
17-10-2013
Antes de mais peço desculpa pela ausencia mas entre trabalho, familia e outros problemas vários tive que fazer escolhas, até tempo para o 4rodas1volante tem sido limitado. mas espero entrar nos eixos assim que possivel. E para começar vamos lá atualizar o diário de Bordo.
- A viagem mais longa
Ainda não fiz o teste de autonomia que desejava, mas já fiz a minha primeira viagem longa de um total de 142 quilometros (ida e volta) com uma recarga pelo meio. Devo dizer que cheguei ao destino ainda com 20km de autonomia e a mesma viagem de regresso mas com os farois ligados ele previa 15 km ainda possiveis. Dito isto, não foi o melhor percurso porque o gps meteu água e tive que subir ao centro da cidade ao inves de a contornar pela parte baixa logo isto ainda dá para muitos quilometros...
- As primeiras chuvas
o ultimo carro em que me senti aterrado foi um 911 turbo da 1 geração - saia-se das curvas, acelerava-se, havia um ou 2 segundos em que se ouvia o turbo a carregar e tinhamos tempo para agarrar o volante porque aquilo ia sair disparado a qualquer Segundo e não havia grande garantia de onde iamos parar. O Twizy à chuva consegue dar a mesma sensação de terror mas a velocidades bem mais baixas, especialmente no paralelo: baixo peso (500 quilos), tração traseira, pneus finos e de baixo atrito, sem abs ou controlo de tração é a receita mais impropria para a chuva. Se se for ligeiramente bruto com o acelerador é facil sentir a traseira a sair. Colocar um autocolante no acelerador "usar com cuidado".
Mas acelera o coração, afaga o ego e tras aquele sorriso à cara que só alguns conseguem...desde claro não acabe na valeta ou no passeio!
- mostrem-me o dinheiro!
O que conto a seguir é a pura das verdades. Usamos o twizy diariamente nas nossas deslocações particularmente para o trabalho. Ora um senhor apareceu à porta do escritório a perguntar pelo proprietário do Twizy. Ainda pensei que ele me tinha estragado o carro mas afinal ele tinha um negócio e queria pôr publicidade no carro por troca do valor do aluguer mensal da bateria. Não é propriamente o que eu imaginava mas é menos uma despesa e isso é que conta!
- conforto
Ainda não alterei o assento, projeto adiado já que iria custar pelo menos 100 euros e é dinheiro que quero agora gastar.
- tempo de recarga
Observei algo interessante - a Renault diz que carregar a bateria completamente demora 3 horas e meia, mas a verdade é que carregar 95% da bateria demora 3 horas e os ultimos 5% demoram os restantes 30 minutos. A recarga destes ultimos 5% é muito inefeciente e para os quilometros que faço~vejo que não vale a pena - só mesmo para aqueles cuja deslocação exige a descarga complete, se não 3 horas basta.
23-05-2013
- Autonomia
Infelizmente parece que não consigo ir além dos 70 quilômetros de autonomia por mais que tente no dia-a-dia. O que não é mau tendo em conta que moro numa cidade localizada num vale e todos os dias o Twizy anda acima e abaixo com 2 passageiros relativamente pesados. E infelizmente a esposa anunciou que gosta muito de conduzir o Twizy como um kart, o que significa que a autonomia não vai ficar melhor.
O que me deixa com a proverbial pulga atrás da orelha - quantos quilômetros dá a bateria afinal? Mas decidido a responder a essa pergunta resolvi fazer uma Maratona. Espero num sábado de Junho arrancar estrada fora com a bateria ao máximo e assim que a bateria atingir os 50% vou inverter a marcha e regressar. No final terei a minha resposta. O percurso que tenho em mente é relativamente plano, se bem que com algumas subidas pelo caminho e o rabo pesado continua a bordo dai que a experiencia terá valor.
- Conforto
Projecto numero 2 - encontrei um senhor que vai ajudar a alterar os assentos do Twizy para melhorar o conforto. É que mesmo em paralelo ele é aceitável mas o problema são mesmo as lombas de velocidade exageradas e alguns buracos. A ideia é trocar a esponja do assento ou melhor ainda meter umas molas.
E enfim consegui apanhar o jeito ao estacionamento em lugares que normalmente diria "não cabe ali".

Estive a medir um lugar de estacionamento e seria possível estacionar 4 Twizy's num lugar de estacionamento. O que coloca uma pergunta - se estacionarmos 2 veículos num lugar de estacionamento pago tira-se 1 ou 2 talões? Afinal só se ocupa 1 lugar de estacionamento...há aí alguém da EMEL?
22/04/2013 4ª semana
Autonomia - boas noticias!
Percorri 261 km nestas 4 semanas - esta ultima carga deu para percorrer 71 quilômetros melhorando a média para 65.3 km por carga de bateria. É interessante o impacto que algumas pequenas alterações conseguem, como disse antes, uma questão de gerir a condução de forma inteligente. Ok, e também andei a esticar a bateria.

