SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Mensagem por Barrocas »

A GWL deixou de comercializar as "pilhas" de 15Ah... ja nao existem na lista de possibilidades :(

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Então como anda isso em termos de aquecimento?

Vocês também dizem que têm mais potência na mota mas há um pormenor que o ogadiv me contou e não frisou aqui: com a configuração que foi no fim do encontro de Vila do Conde ela sobreaquecia até cortar com 2 pessoas, quando ele ia sozinho não.

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

RJSC Escreveu:Então como anda isso em termos de aquecimento?

Vocês também dizem que têm mais potência na mota mas há um pormenor que o ogadiv me contou e não frisou aqui: com a configuração que foi no fim do encontro de Vila do Conde ela sobreaquecia até cortar com 2 pessoas, quando ele ia sozinho não.
Mesmo com as novas configurações que coloquei, mesmo baixando consideravelmente a potencia, que noto bem no acelerador, o motor não aquece tanto, mas ... aquando da última visita ao porto ter com O JR, iceman e bondadesua, para a entrega da bereco, aquando da saída da auto-estrada, voltou a desligar :(, ia sozinho, atrás do iceman, embora já tivesse mais do que 45 km. que o ice, a roda dele estava quase fria, a minha quente, tanto é que desligou.
O que eu acho, é que em auto-estrada, ou seja, em velocidades mais elevadas, o aquecimento é maior, mesmo a debitar por volta do 50 a 60 A. :(
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Umas perguntas tontas.

Tem maneira de medir ou verificar se o teu motor é mesmo de 5000w.
Ou então ver se esta a fazer muita resistência ou algo do género.

Será possível fazer uma bobinagem nova? No caso dos fios terem perdido propriedades?
Live long and prosper!

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Terminado o mês de Janeiro, a minha nova aquisição totalizou 1.594km. neste mês, podia ter sido mais mas a muita chuva não permitiu grandes aventuras.

Ultimamente foi detetada uma célula ligeiramente abaixo das outras, após o carregamento a dita célula fica com 3.32V, enquanto as restantes ficam com 3.56V. Após a viagem com alguns km. ficam todas com valores de 3.28. Hoje teve parada todo o dia, fui medir e a dita célula estava com 3.31 e as restantes com 3.39.
Vou continuar a vigiar para ver os seus comportamentos.
Sw Predator 75 Ah

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

ogadiv Escreveu: Ultimamente foi detetada uma célula ligeiramente abaixo das outras, após o carregamento a dita célula fica com 3.32V, enquanto as restantes ficam com 3.56V. Após a viagem com alguns km. ficam todas com valores de 3.28. Hoje teve parada todo o dia, fui medir e a dita célula estava com 3.31 e as restantes com 3.39.
Vou continuar a vigiar para ver os seus comportamentos.
Isso não é suposto acontecer.
Parada o dia inteiro o BMS devia ter nivelado todas por baixo a 3.31V.
É melhor o Jorge ligar os BMS ao computador para verificar que estão a funcionar bem.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

O bms deve ter algum dos transistores de descarga em curto, que levou a descarregar consideravelmente as celulas de série 24ª.
Desde a ultima verificação que tinha feito, há já mais de um mês, em que tudo estava dentro das normalidades, deve ter acontecido algo que fez descarregar essa tal 24ª da série.
Foi no dia em que fui levar a bereco, que verifiquei essa anomalia e logo tratei de resolver e determinar o problema.
Esteve à carga e levou um pouco mais de 15Ah, que equivale a 1/5 da capacidade desse conjunto de celulas. Mesmo assim não deu tempo para um acerto final, ficando ligeiramente desfazada das outras. Diferença inferior a 0,5Ah... sem problema!
Agora está sem bms, para verificar se a auto-descarga das celulas se mantém proxima das outras.

Com as temperatura baixas, como tem estado, aos 3,31 ou 3,32, já se pode considerar carga completa. Claro que as outras estando cheinhas até ao gargalo, acabam por demorar mais a fixar a tensão em repouso nesses valores, o que também é bom sinal!

Aqui está mais uma situação que se poderia tornar desastrosa, não fosse ser verificada atempadamente, ás custas do BMS!

