Thunder 4000W 40Ah
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Boas,
Hoje temos noticias menos boas, parece que mais uma caracteristica das Batlight se demonstra na minha moto.
O famoso problema do motor, em Março deste ano já tinha levado um motor novo por um ruido (Parece que não é comum), agora detetectei que o motor apresenta folga no rolamento do lado oposto ao do disco de travão fazendo por vezes um certo ruido em andamento e não me deixa nada descançado.
Já marquei a assistência da dita na Batlight para 14 de Dezembro, infelizmente já se encontra fora de garantia, vamos ver qual o estrago e ver se é possível de compor defenitivamente afinal problemas de motores têm sido raros nas electrícas.
O Odometro quando detectada a avaria marcava 5920kms, durante estes dias ainda vou andar com ela mas devagarinho e sempre sem pendura.
Entretanto uma curiosidade quanto aos pneus que não sei se está ou não ligado á folga no rolamento.
Já me tinha queixado que com estes pneus da pirelli ela "forçava" a curva, noto tambem que por exemplo ao pisar a borda de uma seta que está pintada no alcatrão alem do efeito já descrito do pneu da frente, tb parece que dá de "rabo", isto acontece por causa do pequeno desnivel entre o alcantrão e a parte pintada, só não sei se é ela que por causa do desnivel acha que vai curvar e força um pouco ou se já era do rolamento com folga. Estranho.
Hoje temos noticias menos boas, parece que mais uma caracteristica das Batlight se demonstra na minha moto.
O famoso problema do motor, em Março deste ano já tinha levado um motor novo por um ruido (Parece que não é comum), agora detetectei que o motor apresenta folga no rolamento do lado oposto ao do disco de travão fazendo por vezes um certo ruido em andamento e não me deixa nada descançado.
Já marquei a assistência da dita na Batlight para 14 de Dezembro, infelizmente já se encontra fora de garantia, vamos ver qual o estrago e ver se é possível de compor defenitivamente afinal problemas de motores têm sido raros nas electrícas.
O Odometro quando detectada a avaria marcava 5920kms, durante estes dias ainda vou andar com ela mas devagarinho e sempre sem pendura.
Entretanto uma curiosidade quanto aos pneus que não sei se está ou não ligado á folga no rolamento.
Já me tinha queixado que com estes pneus da pirelli ela "forçava" a curva, noto tambem que por exemplo ao pisar a borda de uma seta que está pintada no alcatrão alem do efeito já descrito do pneu da frente, tb parece que dá de "rabo", isto acontece por causa do pequeno desnivel entre o alcantrão e a parte pintada, só não sei se é ela que por causa do desnivel acha que vai curvar e força um pouco ou se já era do rolamento com folga. Estranho.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Pode ser folga, mas também pode ser pneu escadeado e/ou careca. Isso é comum em pneus assim.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Contacto:
Boas,
Infelizmente tenho andado afastado do forum, vou tentar resumir o resultado dessa "avaria do motor" agora que está fora da garantia.
Julgo que sabem as Batlight sofrem de um problema na tampa do motor que a Batlight tem tentado resolver de várias maneiras. Assim quando lá cheguei fui falar com um sujeito que lá estava para explicar o problema, ele lá me mostrou qual deveria ser o problema (foto abaixo) e explicou-me que agora abrem um rasgo e substituiem a zona onde está a rachadura circular por um anel de aço que fica cravado na tampa na espetativa de resolverem o problema de vez.
A Batlight foi 5 estrelas pois disponibilizaram a conhecida Thunder azul 5000 para ir para casa e usar durante o tempo de reparação, infelizmente esse gesto de simpático de cortesia acabou por ficar manchado devido á moto não estar carregada e ao descer a via rápida da caparica ainda me obrigou a empurrar durante um 200mts a pois o tempo que aguardei para carregar não foi suficiente.
Ao fim de 2 dias ligaram-me a dizer que estáva pronta. Excelente, desta vez certifiquei-me antes que a minha estaria carregada e lá fui eu buscar, trocaram-me a tampa para as novas com anel em aço e lá fui eu contente e satisfeito.
Entretanto até ao Natal pouco andou pois vieram as férias e teve de ficar parada, entretanto em Janeiro volto á carga e deteto que quando curvo para a esquerda e acelero ouve-se um ruido de algo que roça no motor, tento identificar o ruido e nada, liguei para marcar nova assistência e o Sr. Luis Charneca tinha acabado de ser submetido a uma cirurgia e com tinha de ser ele a verificar a moto, eu tinha de aguardar.
