SOS
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Autor do tópico - Membro
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SOS
Tenho um problema para o qual agradeço toda a ajuda que me possam dar:
- Eu tinha uma viatura de trabalho que funcionava como um escritório móvel, nela tinha a bateria de arranque de 95Ah e mais duas iguais que em andamento eram carregadas pelo alternador.
As duas baterias depois alimentavam um inversor que por sua vez alimentava o portátil, impressora, ventoinha, carregadores de equipamentos diversos, etc.
Agora troquei de viatura para uma bem mais pequena que não me permite ter uma ligação como a outra tinha.
Fiz o seguinte:
-Liguei 6 baterias de gel de 7Ah em paralelo que á noite carrego com um carregador de baterias auto e durante o dia reforço com um painel solar.
-Tenho um regulador solar de 5A instalado.
O meu problema é que só consigo ter o portátil ligado durante 1 hora,(a energia para o portátil é transformada por um daqueles de isqueiro da Targus), a partir dai elas vão-se abaixo e o trabalho fica-se pelo inicio.
Talvez seja um banco de baterias muito insuficiente para as minhas necessidades, não acham?
Por favor tenham em conta que eu sou um leigo na matéria e apenas me vou tentando desenrrascar naquilo que me faz falta e por isso tenham em conta isso na ajuda que me possam dar.
- Eu tinha uma viatura de trabalho que funcionava como um escritório móvel, nela tinha a bateria de arranque de 95Ah e mais duas iguais que em andamento eram carregadas pelo alternador.
As duas baterias depois alimentavam um inversor que por sua vez alimentava o portátil, impressora, ventoinha, carregadores de equipamentos diversos, etc.
Agora troquei de viatura para uma bem mais pequena que não me permite ter uma ligação como a outra tinha.
Fiz o seguinte:
-Liguei 6 baterias de gel de 7Ah em paralelo que á noite carrego com um carregador de baterias auto e durante o dia reforço com um painel solar.
-Tenho um regulador solar de 5A instalado.
O meu problema é que só consigo ter o portátil ligado durante 1 hora,(a energia para o portátil é transformada por um daqueles de isqueiro da Targus), a partir dai elas vão-se abaixo e o trabalho fica-se pelo inicio.
Talvez seja um banco de baterias muito insuficiente para as minhas necessidades, não acham?
Por favor tenham em conta que eu sou um leigo na matéria e apenas me vou tentando desenrrascar naquilo que me faz falta e por isso tenham em conta isso na ajuda que me possam dar.
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- Membro Platinium
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Re: SOS
As baterias estão todas em boas condições?
Deveriam dar para um PC portátil médio para pelo menos 4 horas. (Juntas teriam 42Ah).
Ou as baterias já não têm 100% da capacidade, ou o carregador não as está a carregar bem.
Deveriam dar para um PC portátil médio para pelo menos 4 horas. (Juntas teriam 42Ah).
Ou as baterias já não têm 100% da capacidade, ou o carregador não as está a carregar bem.
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- Membro Gold
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Re: SOS
Bom, também passaste de uma bateria de 12V 190Ah que re-carregava depressa (com o motor do carro ligado) para uma bateria de 12V 42Ah que só re-carrega por painel solar, e devagar. Portanto assim à partida não admira que notes diferença.
Podes verificar o consumo de CPU do teu PC, as pessoas às vezes têm tanta merd@ a correr em background e a papar CPU que é uma coisa parva. Se usares muito documentos, ler, gravar, podes começar a trabalhar em cima dum SD card que consome menos que um disco, mas tens que ter atenção que o SDCard vai-se "desgastar depressa" e portanto tens que ir fazendo cópias diárias dos docs para outro sítio e estar atento ao comportamento do cartão.
Desliga tudo o que não é necessário. Se não tás a usar a net, desliga o WiFi, etc etc.
Podes arranjar um carregador de baterias para ligar ao isqueiro do carro, sempre elas vão carregando quando o motor está ligado, e até talvez um pouco a partir da bateria do carro quando o motor está desligado.
Podes verificar o consumo de CPU do teu PC, as pessoas às vezes têm tanta merd@ a correr em background e a papar CPU que é uma coisa parva. Se usares muito documentos, ler, gravar, podes começar a trabalhar em cima dum SD card que consome menos que um disco, mas tens que ter atenção que o SDCard vai-se "desgastar depressa" e portanto tens que ir fazendo cópias diárias dos docs para outro sítio e estar atento ao comportamento do cartão.
