Dúvida sobre carregador.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm
Dúvida sobre carregador.
Alguém me podia dizer se este carregador termina o carregamento quando a célula atinge 3,65V ou se quando atinge 3,9V?
Cliquem aqui para ver as carecteristicas: http://eclipsebikes.com/single-cell-lif ... -1057.html
Cliquem aqui para ver as carecteristicas: http://eclipsebikes.com/single-cell-lif ... -1057.html
-
- Membro Gold
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Dúvida sobre carregador.
Deve ser mesmo aos 3,65. Mas não tens de te preocupar muito com isso pois apos carregamento a celula fica em 3,3 em alguns segundos.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Fidel Escreveu:Deve ser mesmo aos 3,65. Mas não tens de te preocupar muito com isso pois apos carregamento a celula fica em 3,3 em alguns segundos.
Nesse caso não está carregada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Será que baixa tanto para 3,3?!
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
3,3 não é defenição com nenhum rigor! Para se destinguir estar carregada teremos de verificar a tensão em repouso (até às centezimas de volt de minimo) e a temperatura e o tipo de celulas em causa!
Independentemente do que está escrito sobre esse carregador, para se ter alguma certeza de como está na verdade, deverá ser lida a tensão durante a carga e verificado seus estagios e tensões. Digo isto porque normalmente eles são aferidos em fabrica pela mão do homem, que muitas vezes se engana, principalmente se forem chineses!
Eu normalmente costumo demonstrar que tudo é muito facil de se fazer/verificar, mas noto que nem todos têm conhecimentos para por as mãos na massa.
Depois verifico que estragam material e começam a dizer mal do sistema ou dos materiais, o que não é bom, nem para a carteira deles nem para o conseito da mobilidade electrica.
Tudo parece simples, mas um pequeno pormenor poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso!
Porque não fazer mais perguntas base, dando mais indicadores da situação? Como por exemplo, "para umas baterias destas http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -20Ah.html , qual a tensão necessária para que de verifique se já estão bem carregadas, estando uma temperatura de 15º?"
Para cada caso será uma resposta diferente. E claro que os voltimetros terão de estar bem aferidos e com pilhas novas para não começarem a falhar a meio das cargas!
Já agora, se for para essas baterias que tens para a bicicleta, as WINA, poderás carregalas até 3,65v de descarregar até 2,50v a temperaturas médias de 20º. Logo o carregador deveria atingir uma tensão total, para 16S, de 58,4v (estando todas elas bem balanceadas, muito importante).
Independentemente do que está escrito sobre esse carregador, para se ter alguma certeza de como está na verdade, deverá ser lida a tensão durante a carga e verificado seus estagios e tensões. Digo isto porque normalmente eles são aferidos em fabrica pela mão do homem, que muitas vezes se engana, principalmente se forem chineses!
Eu normalmente costumo demonstrar que tudo é muito facil de se fazer/verificar, mas noto que nem todos têm conhecimentos para por as mãos na massa.
Depois verifico que estragam material e começam a dizer mal do sistema ou dos materiais, o que não é bom, nem para a carteira deles nem para o conseito da mobilidade electrica.
Tudo parece simples, mas um pequeno pormenor poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso!
Porque não fazer mais perguntas base, dando mais indicadores da situação? Como por exemplo, "para umas baterias destas http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -20Ah.html , qual a tensão necessária para que de verifique se já estão bem carregadas, estando uma temperatura de 15º?"
Para cada caso será uma resposta diferente. E claro que os voltimetros terão de estar bem aferidos e com pilhas novas para não começarem a falhar a meio das cargas!
Já agora, se for para essas baterias que tens para a bicicleta, as WINA, poderás carregalas até 3,65v de descarregar até 2,50v a temperaturas médias de 20º. Logo o carregador deveria atingir uma tensão total, para 16S, de 58,4v (estando todas elas bem balanceadas, muito importante).
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Estou interessado no carregador para equilibrar o conjunto das de 20ah! Ora se este carregador carregar tudo certinho até à tensão de 3,65V, consigo tê-las todas balanceadas sem precisar de bms!
