Boas, malta das renováveis!
Tive esta semana uma encomenda inédita, para um laboratório, construir uma fonte de alimentação de ( 1,5 V / 300 A / DC) .
Já que eles não encontraram no mercado, fontes com estes valores.
Confesso que nunca vi, nem construí tal coisa….
Mas como dificilmente “digo não a um desafio”, resolvi colocar mãos à obra…
E também vai dar uns €€.
Nos testes que fiz, com o circuito em aberto, debitava exactamente 20 Amperes, fechei o circuito com um cabo 6mm2 multifilar, foi aos 490 Amperes, mas com um fio de maior calibre, resultaria uma maior Amperagem!
Ao registar esta foto, fiquei com a marca do cabo nos dedos, dá para ver no canto direito da foto, o fumo do cabo a aquecer, e a queimar-me os dedos, os 384 Amperes, foi o registo com a corrente já em queda, porque foi aos 490 A , mas como o telemóvel leva um certo tempo a disparar os dedos começaram a queimar.
Mas o cliente só pretende 300 A / 1,5 V, portanto vai ficar com maior Amperagem, que é sempre bem-vinda, só a voltagem, tem que ser mesmo 1,5 V.
Mostro aí na foto a parte principal da fonte, claro que vou colocar, um bom capacitor, uma ponte rectificadora de onda completa bem robusta com dissipadores, uns filtros, um cooler de grande desempenho a 230v, com controlador térmico, um led avisador, uma caixa em chapa galvanizada, e talvez mais alguma coisa!
Só coloco este trabalho aqui, porque para mim, é algo mesmo estranho, nunca vi uma fonte com tais características, sobretudo com esta amperagem e a voltagem de uma pilha AA 1,5v.
Bem se calhar deve haver, nunca pesquisei sobre isso, não sei!
Nem sei para que é que vai ser utilizada!
Abraços …