Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Re: Mobi-E

Mensagem por ICEM4N »

Sim, a rede mobi-e é muito constante quando se trata de problemas regulares .... nunca funciona muito bem nisso são regulares

Depoois vao para a tv dizer barbaridades, quando deviam dizer que o sistema deles parece um acidente de viação!!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

Alguém há tempos publicou umas imagens de um posto para uso exclusivo da Câmara Municipal de Lisboa (se não estou em erro).
Pois bem, a moda parece que pegou e a Câmara Municipal de Viseu vai inaugurar um dos novos postos (daqueles catitas com painéis solares do projeto E3DL - Eficiência Energética e Ambiental nos Centros Urbanos da Região Dão Lafões) dentro da Central de Camionagem de Viseu. O intuito é óbvio: alimentar o minibus eléctrico da STUV, mas a CMV podia ser menos egoísta e colocá-lo num local onde o acesso de outros veículos não fosse proibido!! Para mim tanto me faz, porque uns metros mais ao lado existe o fantástico posto coberto do Fórum Viseu, mas não deixa de ser um desperdício de recursos públicos ...
Anexos
forum2.JPG
forum2.JPG (12.27 KiB) Visto 2285 vezes
forum1.JPG
forum1.JPG (26.28 KiB) Visto 2285 vezes

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

ICEM4N Escreveu:Sim, a rede mobi-e é muito constante quando se trata de problemas regulares .... nunca funciona muito bem nisso são regulares
Pois, na verdade andei a dar uma volta pelos postos e dos 4 postos existentes em Gaia, nenhum funciona. O posto de espinho poucos dias deve ter estado em funcionamento (5 postos). O sistema implementado na mobi-e depende de tanta tecnologia para funcionar que não consegue estar a funcionar mesmo. Pena ter custado tanto dinheiro ao estado o seu desenvolvimento.
Cada vez gosto mais das eficazes tomadas 230V, nunca avariam.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Já me aconteceu muitas vexes já ponho em questão se será de mim... Lol

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Infelizmente neste momento não há quem tome conta da rede, em breve serão todos e não apenas alguns os postos sem qq sinal de vida!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Os comercializadores de eletricidade é que podiam colocar a rede a trabalhar.
Pelo menos nos postos de carga rápida iam ter clientes, não tivessem as pessoas medos fundados de se fazerem à estrada, chegar ao posto de carga rápida e ficarem a pé.
No fórum nissanleafpt não faltam relatos de pessoas que iam de viagem pela A1, chegaram ao posto de carga e ficaram a pé porque estava avariado. Agora com medo já não arriscam as viagens.

Nos de carga lenta, como qualquer tomada serve para o efeito, a cobrar, se for mais caro que em casa ficam praticamente sem clientes.

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Concordo inteiramente com tudo o que se tem dito aqui :?

Ainda não tinha conhecimento deste novo posto de carregamento no parque de autocarros em Viseu, amanhã mesmo vou lá dar uma vista de olhos...
Última edição por ricardocruzs2 em quinta jun 06, 2013 10:40 pm, editado 1 vez no total.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Quando um posto de abastecimento (gasolina ou gasoleo) de uma desas areas de serviço avaria é comunicado imediatamente ao responsavel pela manutenção para o reparar, embora tenham mais 4 ou 5 bombas ao lado eles não querem dar mau aspeto nem deixar má impessaõ ao cliente.

Quando o unico posto eletrico se encontra indisponivel por qq razão o stress é bem menor, já ninguem se vai preocupar instantaneamente com o facto.
Se não se comunicar ou reparar esta semana pode ser que para a semana alguem o faça...
Afinal o negocio das areas de serviço é gasolina ou eletricidade!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Ainda me hão de explicar porque um posto de carga lenta para uso privado é ligado à rede de acesso público (mobi.e) e porque se gasta tanto dinheiro num posto inteligente com controlo de acesso, quando para utilização privada uma simples tomada e um disjuntor extra para esse circuito serviam perfeitamente.
Se o local é de acesso restrito não necessita de um posto que faça o controlo de acesso e cobrança.

Aqui não há como esconder o favorecimento dos fabricantes de postos.

Aliás, tudo o que tem que ver com carregamento de VE's está com custos injustificados: porque será que uma simples ficha Mennekes ou J1772 para ligar os veículos custam várias centenas de euros?

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

RJSC Escreveu:porque será que uma simples ficha Mennekes ou J1772 para ligar os veículos custam várias centenas de euros?
De facto, hoje todos nós voltamos a falar do mesmo, já está mais do que discutido este assunto, mas pelo que vemos à nossa volta é revoltante e pelos vistos não há quem nos cale pela nossa indignação.

Eu também nunca entendi porque não se pode fazer com a eletricidade hoje, o que se fazia com os telefones de moedas à 30 anos.
No meu tempo, qualquer café, ou comerciante poderia ter um contador de períodos de telefone e depois o dono ia ver os periodos e cobrava uma moeda. Hoje deveria ser possivel fazer o mesmo mas com um contador de eletricidade.
Para carga lenta, basta que a legislação permita e que se generalize este tipo de contagem. Não precisamos de postos de 100.000€ apenas um contador com moedas e uma tomada espalhado por todos locais tipo cabines de telefone. É simples não é?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

O problema é que querem tirar proveito da mobilidade eléctrica e nem sabem com o vão fazer....

