pnunes Escreveu:Emanuel porque não colocas cá os valores em kw que efetivamente são contabilizados no contador que tens?
Pois! A questão dos consumos do contador AC na verdade, só contabiliza uma parte da energia produzida!
Por exemplo tive estes dias todos com o sistema AC desligado, mas continuei a produzir e a consumir, no sector de baixa tensão, luzes, e alguns eletrodomésticos.....
Parece que não! Mas na prática faz muita diferença!
O ideal era eu ter um contador a 12V! Há estes contadores? São muito caros?
Só dão até 100A. E parece que só mostram o consumo instantaneo, não tem totalizador.
Emanuel Couto Escreveu:
Relativamente ao preço da eletricidade, pois é como eles querem! A par dos aumentos, ainda vem as taxas de n coisas..... e uma delas nem sei o que significa ?
(Custo de interesse econômico)? não faço a minima.
Bom fim de semana.
Isto é o famoso défice tarifário, que inclue: subsidiação de co-geração, éolicas, barragens reversíveis, etc....
CrOhN Escreveu:Só dão até 100A. E parece que só mostram o consumo instantaneo, não tem totalizador.
Emanuel Couto Escreveu:
Relativamente ao preço da eletricidade, pois é como eles querem! A par dos aumentos, ainda vem as taxas de n coisas..... e uma delas nem sei o que significa ?
(Custo de interesse econômico)? não faço a minima.
Bom fim de semana.
Isto é o famoso défice tarifário, que inclue: subsidiação de co-geração, éolicas, barragens reversíveis, etc....
Pois a respeito do contador DC!
O ideal era um que fizesse os registos em watts como os AC, para ter uma idéia das minhas produções neste sector.
A respeito a taxa!
Realmente não fazia idéia que era para aquilo! A meu ver está mal.....
Mas o que vamos fazer! Não temos alternativa se não pagar.....
Os medidores da Victron (BMV-600S) medem realmente todo o fluxo de energia que entra e sai da bateria. É aqui que quase tudo se passa. Com o medidor podemos saber o que entra e sai da bateria, tendo ele forma eficaz de calcular o estado de carga. Apenas não mede o que estiver a ser consumdo diretamento dos painéis fotovoltaicos, a não ser que se instale outro medidor.
Para mim, mais do que medir quantos KWh conseguimos produzir, interessa medir o estado da bateria, o fluxo de carga e descarga, etc.
O medidor permite ligar a um compuador mediante um cabo série. Por sua vez o software recebe os dados e guarda-os em XLS e CSV.
O medidor conta ainda com uma saida para controlar um relé, que pode ser ativado a partir de muitos parâmetros, permitindo uma configuração adaptada a cada situação.
Ivestiguem que vale a pena.
Torne-se Independente!
Produza a sua própria energia.
O Emanuel queres um gestor melhor que o que já tens!!! com o outback consegues saber perfeitamente o estado da bateria, dá-te os valores max e min de tensões, correntes etc etc, com ele já consegues saber perfeitamente se estás a carregar/descarregar a bateria dentro dos parametros aconselhaveis, e tem ainda esse contacto programavel que podes dedicar ao que muito bem entenderes ou necessitares, pode tanto ser dumpload como acionar um carregador axliar (ultimo recurso)...
Ainda relativamente ao contador de energia, medidor ou monitor de energia como lhe queiram chamar, penso que a questão fulcral é outra. O regulador Outback, tal como os restantes reguladores, apenas contabiliza o que entra na bateria. O inversor por seu lado consome diretamente da bateria sem que o regulador saiba disso.
Apenas um sistema como o shunt da Victron, intercalado no cabo negativo que liga tudo à bateria, poderé medir a totalidade do que entra e sai da bateria, conseguindo-se assim contabilizar tanto a produção como o consumo.
Torne-se Independente!
pnunes Escreveu:Isso mesmo...
O teu futuro regulador, não é Esteves??
É um bom regulador sem duvida, mas ando indeciso entre o Outback Flexmax 80 Amp MPPT Solar o Midnite clássico 150 MPPT 96Ah e o Xantrex XW MPPT 80A
Mas alguma coisa ade vir, nesta altura não é o mal necessário, visto que tenho tido na ordem dos 60 amperes de carga, quando o tempo aquecer ai sim já rentabiliza ter um bom MPPT
Em relação ao monitorizar o que se produz acho que o que mais interessa é na parte do AC, no caso do Emanuel é um pouco mais complicado, tem dois tipos de consumo em casa, quase como eu, são 75 watts a 12 volts cerca de 10 horas todos os dias durante o ano.