Esperei até esta semana para conseguir marcar um dia e sempre com a condicionante de não acelerar quando curvava para a esquerda o que no minimo é engraçado.
Fui novamente á batlight na terça-feira, desta vez não pedi sequer um veiculo de emprestimo pois não precisava e na quinta-feira ligaram-me a indicar que estava pronta, quando a fui buscar e tentei perceber o que tinha acontecido, era apenas um parafuso que roçava no disco de travão, se eu me tivesse apercebido, dah!!
Problema resolvido, custo total da reparação fora da garantia Zero !!!
Pontos positivos.
- Veiculo de emprestimo
- Rapidez para a resolver o problema em oficina
- O Veiculo está fora da garantia mas como o problema é reconhecido repararam sem custos
Pontos negativos
- Veiculo de emprestimo descarregado o que me obrigou a empurrar (pensei que estivesse avariado)
- Demora na segunda marcação embora estivessem sempre a preguntar se o veiculo estava a rolar ao que eu respondi sempre que sim
- Alteraram os valores do BMS para valores que não concordo e não pedi que o fizessem (a resolver)
Acho que apesar das desventuras se pode considerar um saldo positivo. Fica a experiencia.
Infelizmente tenho andado afastado do forum, vou tentar resumir o resultado dessa "avaria do motor" agora que está fora da garantia.
Julgo que sabem as Batlight sofrem de um problema na tampa do motor que a Batlight tem tentado resolver de várias maneiras. Assim quando lá cheguei fui falar com um sujeito que lá estava para explicar o problema, ele lá me mostrou qual deveria ser o problema (foto abaixo) e explicou-me que agora abrem um rasgo e substituiem a zona onde está a rachadura circular por um anel de aço que fica cravado na tampa na espetativa de resolverem o problema de vez.
A Batlight foi 5 estrelas pois disponibilizaram a conhecida Thunder azul 5000 para ir para casa e usar durante o tempo de reparação, infelizmente esse gesto de simpático de cortesia acabou por ficar manchado devido á moto não estar carregada e ao descer a via rápida da caparica ainda me obrigou a empurrar durante um 200mts a pois o tempo que aguardei para carregar não foi suficiente.
Ao fim de 2 dias ligaram-me a dizer que estáva pronta. Excelente, desta vez certifiquei-me antes que a minha estaria carregada e lá fui eu buscar, trocaram-me a tampa para as novas com anel em aço e lá fui eu contente e satisfeito.
Entretanto até ao Natal pouco andou pois vieram as férias e teve de ficar parada, entretanto em Janeiro volto á carga e deteto que quando curvo para a esquerda e acelero ouve-se um ruido de algo que roça no motor, tento identificar o ruido e nada, liguei para marcar nova assistência e o Sr. Luis Charneca tinha acabado de ser submetido a uma cirurgia e com tinha de ser ele a verificar a moto, eu tinha de aguardar.
Esperei até esta semana para conseguir marcar um dia e sempre com a condicionante de não acelerar quando curvava para a esquerda o que no minimo é engraçado.
Fui novamente á batlight na terça-feira, desta vez não pedi sequer um veiculo de emprestimo pois não precisava e na quinta-feira ligaram-me a indicar que estava pronta, quando a fui buscar e tentei perceber o que tinha acontecido, era apenas um parafuso que roçava no disco de travão, se eu me tivesse apercebido, dah!!
Problema resolvido, custo total da reparação fora da garantia Zero !!!
Pontos positivos.
- Veiculo de emprestimo
- Rapidez para a resolver o problema em oficina
- O Veiculo está fora da garantia mas como o problema é reconhecido repararam sem custos
Pontos negativos
- Veiculo de emprestimo descarregado o que me obrigou a empurrar (pensei que estivesse avariado)
- Demora na segunda marcação embora estivessem sempre a preguntar se o veiculo estava a rolar ao que eu respondi sempre que sim
- Alteraram os valores do BMS para valores que não concordo e não pedi que o fizessem (a resolver)
Acho que apesar das desventuras se pode considerar um saldo positivo. Fica a experiencia.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
A Batlight está com uma assistência 5 estrelas! Ainda bem que assim é!
Pena no inicio terem tido tantos problemas com as Thunder.
Ainda tens a chica à venda ou já desististe?

-
- Contacto:
e_bike Escreveu:A Batlight está com uma assistência 5 estrelas! Ainda bem que assim é!![]()
Boas, mais um importante update. em primeiro desisti da venda, para já é para ficar com a chiquinha e que dure muito.
Relativamente ao BMS.... noticias importantes, descoberta de um problema que muitos dos BMS que por ai andam padecem sendo mais grave no mais fraquitos.