Cambada de mamões..... :roll:
Live long and prosper!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

rocker_pt Escreveu: Eu também nunca entendi porque não se pode fazer com a eletricidade hoje, o que se fazia com os telefones de moedas à 30 anos.
No meu tempo, qualquer café, ou comerciante poderia ter um contador de períodos de telefone e depois o dono ia ver os periodos e cobrava uma moeda. Hoje deveria ser possivel fazer o mesmo mas com um contador de eletricidade.
Hoje isso também já é proibido pelos contratos das operadoras de telecomunicações. É por isso, talvez até mais que pelo proliferação de telemóveis que já não há contadores nos cafés.

Praticamente todos os contratos de telecomunicações têm uma clausula como esta:
O Cliente compromete-se a não revender o(s) serviço(s) a terceiros, nem permitir a utilização do(s) serviço(s) por terceiros
Já a vi em contratos de vários operadores. Procurem no vosso que também deve lá estar.

Segundo o contrato nem podemos disponibilizar o nosso acesso internet ou telefone a outras pessoas... Mas na prática ninguém liga a isso assim como se tem feito com a eletricidade que se fornece a alguma vista, seja para carregar um telemóvel, um computador, ou um VE.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Li todas as mensagens anteriores e estou preocupado...
Os mobie estao parados pelas razoes q referiram acima... ninguem gasta milhoes para n ter o retorno.
Se as pessoas usarem as tomadas num qq sitio nao se precisa de postos e tecnologia avancada para controlar os custos e a seguranca.
Quanto mais se provar que o carregamento é em casa, pior!
A EDP já tentou em acabar com o bi-horario, porque será?
:roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Relativamente ao cabo menekes, sabem qual o limite de amperes que pode suportar? O novo leaf vem c carregador que pode ir aos 32amperes. Arriscavam usar o mesmo mteria que uma ficha CEE para carregar o vosso carro? Creio q nao por isso esta explicado o preço. Sei apenas que para derreter a pistola menekes as temperaturas já sao muito elevadas mt acima de cento e tal graus celcius.
Quem quer barato compra aos chineses. Mas acredito que qq problema será imputado ao cliente q n cumpriu as normas legais.

A tecnologia tem de garantir seguranca.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Respondo assim

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ligarem-pc

E assim... É possível...

Prefiro assim a nenhuma hipótese e aliás digo desde já que sempre deixei gorjeta onde me deixaram atestar a mota posto isto parte de cada um...

Anexos
uploadfromtaptalk1370558370800.jpg
uploadfromtaptalk1370558370800.jpg (45.58 KiB) Visto 2201 vezes
Mapa dos pontos de carga

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

galt Escreveu: Os mobie estao parados pelas razoes q referiram acima... ninguem gasta milhoes para n ter o retorno.
Se esses milhões tivessem sido gastos pela EDP agora privada, não estariam ao abandono nem com energia grátis, mas como os milhões saíram dos cofres do estado as empresas não se importam, até porque muitos acionistas da EDP são também acionistas da Galp e outras petrolíferas e sabem bem que obtém mais dividendos se os carros andarem com petróleo que se andarem com electricidade.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

serges Escreveu:Respondo assim

E assim... É possível...

Prefiro assim a nenhuma hipótese e aliás digo desde já que sempre deixei gorjeta onde me deixaram atestar a mota posto isto parte de cada um...

Era aproveitar a mudança das maquinas registadoras para facturas e incluir esse gasto.

De bom grado pagava. Alias nem era preciso gastar 15 milhões e para carregar ainda ganhavam com isso

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 24.000km
Tapatalk

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Bom vamos la ser francos e chamar a coisa pelos nomes... que isto do "politicamente correcto" por vezes irrita-me assim para o muito :lol:

Porque os pontos carga Mobie sao tao caros?
Porque é um novo lobby a querer crescer com base na "nova moda".

Porque não ha essa hipotese de podermos ter uma tomada como quem tinha antes as cabines telefónicas?
Pq o Lobby da mobilidade electrica está a crescer...

Porque é que as tais "fichas" sao tao caras?
Para manter um formato "especial" e fazer render o p€ix€... Porque preços altos nem sempre significam qualidade...é simples... ;) não é por ter boa qualidade que tem de ter um valor abismal... voltamos ao mesmo... o Lobby em crescimento.

Por isso... quer nos custe ou não... este nosso "gosto" está a crescer como um grnd Lobby para alguns.. e os valores altos ajudam ao seu não crescimento, para salvaguarda do Lobby de outros.
:roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 81000Km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

serges Escreveu:Respondo assim

E assim... É possível...

Esses 50 cêntimos para carregar a mota são um bom negócio para o cliente, agora se for para carregar um telemóvel... :roll:

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Sabes o preço aceitas se queres...

Prefiro ter escolha do que nenhuma.

Mas para telemóvel ui... Não vamos falar sobre isso