Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Isso é apenas um dos pontos negativos desta embrulhada toda, além dos sistemas de carregamento do qual se tem falado.
Os fabricantes de automoveis insistem em ter cada um a sua norma, depois é o que se vê... daqui a pouco vamos ter um carregador com meia duzia de tomadas ou meia duzia de carregadores cada um com a sua tomada...
Parece a cena das antenas de telecomunicações, locais com 4 antenas umas ao lado das outras...
Mas também concordo que para Portugal não será um grande problema! com o preço dos elétricos cá só mesmo quem não saiba bem fazer as contas ou quem seja um ambientalista morbido é que alinha na compra de um carro desses!
Os fabricantes de automoveis insistem em ter cada um a sua norma, depois é o que se vê... daqui a pouco vamos ter um carregador com meia duzia de tomadas ou meia duzia de carregadores cada um com a sua tomada...
Parece a cena das antenas de telecomunicações, locais com 4 antenas umas ao lado das outras...
Mas também concordo que para Portugal não será um grande problema! com o preço dos elétricos cá só mesmo quem não saiba bem fazer as contas ou quem seja um ambientalista morbido é que alinha na compra de um carro desses!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Estejamos todos é bem caladinhos... Acabei de descobrir que até ceder eletricidade gratuitamente a terceiros é ilegal!rocker_pt Escreveu:Já agora ...uma pequena reflexão...
Estamos nós numa luta desigual a angariar postos de carga, mas encontramos um grande obstáculo para a massificação de uma rede de postos significativa: A legislação atual.
Tudo seria bastante simples se qualquer comerciante pudesse vender eletricidade com a disponibilização de tomadas ligada a um simples contador. Os comerciantes poderiam vender ao dobro do preço, e toda a gente ficava satisfeita. (isto já foi falado aqui)
Coloco uma questão no ar....se à uns 10 e 20 anos atrás era possível qualquer café revender o serviço de telecomunicações (TPL - Telefones de Lisboa e Porto) tendo um contador de chamadas ligado ao seu telefone cobrando os períodos da chamada ao preço que lhes convinha (2 ou 3x mais), porque não é possível fazer o mesmo com uma tomada ligada a um contador de energia e revender a eletricidade?
Anda o governo (e todos nós) a pagar uma fortuna para a rede mobi-e, enquanto que este serviço poderia ficar com uma rede gigantesca a preço de ....tostões! Pois a eletricidade já existe em todo o lado! Bastaria que os legisladores não fizessem a borr**** de legislar e impedir a revenda.

