Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas....

No seguimento da foto anterior!
Antes de continuar o trabalho da fonte, como sou muito curioso, já que estava com as "mãos na massa", fiz mais umas experiências com o transformador.

Coloquei outro cabo de 6mm2, com mais voltas no secundário do tratransformador, um capacitor na saída, à volta das chapas de ferro do transformador coloquei 4 magnetos, de magnetrons de microondas, para aumentar a campo eletromagnético.

Depois de ligar, estava a dar 4,95v, claro que com mais voltas aumentou a diferença de potencial.

Para minha surpresa a amperagem aumentou em aberto para 42 Amperes! E o transformador começou a fazer mais barulho referente ao maior campo eletromagnetico.
Por isto decidi colocar um cooler, porque fiquei com receio de danificar o indutor primário.

Bem quando fechei o circuito!!!!!!!! Bolas... não estava à espera! Fez uma chama azul, os cabos ficaram colados, não consegui descolar, ia caindo tudo para o chão, tive que desligar no iterruptor, na entrada 230v.
Não faço ideia da corrente com o circuito fechado, pois o amperimetro foi parar ao chão.

Não estava à espera de tal desfecho !

E esta experiência deu-me a ideia de construir um aparelho de soldar. Por agora não, mas mais para frente quem sabe.

Precisava era de arranjar transformadores de microondas, com o indutor primário bom!

Fica aqui a experiência, e a ideia, para construir um soldador, claro com mais testes, e componentes.
Por agora não tenho tempo para isto.

Abraços.....
Anexos
Experiencia.jpg
Experiencia.jpg (119.67 KiB) Visto 2786 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Volt Escreveu:O Museu da Electricidade (aqui em Lisboa) tem uns brinquedos parecidos. :-).
Não sabia que havia um Museu da Electricidade em Lisboa!!!!
Já estive em Lisboa, e se soubesse tinha ido lá.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Emanuel Couto Escreveu:Boas....

Antes de continuar o trabalho da fonte, como sou muito curioso, já que estava com as "mãos na massa", fiz mais umas experiências com o transformador.

Coloquei outro cabo de 6mm2, com mais voltas no secundário do tratransformador, um capacitor na saída, à volta das chapas de ferro do transformador coloquei 4 magnetos, de magnetrons de microondas, para aumentar a campo eletromagnético.

Depois de ligar, estava a dar 4,95v, claro que com mais voltas aumentou a diferença de potencial.

Para minha surpresa a amperagem aumentou em aberto para 42 Amperes! E o transformador começou a fazer mais barulho referente ao maior campo eletromagnetico.
Por isto decidi colocar um cooler, porque fiquei com receio de danificar o indutor primário.

Bem quando fechei o circuito!!!!!!!! Bolas... não estava à espera! Fez uma chama azul, os cabos ficaram colados, não consegui descolar, ia caindo tudo para o chão, tive que desligar no iterruptor, na entrada 230v.
Não faço ideia da corrente com o circuito fechado, pois o amperimetro foi parar ao chão.

E esta experiência deu-me a ideia de construir um aparelho de soldar. Por agora não, mas mais para frente quem sabe.

Precisava era de arranjar transformadores de microondas, com o indutor primário bom!

Fica aqui a experiência, e a ideia, para construir um soldador, claro com mais testes, e componentes.

Abraços.....
Fazes-me lembrar o Albert!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Boas....

Abraços.....
Fazes-me lembrar o Albert!!
Quem é o Albert?
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

:)
Anexos
Einstein.jpg
Einstein.jpg (15.6 KiB) Visto 2775 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Infelizmente durante grande parte do ano aquilo é tudo menos um museu de eletricidade ou ciência.
Passa a maior parte do ano com tudo retirado para exposições de arte!

Há 2 anos fui lá e tive que vir embora porque lá estava uma exposição de pintura ou algo do género.

E entretanto para meu arreliamento não têm faltado na TV anúncios de exposições de arte "no museu da eletricidade".

Neste país (e nos protestos nas TVs) cultura é só música, escultura, pintura, teatro, liteatura não técnica...
Cultura ciêntífica? O que é isso?

