Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por RJSC »

serges Escreveu:Sabes o preço aceitas se queres...

Prefiro ter escolha do que nenhuma.

Mas para telemóvel ui... Não vamos falar sobre isso
Eu acho bem, só que o que eu acho correto é pagar conforme o consumo do aparelho: telemóvel uma taxa, computador outra, veículo outra.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

galt Escreveu:Relativamente ao cabo menekes, sabem qual o limite de amperes que pode suportar? O novo leaf vem c carregador que pode ir aos 32amperes. Arriscavam usar o mesmo mteria que uma ficha CEE para carregar o vosso carro? Creio q nao por isso esta explicado o preço. Sei apenas que para derreter a pistola menekes as temperaturas já sao muito elevadas mt acima de cento e tal graus celcius.
Quem quer barato compra aos chineses. Mas acredito que qq problema será imputado ao cliente q n cumpriu as normas legais.

A tecnologia tem de garantir seguranca.
Nem nos chineses as mennekes descem abaixo dos 150€: eles aproveitaram a onda para também ganharem à grande.

Fichas CEE existem de 16A até 125A.
Ainda no encontro da Barragem da Aguieira o ponto de carga foi alimentado com uma ficha CEE trifásica de 63A, posteriormente dividida para fichas de 32A e 16A.
Imagem

Essa ficha consegue alimentar um posto de carga rápida de 50kW em total segurança sem sequer amornar e custa entre 30€ a 40€ cada em casas de material eléctrico, e feitas na Europa (algumas até pela própria Mennkes).
Última edição por RJSC em sexta jun 07, 2013 12:26 am, editado 1 vez no total.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Estás a complicar a coisa pessoas que desconhecem de todo esta tecnologia e assim nada como andares com um contador e quanto mais básico melhor pois a desconfiança surge do desconhecido..

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

RJSC Escreveu:Hoje isso também já é proibido pelos contratos das operadoras de telecomunicações. É por isso, talvez até mais que pelo proliferação de telemóveis que já não há contadores nos cafés.

Praticamente todos os contratos de telecomunicações têm uma clausula como esta:
O Cliente compromete-se a não revender o(s) serviço(s) a terceiros, nem permitir a utilização do(s) serviço(s) por terceiros
Já a vi em contratos de vários operadores. Procurem no vosso que também deve lá estar.
Isso não pode servir de desculpa. Se o Estado estiver verdadeiramente interessado em zelar pelos interesses dos cidadãos, econtrará certamente formas legais de permitir essas situações.

Essas cláusulas existem apenas para que eu e o meu vizinho não façamos apenas 1 contrato e depois dividamos as contas ao meio. No nosso caso, não é essa a questão e o Estado até lucraria com isso, porque ia cobrar uma % de imposto e criava quase automaticamente e com zero esforço financeiro uma rede de abastecimento de carga lenta para VE.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Axe Escreveu: Essas cláusulas existem apenas para que eu e o meu vizinho não façamos apenas 1 contrato e depois dividamos as contas ao meio.
Claro que dificulta o "enchimento de bolsos" da operadoras, mas quem paga pelo serviço tem direito a partilhá-lo como quiser.
Qualquer dia uma padaria tem uns termos de serviço na porta em que te obriga a aceitar que se comprares lá um pão grande não o podes dividir a meio com outra pessoa, cada um tem que comprar o seu pequeno pão individual de modo a que pagam mais por menos qunatiade de pão para manter os lucros do negócio... :roll:

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Tudo é uma questão de legislação, de interesses, questão política.
Querendo (da parte dos legisladores) era possível colocar uma rede de postos de carga lenta a custo 0 (zero) para o pais: Revenda de eletricidade por parte de qq comerciante; obrigação em postos de combustível, etc
Avançar com a produção/consumo netmettering de energia em que o ambiente ganhava e todos nós.
Legalizar a conversão de carros CI/VE
...etc etc etc
Isto é só na área de energia, mas a lista não tem fim. Ganhavam uns, mas perdiam outros, naturalmente que quem tem poder/influência direta ou indiretamente iria perder...
Voltando ao passado, andou-se 50 anos com a imposição legal de utilizar gas nos carros (garrafa na mala), mas agora já é legal.... a seu tempo as coisas mudam, podem é durar muitas décadas.
Nem vale a pena alongar o tema.
Esqueçam! Pois não há interesse. Voltemos ao tópico: Mobi-e.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