Para o DC é o que diz o Miguel intercalar algo na parte do DC.
Mas se calhar ele não presiza de um medidor de consumo tão potente. Se só liga cargas baixas diretamente nas baterias.
No meu ponto de vista não é presizo medir tudo ao milímetro.
Já tem o regulador já tem um contador AC.
O resto seria só nas perdas para o inversor e as auto descargas das baterias.
Digo eu
Bem pessoal! Não disse nada antes, porque estive durante o dia de hoje numa cerimónia.
Por acaso não conhecia estes medidores da Victron (BMV-600S) ! Muito interessante.
Na verdade no setor de baterias que fornecem energia ao inversor!
O outback, dá-me os valores de tensão, corrente, produção em (DC), produção em (AC).
E ainda tenho no quadro, o contador de cosumos limpos (AC), à saída do inversor.
Agora, no setor das baterias que fornece energia de baixa tensão, com dois dos outros controladores, tenho o controlo da tensão, da corrente de entrada e saída, (mas instantâneas).
Mas estes controladores não têm, como no outback, o registo acumulado em kwatts em DC.
E como neste setor, não é preciso retirar os consumos do inversor, tinha um valor para me basear.
E o interesse de ter um contador no setor (DC) ! Era mesmo para saber a totalidade da energia que estou a produzir neste setor, para depois somar os dois setores, e ter um total de energia produzida.
E claro este resultado, tb entraria para o meu histórico, como tenho no (AC).
Porque parecendo que não, tenho as luzes da casa toda a 12v, portátil a 20v, router meo ligado 24h dia, robô de cozinha, consola wii, várias fitas leds em móveis, câmeras de segurança ligadas 24h dia, carregadores de pilhas AA, AAA, e mais alguma coisa, que agora não lembro!
Bem! isto tudo ao fim do mês, é muita energia, que não é contablizada..... e ao fim de um ano! Nem se fala......
No shunt de 500A do BMV 600s podemos medir tudo o que entra e sai da bateria. Volto a frisar este aspecto porque é a única forma de sabermos com o que podemos contar nas baterias. Ele é configurado para a capacidade da bateria que temos (em C10), mede todos os Ah que entram e saem. Tem diversos totalizadores para registo de máximos, mínimos e totais. Um dos parametros é o CE (consumed energy). Em cada ciclo de carga ele faz "reset" ao contador quado a bateia chega a 100% Depois desconta a quantidade de Ah consumido a dá-nos esse valor. É como um contador inverso. Se temos 500Ah e consuminos 250 é porque estamos a 50% Ele calcula também o estado de carga em percentagem, corrigindo o cálculo com os valores de Ah carregados e descarregados utilizando a lei de Peukert. Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Peukert%27s_law
Há ainda outra informação importante. O parâmetro TTG (time to go) que nos diz quanto tempo temos de autonomia com a presente taxa de descarga. Este valor é calculado em tempo real e dá-nos perceção do que implica ligar ou desligar cargas.
Relativamente a reguladores de carga pergunto-vos o que acham do EPSolar ET6415N
Torne-se Independente!
para um controlador desse preço (478,47€) parece um balurdio dado que apenas aceita 800w a 24V, em relação ao preço está a concorrer quase diretamente com o outback fm60 por exemplo o que não me parece uma concorrencia muito leal.
em relação as prestações praticas dele não conheco porque nunca vi nenhum a trabalhar.
talvez para uns 200€ seja um controlador a equacionar!!
A versão de 60A custa cerca de 638 Euros.
Quanto à fiabilidade nada vos posso dizer pois é um equipamento novo. O Outback tem tudo de bom menos o preço. No entanto confesso que nem sei o valor com que está no mercado agora. Se for ao mesmo preço é sempre preferível o Outback.
Aproveito para perguntar se o Outback tem um servidor WEB para consulta e manutenção remota. Se sim que capacidades tem. Esta foi a principal razão para eu ter optado pelo ET6415N da EPSolar.
Torne-se Independente!