Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Acho que o ideal seria os VES terem uma tomada Combo que aceitasse cargas rápidas tanto em CA como CC, dando ao utilizador maior liberdade de escolha.

No entanto o jmal alertou para o facto do sistema de carregamento utilizado pela Renault nos Zoé teoricamente ser pouco eficiente, e realmente está a confirmar-se, pelo que tenho visto nos fóruns franceses e espanhóis dedicados ao Zoé o carregador camaleão deixa muito a desejar em termos de eficiência. O melhor que as pessoas têm conseguido em casa (a 240v) ronda os 80%. Talvez o carregador camaleão seja mais eficiente com corrente trifásica a 380v (tensão mais próxima da das baterias), mas isso é mais difícil de testar em casa... O maior problema é que essa energia desperdiçada no carregamento é transformada em calor, e estando o carregador dentro do veículo não é nada bom para as baterias. Quem apoia os VEs normalmente o faz por advogar carros mais eficientes, e o motor ser eléctrico é apenas uma parte do todo, o resto faz-se tanto através da aerodinâmica, peso do veículo e não podemos esquecer a eficiência do carregamento das baterias (menos que 90-95% é mau).

Continuo a achar que o projecto tumanako que apresentaste tem muito valor e se os carregamentos com postos de CA tornarem-se mais eficientes são muito mais vantajosos que os de CC, principalmente pela independência que nos dão dos grandes monopólios que se vão criar nas redes de carregamento (pois só eles conseguem comprar esses carregadores caríssimos).

Como não sou dogmático a minha opinião muda consoante a informação que tenho e agora (com a aparente ineficácia do carregador do Zoé) vejo alguma vantagem nos postos rápidos de corrente contínua.

Abraço.
PushEVs.com

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Mas quantos já despenderam dinheiro num carro eléctrico?
Falam, falam e não se vê nada... :lol:

Já falam em desperdício de dinheiro em postos rápidos, e não os encontro.... não vos entendo.

Se fosse tão rápido fazer como dizer, nós éramos pioneiros... apenas o Sócrates conseguiu na mobilidade elétrica (1º instalou e depois anunciou).

Sejam realistas naquilo que dizem... num país democrático e com interesses nada avança sem que todos estejam de acordo. Se um não estiver de acordo para tudo!
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

BE-COOL Escreveu: No entanto o jmal alertou para o facto do sistema de carregamento utilizado pela Renault nos Zoé teoricamente ser pouco eficiente, e realmente está a confirmar-se, pelo que tenho visto nos fóruns franceses e espanhóis dedicados ao Zoé o carregador camaleão deixa muito a desejar em termos de eficiência. O melhor que as pessoas têm conseguido em casa (a 240v) ronda os 80%. Talvez o carregador camaleão seja mais eficiente com corrente trifásica a 380v (tensão mais próxima da das baterias), mas isso é mais difícil de testar em casa... O maior problema é que essa energia desperdiçada no carregamento é transformada em calor, e estando o carregador dentro do veículo não é nada bom para as baterias. Quem apoia os VEs normalmente o faz por advogar carros mais eficientes, e o motor ser eléctrico é apenas uma parte do todo, o resto faz-se tanto através da aerodinâmica, peso do veículo e não podemos esquecer a eficiência do carregamento das baterias (menos que 90-95% é mau).
Não anda muito longe do Leaf, que tem um carregador que só vai até 16A.
Nos fóruns do Nissan Leaf o os utilizadores têm medido 28 kWh de consumo para carregar os 24 kWh da bateria, o que dá 85% de rendimento.

O carregador da Renault é mais eficiente com energia trifásica, já que a potência é constante ao longo do tempo e não oscila 100 vezes por segundo até zero como acontece com uma alimentação monofásica.
Última edição por RJSC em quarta jun 19, 2013 6:55 pm, editado 1 vez no total.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

galt Escreveu:Mas quantos já despenderam dinheiro num carro eléctrico?
Falam, falam e não se vê nada... :lol:
Pelo menos eu não despendi dinheiro em carro nenhum, nem de combustão, nem eléctrico, e quando comprar um carro com o meu dinheiro não vai ser de combustão.
Para combustão tenho o que o meu pai me passou.

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

Ficam aqui 2 tópicos com testes à eficiência do carregador do Zoé:

http://renault-zoe.forumpro.fr/t1653-vo ... lintensite

http://www.fororenaultzoe.com/index.php?topic=313.0

A 8A-240v são 50% de eficiência tanto nos testes dos espanhóis como nos franceses. Mas o interessante era mesmo saber a eficiência a 43KWh.
PushEVs.com

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

RJSC Escreveu: Nos fóruns do Nissan Leaf o os utilizadores têm medido 28 kWh de consumo para carregar os 24 kWh da bateria, o que dá 85% de rendimento.
Eu tenho um Leaf e leio pouco nos fóruns do modelo da nissan após a compra, mas tenho informações reais do veiculo que utilizo que são diferentes das referidas pelo RJSC.

