Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am

Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rmiguel »

Boas maltinha.

Será que me podiam tirar uma duvida?

Por exemplo:

Se tivesse uma EV com motor de 2kW, com um pack de chumbo de 48V 35AH, poderia substituir as baterias pelas seguintes:
http://www.ev-power.eu/LiFeYPO4-batteri ... html?cur=1

Ao efectuar esta substituição quais os componentes que teria de substituir também? Carregador? Controlador? etc..

Obrigado
Ricardo Miguel
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por Jorge Rocha »

Boas RMiguel,
Para fazer essa conversão, essas baterias serão boas, sem duvida! Eu sempre aconselho mais capacidade, mas tendo em conta que nem sempre o investimento pode ser de acordo com o que queremos...

Terás que ter alguns conhecimentos para obteres sucesso! Essa é a ferramente fundamental.
Outra é fazer uma boa busca de informação necessária, e aqui poderá ser um bom local!

Quanto a outros componentes a colocar, poderei dizer-te que até poderão servir "todos", necessitando de uns pequenos ajustes, é claro!

Se não quiseres ter o trabalho e não qiuiseres correr certos riscos, podes sempre pedir orçamentos ao pessoal que mais perto de ti se encontrar, e que tenha já alguma experiencia nesses trabalhos. Desse modo beneficiarás de conhecimentos já provados e servirá como ponto de apoio em algum caso mais urgente! (na minha opinião é o que falta, para este tipo de mobilidade ter sucesso)

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas

Porque não optar por celulas de 3,6V.
Pode ser mais complicado um pouco as ligações, mas penso que será melhor. Digo eu
Live long and prosper!

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Muito obrigado pelas respostas amigos.

O que eu pretendia era criar-mos um tipo de tutorial para quem opta como eu em comprar um veiculo baratinho (chumbo), e mais tarde converter para lithium. Mas por mais que pesquise não encontro nada que me ajude... por exemplo, por onde começar, q calculos devemos fazer para dimensionar as protecções, o que comprar, etc

Respondendo ao amigo Jorge:
Jorge Rocha Escreveu:Boas RMiguel,
Para fazer essa conversão, essas baterias serão boas, sem duvida! Eu sempre aconselho mais capacidade, mas tendo em conta que nem sempre o investimento pode ser de acordo com o que queremos...
Um dos problemas será sempre um orçamento apertado... Já agora quanto achas que estas baterias aguentam em termos de autonomia, assim por alto? 50km?

Jorge Rocha Escreveu:
Terás que ter alguns conhecimentos para obteres sucesso! Essa é a ferramente fundamental.
Outra é fazer uma boa busca de informação necessária, e aqui poderá ser um bom local!
Bom conhecimentos posso dizer que não sou um ignorante na matéria, tenho formação escolar em eng. electrica, mas não estou muito por dentro dos veículos eléctricos, resumindo, não me sinto confiante em fazer experiências... Especialmente pelo scooter ainda se encontrar no garantia.

Jorge Rocha Escreveu: Se não quiseres ter o trabalho e não qiuiseres correr certos riscos, podes sempre pedir orçamentos ao pessoal que mais perto de ti se encontrar, e que tenha já alguma experiencia nesses trabalhos. Desse modo beneficiarás de conhecimentos já provados e servirá como ponto de apoio em algum caso mais urgente! (na minha opinião é o que falta, para este tipo de mobilidade ter sucesso)

Bom trabalho!
Não me importo de ter o trabalho, até prefiro assim.
Quanto ao pessoal perto de mim, aqui pelo Algarve não tenho conhecimento de ninguém infelizmente...

Respondendo ao amigo visitante2:
visitante2 Escreveu:Boas

Porque não optar por celulas de 3,6V.
Pode ser mais complicado um pouco as ligações, mas penso que será melhor. Digo eu
Se não for melgar muito, podias me dizer as vantagens e desvantagens?
eu tinha escolhido estas baterias que mencionei no post de abertura, porque como eram 4, era só praticamente substituir pelas antigas, sem necessidades de fazer as séries, ter montes de pontos "fracos" no circuito. Isto foi so o q pensei...

