Criar VE de duas rodas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro
Registado: sexta jul 05, 2013 9:18 pm

Criar VE de duas rodas

Mensagem por supermarte25 »

Olá.
Estava a pensar converter uma bicicleta que aqui tenho em elétrica. Googlei um pouco e descobri uns kits com bateria e roda com motor integrado. Penso que a montagem não seja muito difícil e o custo é reduzido(à volta de 100/120€).
Entretanto pensei noutra coisa.
Pensei em construir um veiculo mais complexo. A ideia era a seguinte:
- Com uma bicicleta, trocava a roda traseira, por uma com motor integrado.
- A bateria teria que ser instalada algures na bicicleta, mas creio que não seja problema.
- A corrente deixaria de ir à roda traseira, passando a fazer girar um dínamo, que seria instalado(talvez à frente da roda pedaleira, com um suporte no quadro da bike)
- Outros dois dínamos seriam adicionados em ambas as rodas e somente seriam acionados quando o travão também o fosse(não sei se podem ir agarrados ao travão devido ao peso, mas talvez se invente algum suporte), tendo em vista recuperar a energia dissipada durante uma travagem, e também acumular a energia numa descida, por exemplo.

As minhas duvidas são as seguintes:
não conheço o tamanho e peso dos dínamos(talvez de 24 volts), dado que o motor também é de 24 voltos
não sei se a bateria(iões de lítio) pode ser carregada enquanto está a ser utilizada(mas presumo que sim. acontece nos smartpones, computadores, etc), dado que o objetivo é ter autonomia ilimitada a esforço mínimo(ir sempre a pedalar, mas um pedalar leve(nem que recorra a desmultiplicações), que não cause fadiga, podendo gerir a velocidade do veiculo através do punho)
não conheço também os custos do material que envolve a materialização deste projeto.

As questões de mecânica certamente não serão um problema, quanto às de eletrónica, talvez necessite de mais algumas luzes.
Desde já obrigado a todos

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Criar VE de duas rodas

Mensagem por Njay »

O motor também funciona como gerador, não precisas de ter dinamos à parte; é uma questão de ter um controlador que suporte "travagem regenerativa".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro

Njay Escreveu:O motor também funciona como gerador, não precisas de ter dinamos à parte; é uma questão de ter um controlador que suporte "travagem regenerativa".
Pois. Eu estive a ler um pouco aqui no fórum e descobri isso mesmo num tópico de converssão de um carro(o Clio).

Mas será que é possível o dínamo que é ativado ao pedalar acionar diretamente o motor em caso de falta de energia, ou é melhor reencaminhar a energia para a bateria e a bateria depois aciona o motor(de forma a conservar ao maximo e a obter a maior vida possivel da bateria)?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Pois, como o Njay ja disse, esses motores de cubo (na roda) podem funcionar como "dinamos" na travagem, basta que o controlador permita a travagem regenerativa, e ja ha punhos de travao com o sensor que faz ativar a travagem regenerativa. Mas para ter autonomia "ilimitada", nao me parece que seja possivel, a nao ser que os teus percursos sejam maioritariamente a descer.
Quanto ao kit que encontras-te a 100/120€ tens de mostrar isso, ainda nao consegui encontrar nenhum para esses valores.
Vai dando umas vistas de olhos pelos diarios de bordo, que vais encontrar la muitas bicicletas convertidas e assim tiras umas ideias.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

O kit de que o super tá a falar não inclui bateria de certeza.

Há um detalhe com a regenerativa nas bicicletas, que é preciso ver. O motor não pode estar ligado à roda através dum sistema de "roda livre", caso contrário o rodar da roda não faz rodar o motor e portanto não há regenerativa possível. Tem vantagens e desvantagens...

Os pedais actuarem um gerador e essa energia actuar o motor não é de todo uma ideia nova. Existem perdas no sistema, mas a ideia é que (e havendo uma bateria) o utilizador pode estar a pedalar constantemente e independentemente das variações do terreno e de se está em movimento ou não. A vantagem é podermos estar a pedalar sempre no nosso ponto de maior eficiência e não sofrer por exemplo arranques e recuperações "custosas". No entanto é preciso uma "electrónica do caraças" a gerir tudo isto.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro

Sim. A ideia é mais ou menos a que o Njay deu.
O kit, sei que não é muito potente(há muito mais caros), mas encontrei nesta loja:
http://www.bmsbattery.com/ebike-kits/48 ... e-kit.html

Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro

A ideia vai mais ou menos ao encontro do que o Njay disse.
quanto às lojas, conheço duas. Uma espanhola e uma chinesa:
http://www.ciclotekstore.com/b2c/index. ... d=1&ref=12

http://www.bmsbattery.com/

espanhola e chinesa respetivamente

abraços

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

Olá.

Eu tenho uma bicicleta electrica que tenho usado diáriamente para ir e vir para o trabalho. São 3,5kms para cada lado com subidas consideraveis.
A minha bicicleta anda em modo electrico sem ter que pedalar e eu só costumo pedalar em subidas mais ingremes para ajudar o motor e ganhar mais velocidade.

Não vejo vantagem nenhuma em colocar mais um motor/dinamo/peso na bicicleta para quando eu pedalar activar o dinamo para levar electricidade para as baterias que depois iriam para o outro motor fazendo assim mover a bicicleta.
Quando eu pedalo a minha energia vai directamente para a roda.
Se quero mais autonomia pedalo mais e acelero menos.
Quando a bateria acaba continuo a pedalar infinitamente. Porquê complicar o que já é simples?

A menos que queiras que o dinamo forneça o motor e mova a bicicleta sem pedalar, mas por muito eficiente que seja o dinamo vai gerar SEMPRE menos energia do que é consumida pelo motor. Pois o motor tem que empurrar a bicicleta, a ti, a subida e o dinamo.

Nunio

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”