Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Caro g_card, ao contrário do teu último comentário, este tem toda a razão de o ser!

Quando disse que a nova bateria teria um acúmulo de energia de 3 kwatts é claro que na prática, teremos que retirar as respectivas perdas ao longo do processo de transformação. Julgo que toda a malta aqui no fórum sabe disso!

Por isso mesmo tenho um contador na produção e outro nos consumos e ao fazer a comparação entre eles, tenho a noção real das perdas.

Mas concordo que a minha afirmação foi infeliz pois poderá induzir em erro o pessoal que acaba de chegar ao tema renováveis e que ainda não domina muito bem esta "coisa" de perdas de transformação, watts, voltagem, amperagem, etc.

Agora a respeito do investimentos que estou a fazer nas renováveis!

As baterias! Sei bem que não vou ter um retorno, comparativamente ao preço do kwatt que pago à EDA! Só o investimento em baterias estacionarias daria para pagar a luz durante 3,2 anos!!!! Isto claro, antes de aderir às renováveis, agora gasto muito menos.
Sem falar no resto do material, que faço questão de ser de qualidade.

Bem no sector de baixa tensão, tenho baterias de carro, já rodadas, apesar de não ter nada a ver com as estacionarias!
Estão em bom estado, pois foram escolhidas entre centenas, e o melhor de tudo foram oferecidas. Neste sector faço questão da tensão nunca descer abaixo dos 12.3 v pois sei que estas baterias não foram projetadas para descargas prolongadas, e já não são novas claro.

Ao contrário que o Pnunes disse, que os amantes das energias renováveis e outras .... na maior das vezes não fazerem contas ao investimento! No meu caso pode crer que faço contas! Será que o PNunes está a incluir-se nestes amantes!
E no dinheiro que já gastou! Aposto que tb fez as suas contas! E pelos vistos ainda não parou de investir nas renováveis.

E para responder ao visitante2!
Sim claro, mas por vezes, durante o dia temos consumos imediatos inferiores a produção, e ter baterias para acumular este potencial, para depois ter energia quando não houver radiação solar. Tudo depende da instalação que temos!
Claro se tiver pouco potencial pv que não ultrapasse os consumos instantâneos, para que vai servir as baterias?!

Quanto a mim sou mesmo amante desta tecnologia, e não me arrependo do dinheiro que já gastei, com muito ou pouco retorno, é para continuar....

Mesmo antes de aderir as alternativas, tive muitas críticas que não me demoveram da idéia.

E já gastei muito dinheiro em outras coisas que não me deram qualquer lucro, pelo contrário.

E mais para a frente talvez faça mais investimentos em painéis fotovoltaicos.

E VIVA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS.

abraços.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Eu tambem não penso no dinheiro que gasto, pelo menos estou a tentar ser mais amigo do ambiente, produzindo a minha propria energia limpa 8-)
E fico contente quando vejo os Amp a bombar :mrgreen:
Live long and prosper!

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Ontem passei aí mesmo ao lado.
Não fosse ser de noite e ter menos que uma hora, teria entrado em contacto para ver a obra prima...

Para a próxima não perdo-o :P :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas, malta das renováveis!

Pelos vistos o tempo está começando a melhorar, e apesar de ser ainda Fevereiro, o sol já anda mais alto, o que resulta em mais horas de radiação, saindo de um jejum de dois meses, respectivamente Dezembro e Janeiro, com péssimas produções.

Este registo 3.5 kwatts, já não é nada mal e os 64.2 amperes é sem duvida uma boa corrente….
E este registo de produção poderia ser bem mais alta!

Ora este controlador tem três fases de carregamento.

Primeira, Mppt Bulk, o controlador está em modo seguimento máximo potência.
(Maximum Power Point Tracking) o controlador aplica toda a potência da entrada pv nas baterias.

Segundo as baterias já atingiram um maior nível de carga e o carregador já começa a reduzir a carga para protecção das mesmas e entra na fase (Absorção), aí o controlador já desvia alguma carga do potencial pv.