Protecionismo descarado aos grandes negócios.
Regulamento de Relações Comerciais do Sector Eléctrico ERSE
Artigo 177.º Cedência de energia eléctrica a terceiros
1 - O cliente não pode ceder a terceiros, a título gratuito ou oneroso, a energia eléctrica que adquire, salvo quando for autorizado pelas autoridades administrativas competentes.
2 - Para efeitos de aplicação do presente artigo, considera-se cedência de energia eléctrica a terceiros a veiculação de energia eléctrica entre instalações de utilização distintas, ainda que tituladas pelo mesmo cliente.
3 - A cedência de energia eléctrica a terceiros, prevista no presente artigo, pode constituir fundamento para a interrupção do fornecimento de energia eléctrica, nos termos do Artigo 51.º.
In: Página 109 do Regulamento de Relações Comerciais da ERSE
http://www.erse.pt/pt/electricidade/reg ... to2008.pdf
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Ahh pois!!! nem sequer lhe dão licença de habitabilidade de uma casa se não tiver energia legalmente instalada, tem medo que a vá buscar ao vizinho ou familiar e divida a conta... quem iria pagar o aluguer do contador??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Acho que este artigo não se aplica à nossa luta, apenas para que não exista 2 habitações com apenas 1 contador.RJSC Escreveu:Estejamos todos é bem caladinhos... Acabei de descobrir que até ceder eletricidade gratuitamente a terceiros é ilegal!rocker_pt Escreveu:Já agora ...uma pequena reflexão...
Estamos nós numa luta desigual a angariar postos de carga, mas encontramos um grande obstáculo para a massificação de uma rede de postos significativa: A legislação atual.
Tudo seria bastante simples se qualquer comerciante pudesse vender eletricidade com a disponibilização de tomadas ligada a um simples contador. Os comerciantes poderiam vender ao dobro do preço, e toda a gente ficava satisfeita. (isto já foi falado aqui)
Coloco uma questão no ar....se à uns 10 e 20 anos atrás era possível qualquer café revender o serviço de telecomunicações (TPL - Telefones de Lisboa e Porto) tendo um contador de chamadas ligado ao seu telefone cobrando os períodos da chamada ao preço que lhes convinha (2 ou 3x mais), porque não é possível fazer o mesmo com uma tomada ligada a um contador de energia e revender a eletricidade?
Anda o governo (e todos nós) a pagar uma fortuna para a rede mobi-e, enquanto que este serviço poderia ficar com uma rede gigantesca a preço de ....tostões! Pois a eletricidade já existe em todo o lado! Bastaria que os legisladores não fizessem a borr**** de legislar e impedir a revenda.![]()
![]()
![]()
Protecionismo descarado aos grandes negócios.
Regulamento de Relações Comerciais do Sector Eléctrico ERSE
Artigo 177.º Cedência de energia eléctrica a terceiros
1 - O cliente não pode ceder a terceiros, a título gratuito ou oneroso, a energia eléctrica que adquire, salvo quando for autorizado pelas autoridades administrativas competentes.
2 - Para efeitos de aplicação do presente artigo, considera-se cedência de energia eléctrica a terceiros a veiculação de energia eléctrica entre instalações de utilização distintas, ainda que tituladas pelo mesmo cliente.
3 - A cedência de energia eléctrica a terceiros, prevista no presente artigo, pode constituir fundamento para a interrupção do fornecimento de energia eléctrica, nos termos do Artigo 51.º.
In: Página 109 do Regulamento de Relações Comerciais da ERSE
http://www.erse.pt/pt/electricidade/reg ... to2008.pdf
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
A mim parece-me que o ponto 1 é genérico, e o ponto 2 é que refere que ceder energia a outra propriedade do mesmo dono conta como se fosse a um terceiro.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
O ponto 2 explica o que que se considera "cedência de energia", se fosse genérico não podias deixar ninguém carregar o telemóvel em tua casa.RJSC Escreveu:A mim parece-me que o ponto 1 é genérico, e o ponto 2 é que refere que ceder energia a outra propriedade do mesmo dono conta como se fosse a um terceiro.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
E as pessoas lá se interessam se é legal ou não... Desde que nenhum advogado da EDP saiba...jmal Escreveu:O ponto 2 explica o que que se considera "cedência de energia", se fosse genérico não podias deixar ninguém carregar o telemóvel em tua casa.RJSC Escreveu:A mim parece-me que o ponto 1 é genérico, e o ponto 2 é que refere que ceder energia a outra propriedade do mesmo dono conta como se fosse a um terceiro.
Também é ilegal partilhar o acesso à internet com o vizinho e há por aí muito boa gente a partilhar via wi-fi com o vizinho e a rachar a conta ao meio...
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
(Bolas, 5 posts enquanto escrevi o meu!!!)
Pois, mas um VE não será certamente uma "instalação de utilização" (ponto 2). Não creio que isto possa impedir os nossos esforços e os nossos modestos hábitos elétricos.
Certo que a lei do programa do Sócrates foi preparada para alguém vender eletricidade, mas olhando para o nosso país, quem é que pode lucrar com a venda de eletricidade para VE's? Portugal está muito longe de ter uma massa crítica de proprietários. Seria um preciosismo muito ruim se fossem aplicar este regulamento aos "nossos" pontos de carga.
Algum estabelecimento que adquira um posto xpto da rede Mobi.E com o intuito de ganhar dinheiro apenas com os consumos dos VE's, bem que pode esperar, pois só quando existirem centenas de milhar de VE's, e ligados durante dia e noite, é que aquilo poderá render.
Sinceramente, espero que os nossos desejos de frequentar e consumir em certos locais continue a agradar aos proprietários de estabelecimentos que temos conhecido.
Em agosto de 2008 é provável que os criadores deste regulamento estivessem a pensar em outras situações que não a cedência de eletricidade a VE's em restaurantes e esplanadas
, mas obrigado pela partilha.
Pois, mas um VE não será certamente uma "instalação de utilização" (ponto 2). Não creio que isto possa impedir os nossos esforços e os nossos modestos hábitos elétricos.
Certo que a lei do programa do Sócrates foi preparada para alguém vender eletricidade, mas olhando para o nosso país, quem é que pode lucrar com a venda de eletricidade para VE's? Portugal está muito longe de ter uma massa crítica de proprietários. Seria um preciosismo muito ruim se fossem aplicar este regulamento aos "nossos" pontos de carga.
Algum estabelecimento que adquira um posto xpto da rede Mobi.E com o intuito de ganhar dinheiro apenas com os consumos dos VE's, bem que pode esperar, pois só quando existirem centenas de milhar de VE's, e ligados durante dia e noite, é que aquilo poderá render.
Sinceramente, espero que os nossos desejos de frequentar e consumir em certos locais continue a agradar aos proprietários de estabelecimentos que temos conhecido.
Em agosto de 2008 é provável que os criadores deste regulamento estivessem a pensar em outras situações que não a cedência de eletricidade a VE's em restaurantes e esplanadas

