Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por RJSC »

Os globos têm origem onde?

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:Imagem
Com os LEDs brancos entre 3 e 4 volts safas-te, mas a partir dos 4 a corrent sobe descontroladamente.

Com outras cores a zona onde a corrente é +/- estável é muito mais estreita.
Não tentes isso com LEDs vermelhos ou Infravermelhos (por exemplo numa lanterna de visão noturna).
Sem dúvida um belo gráfico!

Com leds vermelhos de alto brilho, requer uma tensão mais baixa! comprimentos de onda, diferentes!

Tenho muitos leds destes..... neste caso no fim, deveremos baixar um pouco a tensão! E claro os de infravermelhos tb.

Por acaso fiz, para um bar, uma lâmpada robotica strobo, que levaram muitos leds vermelhos, azuis e verdes de alto brilho, com fonte 230V. Pelos vistos ainda está tudo ok.

Uma lâmpada destas comprada, custa à volta de 1500€.

Não podemos levar à letra toda a informações que vemos na Net!

O melhor é nós mesmos, fazermos os nossos cálculos, na prática.

Por exemplo! Há programas de cálculos de circuitos eletrônicos que se nos fiarmos neles estamos bem lixados.

Que nos dão resultados inacreditáveis!!!

Especificações LED Azul: - Lente: Transparente 5mm - Pico de comprimento de onda: 460nm a 470nm - Intensidade luminosa: 5.000mcd a 6.000mcd - Angulo de visão: 5º a 25º - Tensão: 3,2v a 3,4v - Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED Vermelho: - Lente: Transparente 5mm - Pico de comprimento de onda: 625nm a 630nm - Intensidade luminosa: 3.500mcd a 4.000mcd - Angulo de visão: 5º a 25º -Tensão: 1,9v a 2,1v - Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED Verde: - Lente: Transparente 5mm - Pico de comprimento de onda: 520nm a 525nm - Intensidade luminosa: 12.000mcd a 15.000mcd - Angulo de visão: 5º a 25º - Tensão: 3,0v a 3,3v - Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED Branco: - Lente: Transparente 5mm - Pico de comprimento de onda: N/A -Intensidade luminosa: 15.000mcd a 17.000mcd - Angulo de visão: 5º a 25º - Tensão: 3,0v a 3,2v -Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED UV: - Lente: Transparente 5mm - Pico de comprimento de onda: 400nm a 405nm - Intensidade luminosa: 120mcd a 200mcd - Angulo de visão: 5º a 25º - Tensão: 3,2v a 3,4v - Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Esta dos políticos é bem verdade :lol: :lol: :lol: .

Já vi que se morasse no continente! Tinha um potencial cliente para uns candeeiros!
O pior! Era arranjar mais dois globos assim.

Porque chapa de aço perfurada, ainda tenho alguma.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

RJSC Escreveu:Os globos têm origem onde?
Os globos eram de um lustre, que já estava desmontado à muito tempo.....
Esteve quase no lixo! Ainda Bem que os guardei.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!

Bem vou trazer a discussão um assunto que pode provocar alguma polémica!

Já ando à algum tempo para abordar este tema, pelos comentários que vejo por aí!

Perante o que aconteceu no sábado comigo, vai ser agora que vou debater porque acima de tudo, está a segurança! Que os fabricantes me perdoem!

Pois no sábado passado, fui fazer umas modificações nas instalações elétricas de uma empresa, uma vez que tinham lá umas fases de 230V, e outras de 380V.

As modificações foram feitas, numa das fases 230V, e tiveram que ser realizadas com a energia ligada, por causa de um servidor.

Já quase no fim, desequilibrei-me e toquei em dois fios descarnados, levei um belo de um choque!

Nada de estranho até aqui!!!!

Se não fosse pelo facto do quadro estar protegido por um (DR), bem sensível!
Era um módulo DR, ou Disjuntor DR de corrente nominal residual de 30mA

E bem podia ficar ali agarrado, que o disjuntor não disparava!

Eu sei bem que os fabricantes anunciam que este dispositivo protege as pessoas de choques!

Mas apesar de ser um bom dispositivo em certas situações, ele não nos protege contra choques, a não ser em algumas situações!

