Ideia para aerogerador caseiro?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
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orbis
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Mensagem por orbis »

as pás não aumentam de superfície, mas o ângulo que elas fazem com a direcção do vento é que aumenta ou diminui a resistência oferecida e portanto a velocidade de rotação. a corrente de excitação não é desprezável especialmente em máquinas potentes mas não sei dizer mais nada.

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

a direccao do vento é uma coisa .
o cata ventos mantem o aero dinamo face ao vento
no caso das eoliennes o sistema é complexo e o ventoinhas nao sabe esplicar quanto a soperficie das pas elas aumentam ou diminuem consuante o vento disponivel .de forma a manter uma rotaçao constante .90 toneladas de aço impregues alguma tecnologia implica . breve . as pas elas propias tem o movimento de rotacao horizontal face ao vento . e tanto quanto creio de aomentar a soperficie esposta ao vento pois se as mesmas pas fossem direitas e sem deflectores por maiores que fossem nao permitiriam o movimento de rotacao a diferenca entre um bom aluno na escola e um mau (por verzes) é que o bom responde direito ao que lhe impoem e tem bons resultados e chega a ingenheiro e o mau nao obsorve o imposto contradizendo e nao acriditando no ditado ; por achar que o impossivel nao é possivel . com isto orbis obrigado pelo esforco é com trabalho que se atingem metas significativas bem hajam a todos os que contribuem positivamente para a causa da continuidade da sobrivivencia dos nossos filhos
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

se o ventoinhas diz mentiras é sem querer ou por nigligencia ja que a intiligencia nao é ***** mozilla/5.0 (windows; u; windows nt 5.1; fr; rv:1.8.1.3) gecko/20070309 exaleadtoolbar/1.0 firefox/2.0.0.3 - build id: 2007030919
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orbis
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Mensagem por orbis »

deixa-te de modéstias...
penso que o controlo do ângulo de ataque das pás face ao vento (parece-me que a palavra direcção deu confusão) é feito por via informática com base em informação recolhida por sensores. aquelas máquinas são uma enorme concentração de tecnologia de ponta.

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

para quem intende ingles.
http://www.steveheller.com
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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

http://www.re-e-power.com/.
no mar sao utilizados geradores para girar as helices dos barcos? esta nao percebo pois so vejo os bonecos é que o ingles ja esqueci todo
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Mensagem por orbis »

quando há vento funciona como gerador para carregar as baterias. depois pode ser usado como propulsor. parece-me banha da cobra. a máquina parece-me muito frágil para se aguentar muito tempo.

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

nao me parece nada disso orbis é uma questao de transmissao
ja agora um bom alternador 220 a imans permanentes os euros é que nao sao para carteiras deficitarias.
http://www.pkfluvial.com/
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orbis
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Mensagem por orbis »

não disseste que não percebias inglês?
li o que lá está escrito.

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

sim mas levei grande parte do domingo a cavar duro e li em outros sites que o quens mary 2 e propulsado a energia electrica
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Mensagem por orbis »

ok. não precisas de gritar.

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Melobanha
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Mensagem por Melobanha »

olá ventoinhas
é verdade que genéricamente se pode dizer que um navio é propulsionado a energia eléctrica.
mas na verdade o que se passa é que o hélice ou hélices são movidos por um ou mais motores eléctricos, por ser mais fácil fazer a variação da velocidade. no entanto a fonte que produz a energia eléctica essa pode ser de vários tipos:- motores de combustão interna, tubinas a vapor ou a gás, etc.
quando digo que é mais fácil fazer variar a velocidade, refiro-me como é obvio ao comando à distancia a partir da ponte de comando, mais pertinente quando estamos em presença de grandes potências como no caso que referiste do queen mary.

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

ok melobanha essa é uma vantagem depois existe tambem outra que é a transmicao do movimento imagine que o motorgerador do movimento pode estar numa ponta da embarcacao e transmitir via um cabo electrico o movimento atravez de obstacolos imensos e depois a matutencao e fugas sao tambem mais faceis a gerir
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Melobanha
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Mensagem por Melobanha »

ok ventoinhas
acho que consegui apanhar o que pretendes transmitir, já soube que és francês e portanto não dominas bem a lingua de camões.
o que acontece é que na verdade o motor eléctrico que movimenta o hélice pode ficar mais perto dele e assim diminuir o comprimento do veio de transmissão. e também o gerador de energia eléctrica pode ficar noutro compartimento do navio e a energia ser transportada por cabo.
agora atenção, não é correcto dizer que o movimento é transmitido por cabo!


netcarlo
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aerogerador com motor dc

Mensagem por netcarlo »

ola pessoal.

estou a construir um aerogrrador com um motor dc e qostava de saber qual é o processo para carregar as baterias com este tipo de motor.

obrigado pela ajuda


paulolgs
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baterias de carro

Mensagem por paulolgs »

ola

acho que se estão a esquecer de uma coisa que penso ser importante, que são as baterias. pelo que percebi estão a pensar utilizar baterias de carro.

as baterias de carro não gostam de levar com ciclos de carga e descarga completos. uma bateria de carro normalmente está sempre com carga próxima da carga máxima, está sempre carregada e estraga-se se estiver sempre a ser descarregada completamente, o que poderá acontecer em alturas que não há vento e se estiver a consumir energia. se existisse sempre vento e a bateria estivesse sempre a ser carregada penso que não haveria problema.

as baterias de carro podem ser utilizadas numa de brincadeira e experiência mas para uma aplicação a longo prazo não será boa ideia.
existem baterias próprias para energia eólica e energia solar que não têm este problema das baterias de carro. por outro lado também são mais caras.
Tens que tentar a sorte pois o azar é certo!

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ventoinhas
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xptosempre
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Mensagem por xptosempre »

olá pessoal estive a ler este tópico e acho uma óptima questão a ser desenvolvida, no decorrer da leitura reparei que têm um problema com a baixa rotação obtida pelas pás e que não é compativel com o alternador, eventualmente poderia ser resolvida inclinando as pás, (alterando o ângulo de ataque), que por sua vez traria muitos problemas de vibração, ruído e desgaste, não indicado para este sistema.
a ideia que tenho para expor é a seguinte, (agradeço que escrevam a vossa opinião).
usar o sistema de engrenagens de um motor de arranque, que é ultra compacto, resistência não lhe falta e usa o principio da caixa do prius, só que o eixo exterior está fixo.

Imagem

o do interior, neste caso, seria para o alternador e o do meio estaria copulado a hélice.

ou seja, ao rodar-mos o eixo planetario, este vai obrigar o eixo do centro a rodar mais depressa.


alfredogoncalves
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Mensagem por alfredogoncalves »

olá a todos.
também estou a fazer uma eólica e penso que existem soluções que poderão resolver:
o controlo do alternador (excitação) poderá ser feita por um circuito de controlo de pulso (pwm) que poderá ser comandado por um conversor frequência->tensão. assim, quando a frequência aumenta, aumenta a tensão de controlo do pmw que aumentará a excitação do alternador.
para aumentar a rotação uma roda dentada e corrente resolver bem, penso eu.

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