Para ficar mais tranquilo, foi programada a tensão minima de corte no controlador aos 68v. Uma vez que a tensão minima destas celulas é de 2,00v, ficará com uma margem de segurança muito grande, podendo dessa forma prevenir qualquer descuido em descarga total!
Tudo por um mundo mais limpo!

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Pois, no caso da minha scooter havia umas diferenças entre as baterias com o BMS na ordem da decima de volt, agora que tenho andado sem o BMS andam certinhas, a diferença entre elas é na ordem de uma centésima.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

civic Escreveu:Pois, no caso da minha scooter havia umas diferenças entre as baterias com o BMS na ordem da decima de volt, agora que tenho andado sem o BMS andam certinhas, a diferença entre elas é na ordem de uma centésima.
Com este bms a funcionar bem, não deveria haver mais de 9 milezimas de volt de diferença entre todas as 24.

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Bem, ontem foi dia (a tal razão principal da compra da mota) ida à terra (Vidago).

Saída de manhã, sempre com algum receio de não chegar ao destino com falta de carga, devido ao revelo do trajecto (pafi, o recorde altitude continua a ser meu :D), conforme podem testemunhar. Para precaver tal situação, contactei previamente os bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, para a possibilidade carregar sempre que passar por aquelas bandas.
Lá fui eu sempre a velocidades controladas (como mais uma vez podem comprovar), quer por receio da autonomia (desta vez para não arriscar mesmo fui sem pendura), quer por receio do aquecimento do motor (nunca parei, tb fui sempre no controlo).
Chegado a vila-pouca, cerca de 22 km. antes de Vidago, senti que teria autonomia suficiente para chegar, embora um pouco no limite, mas para habituar os bombeiros de lá a darem-me carga, resolvi parar cerca de 15 m. :lol: (aos quais agradeço)

No regresso, disse ... Desta vez vou directo... por isso, fiz a viagem sempre com muito controlo, principalmente nas subidas, sem nunca ultrapassar os 60A. Após cerca de 100 km. cheguei a casa, ainda com duas barras no computador de bordo (o que equivalia a cerca de 20 km.), mas como tenho aquele problema nas células, que ainda vai ser solucionado pelo JR, não sei se chegaria a tanto.

No regresso, gastei 5,46 Kw em 99 km. (no GPS dá menos), como o máximo que alguma vez carreguei foi de 6,39 Kw, conseguiria fazer cerca de 115 km., isto com a carga toda e sem o problema nas células. Quando estava perto de casa, numas acelaradelas mais fortes a tensão baixava para 73V, os entendidos acham que estaria perto de esgotar ou não?

Posto isto, ida e volta (198 km.) gastei cerca de 1,20€ contra os 20€ que costumo gastar todos os domingos, assim estão feitos 5.189 km. (volt atualiza aí, que ainda te vou apanhar :lol: e hoje foram mais 110 km. a somar a esses km.)

Ida-> http://www.sports-tracker.com/#/workout ... 604ff6cpfp
Regresso-> http://www.sports-tracker.com/#/workout ... u91v0i7e68
Anexos
Casa - Vidago
Casa - Vidago
Vidago - Casa
Vidago - Casa
Sw Predator 75 Ah

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

ogadiv Escreveu:(...)Saída de manhã, sempre com algum receio de não chegar ao destino com falta de carga, devido ao revelo do trajecto (pafi, o recorde altitude continua a ser meu :D), conforme podem testemunhar. (...)
Jovem, não me provoques. Nos teus gráficos vejo 990m de altitude máxima. A Guarda fica a 1056m :lol:
E olha que se continuares a insistir ainda desisto de ir a Alenquer e vou para a serra da Estrela no próximo sábado!!!
Boa volta, sim senhor. Parece que andámos todos combinados.
E o que andaste a fazer para atingir 128km/h de velocidade máxima (http://www.sports-tracker.com/#/workout ... u91v0i7e68) ?