Desliga tudo o que não é necessário. Se não tás a usar a net, desliga o WiFi, etc etc.
Podes arranjar um carregador de baterias para ligar ao isqueiro do carro, sempre elas vão carregando quando o motor está ligado, e até talvez um pouco a partir da bateria do carro quando o motor está desligado.
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Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
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Re: SOS
Pois, eu sei que a diferença da capacidade do sistema que tinha no outro carro para este é muito grande, contudo é com isto agora que terei de me governar...
Eu carreguei as baterias em conjunto e depois medi 12.7v em todas quando separadas, por isso não deve estar nenhuma danificada, ou então estarão todas, porque não sei se o valor que obtive é o expectável para umas em boas condições.
A ideia de carregar em andamento a partir do isqueiro até pode ser uma boa ajuda. Posso ligar uma extensão direta do isqueiro ás baterias (isto porque o que eu tenho como ponto de ligação delas aos periféricos também é uma entrada de isqueiro)?
Quanto a trabalhar sobre o Sdcard, também é uma questão a ter em conta, mas eu noto que o consumo é mais elevado quando uso aplicações que puxam mais pela gráfica, e noto isso porque é quando o inversor liga o dissipador.
Se tiver que comprar uma unica bateria para substituir aquelas que possam estar cansadas, e tendo em conta que preciso de conseguir trabalhar pelo menos umas 6 horas com ela, qual acham a potência que devo ter em conta? Compro uma de gel ou uma normal dá para o efeito?
Obrigado a todos
Eu carreguei as baterias em conjunto e depois medi 12.7v em todas quando separadas, por isso não deve estar nenhuma danificada, ou então estarão todas, porque não sei se o valor que obtive é o expectável para umas em boas condições.
A ideia de carregar em andamento a partir do isqueiro até pode ser uma boa ajuda. Posso ligar uma extensão direta do isqueiro ás baterias (isto porque o que eu tenho como ponto de ligação delas aos periféricos também é uma entrada de isqueiro)?
Quanto a trabalhar sobre o Sdcard, também é uma questão a ter em conta, mas eu noto que o consumo é mais elevado quando uso aplicações que puxam mais pela gráfica, e noto isso porque é quando o inversor liga o dissipador.
Se tiver que comprar uma unica bateria para substituir aquelas que possam estar cansadas, e tendo em conta que preciso de conseguir trabalhar pelo menos umas 6 horas com ela, qual acham a potência que devo ter em conta? Compro uma de gel ou uma normal dá para o efeito?
Obrigado a todos
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- Membro Gold
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Re: SOS
Tens mais coisas ligadas às baterias? Não percebi como alimentas o portátil, é através de um inversor para 230V e depois o carregador do portátil ou usas um conversor de 12V para portátil ligado directamente ao portátil (esse tal Targus que mencionaste)?
O carregador de carro é de qtos A? Carregas as baterias todas em paralelo tal como as usas, certo?
Se realmente 6x7Ah só te dão para 1h assumindo que está tudo bem com as baterias, para 6h precisarias de cerca de 6x6x7Ah ~ 250Ah.
O carregador de carro é de qtos A? Carregas as baterias todas em paralelo tal como as usas, certo?
Se realmente 6x7Ah só te dão para 1h assumindo que está tudo bem com as baterias, para 6h precisarias de cerca de 6x6x7Ah ~ 250Ah.
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Re: SOS
Alguma coisa tem que estar mal. Ou o portátil ainda é daqueles que usavam P4 normais, ou então não é o portátil que está a comer tudo.
Só uma das baterias de 12V 7A deveria aguentar pelo menos uma hora com um portátil normal. Mais ainda com netbooks, com Atom's ou Brazos.
Só uma das baterias de 12V 7A deveria aguentar pelo menos uma hora com um portátil normal. Mais ainda com netbooks, com Atom's ou Brazos.
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Autor do tópico - Membro
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Re: SOS
Eu não tenho mais nada ligado ás baterias.
Ainda nem sequer experimentei ligar o inversor de 800w que depois precisarei de usar para a impressora e para o carregador de baterias dum outro equipamento que uso em trabalho.