Então é assim:
Nos BMS que fazem equilíbrio por "sangramento" das células (descarrega a celula com mais carga para equilibrar), podem estar mal configurados como estão os BMS das Balight porque iniciam o sangramento muito cedo. Eu exemplifico.
Num conjunto de n baterias que eu represento aqui apenas 3, existem sempre diferenças de capacidade que se vão tornando evidentes com a idade, assim ao monitorizar os 3 estado mais importantes e a titulo de exemplo
C 01 | C 02 | C 03 - Celulas .
3,20 | 3,10 | 3,25 - Inicio de carga (descarregadas)
3,40 | 3,40 | 3,40 - Meio da carga .
3,60 | 3,80 | 3,55 - Fim da carga .
Verificamos rapidamente que no inicio da carga se for feito sangramento será na célula C3 pois é a que tem mais carga, no meio da carga dificilmente se fará sangramento pois a meio a não ser que exista alguma anomalia não deverá existi diferença, no fim verificamos que o sangramento deverá ocorrer na celula C2 e o sangramento inicial feito na C3 foi errado (claramente a celula C2 tem menos capacidade que as outras). Resultado o BMS nunca consegue fazer um trabalho decente pois passa uma boa parte do tempo a corrigir o mal efetuado, e no caso dos BMS mais fracos (ex.batlight) o que acontece é que nunca consegue equilibrar pois é demasiado fraco para abrandar o carregamento o suficiente para compensar no final da carga.
Isto foi o que descobri, após alguns testes chegeui á conclusão que no meu caso esse sangramento só deverá ocorrer quando a primeira celula atingir os 3,45v o que já é bem no final da carga.
Dito isto e depois de uma visita á Batlight para ajustar os valores (gratuita) começo finalmente a ter o pack com bom equilíbrio no final da carga.
Isso é mesmo muito porreiro certo ??? Errado, agora o BMS avariou e só faz o bleeding numa parte das celulas e como consequencia agora é que está mesmo a desiquilibrar.
Assim para a semana vou mais uma vez á Batlight para tentar reparar o BMS e caso não consiga garantir qualidade na reparação já estou a procurar BMS alternativo, assim tenho 2 em vista.
http://www.bestechpower.com/704v22spcmb ... tterypack/ - $66 + portes
ou
http://www.evassemble.com/index.php?mai ... ucts_id=46 por $139 + portes
Aqui a questão é de confiança, e sei que o segundo já foi montado por aqui no forum e peca pelo mal que acabei de descrever (neste caso não faz o sangramento mas sim a transferência entre células) mas vai andar na mesma a compensar para um lado quando descarregada e a compensar para outro quando está carregada.
Gostaria de alguns conselhos e opiniões de pessoal que tenha tido a necessidade de trocar o BMS.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Não dá para desligar mesmo o BMS e ver como se comporta o pack "sem ajuda"?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo

-
- Membro Silver
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
eu optei pelo bms do Jmal e nunca mais tive problemas, (de baterias pelo menos....)
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Contacto:
Oi,hmma Escreveu:Não dá para desligar mesmo o BMS e ver como se comporta o pack "sem ajuda"?
Já o tive desligado, e as baterias começam muito rapidamente a descompensar(10 cargas e já têm uma diferença consideravel quando estão quase a 100%), para isso tinha de reduzir a carga e com o frio não vai dár, vou ter mesmo de optar por um BMS.
-
- Contacto:
Pois... eu tb considero o Jmal um expert e acho que fizes-te uma excelente escolha. Penso é que são muitos mais euros, mas corrige-me se tiver enganado.Edu_Rod Escreveu:eu optei pelo bms do Jmal e nunca mais tive problemas, (de baterias pelo menos....)
-
- Membro Silver
é provável, mas nada como falar com ele para considerar todas as hipóteses.zointz Escreveu:Pois... eu tb considero o Jmal um expert e acho que fizes-te uma excelente escolha. Penso é que são muitos mais euros, mas corrige-me se tiver enganado.Edu_Rod Escreveu:eu optei pelo bms do Jmal e nunca mais tive problemas, (de baterias pelo menos....)
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Contacto:
Boas,
Uma pequena actualização, agora que tenho a Chica á venda o problema do BMS tem mesmo de ser resolvido e de uma forma definitiva, a coisa para quem sabe não é grave pois apenas não está a fazer o balanceamento a um dos lados e eu compenso isso de vez em quando, afinal a protecção de sobrecarga e descarga está activa e com valores corretos por isso o pior que pode acontecer é activar a protecção, mas para um leigo....muito complicado.
