tavares Escreveu:Além do que foi dito acrescento:
Trocando um de 30mA por um de 300mA , pode não actuar ou actuar muito tarde , o que põe em risco , pessoas , animais e bens.
É uma troca que tem que ser muito bem ponderada e não empiricamente.
Pois, o meu receio é esse, é estar a tapar o sol com a peneira, ou seja, ao fazer a troca do diferencial para que não esteja sempre a disparar posso estar a colocar a instalação em risco em vez de procurar a origem do problema e resolvê-lo.
No primeiro ano de funcionamento da instalação, o disparo do diferencial só aconteceu 3 vezes em que, duas delas, aconteceram quando fui dar banho aos painéis. Mas este inverno, talvez por ser mais húmido, tem disparado mais vezes, pelo que suspeito que o problema deve estar relacionado com a humidade devido ao mau isolamento de alguma das fichas da string. Por coincidência (ou não) nos três últimos dias o diferencial voltou a disparar, consequência do mau tempo que se tem feito sentir.
Como é que posso melhorar o isolamento da instalação? Alguma sugestão?
Em relação às proteções, houve um instalador que me disse que do lado DC normalmente não colocava nenhum quadro com seccionadores fusíveis porque o Kaco já tem seccionador instalado... noutras marcas de inversores colocava, quando necessário.
Do lado AC não tenho o descarregador T1+T2 mas estou a ponderar colocar.
Cps