Num controlador de corrente AC as ondas são criadas através de impulsos electrónicos para fazerem as ondas sinusoidais, são ondas quadradas encostadas para criarem as ondas sinusoidais, por isso provocam muito ruído electrónico devido à elevada frequência desses impulsos, no caso dos controladores BLDC não fazem nada disso, apenas ligam e desligam as bobines conforme o motor anda, umas para a frente e outras para trás, consoante a sua posição em relação ao iman.Underkaos Escreveu:pera la uma coisa, uma corrente alternada não ker dizer k tenha de fazer uma curva perfeita, as curvas são quadradas pk são produzidas electronicamente, mas não deixam de ser AC, acho k vocês estão a confundir corrente efectuada por impulsos com corrente alterna, nos fracos conhecimentos que tenho uma corrente alterna, supostamente alterna entre o positivo e o negativo se tiveres por exemplo 10V AC, a sinusoidal sobe 5+ e 5- o total da corrente são 10V AC, o que se passa nos motores de corrente continua, e isto foi a ideia com que fiquei do site do Brasileiro Luiz, é que a corrente nestes motores é gerada por impulsos com uma determinada frequência para controlar a velocidade do motor, e ai fica uma onda quadrada, mas não é corrente alterna, é corrente continua que chega ao motor numa determinada frequência para controlar a velocidade do motor, tou me a fazer entender ?
Inicio de projecto Vw carocha
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Se querem a prova de que um motor BLDC é um motor AC basta ligarem um a 3 transformadores ligados numa tomada trifásica (apenas para baixar a tensão) e vê-los trabalhar:
Link
Para o modelismo até já vendem controladores para os motores BLDC que apresentam ondas sinusoidais às saída para reduzir o ruído:
Link
Usar comutação simples nos controladores BLDC é para poupar dinheiro, tal como se faz com os inversores AC de onda quadrada.
Link
Para o modelismo até já vendem controladores para os motores BLDC que apresentam ondas sinusoidais às saída para reduzir o ruído:
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Usar comutação simples nos controladores BLDC é para poupar dinheiro, tal como se faz com os inversores AC de onda quadrada.
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
quando dizes usar comutação simples é quando a onda fica quadrada, se o circuito estiver mais completo então a onda fica leigeiramente sinusoidal , é isto ?
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
No vídeo, o que aparece no osciloscópio é a forma de onda da tensão e não da corrente.Underkaos Escreveu:quando dizes usar comutação simples é quando a onda fica quadrada, se o circuito estiver mais completo então a onda fica leigeiramente sinusoidal , é isto ?
Quando a tensão fica "quadrada" é quando a corrente está a ser modulada em formato sinusoidal e o ruído do motor baixa.
Quando a tensão fica em forma de trapézio, a onda de corrente é quadrada.
Não é fácil de perceber... É contra intuitivo.
O que vês no osciloscópio são as linhas mais finas nesta imagem, a linha a grosso é a corrente que circula nos enrolamentos do motor:

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Re: Inicio de projecto Vw carocha
O aspecto final pode ser parecido com a corrente AC, mas nunca pode ser considerada AC, porque simplesmente o que existe é uma comutação, apenas isso, numa corrente AC existe uma frequência, se o motor BLDC estiver parado em esforço qual é a frequência? È DC se estiver parado e torna-se AC depois de arrancar? É isso?
Até nesse osciloscópio vê lá que tipo de tensão tem seleccionado para fazer a leitura. O que se vê aí é a comutação, dizer que isso é AC é uma enorme falácia, em situação nenhuma tem um ciclo, apenas tens um liga e desliga.
Na corrente AC isso não acontece, existe um ciclo de 360º, em que num motor trifásico as fases estão desfasadas cerca de 120º e assim dão um sentido de rotação, basta trocar 2 e invertes essa rotação, no caso dos BLDC só pode ligar o motor de uma maneira, porque se não for assim ele simplesmente não anda.
Até nesse osciloscópio vê lá que tipo de tensão tem seleccionado para fazer a leitura. O que se vê aí é a comutação, dizer que isso é AC é uma enorme falácia, em situação nenhuma tem um ciclo, apenas tens um liga e desliga.
Na corrente AC isso não acontece, existe um ciclo de 360º, em que num motor trifásico as fases estão desfasadas cerca de 120º e assim dão um sentido de rotação, basta trocar 2 e invertes essa rotação, no caso dos BLDC só pode ligar o motor de uma maneira, porque se não for assim ele simplesmente não anda.
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Já o facto de um motor DC rodar quando lhe aplicas AC não quer dizer que ele é AC, funciona na mesma mas com muito menos binário, tal como se ligares uma lâmpada em AC ou DC ela acende.
O facto é que os motores BLDC são projectados para funcionar com DC, se fosse como dizes não havia necessidade de usar pontes rectificadoras para alimentar estes, vê bem a complexidade da variação de velocidade AC em relação à DC, o que se faz no AC é construir uma onda sinusoidal a partir de muitas comutações DC, no final vais ter ondas (ciclos de 360º) idênticos aos ciclos da corrente alternada, esses ciclos têm uma frequência em hertz, ao variar estes hertz varias a velocidade no motor, ele pode acompanhar ou não, a isso chama-se escorregamento.
Num BLDC isto não existe, o controlador manda energizar uma bobine que o impulsiona para a frente, enquanto ele não se mover essa bobine fica energizada com corrente continua, quando começa a rodar desenergiza a bobine e energiza a anterior e assim sucessivamente, criando uma comutação como se vê nesse osciloscopio, isto em lugar nenhum deste planeta é corrente AC.