Assim e depois de algum estudo o problema ainda está por identificar, uma das metades do BMS não está a fazer o bleeding, ou seja o balanceamento, inicialmente pensei que fosse um mau contacto da placa com as resistencias de balanceamento, talvez uma soldadura fria pois ao fazer pressão parecia que o bleeding iniciava mas depois de desmontar a placa de resistencias e verificar que tudo está bem, o problema é mesmo no controle do BMS. Terei de ir á Batlight para ver se o software indica que está tudo bem ou dá uma pista adicional, mas o mais provavel é mesmo ter de o substituir e já tenho uma boa solução.... vamos ver como corre.
Uma pequena actualização, agora que tenho a Chica á venda o problema do BMS tem mesmo de ser resolvido e de uma forma definitiva, a coisa para quem sabe não é grave pois apenas não está a fazer o balanceamento a um dos lados e eu compenso isso de vez em quando, afinal a protecção de sobrecarga e descarga está activa e com valores corretos por isso o pior que pode acontecer é activar a protecção, mas para um leigo....muito complicado.
Assim e depois de algum estudo o problema ainda está por identificar, uma das metades do BMS não está a fazer o bleeding, ou seja o balanceamento, inicialmente pensei que fosse um mau contacto da placa com as resistencias de balanceamento, talvez uma soldadura fria pois ao fazer pressão parecia que o bleeding iniciava mas depois de desmontar a placa de resistencias e verificar que tudo está bem, o problema é mesmo no controle do BMS. Terei de ir á Batlight para ver se o software indica que está tudo bem ou dá uma pista adicional, mas o mais provavel é mesmo ter de o substituir e já tenho uma boa solução.... vamos ver como corre.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Esse pequeno problema deverá ser facil de resolver! Tenho uns bms que também são programaveis e basta desactivar o bleeding para isso acontecer. Vais ver que tudo se resolve facilmente!
Boa sorte para a venda, que é uma boa e bonita mota electrica, feliz o comprador!
Boa sorte para a venda, que é uma boa e bonita mota electrica, feliz o comprador!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Contacto:
Boas,
Um pequeno upgrade a este DB.
Tendo posto a Thunder á venda, esta avaria do BMS estava a aborrecer-me pois é como estar numa encruzilhada se por um lado dá vontade de deixar o problema para o futuro dono resolver, afinal é só o "bleeding" que não funciona e nós sabemos bem que existe por ai muitas motas com lithium e quem nem BMS para protecção têm, por outro lado seria incapaz de vender algo que eu não queira para mim.
Assim e porque a consciência obriga e depois de algumas vendas perdidas por excesso de honestidade acabo por mandar vir um BMS em condições.
A escolha foi difícil em primeiro lugar porque não é certo que concretize a venda e tenho de escolher algo em condições e também porque estava indeciso entre um BMS capacitivo que permite a transferência entre células , e um mais tradicional resistivo mas com características especiais.
Assim e para quem já passou muito tempo de volta das células enquanto carrega sabe que a curva de carga e descarga é diferente de célula para célula e os BMS que analisam apenas a tensão como era o caso do BMS capacitivo que estava a pensar comprar passam a vida a tentar balancear o pack pois estão sempre ativos e isso não me agradou nada pois a capacidade de transferir energia é muito interessante, no entanto tem perdas e duvido muito que compensem os ganhos pois devido ás curvas diferentes estão sempre a transferir energia, assim decidi por um resistivo potente, mas que atue mesmo no final da carga com intensidade suficiente para abrandar as células com excesso para que no final estejam equilibradíssimas.
Devendo estar quase a chegar, assim que o tiver montado darei mais noticias, entretanto completou ontem os 8000kms. Parabéns chica.
Uma nota interessante:
A ultima vez que fui a Batlight eles disseram que nunca viram uma moto com o tempo da minha com as células tão equilibradas ... LOL eu mesmo assim não estou satisfeito.
Um pequeno upgrade a este DB.
Tendo posto a Thunder á venda, esta avaria do BMS estava a aborrecer-me pois é como estar numa encruzilhada se por um lado dá vontade de deixar o problema para o futuro dono resolver, afinal é só o "bleeding" que não funciona e nós sabemos bem que existe por ai muitas motas com lithium e quem nem BMS para protecção têm, por outro lado seria incapaz de vender algo que eu não queira para mim.
Assim e porque a consciência obriga e depois de algumas vendas perdidas por excesso de honestidade acabo por mandar vir um BMS em condições.