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Estou de acordo com os vossos exemplos! Assim, o regulamento faz sentido. Acho que sobre este assunto o pessoal deverá ficar todo do mesmo lado 

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
Eu estou do vosso lado, senão não andava com vocês nos encontros de VE's a ajudar-vos e até a marcar alguns.
Não estou contra, estou é a avisar para nos precavermos de quem está...
Ao que parece isto acaba por ficar numa área cinzenta em que ninguém se incomoda, tal como os estabelecimentos que oferecem acesso à Internet aos clientes ou têm Sport TV para os que vão para lá ver os jogos.
Até o dia em que alguém ache que não tem os bolsos suficientemente forrados de euros se decidir queixar.
Isso passou-se com a SportTV nos estabelecimentos abertos ao público (coisa a que eu nem ligo nada)...
Se bem se lembram, em 2006 a SportTv mexeu-se para impedir a exibição pública dos jogos do campeonato do mundo de futebol para os quais detinham direitos exclusivos.
O Lobby do direitos de autor na área da música já conseguiu que fosse declarado ilegal ter um rádio ligado num estabelecimento aberto ao público a passar música, música essa que a emissora já pagou a licença para que possa ser ouvida por toda a gente no país.
É preciso ter muito cuidado com esta gentinha...
Não estou contra, estou é a avisar para nos precavermos de quem está...
Ao que parece isto acaba por ficar numa área cinzenta em que ninguém se incomoda, tal como os estabelecimentos que oferecem acesso à Internet aos clientes ou têm Sport TV para os que vão para lá ver os jogos.
Até o dia em que alguém ache que não tem os bolsos suficientemente forrados de euros se decidir queixar.
Isso passou-se com a SportTV nos estabelecimentos abertos ao público (coisa a que eu nem ligo nada)...
Se bem se lembram, em 2006 a SportTv mexeu-se para impedir a exibição pública dos jogos do campeonato do mundo de futebol para os quais detinham direitos exclusivos.
O Lobby do direitos de autor na área da música já conseguiu que fosse declarado ilegal ter um rádio ligado num estabelecimento aberto ao público a passar música, música essa que a emissora já pagou a licença para que possa ser ouvida por toda a gente no país.
É preciso ter muito cuidado com esta gentinha...
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Pois, a revenda de eletricidade (ou mesmo cedência gratuita) é um grande obstáculo à disseminação dos locais de carregamento. É lamentavel que apenas com uma mudança desta lei, permitiria existir muitissimos mais postos de carregamento, e nesse caso ter grandes capacidade de armazenamento de energia em baterias deixaria de ser tão premente, e não se gastariam milhões de euros na rede mobi-e.
No tempo em que se usava o telefone do café da esquina (e se pagavam os períodos correspondentes) não existia nada destas limitações de cedência a terceiros. Mais uma vez vemos com os nossos olhos o mau serviço prestado pelos legisladores que ao invés de ajustar a regulamentação para servir os utilizadores, e salvaguardar interesses de ambas as partes, defendem apenas os interesses de grandes grupos, no caso presente os fornecedores de energia elétrica.
No tempo em que se usava o telefone do café da esquina (e se pagavam os períodos correspondentes) não existia nada destas limitações de cedência a terceiros. Mais uma vez vemos com os nossos olhos o mau serviço prestado pelos legisladores que ao invés de ajustar a regulamentação para servir os utilizadores, e salvaguardar interesses de ambas as partes, defendem apenas os interesses de grandes grupos, no caso presente os fornecedores de energia elétrica.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Gold
Hoje de tarde vou precisar de ir a Santo Tirso. Dei uma vista de olhos no eletromaps e verifiquei que não existe nenhum ponto de carga por lá, por isso vou ter de ir e vir sem carregar.
É mais um local que poderíamos marcar uma concentração com a previsível angariação de um ponto de carga.
É mais um local que poderíamos marcar uma concentração com a previsível angariação de um ponto de carga.
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