rocker_pt Escreveu:Tudo é uma questão de legislação, de interesses, questão política.
Querendo (da parte dos legisladores) era possível colocar uma rede de postos de carga lenta a custo 0 (zero) para o pais: Revenda de eletricidade por parte de qq comerciante; obrigação em postos de combustível, etc
Avançar com a produção/consumo netmettering de energia em que o ambiente ganhava e todos nós.
Legalizar a conversão de carros CI/VE
...etc etc etc
Isto é só na área de energia, mas a lista não tem fim. Ganhavam uns, mas perdiam outros, naturalmente que quem tem poder/influência direta ou indiretamente iria perder...
Voltando ao passado, andou-se 50 anos com a imposição legal de utilizar gas nos carros (garrafa na mala), mas agora já é legal.... a seu tempo as coisas mudam, podem é durar muitas décadas.
Nem vale a pena alongar o tema.
Esqueçam! Pois não há interesse. Voltemos ao tópico: Mobi-e.
Acertaste!
Os que perdem não devem querer mudar... como são gigantes sobre os governantes, outras soluções serão difíceis de acontecerem... a curto prazo claro! :(
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Mensagem por labutess »

Ando com um problema em carregar no mobi,e
esta semana deixei á carga a scooter em varios postos mobi.e e o resultado tem sido sempre o mesmo,
carrega apenas 5 minutos,
por vezes nem mete corrente no carregador e tenho de passar o cartao 2 ou 3 vezes para começar a carregar :x
em casa carrega sempre á primeira :P
estou desconfiado que é do baixo consumo do carregador,será por isso que o posto desliga ao fim de 5 minutos?
Estou a pensar em meter mais um ventilador no carregador para aumentar o consumo e claro fica a arrefecer mais :D .
Vamos ver se resulta :lol:

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Exactamente o mesmo problema.... Grrrr

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Qual o consumo que carregador o carregador está a puxar da rede electrica?

Experimenta num dos postos da magnum cap para ver se esse problema também acontece (se é que é possível).
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

galt Escreveu:Qual o consumo que carregador o carregador está a puxar da rede electrica?

Experimenta num dos postos da magnum cap para ver se esse problema também acontece (se é que é possível).

Não sei se aqui em setubal há postos da magnum cap,
o carregador é de 48v 1.8A
Amanhã já farei o teste com mais um ventilador ;)

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

O mais próximo é em Lisboa.

Consulta aqui
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

É verdade. Já constatei que se o consumo for muito baixo, desliga e nunca mais liga.
No final da carga o carregador pode ligar mais um pouco (sempre que a tensão das baterias descem após a carga). Mas na mobi.e é cortado definitivamente a alimentação.
Mais de 160.000km em VE!

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

rocker_pt Escreveu:É verdade. Já constatei que se o consumo for muito baixo, desliga e nunca mais liga.
No final da carga o carregador pode ligar mais um pouco (sempre que a tensão das baterias descem após a carga). Mas na mobi.e é cortado definitivamente a alimentação.
Um dos assuntos que falei com o técnico dos postos da EDP, o software vai ser corrigido para que o posto não desligue definitivamente, após uma paragem.
Por exemplo, o Leaf se o temporizador estiver ativo e ligar ao posto MOBIE da EDP através da tomada menekes, nunca inicia a carga. É necessário primeiro desligar os temporizadores do carro antes de iniciar o processo de carregamento (nem o botão manual para desativar o temporizador resolve).

Os postos da Magnum Cap (prioe), isto já não acontece.
Testem :!: ....
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

Sim, nos postos mobi.e quando corta a corrente ele não retoma automaticamente. Aliás, quando voltamos ao posto aparece no ecrã a opção "iniciar carregamento", quando deveria aparecer apenas "terminar carregamento".

Nos Magnum Cap nunca me aconteceu, quando lá chego está sempre a minha sessão activa e a energia ligada (mesmo que o carregamento já tenha terminado), comprovo isso pela luz de stand-by do carregador.
RJSC Escreveu:Qualquer dia uma padaria tem uns termos de serviço na porta em que te obriga a aceitar que se comprares lá um pão grande não o podes dividir a meio com outra pessoa, cada um tem que comprar o seu pequeno pão individual de modo a que pagam mais por menos qunatiade de pão para manter os lucros do negócio... :roll:
Atenção que o caso da padaria não é comparável. Nesse caso tens um bem físico finito que podes dividir à vontade que o problema é teu que vais acabar por ficar com uma porção muito mais pequena. No caso da internet e TV, por exemplo, é diferente. Podes dividir o produto por vários amigos que, se a qualidade o permitir, pouco ou nada perderás e até poderias ganhar dinheiro, e isso sim é ilegal.