O que estou a usar para ligar o portatil é um daqueles que se compram na Fnac e afins e que liga no isqueiro e diretamente ao jack de alimentação do portátil.
Prefiro usar este porque assim não perco tanta energia para a inversão como no outro.
Eu inicialmente carreguei as baterias em conjunto e com um carregador de baterias auto modelo Tudor T8. Agora não tenho aqui as especificações dele mas mais logo tiro tudo para fora do carro e vejo isso em pormenor.
Começo a acreditar que o problema pode estar nas baterias que já não estejam nas melhores condições. Elas eram duma UPS que eu estripei e cheguei a usar meia duzia de vezes cada uma delas individualmente para um foco de halogénio de 55w e aguentavam cerca de 1 hora cada uma com ele ligado. Dai ter grosseiramente concluido que estavam boas.
Ainda nem sequer experimentei ligar o inversor de 800w que depois precisarei de usar para a impressora e para o carregador de baterias dum outro equipamento que uso em trabalho.
O que estou a usar para ligar o portatil é um daqueles que se compram na Fnac e afins e que liga no isqueiro e diretamente ao jack de alimentação do portátil.
Prefiro usar este porque assim não perco tanta energia para a inversão como no outro.
Eu inicialmente carreguei as baterias em conjunto e com um carregador de baterias auto modelo Tudor T8. Agora não tenho aqui as especificações dele mas mais logo tiro tudo para fora do carro e vejo isso em pormenor.
Começo a acreditar que o problema pode estar nas baterias que já não estejam nas melhores condições. Elas eram duma UPS que eu estripei e cheguei a usar meia duzia de vezes cada uma delas individualmente para um foco de halogénio de 55w e aguentavam cerca de 1 hora cada uma com ele ligado. Dai ter grosseiramente concluido que estavam boas.
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Re: SOS
Já está tudo esclarecido. Eram as baterias que estavam foleiras.
Lá tive de investir numa de gel de 88 Ah.
Pelo menos agora já não devo ter mais stresses.
Obrigado a todos pela vossa ajuda.
Lá tive de investir numa de gel de 88 Ah.
Pelo menos agora já não devo ter mais stresses.
Obrigado a todos pela vossa ajuda.
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Re: SOS
Boas!
Primeiro que tudo, nunca devemos medir as baterias logo depois de serem carregadas!
Pelo menos 12 horas depois!
Ao medirmos a tensão de uma bateria logo após a carga e, por exemplo, tem 13v, não quer dizer que está de boa saúde!
E ao teres 6 baterias em paralelo, vai-se comportar como se de uma única bateria se tratasse.
Pois basta uma estar danificada, ou com muitas perdas! Vai comprometer o resto do banco!
Pois algumas destas baterias ainda podem estar, com auto-descargas aceitáveis!
E poderá utilizar em alguma coisa!
Primeiro que tudo, nunca devemos medir as baterias logo depois de serem carregadas!
Pelo menos 12 horas depois!
Ao medirmos a tensão de uma bateria logo após a carga e, por exemplo, tem 13v, não quer dizer que está de boa saúde!
E ao teres 6 baterias em paralelo, vai-se comportar como se de uma única bateria se tratasse.
Pois basta uma estar danificada, ou com muitas perdas! Vai comprometer o resto do banco!
Pois algumas destas baterias ainda podem estar, com auto-descargas aceitáveis!
E poderá utilizar em alguma coisa!

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: SOS
Eu medi-as separadas depois de as carregar em conjunto e 2 delas estavam nos 5v. De qualquer das formas as outras 4 ficaram entre os 12.3 e 12.5 o que é insuficiente para o fim que pretendo.Emanuel Couto Escreveu:Boas!
Primeiro que tudo, nunca devemos medir as baterias logo depois de serem carregadas!
Pelo menos 12 horas depois!
Ao medirmos a tensão de uma bateria logo após a carga e, por exemplo, tem 13v, não quer dizer que está de boa saúde!
E ao teres 6 baterias em paralelo, vai-se comportar como se de uma única bateria se tratasse.
Pois basta uma estar danificada, ou com muitas perdas! Vai comprometer o resto do banco!
Pois algumas destas baterias ainda podem estar, com auto-descargas aceitáveis!
E poderá utilizar em alguma coisa!
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Re: SOS
Ok 


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