A minha avó (que morreu à mais de 30 e com quase 100), citava muitas vezes isto: Muito quer o tolo, mais tolo é quem lho dá!pafi Escreveu:(Bolas, 5 posts enquanto escrevi o meu!!!)
............
Em agosto de 2008 é provável que os criadores deste regulamento estivessem a pensar em outras situações que não a cedência de eletricidade a VE's em restaurantes e esplanadas, mas obrigado pela partilha.
Prefiro nem falar de certas coisas. Ignorar pura e simplesmente. Ignora-los simplesmente. Foi uma diarreia que lhes deu na "cabeça", para tanta lei.
Era o que faltava eu não poder deixar as minhas visitas ligar o aspirador para limpar o carro... ou a "camineta! como dizia a minha avó! Sim, que o meu aspirador gasta mais que a minha "Mula"!
passemàfrente
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
- Membro Silver
- Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Só para reforçar pontos de vista já apresentados...
Também penso que este "ponto 2" não se aplica à mossa luta. Encaremos os nosso veículos como um telemóvel e está o caso arrumado.
Esperemos por nova legislação...
Mas quanto mais falarmos nisto, mais rapidamente ela vai aparecer, é melhor não fazermos muito alarido.
Também penso que este "ponto 2" não se aplica à mossa luta. Encaremos os nosso veículos como um telemóvel e está o caso arrumado.
Esperemos por nova legislação...
Mas quanto mais falarmos nisto, mais rapidamente ela vai aparecer, é melhor não fazermos muito alarido.

Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€
-
- Membro Platinium
O ponto 2 não se aplica de maneira nenhuma, pois a utilização da energia dá-se nas mesmas instalações e não em instalações distintas.augsantos Escreveu:Só para reforçar pontos de vista já apresentados...
O ponto 1 é que fala em cedência genérica de energia e se pode aplicar.
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Depois de ler tudo isto penso que o augsantos é quem teve mais cabeça!!! falem mt e dp queixem-se!!!augsantos Escreveu:Mas quanto mais falarmos nisto, mais rapidamente ela vai aparecer, é melhor não fazermos muito alarido.
Tudo se lê... e este forum certeza que é muito lido!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Silver
- Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Ora vamos cá a algumas (bastantes) alterações na zona do Marquês de pombal em Lisboa...
Hoje foi a manifestação de professores em Lisboa
Como não podia deixar de ser, lá fui eu com a minha Predator. Cadaval-Lisboa Marquês (83 km). Para me preparar para a viagem levei 3 pontos de carga identificados (electromaps) junto ao Marquês:
Praça do Marquês (o Serges já me tinha dito que já não devia existir) - de faxcto já não existe.
Rua Mouzinho da Silveira 7 - Também já não existe.
Av. Sidónio Pais 16 (dentro de um estacionamento), fantástico 6 postos... TODOS OFF
Depois de 1 hora às voltas em busca de faíscas... Fui, por indicação do Serges, procura a entrada do estacionamento subterrâneo do Marquês.
Lá consegui encontrar uma entrada aberta, a entrada superior. Entrei, tirei o tiket e respirei de alívio, 2 postos Mobi-e mesmo à entrada. Quando me aproximei, constatei que as ligações não serviam o meu propósito.
Conclusão! Tinha que pagar o estacionamento e não tinha carregamento...
Dei umas voltas no estacionamento, desci mais um piso (-4) e encontrei por lá uma tomada, quase no teto, junto a uma esteira de cabos. Foi mesmo aí que liguei o cabo.
E lá me fui manifestar. Quando regressei lá estava a mota no mesmo sítio e com a carga copleta para a viagem de regresso.
Paguei 5.60€ por pouco mais de 2h de estacionamento. Fcou caro o combustível.
Agradeço a que de direito que faça as devidas alterações no electromaps.
Hoje foi a manifestação de professores em Lisboa