Obrigado a todos pela ajuda ;)
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

A diferença poderá ser de a muito longo prazo, alguma das celulas ficar ligeiramente desbalanceadas, originando sua falencia mais facilmente.
Se teveres um unico pack, bem balanceado desde o inicio, sendo todas as celulas de igual capacidade, feitas em mesmo lote, tudo indica que não haverá problema, desde que os minimos e maximos não sejam alcançados.

Existem várias vantagens em que sejam separadas celula a celula:
Em primeio por poder verificar seu estado individualmente, compensando-as se necessário.
Por ser mais facil de as colocar em qualquer caixa, adaptando-se a cada tamanho.
Por ficar mais leve.

O preço neste momento até é mais baixo assim em packs de 12V, embora a disponibilidade de corrente também seja bem inferior.

Em termos de facilidade, penso que se consegue muito facilmente fazer uma substituição de umas baterias por outras, sendo estas de litio de 12v.
O que não dispença carrega-las individualmente antes de serem colocadas em série! Muitos dos erros existentes nas de chumbo é em parte por isto!
Se o carregador estiver bem aferido para as de chumbo, também não será tão grave carregar as de litio, mas podendo ajustar...

Em principio, numa scooter normal, 40Ah de LiFeYPO4 darão para percorrer uns 60km a 50km/h, sempre dependendo de alguns factores claro!

Se no Algarve não existe ainda ninguém á altura de dar assistencia, retirar duvidas, resolver problemas, etc., a VE´s, porque não começar a colocar mãos à massa já na sua e logo se familiarizará, podendo mais tarde até ajudar outros daí de perto!?

Aqui e alí, entre cada DB, encontrará muita informação preciosa, basta dispender de algum tempo para a assimilar! Depois verá que tudo começará a fazer sentido!

Nós vamos dando umas ajudinhas, e claro,terá concerteza também muito para ensinar!
Bem vindo!

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

Boa ideia essa do tutorial!

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Jorge então por exemplo, imaginando que hoje as minhas de chumbo morriam, quais eram as baterias que me aconselhavas?

Depois para as carregar individualmente usava um carregador de uma célula, ou com BMS já não terias necessidade de as carregar individualmente na primeira vez?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

Claro que sim!

E só formares um pack com quatro baterias de Lithium em série, 12V, totalizando 48V, como tinhas antes com as de chumbo.

Pois o controlador vai continuar a controlar a mesma voltagem, e quanto a amperagem, sendo mais, e sempre bem vinda, pois o motor só vai retirar a que necessitar.

Não sei qual controlador em questão! Se dá para reduzir a tensão carga máxima!
Pois convinha reduzir um pouco!

Teremos que ter mais cuidado com as baterias de Lithium, pois ao contrário às de chumbo, têm, muito pouca tolerância, a tensões acima do permitido.

Pois com estas baterias, vai sem dúvida ter um grande potencial de energia.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Essas baterias de 12V são constituídas por 4 células de 3,2V. No inicio (2007-2008) muitas motas eram equipadas com essas baterias mas sem grande sucesso.
Não existe o controlo individual, célula por célula e com o tempo surgem os desbalanceamentos entre as células que constituem a bateria.
Um utilizador contornou o problema, desmontou a bateria e arranjou forma de monitorizar célula a célula. Resultado: após 3 anos de uso, a bateria de 80ah continuava de boa saúde e com capacidade real de 98ah.
http://gwl-power.tumblr.com/post/377804 ... ry-after-3