Eu já descarreguei a bateria até ficar com apenas 5 kms do modo tartaruga. Como os últimos quilómetros já foram feitos com muita calma para não ficar a pé a autonomia está puxada ao máximo. O carro carregou com a ficha de 10A e totalizou 21,8KW de consumo para ficar a 100%.

Outra coisa. O carro não permite que se gaste a energia até 100%... todos sabemos disso. Como podem carregar 28KWh se a bateria teoricamente tem apenas 24KWh e não se conseguem gastar mais que 22kWh...

Eventualmente num posto rápido como a perda de eficiência é maior, talvez a energia puxada da rede seja superior... mas ainda assim... :shock:

Enfim, como toda a gente pode escrever na net o que quiser com os valores que quiser, eu não me admiro que as informações não sejam reais...

Desculpem... mas já não confio no que escrevem na INTERNET e no fórum baseados em dados de outros...
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

BE-COOL Escreveu:Ficam aqui 2 tópicos com testes à eficiência do carregador do Zoé:

A 8A-240v são 50% de eficiência tanto nos testes dos espanhóis como nos franceses. Mas o interessante era mesmo saber a eficiência a 43KWh.
Os veiculos no dia a dia carregam entre 8A e 16A. Se a perda de eficiência foi inferior a 80% então o veiculo é um grande consumidor de energia. :o :(

A longevidade da bateria diminui com as cargas rápidas... A nissan recomenda que não se carregue mais de uma vez por dia em carregador rápido.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

BE-COOL Escreveu:Ficam aqui 2 tópicos com testes à eficiência do carregador do Zoé:

Sous 6A : Charge quasi impossible. La charge démarre mais au bout d’une dizaine de minutes ZOE coupe la charge. Il suffit d’ouvrir une porte pour que ZOE redémarre la charge, mais que pour une dizaine de minutes.

Sous 8A (charge complète 30h): La ZOE charge sans problème mais avec un rendement d’environ 50%.
Pour recharger 22kWh il en faut 44kWh soit le plein à 44x0,12 = 5,28€.

Sous 10A (charge complète 18h): La ZOE charge sans problème mais avec un rendement d’environ 70%.
Voir le topic sur le sujet de les temps de recharge à 10A sous http://renault-zoe.forumpro.fr/t1446-te ... vidr#21452
Pour recharger 22kWh il en faut 31,5kWh soit le plein à 31,5x0,12 = 3,78€.

De 13A à 30A ((13A ->11h à 30A -> 4.5h): La ZOE charge sans problème mais avec un rendement d’environ 80%.
Pour recharger 22kWh il en faut 27,5kWh soit le plein à 27,5x0,12 = 3,30€.

Isto são custos brutais... nem se compreende para um carro tão pequeno... :o
Se o que dizem for verdade "2€ por cada carregamento rápido" com esta falta de eficiência a Renaul ganha muito dinheiro se um utilizador for de Lisboa ao Porto e regressar.

Um Leaf faz o dobro dos quilómetros com a energia consumida por um ZOE.
Brevemente temos a EDP e GALP a promover carros da Renault eléctricos ou com carregar camaleão. :lol:
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

galt Escreveu: Eu já descarreguei a bateria até ficar com apenas 5 kms do modo tartaruga. Como os últimos quilómetros já foram feitos com muita calma para não ficar a pé a autonomia está puxada ao máximo. O carro carregou com a ficha de 10A e totalizou 21,8KW de consumo para ficar a 100%.
Esses 21,8 kWh foram no ecrã do carro?
Se forem, é a energia que chega à bateria, e não a a que é consumida da rede.

O mjr no fórum nissanleafpt tem um contador na garagem onde liga o carro e já mediu 25.2 kWh.
O meu medidor de consumo de energia do LEAF indicou que foram consumidos 25,2 kW.h para carregar a bateria de Turtle até 100%.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... t=30#p6220
Última edição por RJSC em quarta jun 19, 2013 7:42 pm, editado 1 vez no total.

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

Imagem

O Leaf não precisa de puxar 30A para carregar em 5h40m, com uma ficha a 16A consegue o mesmo tempo.
Imagino o novo Leaf que poderá carregar a 32A... Ficará próximo de 2h30m carregar a bateria 20% a 100%.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

RJSC Escreveu:
galt Escreveu: Eu já descarreguei a bateria até ficar com apenas 5 kms do modo tartaruga. Como os últimos quilómetros já foram feitos com muita calma para não ficar a pé a autonomia está puxada ao máximo. O carro carregou com a ficha de 10A e totalizou 21,8KW de consumo para ficar a 100%.
Esses 21,8 kWh foram no ecrã do carro?
Se forem, é a energia que chega à bateria, e não a a que é consumida da rede.

O mjr no fórum nissanleafpt tem um contador na garagem onde liga o carro e já mediu 25.2 kWh.
O meu medidor de consumo de energia do LEAF indicou que foram consumidos 25,2 kW.h para carregar a bateria de Turtle até 100%.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... t=30#p6220
O consumo foi medido pelo medidor de consumo comprado no LIDL.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

galt Escreveu:

Sous 6A : Charge quasi impossible. La charge démarre mais au bout d’une dizaine de minutes ZOE coupe la charge. Il suffit d’ouvrir une porte pour que ZOE redémarre la charge, mais que pour une dizaine de minutes.