Como não podia deixar de ser, lá fui eu com a minha Predator. Cadaval-Lisboa Marquês (83 km). Para me preparar para a viagem levei 3 pontos de carga identificados (electromaps) junto ao Marquês:
Praça do Marquês (o Serges já me tinha dito que já não devia existir) - de faxcto já não existe.

Rua Mouzinho da Silveira 7 - Também já não existe.

Av. Sidónio Pais 16 (dentro de um estacionamento), fantástico 6 postos... TODOS OFF

Depois de 1 hora às voltas em busca de faíscas... Fui, por indicação do Serges, procura a entrada do estacionamento subterrâneo do Marquês.

Lá consegui encontrar uma entrada aberta, a entrada superior. Entrei, tirei o tiket e respirei de alívio, 2 postos Mobi-e mesmo à entrada. Quando me aproximei, constatei que as ligações não serviam o meu propósito.

Conclusão! Tinha que pagar o estacionamento e não tinha carregamento...
Dei umas voltas no estacionamento, desci mais um piso (-4) e encontrei por lá uma tomada, quase no teto, junto a uma esteira de cabos. Foi mesmo aí que liguei o cabo.

E lá me fui manifestar. Quando regressei lá estava a mota no mesmo sítio e com a carga copleta para a viagem de regresso.
Paguei 5.60€ por pouco mais de 2h de estacionamento. Fcou caro o combustível.
Agradeço a que de direito que faça as devidas alterações no electromaps.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
-
- Membro Gold
"Paguei 5.60€ por pouco mais de 2h de estacionamento" - Mas que taxa é essa? 2.8€ por hora?
É mais desesperante que pagar 1€ para 14km de autoestrada (para Sto tirso) numa scooter que mal pisa o chão.
É mais desesperante que pagar 1€ para 14km de autoestrada (para Sto tirso) numa scooter que mal pisa o chão.
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Confirmo, fui lá esta semanaaugsantos Escreveu:Praça do Marquês (o Serges já me tinha dito que já não devia existir) - de facto já não existe.

Tens a certeza? Estive lá a pouco tempo e nessa rua não houve mudanças:augsantos Escreveu:Rua Mouzinho da Silveira 7 - Também já não existe.

Bastava subir a rua 100m e estava o LSB-00092 a funcionar.augsantos Escreveu:Av. Sidónio Pais 16 (dentro de um estacionamento), fantástico 6 postos... TODOS OFF![]()
O novo Electromaps já informa o tipo de tomadas instaladas (para esse diz 2 Menekkes de 7 pinos). À que tomar isso em atenção agoraaugsantos Escreveu:...estacionamento subterrâneo do Marquês. ... 2 postos Mobi-e ... as ligações não serviam o meu propósito.![]()

Em último caso, e sempre a funcionar, tinhas o El Corte Inglês onde não se paga estacionamento

e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Até me irrita ler isso...augsantos Escreveu:Praça do Marquês (o Serges já me tinha dito que já não devia existir) - de faxcto já não existe.![]()

P.S. - Quanto aos que viste OFF... coloca comentario (com data) no electromaps... pro ppl ter essa noção..

Queimo, mas apenas electrões....