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Um balanceamento, celula a celula, a cada 100 recargas, seria o minimo para uma boa duração! Tenho alguns packs por mim feitos, sem bms, mas tenho o devido cuidado de telefonar aos proprietários para fazerem as medições ou passarem por minha garagem para eu mesmo as fazer. Desse modo poderei verificar se alguma se vai descarregando mais que as outras e ir compensando-as se necessário!
Felizmente, até agora, não tive nenhum caso onde se verificasse isso, mas vou continuar em cima do acontecimento!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu:Um balanceamento, celula a celula, a cada 100 recargas, seria o minimo para uma boa duração! Tenho alguns packs por mim feitos, sem bms, mas tenho o devido cuidado de telefonar aos proprietários para fazerem as medições ou passarem por minha garagem para eu mesmo as fazer. Desse modo poderei verificar se alguma se vai descarregando mais que as outras e ir compensando-as se necessário!
Felizmente, até agora, não tive nenhum caso onde se verificasse isso, mas vou continuar em cima do acontecimento!
Como fazes esta compensação?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Um balanceamento, celula a celula, a cada 100 recargas, seria o minimo para uma boa duração! Tenho alguns packs por mim feitos, sem bms, mas tenho o devido cuidado de telefonar aos proprietários para fazerem as medições ou passarem por minha garagem para eu mesmo as fazer. Desse modo poderei verificar se alguma se vai descarregando mais que as outras e ir compensando-as se necessário!
Como fazes esta compensação?
Carga de células individuais com um carregador de modelismo.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

RJSC Escreveu:Carga de células individuais com um carregador de modelismo.
Pois claro!
Existem outros metodos menos normais, por isso nem falo neles!

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Para fazer 40Ah recomendam, (3,2/20Ah) ou (3,2/40Ah) ?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Jorge Rocha Escreveu:
RJSC Escreveu:Carga de células individuais com um carregador de modelismo.
Pois claro!
Existem outros metodos menos normais, por isso nem falo neles!
HiHiHihihiiiiiii ....HiHiHihihiiiiiii
BBRRrrrrrrrr

-"a minha Mula" :oops:

sorry ooftopic!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

BondadeSua Escreveu: HiHiHihihiiiiiii ....HiHiHihihiiiiiii
BBRRrrrrrrrr

-"a minha Mula" :oops:
Pois... está recordado do ferro de passar, não? :lol:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

rmiguel Escreveu:Para fazer 40Ah recomendam, (3,2/20Ah) ou (3,2/40Ah) ?
Para fazer 40Ah só poderá ser com 40Ah!
Agora podes fazer 40Ah com duas de 20Ah em paralelo.
Mas se o objectivo principal era simplificar as coisas, então que sejam as de 40Ah, bastando assim 4 baterias em série!
Eu já formei um pack com 120 celulas de 3,2V de 15Ah cada e confesso que foi trabalhoso. Mas há quem tenha feito com celulas muito mais pequenas! Faço uma pequena ideia do trabalhão...

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Jorge Rocha Escreveu:
rmiguel Escreveu:Para fazer 40Ah recomendam, (3,2/20Ah) ou (3,2/40Ah) ?
Para fazer 40Ah só poderá ser com 40Ah!
Agora podes fazer 40Ah com duas de 20Ah em paralelo.
Mas se o objectivo principal era simplificar as coisas, então que sejam as de 40Ah, bastando assim 4 baterias em série!
Eu já formei um pack com 120 celulas de 3,2V de 15Ah cada e confesso que foi trabalhoso. Mas há quem tenha feito com celulas muito mais pequenas! Faço uma pequena ideia do trabalhão...

4??? Não tem de ser 16??? Para fazer os 48 nominais?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

rmiguel Escreveu: Por exemplo:

Se tivesse uma EV com motor de 2kW, com um pack de chumbo de 48V 35AH, poderia substituir as baterias pelas seguintes:
http://www.ev-power.eu/LiFeYPO4-batteri ... html?cur=1
Eu estava a referir à tua propria escolha, pela simplicidade de colocação! 12V 40Ah x 4 = 48V 40Ah :idea:

Repara:
Celula = unidade elementar (por exemplo 3,2V)
Bateria = conjunto de celulas (por exemplo 12V)
Pack = conjunto completo das baterias (por exemplo 48V) ;)

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Sim a minha escolha para as 4 de 12 foi mesmo pela simplicidade...
Mas pelo que vçs disseram anteriormente, talvez seja melhor as 16un de 3,2V a 40Ah, não é?
Essas de 12V não são tão fáceis de balancear as células, tou certo?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”