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Não devias ter posto os imans no entreferro.
Um dos grandes problemas dos transformadores de micro-ondas é precisamente para poupar no cobre no primário deixarem o núcleo já magneticamente saturado.
Com os imans ainda saturaste mais aumentando o aquecimento, o consumo no primário e diminuindo a eficiência.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

RJSC Escreveu:Não devias ter posto os imans no entreferro.
Um dos grandes problemas dos transformadores de micro-ondas é precisamente para poupar no cobre no primário deixarem o núcleo já magneticamente saturado.
Com os imans ainda saturaste mais aumentando o aquecimento, o consumo no primário e diminuindo a eficiência.
Como é que achas que o Albert chegou lá??? foi com experiencias! deixa o homem tentar até ficar com os cabelos em pé. :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu::)
Haaa era este!!!!!!

Só poderei levar isto como um elogio!

Tenho muito respeito por este senhor.
Desenvolveu a teoria da relatividade, recebeu o nobel de física de 1921.

Foi realmente um grande crânio no seu tempo, quando ainda não havia computadores, etc!!!!
E muita gente que depois enriqueceu com suas idéias.

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

RJSC Escreveu:Infelizmente durante grande parte do ano aquilo é tudo menos um museu de eletricidade ou ciência.

Há 2 anos fui lá e tive que vir embora porque lá estava uma exposição de pintura ou algo do género.

E entretanto para meu arreliamento não têm faltado na TV anúncios de exposições de arte "no museu da eletricidade".

Neste país (e nos protestos nas TVs) cultura é só música, escultura, pintura, teatro, liteatura não técnica...
Realmente é pena não darem o devido valo a ciência e á física neste país....

A respeito ao transformador ficar saturado, e com pouca eficiência devido aos magnetos!

Não sei! Só sei que mandou cá um arco na saída com o circuito fechado, que mete respeito.

Ainda bem, que desta vez estava com luvas.

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Emanuel Couto Escreveu:
RJSC Escreveu:Infelizmente durante grande parte do ano aquilo é tudo menos um museu de eletricidade ou ciência.

Realmente é pena não darem o devido valor a ciência e á física neste país....

A respeito ao transformador ficar saturado, e com pouca eficiência devido aos magnetos!

Não sei! Só sei que mandou cá um arco na saída com o circuito fechado, que mete respeito.

Ainda bem, que desta vez estava com luvas.

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!!!

Na semana passada aqui pelos meus lados tivemos ventos fortíssimos, parecia que a casa ia pelos ares…..

Estamos acostumados a ventos fortes, mas este dia foi demais, era cada rajada!!
Como sabem, tenho uma estrutura bem forte, para prevenir casos destes.

Mas a minha estrutura tem um ponto fraco os rotores, pois uma pequena folga nas fixações dos mesmos, e no próprio rotor, no centro da estrutura, representa uma grande folga na ponta.
Isto representa uma trepidação nada saudável para os rotores, com ventos fortes claro.

Por isto decidi construir um suporte regulável fora do centro, com a estrutura totalmente na horizontal, para ter menor exposição ao vento.

Foi construído em ferro, foram cinco peças, duas foram temperadas para ficar com maior rigidez.
Também levou um rolamento na peça fixa aos painéis, para ficar giratória, e um rasgo na peça central, para ficar ajustável.
Ainda deu um bocado de trabalho, mas valeu a pena, não tem nada a ver!

A estrutura já não mexe, valeu bem o trabalho….
Só vai ser colocada, quando houver ventos fortes.
Falta colocar no painel, um aviso! Estrutura trancada.

Só espero que demore muito tempo até voltar a fazer ventos ciclónicos daqueles.
Abraços ...
Anexos
suporte estrutura.jpg
suporte estrutura.jpg (111.03 KiB) Visto 2663 vezes
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Isso não está com uma inclinação demasiado pequena?
para se tirar o maximo deveria estar aí com un 50 graus nesta altura do ano!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Isso não está com uma inclinação demasiado pequena?
para se tirar o maximo deveria estar aí com un 50 graus nesta altura do ano!!

Pois é Paulo, a estrutura está totalmente na horizontal, para ter menor exposição ao vento.
Quando o vento forte passar, retiro o suporte, e coloco com a inclinação correcta.

Este suporte só vai ser colocado, quando houver ventos mesmo fortes, como os da semana passada.
Acredita faz toda a diferença!

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas !

É com bom agrado, que fico a saber que várias pessoas que não estão registadas no fórum, vão seguindo os meus posts.

Referente a pergunta que me fizeram apesar de vir por outro meio de comunicação, vou responder aqui no fórum.

