até que tens muita razão, a electricidade é realmente ecologica, o problema é a sua produção e os preços que são actualmente praticados.
estou absolutamente convencido que nas proximas decadas não iremos ter reduções de custos da electricidade, por muitas campanhas que façam, por muita concorrencia que possa vir a existir o preço não me parece que vá baixar.
a edp é actualmente uma das maiores investidoras a nivel mundial em energia eolica, deves estar a par do investimento que fizeram nos estados unidos da américa nesse tipo de energia, mas também já deves estar habituado ao facto de que só pelo simples facto de viveres em portugal tens de pagar tudo mais caro(deve ser por que como estamos á beira mar temos de pagar taxa de luxo , dai o descrédito que a electricidade me merece actualmente no nosso cantinho á beira mar plantado.
uma boa alternativa é sem duvida a energia solar, mas para produzires água quente que chegue para alimentar o aquecimento central tens de adquirir uns bons metros quadrados de paineis solares. fala com o manuelcar, ele tem uma boa experiencia nesse campo e ajudar-te-á certamente.
existem também os paineis termodinamicos que retiram energia de todos os elementos, calor, frio, chuva, vento, sol, lua etc (é o peixe que vendem) segundo dizem consamem cerca de 390w e devolve 1690w, á partida é um bom investimento, porém o preço (mais uma vez) não ajuda.vi no leroy merlim em almada um quit de um painel e um deposito de 250 litros mas o custo ronda os 2500€ aproximadamente, para aguas quentes sanitárias resultará na perfeição,já para aquecimento central o numero de paineis a adquirir será tão grande que o custo se torna de muito dificil amortização, mas nada como consultar e pedir orçamentos
a leroy merlin não os faz mas consulta este site.
http://www.energie.pt
espero que entrontes a solução que desejas
um abraço
hilário