Vamos lá ver!

Um (DR) ou ou (disjuntor diferencial) é um dispositivo de proteção utilizado em instalações eléctricas.
Permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal.

Bem! Isto é bom! Porque podemos ter grandes correntes de fuga, sem darmos por isso, aumentando a conta da luz ao fim do mês, sem falar em outros perigos associados.....

Porque um (DR) não nos protege contra choques!

Porque ele só vai fazer disparar o disjuntor, quando detectar uma corrente de fuga para a terra.

Apesar do nosso corpo ser constituído por 60% de água, e como sabem que a água é um grande condutor de eletricidade.

Felizmente temos um bom protetor, a nossa pele, que se estiver seca, cria um grande obstáculo à passagem de eletricidade.

Quanto maior o grau de humidade da mesma, maior condutor se tornará.

E se formos retirar a tampa de uma tomada protegida com este sistema!
E colocamos as mãos nos dois terminais!
Calçados com umas sapatilhas, botas etc! E tb dependendo do piso que estamos!

Vamos levar um "baita" de um choque! Porque o sistema vai se comportar, como se o nosso corpo fosse uma carga qualquer! Tipo uma lâmpada, um rádio etc.

E não vai disparar!

Pois o nosso corpo tem uma boa isolação da terra, o calçado tb ajuda e o (DR) não vai detectar qualquer fuga!

A não ser que se estivéssemos todos molhados, com os pés no chão, haveria uma fuga de corrente!
Assim talvez o disjuntor disparasse!
Não vou ser eu a testar isto! Já me basta o choque que levei.

Apesar de estar a vontade nesta área! E continuar a fazer experiências......
Tenho muito respeito pela eletricidade, porque isto pode provocar grandes danos no nosso corpo, em alguns casos levar mesmo à morte.

A minha intenção, com isto tudo, é mesmo alertar a malta, que pensa estar em segurança, só porque têm um sistema destes! Para terem cuidado!

E não levem um choque como eu levei! O pior!!!!!

E depois do sucedido, fiz um teste ao dr, encostando um fio descarnado a uma parede, e o disjuntor desarmou logo.

Abraço.
Anexos
choques-eletricos.jpg
choques-eletricos.jpg (8.77 KiB) Visto 1945 vezes
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

A respeito de choques .
Com uns sapatos normais, e não tocando e mais nada eu consigo tocar na fase de 220v sem apanhar choque.
E uma pessoa com um buscapolos toca na minha pel e acende :mrgreen:

NÃO TENTEM ISTO EM CASA :mrgreen: :mrgreen:
Live long and prosper!

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

visitante2 Escreveu:A respeito de choques .
Com uns sapatos normais, e não tocando e mais nada eu consigo tocar na fase de 220v sem apanhar choque.
E uma pessoa com um buscapolos toca na minha pel e acende :mrgreen:

NÃO TENTEM ISTO EM CASA :mrgreen: :mrgreen:
Boas visitante2!

Mesmo sem te aperceberes ou não!
Reforçaste a minha afirmação, que o corpo humano tem uma boa resistência ôhmica à passagem de eletricidade!

Pois senão! Quando te colocasses em contacto com a fase, levarias um choque.
Porque o teu corpo, faria a passagem da corrente para a terra.

Quando era puto, tb fazia este tipo de brincadeiras!
Colocava pregos nas tomadas, e o pessoal ficava todo assustado!

E se nesta altura, tocasse em alguém, ele levaria um pequeno choque em vez de mim.

E a de acender uma pequena luz, ao tocarmos na tomada! Tb já fiz, mas dava umas picadelas!!!
Com um buscapolos às vezes tb dava uns pequenos choque, que mal se sentia.

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!

Tive um testemunho, mandado por mail!
De um eletricista profissional, que disse que tb já tinha levado um choque numa moradia protegida com um (DR) .

Só não especificou qual a sensibilidade do (DR) ?

E só por curiosidade, como soube o meu mail?

Já que no fórum, não pus o mail.

Abraço, aguardo resposta!
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Pahh!! choque eletrico apanha-se sempre, só depois é que o dijuntor dispara (se houver corrente de fuga suficiente para o fazer atuar).
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Não sei porque estás "escandalizado"...