Terceiro (Flutuação) aí ele vai ter que fazer uma grande redução na carga, se não estivermos a consumir nada em termos de consumos instantâneos, poderemos ter 10 painéis com 200w, com sol muito forte, não vai servir de muito, pois ele vai desviar esta carga todo, para proteger as baterias…

Por isso mesmo, torna-se fulcral termos um bom banco de baterias, para desperdiçar o mínimo possível, porque na maior parte das vezes, durante o dia não estando em casa, a maioria dos electrodomésticos estão desligados, a não ser o frigorífico, portando os consumos imediatos são poucos.

Bem, ter um bom banco de baterias por si só não serve de nada, se não tivermos um bom potencial pv para as carregar, só teremos que equilibrar as coisas.

Voltando ao que disse que a produção poderia ser mais alta!

Ora vejam na foto o registo do controlador!

Ele mostra ABS (Absorção) 02:04, (foi o tempo que levou neste estado).
FLT (Flutuação) a mesma coisa.

Por acaso neste dia, que já era fim-de-semana, houve uns bons consumos….

Mas as boas noticias, apesar das perdas, quantas mais horas (Flutuação) mais carga é acumulada nas baterias, para ser consumida quando não houver radiação.

Na verdade já descobri uma maneira de reduzir as minhas perdas, mas depois falo nisto.

No meu caso já tenho o meu sistema fotovoltaico a 230v ligado à 6 dias seguidos, já que o sol vai aparecendo nestes dias.
E tenho mais uma bateria que tb ajuda.

Só que vou gerenciando as cargas nas alternativas quando não há radiação solar com a rede.
No meu caso tornasse fácil, pois tenho sempre a circular pela casa as duas fontes de energia, eda e alternativas, e claro a fonte 12v, que tem a seu cargo as luzes e alguns aparelhos….

Abraços… que continue este sol……….
Anexos
Registo fevereiro2013.jpg
Registo fevereiro2013.jpg (129.02 KiB) Visto 2612 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Bem este registo veio mesmo a calhar, para exemplificar o que disse no registo anterior!

Foi no dia seguinte, o tempo esteve praticamente igual em termos de radiação.
Pelo menos visualmente, já que não tenho o aparelho de medir a radiação!
Mas se repararem na foto em ABS e FLT os tempos são menores, ou seja teve menos perdas que o dia anterior, porque tive mais gastos, resultado! Um número maior na produção (4.6 kwatts), mas menor na reserva de energia guardada nas baterias para gastar posteriormente.

Agora se os consumos instantâneos fossem mesmo baixos, aí sim grande parte da energia seria perdida.
Pois quanto mais as baterias vão ficando carregadas, mais o controlador vai cortando na carga.
Mas foram dois dias com uns bons consumos….

É tudo uma questão de equilíbrio.
Pois se repararem no registo da reserva mínima das baterias também já desceram de 11.9 para 11.7!
Resultado de maiores consumos!
Onde eu só deixo ir aos 11.6, mesmo no limite, apesar de o fabricante das baterias dizer que posso ir no máximo aos 10.7v. pois mesmo sendo baterias de ciclo profundo, sei bem que resultaria num menor numero de ciclos de carga e descarga, reduzindo a vida das mesmas, onde as minhas baterias para ficarem completamente carregadas, têm que ir aos 14.1V.

Na verdade as minhas baterias, as estacionárias nunca tiveram com a sua carga 100%, tenho que dizer a verdade!