-
- Membro Platinium
Um daqueles carregadores de carregar até 6 celulas (RC) daria para o que tu queres. Por uns 20 euritos já se compra!
-
Como o que o Marco encomendou?
-
- Membro Platinium
Sim! E eu também! O meu já chegou, e está aprovado!Roger a Jazz Escreveu:Como o que o Marco encomendou?
-
Ai sim? Estive numa loja de modelismo a perguntar por esse tipo de carregadores e conheciam também esse. Disseram maravilhas dele. Disse que tanto carrega como descarrega e que dá para decidir a voltagem a que quero as células carregadas!
Mandaste vir da china?
Mandaste vir da china?
-
- Membro Platinium
Não! Foi mesmo do meu computador!Roger a Jazz Escreveu: Mandaste vir da china?

Foi no ebay!
Sem carregador 230v - http://www.ebay.com/itm/iMAX-B6-Digital ... 5d3a90ac61
Com carregador 230v - http://www.ebay.com/itm/iMAX-B6AC-Lipo- ... 3a7b4a387c
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
-
Mas há opção com e sem carregador? Estive a ver os dois links e parecem-me iguais!
Mas vou então mandar vir o do segundo link. A ligação às células é fácil de fazer?
visitante2team, também estás satisfeito com o teu?
Mas vou então mandar vir o do segundo link. A ligação às células é fácil de fazer?
visitante2team, também estás satisfeito com o teu?
-
- Membro Platinium
Sim estou satisfeito com o meu.
O meu é sem fonte de alimentação a 220v porque ja tenho uma fonte de alimentação de 5A.
Eu so uso para carregar/balenciar as celulas mas uma por uma individualmente.
Apesar que ja queimei um por um erro meu, mas o vendedor mandou outro em garantia
e devolvi o estragado.
O meu é sem fonte de alimentação a 220v porque ja tenho uma fonte de alimentação de 5A.
Eu so uso para carregar/balenciar as celulas mas uma por uma individualmente.
Apesar que ja queimei um por um erro meu, mas o vendedor mandou outro em garantia

Live long and prosper!
-
Queiimou porquê?
Também mandaste vir da china?
Mas sem fonte de alimentação, como carregas as células?
Também mandaste vir da china?
Mas sem fonte de alimentação, como carregas as células?
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Sem fonte de alimentação, ligas o aparelho a bateria do carro, ou ligas ao transformador do portátil.
Mas eu acho que é mais pratico e seguro comprar com fonte de alimentação incluída 2º link.
Roger, o meu ainda não chegou...
Mas eu acho que é mais pratico e seguro comprar com fonte de alimentação incluída 2º link.
Roger, o meu ainda não chegou...
-
- Membro Platinium
Eu tenho uma fonte de alimentação 220v para 12v 5A.
Sim podemos ligar a qualquer fonte que tenha os 12v e os 5A.
O meu queimou por erro meu. Estava a equalizar umas baterias estacionarias de 6V e utilizei umas de 12v mas não desliguei o negativo comum entre elas e deve ter feito efeito "ground".
Mas desde que se use uma fonte isolada do que estas a carregar não tem prob e carrega com os 5 A na boa.
Eu é que cometi o erro.
O meu veio do UK foi mais caro mas é igual. Na altura presizava do carregador com urgencia.
Sim podemos ligar a qualquer fonte que tenha os 12v e os 5A.
O meu queimou por erro meu. Estava a equalizar umas baterias estacionarias de 6V e utilizei umas de 12v mas não desliguei o negativo comum entre elas e deve ter feito efeito "ground".
Mas desde que se use uma fonte isolada do que estas a carregar não tem prob e carrega com os 5 A na boa.
Eu é que cometi o erro.
O meu veio do UK foi mais caro mas é igual. Na altura presizava do carregador com urgencia.
Live long and prosper!
-
Tenho visto que no olx também os há à venda! http://www.olx.pt/nf/search/imax