Sous 8A (charge complète 30h): La ZOE charge sans problème mais avec un rendement d’environ 50%.
Pour recharger 22kWh il en faut 44kWh soit le plein à 44x0,12 = 5,28€.

Sous 10A (charge complète 18h): La ZOE charge sans problème mais avec un rendement d’environ 70%.
Voir le topic sur le sujet de les temps de recharge à 10A sous http://renault-zoe.forumpro.fr/t1446-te ... vidr#21452
Pour recharger 22kWh il en faut 31,5kWh soit le plein à 31,5x0,12 = 3,78€.

De 13A à 30A ((13A ->11h à 30A -> 4.5h): La ZOE charge sans problème mais avec un rendement d’environ 80%.
Pour recharger 22kWh il en faut 27,5kWh soit le plein à 27,5x0,12 = 3,30€.

Isto são custos brutais... nem se compreende para um carro tão pequeno... :o
Se o que dizem for verdade "2€ por cada carregamento rápido" com esta falta de eficiência a Renaul ganha muito dinheiro se um utilizador for de Lisboa ao Porto e regressar.

Um Leaf faz o dobro dos quilómetros com a energia consumida por um ZOE.
Brevemente temos a EDP e GALP a promover carros da Renault eléctricos ou com carregar camaleão. :lol:
Para ter eficiência precisa de trifásica, em monofásica é para esquecer, a não ser que lhe baixem a tensão da bateria, ou usem um carregador "normal", daí que a menor corrente ele desperdice mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Embora por cá já vários projectos/transformações tenham sido feitas, cá vai a noticia. Talvez o autor do projecto nos dê mais pormenores...
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/a ... co-1598367

Aluno da Universidade do Minho transforma bicicleta em veículo eléctrico

Projecto vai ser apresentado em simpósio na Universidade do Minho.
780529.jpg
780529.jpg (115.46 KiB) Visto 2231 vezes
Como transformar uma bicicleta tradicional num veículo eléctrico? Rui Araújo, aluno do mestrado integrado de Engenharia Electrónica Industrial e de Computadores da Universidade do Minho, conseguiu e vai apresentar o seu projecto, esta quarta-feira, no pólo de Guimarães da instituição, durante o simpósio de Electrónica de Potência e Energia.

A bicicleta chama-se BeUM – Bicicleta Eléctrica da Universidade do Minho. O autor pretende entrar no mercado com este veículo e justifica a sua venda em localidades onde as condições do terreno dificultam as deslocações por bicicleta.
....................

BondadeSua

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Qualquer dia Portugal ainda se torna uma potência neste assunto :) .
Parabéns!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

O link a funcionar está aqui: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/a ... co-1598367

Eu vi o artigo e ri-me... :lol:

Primeiro, porque pessoas aqui no fórum o fazem e nunca mereceram notícia, mas esta bicicleta como é de um universitário já é notícia...

Depois por esta pérola:
“Tanto a bateria, como o sistema electrónico de controlo do motor e os circuitos de comando foram adquiridos, enquanto toda a componente electrónica foi desenvolvida por nós”, adianta Rui Araújo.
Ora se, cito: "o sistema electrónico de controlo do motor e circuitos de comando foram adquiridos", como é que toda a componente eletrónica foi desenvolvida por eles? :roll:

Basicamente estão a tentar disfarçar um projeto de montagem e comércio de bicicletas elétricas de novidade tecnológica saída de uma universidade.
Última edição por RJSC em quarta jun 26, 2013 2:15 pm, editado 4 vezes no total.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Oh RJSC percebe-se logo que é toda a electronica tirando isto: "o sistema electrónico de controlo do motor e circuitos de comando foram adquiridos".... ou seja nada, eles nao desenvolveram coisa nenhuma... ou entao nao se sabem explicar.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Vocês sabem que eu sou o mais ignorante... ;) e já tinha notado o exagero. Só que muitas vezes "jornalista" é isso mesmo! :oops: E escreve sobre factos que desconhece, ...também :(

Será que podem dar-lhe umas "luzinhas" respondendo à noticia, e mostrar o link de projectos no fórum para o que também jornalista possa aprender? Até tem exemplos práticos lá perto...Povoa de Lanhoso penso eu

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Alguém do fórum foi notícia, por ter desenvolvido algo na modalidade elétrica!!!!!!
Por exemplo, por ter transformado uma moto a gasolina em elétrica.

Tenham paciência.........
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Emanuel Couto, reforço as tuas palavras! O que o artista fez todos nós sabemos fazer, basta comprarmos o kit ..lol...
Se o que ele fez merece ser noticia num jornal, então tudo o que se faz neste forum deveria ser Um Jornal !!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Só temos de o noticiar...

Que tal fazermos uma task force!

Dar a conhecer aos senhores das notícias o que se faz por cá!

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”