Bem o meu sistema continua ligado, e pelo sol que vai entrando aqui na janela, vai continuar….
Pois temos por aqui mais um lindo dia.
Abraços………
Anexos
Registo janeiro2013 2.jpg
Registo janeiro2013 2.jpg (124.13 KiB) Visto 2508 vezes
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Viva Emanuel,
acho que deverias aumentar o parametro de carga de reforço da bateria para os 14,4V, é aprox. o valor medio de carga para uma bateria de ciclo diario, defines ai uma ou duas horas nesse regieme e depois volta automaticamente para o float 13,5v.
não vai estragar em nada a bateria, pelo contrario.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Mensagem por suntroika »

Alguém conhece? Parece-me interessante o que acham?

http://en.giuliobarbieri.it/products/so ... unctioning

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Viva Emanuel,
acho que deverias aumentar o parametro de carga de reforço da bateria para os 14,4V, é aprox. o valor medio de carga para uma bateria de ciclo diario, defines ai uma ou duas horas nesse regieme e depois volta automaticamente para o float 13,5v.
não vai estragar em nada a bateria, pelo contrario.
cumprimentos
Boas Paulo!

Tens toda a razão!
O problema é que o meu inversor não suporta tensões acima dos 13.5 v.
Dá erro (tensão de entrada incorreto) logo de seguida se desliga.

Acho que já te tinha falado disto!

Só quando está desligado é que aumento a tensão do controlador aos 15V.
Pois não há qualquer problema para as baterias, nem sequer aquecem!
Pois a sua tensão de carga completa vai aos 14.1V .

Nem imaginas o que já matutei sobre isso!
Pois gostava que o meu inversor tolerasse uma maior tensão de entrada, nem que fosse 14V.

Mas pronto.....
Abraço.
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Pois já me lembro!!!
e não deverias reclamar com o fabricante/vendedor?
o fabricante diz que pode ir até aos 15V com uma toletrancia de 0,5V, assim sendo pelo menos até aos 14,5V na pior das hipoteses deveria poder chegar!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Pois já me lembro!!!
e não deverias reclamar com o fabricante/vendedor?
o fabricante diz que pode ir até aos 15V com uma toletrancia de 0,5V, assim sendo pelo menos até aos 14,5V na pior das hipoteses deveria poder chegar!
Pois !!!!!
Mas tenho que ler bem o livro de especificações do mesmo!

Porque na verdade, estou muito satisfeito com este inversor, pois em termos de resposta, superou as minhas expectativas.
Só tenho pena mesmo, é de não poder aumentar a tensão de entrada, além dos 13.5V, já que tenho baterias estacionarias que vão aos 14.1 V nominal.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!
Tive o sistema ligado vários dias seguidos, nas minhas medições periódicas, verifiquei que havia alguma diferença de tensão entre algumas células das baterias estacionárias.

Logo resolvi desligar o inversor, e realizar uma equalização às baterias para estabilizar a tensão entre elas.
Dois dias depois as células estão todas com a mesma tensão.

Sei que neste tempo sem consumir, tive muitas perdas, mas de vez em quando temos que realizar este processo.

Mas tb julgava que as baterias ficassem carregadas! Pois levaram 19 horas a borbulhar a 15v.
Mas pelos visto, não ficaram.

Se fosse me regular pelas tabelas de voltagem! Com 12,9 v, as baterias já estariam carregadas, mas o densímetro não engana.

Por isto mesmo já estou a desenvolver um sistema de medição baseada na densidade do electrólito.
Abraços……
Anexos
Teste de carga.jpg
Teste de carga.jpg (125.36 KiB) Visto 2291 vezes
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Já estou com um nó no cerebro outra vez!!!
tens que traduzir isso por miudos para ver se eu percebo...
quando puderes coloca aqui o datasheet da bateria.
abc
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Já estou com um nó no cerebro outra vez!!!
tens que traduzir isso por miudos para ver se eu percebo...
quando puderes coloca aqui o datasheet da bateria.
abc
Boas!
Pois, sei que tenho estes manuais nalgum pc cá em casa ou na oficina! Mas são tantos !!

Das poucas coisas que fixei, e mais importante, foi a tensão máxima, e mínima, das baterias, 14,1V / 10,11V.

Mas claro que nunca vou chegar a estas tensões!
Pois na máxima! 14,1V o meu inversor, não tolera esta tensão, a mínima, só vou aos 11,6V, pois sei que os fabricantes querem é vender baterias!