Os Disjuntores Diferenciais só são mesmo supostos atuar quando a corrente que vai pela fase não regressa pelo neutro.
Se passar por ti e voltar ao Neutro ele não tem maneira de te distinguir de qualquer carga legítima.

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Pahh!! choque eletrico apanha-se sempre, só depois é que o dijuntor dispara (se houver corrente de fuga suficiente para o fazer atuar).
cumps
Pahh!! Já andas neste fórum há bem mais tempo do que eu!

E com certeza já deves ter ouvido muitos comentários! De pessoal a ser aconselhado a comprar um (DR) para se protegerem contra choques!

E outros que se sentem seguros por ter este dispositivo! Pois é o que a maior parte das pessoas pensam!

Mesmo aqui em S.Miguel, tenho 3 amigos que são eletricistas, que estão mesmo convictos que este sistema é 100% eficaz!

E o que é que os fabricantes anunciam, com as muitas publicidades!!

E em fotos de revistas da especialidades, fazendo publicidade, colocando uma criança de 3 anos ao lado de uma tomada protegida com (DR) ?
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Isso serve é para as pessoas não morrerem (da corrente eletrica que possa atravessar o coração devido a um choque eletrico) nunca de sentir um esticão!!!
agora o choque pode é ser mais ou menos prolongado dependendo da sensibilidade do diferencial, mesmo dentro dum diferencial de 300ma existem mais que um tipo de sensibilidade, os ultra sensiveis e os menos sensiveis...
por isso é que as casas de banho são equipadas com sensores de 30ma e o resto da casa com 300ma, é que na casa de banho a probabilidade de apanhares uma fuga e estares descalço é maior e nesse caso tens que estra bem protegido...
Cumprimentos ó pahhh :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:Isso serve é para as pessoas não morrerem (da corrente eletrica que possa atravessar o coração devido a um choque eletrico) nunca de sentir um esticão!!!
agora o choque pode é ser mais ou menos prolongado dependendo da sensibilidade do diferencial, mesmo dentro dum diferencial de 300ma existem mais que um tipo de sensibilidade, os ultra sensiveis e os menos sensiveis...
por isso é que as casas de banho são equipadas com sensores de 30ma e o resto da casa com 300ma, é que na casa de banho a probabilidade de apanhares uma fuga e estares descalço é maior e nesse caso tens que estra bem protegido...
Cumprimentos ó pahhh :lol:
Bem Paulo!

Estou parvo com este teu comentário!
Porque sei que és uma pessoa que percebe bem de eletricidade, e seus componentes.

Diz-me que estas brincar cmg! A fazer esta leitura! Só pode.

Prefiro não dizer mais nada.
Abraço (amigo)
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

RJSC Escreveu:Não sei porque estás "escandalizado"...

Os Disjuntores Diferenciais só são mesmo supostos atuar quando a corrente que vai pela fase não regressa pelo neutro.
Se passar por ti e voltar ao Neutro ele não tem maneira de te distinguir de qualquer carga legítima.
Sim estou "escandalizado".

Pela atitude dos fabricantes, a fizerem publicidade enganosa !
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

eu já nem sei como te responder... o dijuntor dispara em x milisegundos, o que quer dizer que ainda sentes o choque mas não é suficiente para te matar porque a corrente que te vai atravessar vai ter um tempo menor de atuação....
não sei explicar melhor...
o circuito só atua depois de existir contacto...primeiro o eletrão tem de entrar em ti....
vou pa dentro!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Quanto aos vendedores de material elétrico dizerem que protege contra qualquer tipo de choque, infelizmente a maior parte das pessoas vende coisas sobre as quais não tem ideia do princípio de funcionamento.
Qualquer pessoa que perceba de eletricidade e for fazer um test-drive a um carro elétrico num concessionário invariavelmente em pouco tempo nota que o vendedor não percebe realmente como funciona, especialmente quando faz perguntas sobre o carregamento.
Quase todos os vendedores de eletrodomésticos hoje em dia também não sabem como funcionam realmente, e como tal mandam sempre para terceiros para diagnóstico e reparação.

