Citroen AX 14D

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Gasolina
Membro
Membro
Registado: sábado mai 05, 2007 3:06 pm

Citroen AX 14D

Mensagem por Gasolina »

boas!

desculpem lá este tópico, mas após umas horas de pesquisa na net, ainda não sei qual é o tipo de bomba deste carro, que em princípio devo adquirir num futuro próximo. o carro é de 1994.

já li que a bomba seria ou rotodiesel ou lucas, pelo que estaria limitado aos 20-30% de ovd.

as minhas perguntas:

1 - posso mudar as bombas injectoras (a marca) para poder utilizar percentagens superiores de ov (não quero comprar um kit, porque o carro não vale o dinheiro)?

2 - para aumentar a temperatura do óleo injectado não bastará aquecer a linha de combustível, em vez do tanque?

cheers!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá gasolinas
1 - posso mudar as bombas injectoras (a marca) para poder utilizar percentagens superiores de ov (não quero comprar um kit, porque o carro não vale o dinheiro)?
não sei quanto pensas tu que custa um kit, ou quanto custa uma bomba de injecção, ou quantos quilómetros terá que durar o carro para amortizares esses valores andando a ov 30 no inverno e ov50 no verão. mas o melhor é informares-te e fazeres as contas antes de tomares decisões.
2 - para aumentar a temperatura do óleo injectado não bastará aquecer a linha de combustível, em vez do tanque?
precisamente! tens toda a razão! é isso mesmo que fazemos. mais ainda, tentamos manter o tanque à temperatura ambiente não enviando para lá nada quente.

Autor do tópico
Gasolina
Membro
Membro

Mensagem por Gasolina »

olá manuel!

será que este motor 1.4 tem as mesmas bombas que o teu saxo 1.5?

posso fazer como tu e usar 50% de verão e 30% no inverno (ir progredindo até esta concentração, claro)

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pode ser rotodiesel, bosch ou lucas. é melhor procurar a placa de identificação.

Autor do tópico
Gasolina
Membro
Membro

Mensagem por Gasolina »

pois. segundo a tabela que está "ali em cima", ele deve levar 20% no inverno e 30% no verão, no máximo. todos esses modelos devem ser rotativos, não?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

sim, todas essas são rotativas.

manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

é fácil identificar a bomba injectora, existira algures nela algum logótipo do fabricante.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

sim. pode estar gravado no corpo da bomba ou ter uma placa. mas pode estar num local menos visível. podes precisar de um pequeno espelho.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”