Pois certamente aos 14,1V, o decimetro ficaria no verde.

Bem não é fácil carregar estas tipas!

Pelo menos agora, tenho todas as células com as mesmas tensões.

E quanto as baterias a 12,9V, com aquela densidade! As fotos não deixam margem para dúvida.

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas malta das renováveis e não só.

Já à algum tempo que ando a desenvolver um medidor de carga de baterias.
Mas através da densidade do electrólito.

Porque pelas minhas medições comparativamente à voltagem e a densidade, os valores estão longe de estar correctos.
Seguido pelas tabelas disponibilizadas pelos fabricantes.

E digamos que não dá muito jeito estar sempre a destapar as válvulas das mesmas, para ver a densidade do electrólito.
Mas isto varia de bateria para bateria.

Sem dúvida o modo mais fiável é medindo a densidade do electrólito.
Claro, desde que estejam com as misturas correctas de ácido, agua.

Mas ainda vai demorar um pouco, porque entretanto tb estou com outro projecto em mãos…

E o trabalho na oficina, porque parecendo que não, estas coisas dão muito trabalho!

O trabalho de circuito ainda não está concluído, ainda falta estabelecer alguns parâmetros, e algumas simulações, só depois começa a construção.

Apesar aqui no fórum! Não dá para ver muito bem! Porque a resolução é muito pequena, e no programa está como uma A2. Mas dá para ter uma ideia.

Deixo aqui um link muito explicativo sobre baterias. http://autosom.net/artigos/baterias.htm

Abraços…….
Anexos
Medidor carga baterias.JPG
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Um pouco mais próximo.
Anexos
Medidor carga baterias2.JPG
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!!!

Finalmente fiz um teste de corrente ao meu sistema.

Sim porque não é a mesma coisa estarmos a 3000 watts a 10 amperes, e aos mesmos 3000 watts, a 30 amperes!

No meu caso este teste foi feito com o meu aparelho de soldar, de fonte linear, 35v / 30 amperes AC.

No teste, retirei o meu medidor em watts, pois ele só suporta uma corrente de 16A / 3000 W.

Estava com um bocado de receio, pois não queria danificar nada!

Com uma pessoa a soldar, fui ver como o sistema se comportava!

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o amperimetro, pois sabem que tenho um de 60A,  e na maior parte do tempo, mal se mexe,  do qual disparou lá para cima , perto dos 30 amperes.

Pois a escala de potência do inversor, estava com os led todos ligados,  mas não entrou em pico!
Uma vez que quando entra em pico, começa a apitar.

Com isto querendo dizer que podia continuar a soldar, apesar do som dele mudou completamente,
Tipo um som agudo, muito intenso... e claro, logo depois deparou as ventoinhas.

Os leds avisadores da carga das baterias, no inversor! Para surpresa minha! Permaneceram todos acesos!  Na verdade as baterias tinham uma boa carga,  mas pensava que pelo menos um led se apagaria! Vamos sempre aprendendo.....

Os cabos no lado DC, portara-se bem, claro que aqueceram um bocado, mas não ultrapassando os 35 graus,  pois são de 50 mm2.

Falando nisso, mudei o sistema de distribuição de corrente de entrada e saída das baterias, depois falo disso.

O que aquecera um bocado! Foi no lado AC, os fios entre o disjuntor principal e o contador de consumos!  Talvez fosse melhor reforçar os fios neste segmento!

Fora isto, não poderia ter corrido melhor....

Quer dizer se um dia não tiver energia da EDA, e precisar de soldar algo,  estou desenrascado.

Abraços... bom fim de semana.
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Não percebi.
Afinal qual a potência do aparelho de soldar ?
Live long and prosper!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

na verdade acho q ninguem percebeu Emanuel!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

O aparelho já tem muitos anos, as especificações estão meio apagadas.
Só dá para ler, CFES 250 Turbo!
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:na verdade acho q ninguem percebeu Emanuel!!!
Paulo, qual foi a parte que não percebeste! Para eu poder explicar-te ?
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”