A escolha foi difícil em primeiro lugar porque não é certo que concretize a venda e tenho de escolher algo em condições e também porque estava indeciso entre um BMS capacitivo que permite a transferência entre células , e um mais tradicional resistivo mas com características especiais.
Assim e para quem já passou muito tempo de volta das células enquanto carrega sabe que a curva de carga e descarga é diferente de célula para célula e os BMS que analisam apenas a tensão como era o caso do BMS capacitivo que estava a pensar comprar passam a vida a tentar balancear o pack pois estão sempre ativos e isso não me agradou nada pois a capacidade de transferir energia é muito interessante, no entanto tem perdas e duvido muito que compensem os ganhos pois devido ás curvas diferentes estão sempre a transferir energia, assim decidi por um resistivo potente, mas que atue mesmo no final da carga com intensidade suficiente para abrandar as células com excesso para que no final estejam equilibradíssimas.
Devendo estar quase a chegar, assim que o tiver montado darei mais noticias, entretanto completou ontem os 8000kms. Parabéns chica.
Uma nota interessante:
A ultima vez que fui a Batlight eles disseram que nunca viram uma moto com o tempo da minha com as células tão equilibradas ... LOL eu mesmo assim não estou satisfeito.
-
- Membro Platinium
Desculpa este à parte...zointz Escreveu: Uma nota interessante:
Francamente, para uma empresa inserida no mercado há já uns anitos, e que já deveria ter algum "know how" nesse sentido, dizer isso é o mesmo que dizer que os bms deles não fazem balanceamento algum. Ou pior, que são seus próprios bms a fazer esse desbalanceamento!
Eu posso dizer que, neste tipo de celulas prismáticas de lítio, em casos de inexistência de bms, um bom balanceamento pode aguentar por bons largos meses. As auto descargas são muito constantes e identicas celula a celula.
Espero que te corra tudo bem, e que chegue rapido esse novo bms.
Lembra-te que por vezes o material tem razão, mesmo que seja chinês! Em alguns casos de avarias de bms, verifiquei que havia pequenas falhas de contacto nas ligações entre celulas. Isso obrigava o mesmo a ler valores de tensões do dobro da sua função habitual e a tentar equilibrar desnecessáriamente o pack, acabando por o desbalancear ainda mais!
Minha recomendação: Verificação de todas as ligações ao bms, de preferência com correntes fortes dimencionadamente aos fios, e com algumas acções mecânicas (pois por vezes os fios flexíveis também partem, mantendo o isolamento plastico perfeito) para não haver surpresas! E isolamento anti-humidades nas ligações (com vaselina)!
Bom trabalho!
-
- Membro Silver
zointz Escreveu: Uma nota interessante:
Última edição por Edu_Rod em terça jun 25, 2013 10:03 am, editado 1 vez no total.
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Membro Silver
Edu_Rod Escreveu:Só confirma as minhas "frustrações"....zointz Escreveu: Uma nota interessante:
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Membro Silver
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
O que entendes por um "bom balanceamento"?Jorge Rocha Escreveu:... Eu posso dizer que, neste tipo de celulas prismáticas de lítio, em casos de inexistência de bms, um bom balanceamento pode aguentar por bons largos meses. As auto descargas são muito constantes e identicas celula a celula.
ou
Como se faz um "bom balanceamento"?
-
- Contacto:
Boas, pode se considerar um excelente balanceamento quando no final da carga, e digo mesmo no final todas as células não têm um diferença superior a 0, 02volts , 0,05v é muito bom e 0,1v é bom. quando isso acontece tens um bom balanceamento.Nunio Escreveu:O que entendes por um "bom balanceamento"?Jorge Rocha Escreveu:... Eu posso dizer que, neste tipo de celulas prismáticas de lítio, em casos de inexistência de bms, um bom balanceamento pode aguentar por bons largos meses. As auto descargas são muito constantes e identicas celula a celula.
ou
Como se faz um "bom balanceamento"?
a não ser que facas o balanceamento por baixo, mas é tão raro que nunca vi.
no BMS da batlight isso não acontece a não ser que se dê uma ajuda.
para fazer manualmente recomendo aquecedor de hidrogênio e muita paciência mesmo muita paciência
-
- Membro Platinium
Obrigado zointz, pela resposta!
Se ainda assim for necessário mais algum esclarecimento (com mais detailhe), aqui estamos para ajudar a entender!
Se ainda assim for necessário mais algum esclarecimento (com mais detailhe), aqui estamos para ajudar a entender!
-
- Contacto:
Nota, não é aquecedor de hidrogênio, mas sim halogenio....estes Androids ás vezes têm vontade própria
Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta