Energia solar: guerra à vista entre União Europeia e China.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Energia solar: guerra à vista entre União Europeia e China.

Mensagem por Esteves »

Imagem


A chanceler alemã, Angela Merkel, propôs-se a mediar a disputa comercial entre a União Europeia e China no que toca à energia solar. A Europa acusa o Governo chinês de subsidiar a sua indústria de energia solar e promover o dumping.

“A Alemanha vai envolver-se nas negociações, para assegurar que não cheguemos ao ponto em que as tarifas sejam impostas permanentemente”, explicou Merkel.

A ameaça de uma guerra comercial na indústria solar está no topo da agenda de dois dias de conversações entre Alemanha e China. Isto porque a União Europeia está a estudar a imposição de tarifas de importação sobre equipamentos de recolha de energia solar produzidos na China, a pedido da empresa alemã Solar World.

Na verdade, a quota de mercado da Alemanha na energia solar sofreu um tombo nos últimos cinco anos. Em 2004, a Alemanha detinha 63% das receitas globais de painéis solares, contra 11% da China. Em 2010, os teutónicos representavam apenas 18% da indústria, contra 50% da China, de acordo com a Pricewaterhouse Coopers.

A China é hoje o maior fabricante de painéis solares do mundo, e a Europa o seu maior cliente. Mais de 90% dos painéis solares chineses são exportados, a maioria para a União Europeia, e os maiores produtores europeus dizem que os concorrentes chineses estão a praticar preços demasiados baixos.

“O Governo chinês gastou muito dinheiro e terrenos com os fabricantes de painéis solares – e muitos destes não têm de repagar. O Governo chinês subsidia a produção de painéis solares. Há muitas empresas globais a declarar insolvência, e isso deve-se, sobretudo, à China. Assim que conseguirem ficar sós no mercado, as empresas chinesas irão aumentar os seus preços”, explicou à Forbes Usha Haley, associada do Economic Policy Institute de Washington.

E é neste ponto que estamos. A União Europeia está a estudar a imposição de tarifas de importações sobre estes equipamentos – e Merkel irá mediar esta tensão.



Fonte: Greensavers.pt
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Energia solar: guerra à vista entre União Europeia e Chi

Mensagem por marciopinto »

Então, porque carga de electrões que ela não baixa os preços dos paineis????
Se a China consegue, porque não a Alemanha????
Márcio

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”