rmiguel Escreveu:As minhas de chumbo já vão a caminho dos 6000km, mas já se nota uma grande diminuição na autonomia.
A tua scooter é também de 2kw como a minha, a minha montagem deverá ser idêntica á tua.
Que mais compraste para alem das baterias para fazer a conversão?
Pois, as minhas foram mudadas aos 5000 mas também a mota tinha estado parada nos ultimos tempos antes de a comprar... já praticamente não andava. Sei de uma igual aqui no forum que foi até aos 8000 - procura pelo membro civic liberty viseu, ele também converteu a mota 2Kw dele para litio por volta dessa kilometragem - também tem pormenores dessa alteração aqui no forum.
Além das baterias, comprei um pequeno BMS, que praticamente só está a servir para manter as células balanceádas - por enquanto está a funcionar tudo bem. Depois tens os ligadores entre as baterias que recomendo assim como os meus pois facilitaram a montagem, mas que também podem ser feitos com cabo de cobre. Depois deves ter que fazer algumas pequenas alterações na cablagem para ligar o pack à mota, se não tiveres disjuntor, convém instalar também um para segurança da instalação.
O carregador, uma vez que estava a desligar dentro dos limites admissiveis para o pack de litio, mantive o mesmo. Só à pouco tempo comprei um proprio para litio que instalei interno e passou a carregador principal, mas só comprei para aumentar a minha capacidade de carregamento, pois quando necessário ligo os dois carregadores.
Esta foi a forma como fiz a minha conversão, outras há por aqui usando outras tecnicas e outros tipos de baterias... o Jorge Rocha (entre outros) tem sido o especialista das conversões e responderá melhor a isso