Essa linha mais grossa que vês é o que o motor cria, não é o que é introduzido no motor, o que é introduzido no motor são impulsos DC e ele gera uma curva dessa, não faz dele um motor AC.
O facto de se chamar corrente continua não quer dizer que para isso tem que ser constante, a tensão pode variar mas a corrente é sempre constante, daí estes motores terem mais binário do que os AC, em qualquer situação a corrente é sempre constante, essa curva é o resultado da rotação do motor e não da fonte de energia, a partir do impulso na bobine a corrente mantém-se constante até ele se mover, se fosse AC ela descrevia sempre um ciclo passando sempre pelo valor de zero.
De outra maneira ainda, imagina que estamos a trabalhar com 10 v, em determinado momento medimos nas 3 fases do BLDC e teremos numa delas +10v, na outra -10v e na outra 0v, no motor Ac teremos sempre os 10v entre elas, são coisas completamente diferentes, na corrente alternada existe um desfasamento de 120º entre as fases, elas estão sempre lá, no motor BLDC os impulsos são alterados consoante a posição do motor. O facto de um pisca estar sempre a ligar e a desligar não faz dele um sistema de corrente alternada.
O facto é que os motores BLDC são projectados para funcionar com DC, se fosse como dizes não havia necessidade de usar pontes rectificadoras para alimentar estes, vê bem a complexidade da variação de velocidade AC em relação à DC, o que se faz no AC é construir uma onda sinusoidal a partir de muitas comutações DC, no final vais ter ondas (ciclos de 360º) idênticos aos ciclos da corrente alternada, esses ciclos têm uma frequência em hertz, ao variar estes hertz varias a velocidade no motor, ele pode acompanhar ou não, a isso chama-se escorregamento.
Num BLDC isto não existe, o controlador manda energizar uma bobine que o impulsiona para a frente, enquanto ele não se mover essa bobine fica energizada com corrente continua, quando começa a rodar desenergiza a bobine e energiza a anterior e assim sucessivamente, criando uma comutação como se vê nesse osciloscopio, isto em lugar nenhum deste planeta é corrente AC.
Essa linha mais grossa que vês é o que o motor cria, não é o que é introduzido no motor, o que é introduzido no motor são impulsos DC e ele gera uma curva dessa, não faz dele um motor AC.
O facto de se chamar corrente continua não quer dizer que para isso tem que ser constante, a tensão pode variar mas a corrente é sempre constante, daí estes motores terem mais binário do que os AC, em qualquer situação a corrente é sempre constante, essa curva é o resultado da rotação do motor e não da fonte de energia, a partir do impulso na bobine a corrente mantém-se constante até ele se mover, se fosse AC ela descrevia sempre um ciclo passando sempre pelo valor de zero.
De outra maneira ainda, imagina que estamos a trabalhar com 10 v, em determinado momento medimos nas 3 fases do BLDC e teremos numa delas +10v, na outra -10v e na outra 0v, no motor Ac teremos sempre os 10v entre elas, são coisas completamente diferentes, na corrente alternada existe um desfasamento de 120º entre as fases, elas estão sempre lá, no motor BLDC os impulsos são alterados consoante a posição do motor. O facto de um pisca estar sempre a ligar e a desligar não faz dele um sistema de corrente alternada.
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
motores a parte isto ta lixado, o velhote ta me a dar para tras com a cena do carocha elétrico, diz k não tem espaço na oficina para tolices, basicamente ainda não o consegui convencer que os carros elétricos andam mesmo....
tenho 2 chassis p brincar e um empilhador p ir buscar, e não tenho o apoio do velho, não k precise de grande ajuda na parte elétrica mas n parte mecânica tem de ser com ele, e a garagem tb lhe pertence , vou tentar ir sacar apenas o que preciso do empilhador e depois de ver aquilo a rodar pode ser k ele fique mais convencido....
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
já agora fica aqui o site me tem inspirado na transformação de empilhador para EV
http://forkenswift.com/used-forklift-pa ... ic-car.htm
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Ha aqui uma difrenca entre o projecto de link e o meu, o gajo diz k acabou por nao usar o controlador de origem devido a ser antigo e ainda trabalhar com muito consumo de energia, pelo k vi do meu ja é mais moderno, tou na expectiva k seja utilizavel
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
O motor de tracção até pode ser de cc, o facto de ter mais de dois cabos poderá ser para fazer a marcha atras , dar mais velocidade ou força .Underkaos Escreveu:O da traccao quase de certeza k é ac, o outro so depois de o tirar é k consigo ver , a nao ser que arranje o manual completo do komatsu
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Olhem k isto arrefeceu mas n ta morto, 3 feira ja la devo ter o empilhador, nem k o desmonte na rua...
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
nem mais!! ehehehe de tudoooovisitante2 Escreveu:Não te esqueças das fotos


Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
É pena as fotos já não estarem disponiveis para se ver o dito VW
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
O que eu gostava de me inspirar por este tópico e deitar mãos ao trabalho...
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Boa noite, há notícias sobre este projecto?
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Boas, o projecto morreu a nascença pk o dono da oficina, o meu pai , não quis alinhar na coisa, portanto depois de umas discussões, acabei por nem iniciar o projecto, tive de desistir da compra do empilhador que ate ja esta apalavrado.
O meu velho anda tao bota de elástico que comprei um ZOE para a maria ha 1 mes e ele nem quis ir testar o carro, é teimoso com o raio , mas é o que tenho
e ainda tenho ca 2 chassis de carocha para brincar
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Re: Inicio de projecto Vw carocha
Pois infelizmente a familia não se escolhe...
Com o tempo a coisa vai lá, ou não...
Abraços
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