A respeito da minha foto dos meus testes com um transformador de microondas!

Sim há maneiras de aumentar, a tensão no secundário do trafo.

Uma delas é aplicar fio mais fino, e dar mais voltas no secundário.

Se não houver esta possibilidade, outra maneira, mais complicada para leigos na matéria, é a retificação de meia onda, aproveita um semiciclo da senoide, para gerar na saida uma corrente DC (corrente continua) mas pulsante.

Com um capacitor em série com o indutor, ele vai se carregar no pico da senoide positiva, e a corrente vai fluir através de um diodo colocado em paralelo no indutor, completando o ciclo.

Quando o ciclo for negativo, a corrente vai circular, no sentido contrário, mas com o diodo inversamente polarizado, vai se comportar como um isolante e a corrente vai ter que seguir em frente para a carga, como o capacitor já está carregado, com a tensão do pico positivo, aí vai somar as duas tensões,  se for 5v, vá para 10v, e aí por adiante...

Se colocarmos mais capacitores, e diodos, poderemos, ir sempre aumentando a tensão, mas atenção aos valores, dos limites dos componentes empregues na multiplicação!

Claro com este sistema poderemos fazermos muita coisa,  depois até poderemos fazer uma retificação de onda completa, filtrada,  ou tornar a descer a tensão, etc!

Depois o projetista do circuito, que eventualmente quer criar, vai avaliar quais componentes mais adequados para completar o processo.

A maior amplificação  que fiz, apesar de um processo diferente, foi com uma bateria  AA1,5 v,  foi aos 3000 v,  para ionizar uma lâmpada xenon, mas só por milésimos de segundos.

Foi um projecto que tive de construir, há uns anos atrás, de um ring-flash para colocar numa objetiva macro.

Mas atenção! Vai aos 3000 v, só em pico!

Para manter uma lâmpada dessas acesa, é outra história! Teriamos que ter uma fonte de alta tensão bem robusta.

Apesar de haver outras maneiras de amplificar eletricidade, ficamos por aqui.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!

Infelizmente voltou a fazer ventos fortes na minha zona, felizmente tenho o braço oscilante para trancar a estrutura na horizontal, o tempo já melhorou, só está nevoeiro.
Por isto desenvolvi um avisador de alta tecnologia no quadro. :lol:
Abraços…….
Anexos
Estrutura bloqueada.jpg
Estrutura bloqueada.jpg (135.81 KiB) Visto 2134 vezes
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Pahhh agora desiludiste-me!!!! eu á espera de led´s a piscar e uma sirene e tu colocas aí um papel!!!! :)

Esse Orbis que aparece aí é o Astro Nova City?? crepuscular astronomico?
Por acaso também tenho um ainda não está aplicado.

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
Apesar desses actuadores darem para 250Kg a estrutura ficava bem era com estes.
Eu comprei um superjack 18" para a elevação da estrutura dos painéis, mas troquei com um destes que tinha na parabólica, dá outra segurança.
Anexos
superjack xl 24"
superjack xl 24"
24actuator.jpg (4.31 KiB) Visto 2112 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

JMLorenzo Escreveu:Boas
Apesar desses actuadores darem para 250Kg a estrutura ficava bem era com estes.
Eu comprei um superjack 18" para a elevação da estrutura dos painéis, mas troquei com um destes que tinha na parabólica, dá outra segurança.
Boas!

Este motor é bonito!

Os meus motores tem a potência!  (4500N equivale a 450 kilos)
Velocidade carga máxima, 4,2mm/s
Comprimento do veio 600mm
Carga estática 9000N

Foram os mais potentes que encontrei .

Segurança acima de tudo.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Pahhh agora desiludiste-me!!!! eu á espera de led´s a piscar e uma sirene e tu colocas aí um papel!!!! :)

Esse Orbis que aparece aí é o Astro Nova City?? crepuscular astronomico?
Por acaso também tenho um ainda não está aplicado.

cumprimentos
Boas!

Pahhh eu desiludi-te!!!!
Esta foi de propósito! O tipo da eletrônica a colocar um aviso de papel!!!!!
Quando tiver paciência, vou colocar um led a piscar.

O ORBIS Astro Nova City, é um Interruptor programado!
Na foto é um contador!

O meu é um ORBIS contax 3221so, é um contador analógico.
Abraço.
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”