E há um ganho adicional - sem me aperceber tomo os mesmos cuidados no automóvel normal e creio que isso vai ajudar nos consumos. E já que falo nisso, como disse antes gastava normalmente 1 tanque de gasóleo por mês - ora ao fim de 1 mês de Twizy, apenas gastei 1/4 de deposito de gasóleo. Claro que no próximo fim de semana terei que ir a Lisboa ao IKEA e isso vai estragar as contas, mas se olhar apenas para este mês, o mesmo deposito que iria gastar num mês daria para 3 ou quem sabe 4 meses!
Muitos queixam-se da ideia do aluguer da bateria mas neste meu mês vejam bem as contas:
- custo em 4 cargas: aproximadamente 2,4 euros/mês
- aluguer da bateria - 50 euros
Ora este mês no Twizy gastei um total de 52.4 euros em "combustível", quando em diesel gastaria pelo menos 70 euros.
Condução
Pequenas mudanças podem ter um impacto significativo. Creio que ainda posso melhorar a autonomia, mas tendo em conta a geografia de onde moro provavelmente não irei muito mais longe.
Quando conduzi o Twizy pela 1ª vez queixei-me da ausência da direcção assistida, mas até esse detalhe é fácil de contornar - basta recordar o mesmo truque que os nossos pais faziam quando ainda não havia direcção assistida: rodar o volante enquanto mantendo o automóvel em movimento. E como o Twizy mede pouco mais de 2 metros é algo fácil - o problema é processar isso. É que ao fim de tantos anos a medir lugares de estacionamento não sou capaz de olhar para 1 lugar de 2,5 metros e dizer "sim, este serve". É mais difícil do que parece.
Conforto
Se vai comprar um Renault Twizy e não é sado-masoquista tem que escolher um com portas e com as janelas agora disponíveis Pode comprar sem estes extras, mas acredite que não quer isso! Já sobre as janelas (irei tirar umas fotos assim que puder) tive um pequeno incidente: é que estava muito vento hoje e ao abrir a porta a janela serviu de vela e basicamente dobrou um dos apoios metálicos. Tive que dar um salto à Renault que em 5 minutos tiraram o apoio, dobraram-no correctamente e voltaram a colocá-lo no sitio, mas foi um exemplo de mais um cuidado a ter: ao abrir as portas se estiver muito vento abrir primeiro a janela antes de abrir a porta.
14/05/2013 - 3ª semana
Completei no dia 14 de Abril 3 semanas de Twizy e já é altura para o primeiro ponto da minha experiencia.
- Autonomia
Percorri um total de 190 quilômetros em 3 semanas e efetuei 3 cargas da bateria. Isso significa uma autonomia média de apenas 63 quilômetros por carga - um pouco desapontante. Mas há alguns factores a levar em consideração e que explicam este resultado:
a) é preciso "aprender" a conduzir um eléctrico (ver abaixo).
b) pé de chumbo: andei a ver se chegava aos 80 km\h (chega) e como acelerava...
c) geografia: moro numa cidade com um grande desnível e infelizmente é de sentido único - a descida é o caminho mais curto e a subida o mais comprido.
Podia simplesmente recomeçar as minhas contas da autonomia, mas prefiro ir fazendo uma média cumulativa para ser mais realista. Mas uma conta já posso fazer estas 3 cargas de bateria custaram-me 1,60 euros de eletricidade e antes do Twizy eu gastava cerca de 70 euros de diesel por mês. Ora pelas minhas contas, com base no uso actual de ambos os veículos esses mesmos 70 euros de diesel passam a dar para 2,5 a 3 meses
- Reaprender a conduzir
Para tirar o melhor partido da bateria é preciso perder maus hábitos, que até dá jeito para a condução clássica - mas não estou a falar de algo extremamente dificil, acima de tudo é uma questão de gerir a condução:
a) acelerar calmamente e aproveitar o display informativo e tentar manter no 1º ou 2 traço horizontal. Isso não significa ir devagar porque em plano vai-se a 70km\h no 1º traço, mas é mais a forma como lá se chega. Claro que isto dependo da velocidade, inclinação e peso a bordo. 1 traço é optimo, 2 é aceitavel, 3 traços...mau.
b) levantar o pé na altura certa. Especialmente nas descidas, no aproximar de cruzamentos e outros para não ter que usar o travão e aproveitar a regeneração de energia.
c) recordar que aquilo é pequeno e cabe em todos os buracos
-Conforto a melhorar
Devido à reduzida largura e distancia entre eixos a suspensão do Renaulkt Twizy é um pouco dura demais. O paralelo até se safa, mas as lombas de velocidade é que são piores - especialmente as mais altas. Vou tentar descer um pouco a pressão dos pneus e estou a estudar com um amigo estufador uma ideia.