RJSC,
SE o pnunes te parece estar a defender o Chademo, tu
pareces-me estar a defender a Renault. (que sei bem que não é o caso)
Apesar de eu achar que o camaleao é um sistema prometedor, não me desvio do chademo, que até ao momento, parece ser o que está realmente interessado na massificação do Carrg rápido, tem veiculos e carregadores na rua, ao contrário do camaleao e dos outros.
A efacec fabrica e comercializa carregadores, cabe ao cliente escolher que carregador quer comprar, não é uma pessoa em concreto que está a defender esta ou aquela solução, mas para que quer um cliente escolher uma solução adaptada à rede da europa se não tem carros a circular enquanto os que circulam ficam sem carregamento?
Dado que a Renault detem a patente desse sistema de carregamento "bidireccional", implica que legalmente só possa ser copiado passados 10anos (se bem me lembro) e mesmo assim com limitações, é também facto que apenas o Smart tem um carregador de 22kWs (no futuro haverão mais, mas não se prevê que sejam superiores a 22kw) outro facto é o aluguer obrigatório das baterias da Renault o que implica uma repulsa por parte dos clientes (eu incluido e até a própria Renault tem poucos em testes porque não querem pagar o proprio aluguer), assim, a quantidade de VEs com carregamento superior a 22kws AC é (e será num futuro proximo) ridiculamente irrisória tornando-se numa falsa questão (enquanto a Renault não parar com o aluguer obrigatório), já para não falar do custo "extra" de uma carga rápida.
Sugiro que os fabricantes de carregadores só deveriam disponibilizar aos seus clientes carregadores até 22 kws AC e os Chademo e indicar que os carregamentos superiores a esse valor seriam mais caros (fazendo o mesmo que a Renault faz, cobra pelos carregamento rápidos, e deixar que fossem os clientes a escolher que tipo de carregador querem.(ou seja, utilizar um Renault ZE é que é para ricos)
Esta postura por parte dos fabricantes implicaria uma pressão sobre a Renault que com a falta de carregadores para a sua tecnologia, tinha que fazer como a nissan e oferecer carregadores rápidos às cidades (mais vendas para os fabricantes de carregadores), ou que se adaptasse e abandonasse o aluguer obrigatório, a ver se eles não caíam da poltrona aos trambolhões.
Acho bem que os fabricantes de carregadores estejam preparados para esses requisitos, mas acima de 22kws AC ainda não é necessário.
Encontrei na net uma kangoo ZE (2012) à venda sem bateria, já houve um cliente que os mandou à fava.
