode nem sempre ser execuível, mas é o que eu julgo ser mais lógico de ser feito.
Na minha opinião, apesar de parecer uma boa ideia integrar serpentinas no recuperador de calor, eu não concordo.
Naqueles dias de lume de manhã à noite, vai ser complicado controlar todo o calor em excesso no acumulador. Se precisares de aquecer àgua, e não estiver frio, lá tens que aguentar calor do recuperador na mesma. Além de que, retira sempre algum rendimento ao recuperador, principalmente nas primeiras 1 -2 horas que estiver ligado.
Apesar de não ser tão "comodo", eu, em vez de gastar dinheiro com a adaptação, comprava uma vulgar "bailarina", a qual seria só para aquecer a água e deixava o recuperador para o aquecimento ambiente.
Claro que isto pode nem sempre ser execuível, mas é o que eu julgo ser mais lógico de ser feito.
-
Boas. Passado um ano..... Estou contente e satisfeito com a minha adaptação. Já está a bombar outra vez e com os resultados esperados. Que bom toda a casa quentinha.
Crhon - no seu caso não sei bem o que dizer, acho que depende do que é que o painel está a alimentar. Com um esquema seria mais fácil.
Crhon - no seu caso não sei bem o que dizer, acho que depende do que é que o painel está a alimentar. Com um esquema seria mais fácil.