Tenho um filhote com 5 meses em casa, e o trabalho ocupa grande parte do tempo, por isso tenho participado menos, mas ainda ando por aqui a queimar electrões
Nestes assuntos, vamos ter pano para mangas...como habitual
Concordo com o nunio, e nem tanto com o Jorge, pois eu assumi que o BMS seria configuravel, e o pack estaria equilibrado.
Claro que se em fim de carga houvesse celulas com 2.9v, e outras com 3.58v, estava mesmo muuuito mal :p
O que vou colocar aqui nao é uma regra universal, mas apenas a minha opinião sobre este assunto, que foi mudando ao longo do tempo.
Alguns anos atrás concordaria com o Jorge na boa, mas hoje penso de forma diferente.
Se o BMS causa desequilíbrios, seja a alimentar-se das celulas, ou por balanceamento, então está a falhar alarvemente na sua função :/
BMS, carregador e baterias devem estar em sintonia, senão é desperdicio.
acredito que o BMS apenas deveria intervir apenas se fosse mesmo necessário (por protecção).
O carregador deveria conseguir fazer a sua função de carga sem interferências do BMS... (pronto, agora vem o apedrejamento, lol)
Com a maioria dos BMS actuais, isso nao acontece, o carregador dá a energia, e o BMS vai "deitando fora" alguma para tentar ajustar as diferenças.
Se querem um BMS que apenas faça balanceamento mesmo na fase final de carga, aos 3.5v, é bom que tenha uma boa torradeira como capacidade de dissipação, senão só vai fazer "cócegas", como o da Batlight.
Aliás, o da Batlight até podia funcionar bem, se tivesse uma programação muito diferente (para equilibrio na descarga), mas isso já seria outra historia :p
Voltando ao tema de carga:
Ao longo do tempo aprendi que não é preciso levar as baterias até valores elevados como 3.8 ou 4v para as atestar.
A Vespino 4kw que ando a usar tem um carregador 10A, e apenas dá 69v para 20elementos... façam as contas

a diferença é que demora mais tempo a carregar. Mas carrega na mesma em capacidade.
Se depois de terminar a carga com este carregador, imediatamente lhe ligar outro que vai até aos 72v, ele liga e apenas dá carga por poucos minutos (ou segundos).
Na fase final de carga a tensão sobe muito rapido, e em termos de capacidade, querer carregar até 3.6v (mais rapido) nao difere muito de carregar até 3.45v (mais lento), apenas vai diferir no tempo que demora a carregar.
Se tiverem duvidas, experimentem