Mas já agora que estamos a falar disso surge-me uma dúvida curiosa. Como é que funcionam as redes wi-fi grátis disponibilizadas por bares, restaurantes, hotéis, etc. No fundo eles estão a oferecer um serviço que teoricamente não poderiam fornecer... :roll:

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Axe Escreveu:
RJSC Escreveu:Qualquer dia uma padaria tem uns termos de serviço na porta em que te obriga a aceitar que se comprares lá um pão grande não o podes dividir a meio com outra pessoa, cada um tem que comprar o seu pequeno pão individual de modo a que pagam mais por menos quantiade de pão para manter os lucros do negócio... :roll:
Atenção que o caso da padaria não é comparável. Nesse caso tens um bem físico finito que podes dividir à vontade que o problema é teu que vais acabar por ficar com uma porção muito mais pequena. No caso da internet e TV, por exemplo, é diferente. Podes dividir o produto por vários amigos que, se a qualidade o permitir, pouco ou nada perderás e até poderias ganhar dinheiro, e isso sim é ilegal.

Mas já agora que estamos a falar disso surge-me uma dúvida curiosa. Como é que funcionam as redes wi-fi grátis disponibilizadas por bares, restaurantes, hotéis, etc. No fundo eles estão a oferecer um serviço que teoricamente não poderiam fornecer... :roll:
É ilegal, mais ou menos... Não está na lei, apenas contrato da operadora.

Essas redes wifi também operam fora do contrato, assim como os estabelecimentos que cedem eletricidade a terceiros, seja para os computadores que usam as redes wifi seja para os VE's...
Mas como essas clausulas são ridículas, ninguém lhes liga. Como ainda ninguém processou aqueles cafés que estão a fazer revenda de eletricidade para os computadores (que é proibida pela ERSE) acho que não se vai passar nada, e ainda bem.
Ninguém está a roubar, os serviços de energia e internet estão a ser pagos.

A última vez que houve problemas com disponibilização de serviço a terceiros foi quando a SportTV impediu as exibições de jogos de futebol ao público que as autarquias andavam a fazer nas praças públicas em ecrãs gigantes no campeonato mundial futebol de 2006.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Pois...é tudo uma questao de ser ou nao legal. Nós temos é excesso de legislacao. Eu nao me importo de pagar net e cede-la na forma de wifi (o ar é de todos lol), nao me importo de eu pagar eletricidade ou combustibel e dar boleia ás pessoas..os outros que facam o mesmo por mim.
Mais de 160.000km em VE!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

nao vejam a coisa como alguem estar a "vender" ou ceder algo... mas sim a prestar um serviço e como tal pode cobrar por ele ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 81000Km

labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

rocker_pt Escreveu:É verdade. Já constatei que se o consumo for muito baixo, desliga e nunca mais liga.

Já fiz a experiência, com mais um ventilador a consumir,o posto daqui do Faralhão já funciona sem desligar,agora vamos ver noutros lados se tb resulta :mrgreen:

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Moto-Mobi.e

A mobi-e já se apercebeu que grande parta dos utilizadores são motas, e por isso já tem pelo menos 1 posto para 3 motas (Famalição)
carregamento para motas.jpg
carregamento para motas.jpg (57.01 KiB) Visto 2146 vezes
Contudo, as grandes empresas que sobressistem em tempos de crise, não basta terem um passado glorioso em tecnologia e inovação, interessa estarem atentos ao mercado. E de facto, não existe mais dinheiro para fazer a instalação de postos carissimos, tal como tem acontecido até aqui.

Eco-Mobi.e
Gostaria de ver a Mobi-e a lançar um novo projeto de desenvolvimento adaptado a tempos de crise, lançando para o mercado algo como:
eco mobie.jpg
eco mobie.jpg (10.46 KiB) Visto 2146 vezes
Isto que veem em cima é uma cabina telefónica, mas imaginem uma cabina de energia dotada de uma caixa com contador de moedas e tomada +disjuntor diferencial.
O funcionamento seria o seguinte: Insere-se uma moeda de €0,20 e temos direito a carregar 1 kwh ao fim ele desliga, €0,40= 2kwh.
Por menos de 100€ conseguir-se instalar uma máquina destas em muitas ruas.

Desde que não intervenham novamente 20 empresas para desenvolver este projeto, penso que a mobi-e teria pernas para seguir mais uns aninhos.
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”