Quanto aos anúncios, os publicitários invariavelmente também não sabem como funciona realmente o que estão a anunciar.

Mas uma coisa é certa, estamos muito mais protegidos com Disjuntor Diferencial do que sem ele.

Mesmo 30 mA são suficientes para matar uma pessoa se passarem pelo peito.
O principal mecanismo de proteção dos Disjuntores Diferenciais é impedir que a carcaça de um eletrodoméstico que esteja ligada à terra fique com uma tensão elevada, de pouco vale se for para detetar fuga de corrente apenas através de um corpo humano.
Por isso se devem utilizar apenas tomadas com terra.
Com fio terra, rapidamente a corrente atingirá os 30mA ou 300mA comuns e o disjuntor atuará. Sem terra, a carcaça ficará em tensão podendo eletrocutar alguém.

Foi por isso que no início de disse para ligares um terminal do inversor à terra: para o diferencial poder funcionar.

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

pnunes Escreveu:eu já nem sei como te responder... o dijuntor dispara em x milisegundos, o que quer dizer que ainda sentes o choque mas não é suficiente para te matar porque a corrente que te vai atravessar vai ter um tempo menor de atuação....
não sei explicar melhor...
o circuito só atua depois de existir contacto...primeiro o eletrão tem de entrar em ti....
vou pa dentro!!!
Não deves ter lido todo o comentário que fiz ao princípio sobre este tema! Mas tb era um pouco comprido..........

Vamos lá ver se nos entendemos!

Um (DR) ou ou (disjuntor diferencial) é um dispositivo de proteção utilizado em instalações eléctricas. Que permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal.

Ao colocamos as mãos numa tomada ou em outro lugar no circuito simplesmente ele não vai fazer atuar o disjuntor, porquê?

Porque ele só vai fazer disparar o disjuntor, quando detectar uma corrente de fuga para a terra.

E em condições normais, o nosso corpo, tem uma grande resistência ohmica, e não vai proporcionar esta fuga.

Portanto o sistema não tem como diferenciar o nosso corpo de outra carga qualquer!

Bem podias ligar uma lâmpada, que era a mesma coisa.

No meu caso, levei um bom choque, e susto, ao tocar acidentalmente na fase e neutro, e o disjuntor nunca atuou.

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Pois é RJSC !!!!!

Já não me lembrava que eras umas das pessoas que me orientou no princípio, com um texto muito (explicativo), como deveria fazer, para criar o neutro!

Fui rever este tópico! Muito obrigada....... e tb ao pnunes e ao JorgeRocha.

Pois!! Na altura apesar de ter bons conhecimentos de eletricidade, a minha área é mesmo informática & eletrônica, não fazia idéia!

Que era assim que se fazia para criar o neutro! Pois fiz exatamente como disseste.....

Na verdade, antes nunca precisei fazer esta operação! Porque nunca tive um gerador de energia.

E a energia que vem da rede já vem com fase e neutro.

Sim senhor.... apesar neste fórum, ou nos outros que participo, haver alguns conflitos.... A verdade é que estamos sempre a aprender.... e isto é muito bom......

Depois tenho outro tema meio polêmico para colocar!

Pelo menos vamos tendo alguma liberdade de expressão!

Abraço.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!

Afinal o Senhor eletricista já se manifestou!

É brasileiro e já tem muitos anos de profissão, e o (DR) que estava no quadro na altura do choque!
Não vou referir a marca! Mas era um dr de 30mA.

E tb como chegou ao meu mail! Abraço aí!

Entretanto fui fazer umas pesquisas na net que sustenta-se a minha teoria! Que não é teoria mas prática, que senti na própria pele, e a malta aqui no fórum! Tb concordou cmg!

Pois pelo menos não vi grandes reações de desacordo! que no início estava à espera.

E encontrei este video que coloco abaixo deste senhor, que é espectacular!!!!
Tem um grande conhecimento na área, explica tudo às pessoas.... fiquei fã dos seus vídeos no Youtube.

Sei bem que muitos conceitos simples que ele explica, podem ser muito importantes para outros mais complexos....

Abraço. Bom fim de semana.

https://www.youtube.com/watch?v=Ao5MBVR ... ata_player
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

video

Link
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”