E 73V ainda não é problemático! Ainda daria para mais uns 30km. A minha corta aos 67V (no Kelly).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Publiquei anteriormente a subida ao Marão, que foram 1.070 m., não te esqueças ... :twisted:
Sw Predator 75 Ah

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

pafi Escreveu:
ogadiv Escreveu:(...)Saída de manhã, sempre com algum receio de não chegar ao destino com falta de carga, devido ao revelo do trajecto (pafi, o recorde altitude continua a ser meu :D), conforme podem testemunhar. (...)
Jovem, não me provoques. Nos teus gráficos vejo 990m de altitude máxima. A Guarda fica a 1056m :lol:
E olha que se continuares a insistir ainda desisto de ir a Alenquer e vou para a serra da Estrela no próximo sábado!!!
Boa volta, sim senhor. Parece que andámos todos combinados.
E o que andaste a fazer para atingir 128km/h de velocidade máxima (http://www.sports-tracker.com/#/workout ... u91v0i7e68) ?

E 73V ainda não é problemático! Ainda daria para mais uns 30km. A minha corta aos 67V (no Kelly).
Serra da estrela? Sábado? Não vais a Alenquer?
No verão já temos umas coisas engraçadas para conhecer. Rebuçados em Espanha, bater recorde de altotude , barragem, Viseu.

ICEM4N
Predator 40Ah - 21.000km
Tapatalk

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

ogadiv Escreveu:Publiquei anteriormente a subida ao Marão, que foram 1.070 m., não te esqueças ... :twisted:
Como é para ti, subo até aos 1071m e depois volto para trás :lol:
Icem4n, relax. Claro que vou a Alenquer ;) A Estrela não foge :lol:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Mediste as celulas assim que chegaste?
Isso é que daria prova de estar tudo dentro dos conformes ou não!

Se formos a ver bem, eu devo estar em primeiro lugar em diferenças de altitude. Saí de 4 metros, a cima do nivel médio das águas do mar, para 1000 metros, na Serra da Lousa http://linux.cm-lousa.pt/turismo/serralousa.htm . Poderia ter atinjido os 1200m, mas segui em frente até Castelo Branco! Foram 398km realizados nesse dia!

Temos de combinar ir à Serra da Estrela para bater recor... :)

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Jorge Rocha Escreveu:Mediste as celulas assim que chegaste?
Isso é que daria prova de estar tudo dentro dos conformes ou não!
Sim medi as células, apresentavam os seguintes valores:
A tal dita cuja ... 3,18
As restantes ... 3,21
Sw Predator 75 Ah

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Ta como novo

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

ogadiv Escreveu:Sim medi as células, apresentavam os seguintes valores:
A tal dita cuja ... 3,18
As restantes ... 3,21
Isso sim, é uma prova de que essa celula está um pouco menos carregada que as outras, mas depois dos kms que fizeste, isso deverá significar muito pouco (1 ou 2 Amprs no maximo).
Neste proximo encontro faço-lhe o carregamento a essa celulas até ao nivel das outras, e depois deverá manter o mesmo potencial das outras durante umas boas semanas! Se isso não acontecer deverá ser substituida a celula que estiver em auto descarga superior às outras.
Eu fiquei com celulas suplentes, que entrarão em acção!

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Jorge Rocha Escreveu:Isso sim, é uma prova de que essa celula está um pouco menos carregada que as outras, mas depois dos kms que fizeste, isso deverá significar muito pouco (1 ou 2 Amprs no maximo).
Neste proximo encontro faço-lhe o carregamento a essa celulas até ao nivel das outras, e depois deverá manter o mesmo potencial das outras durante umas boas semanas! Se isso não acontecer deverá ser substituida a celula que estiver em auto descarga superior às outras.
Eu fiquei com celulas suplentes, que entrarão em acção!
Mas da última vez não carregaste? depois do andamento, não voltou a ficar mais baixa?
Sw Predator 75 Ah

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

ogadiv Escreveu:Mas da última vez não carregaste? depois do andamento, não voltou a ficar mais baixa?
Carreguei, mas é que pode não ter ficado tão carregada assim.
Sua temperatura pode ter aumentado, por ter estado à carga e na altura ficou ao mesmo potencial que as outras, mas na verdade, depois de arrefecer e acentar, a tensão tenha baixado.
E isso foste tu mesmo que me disseste, que, no dia seguinte ao carregamento, a tensão estava mais baixa que as restantes.
Tudo começa a fazer sentido, basta que estejamos atentos e que se saiba seus comportamentos!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”