Microprodução 5.2Kw MonoCristalino-Esposende(Marinhas)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

mcarneiro Escreveu:
fkd Escreveu:
mandei um email (com a foto) para o meu instalador a solicitar tal acrescento...
Não me pareceu muito feliz, mas disse que era possível... a ver!...

Já tenho inspecção marcada...dia 12 (2ª feira à tarde)... como eles não vêm cá antes de 2ª... não me parece que façam esse acrescento em tempo útil... dado que aqui ainda precisam de uns acertos... :|

Qual é o problema deles ? , podem fazer isso ate à ligação, podem fazer depois da inspecção , é um trabalho de 10 minutos , para reduzirem a potencia dos paineis sem dizerem nada , não tiveram problemas,,, , eles que metam isso, tem que ser é de 1 polo + neutro e de 2Amperes maximo, acho que o problema deles , que esses dijuntores de 2A não custam 5 0u 6 euros como o outro, custam prai uns 20 euros os mais baratos, esses tipos são cá umas peças....Jé agora , esso contador foi o que foi posto no orçamento ?, não é por causa da qualidade ,porque os contadores da Janz são são bons, mas se tnhas por exemplo um Siemens no orçamento , esse contador é a volta de 120 euros mais barato...
o contador previsto já era este.
voltei a mandar o email a relembrar a data da inspecção e com este dado, que dizes ser fundamental "tem que ser é de 1 polo + neutro e de 2Amperes maximo"
não sei porque tem de ser assim mas acredito em ti :) ... até porque se assim não fosse acredito que o RJSC, também dizia alguma coisa... :D

quanto ao RJSC, vou-te mandar uma mp, a ver se me podes ajudar... ;)
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

E_MAN Escreveu:Que aventura!
Nem digas nada :oops:
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:

o contador previsto já era este.
voltei a mandar o email a relembrar a data da inspecção e com este dado, que dizes ser fundamental "tem que ser é de 1 polo + neutro e de 2Amperes maximo"
não sei porque tem de ser assim mas acredito em ti :) ... até porque se assim não fosse acredito que o RJSC, também dizia alguma coisa... :D

quanto ao RJSC, vou-te mandar uma mp, a ver se me podes ajudar... ;)
Ora, como o pessoal está é para esclarecer duvidas , vamos cá explicar , o modem é um equipamento de baixo consuno , como tal não necessita dos 25A que passam no seccionador fusivel que protege e limita a quantidade de corrente que passa nos dois sentidos do circuito entre a protinhola o contador e o quadro AC da microprodução, o que o dijuntor faz basicamente é limitar a quantidade de corrente que passa ate ao modem , que podera ser de 2A ou menos , pode ser de 1,5A, tambem tem de ser 1 polo + neuto ( ou 2 polos ) porque ?, porque é a unica forma de nos assegurar-mos que o modem fica isolado da rede , de fosse apenas de 1 polo (na fase) , em certas circunstancias (felizmente raras ) poderia ser introduzida corrente no modem atraves do neutro , de notar que isso só acontece se houver avaria na rede (ausencia de referencia de neutro), quando acontece um evento deste tipo na rede , o neutro tem corrente, e tensão anormalmente altas.

Uma maneira simples de se simular uma ausencia de neutro , é com uma UPS , basta ter a UPS com as baterias carregadas e desligar o cabo de alimentação da UPS , não estando ligada à rede não tem neutro , tanto o neutro como a fase têm tensão , a unica coisa que não se pode simular é o aumento de tensão ,que no caso do circuito da ups não acontece.

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

eu não explicaria melhor, mcarneiro!... :D
Obrigado pela atenção e pelos conselhos sempre prontos e precisos
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:eu não explicaria melhor, mcarneiro!... :D
Obrigado pela atenção e pelos conselhos sempre prontos e precisos

Nao tens que agradecer , e deve haver aqui no forum alguem que saiba explicar isto com mais pormenor , deve de haver por alguem que seja electricista ou Eng, electrotecnico , que eu não sou , falo é com muitos ... :lol:

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

:D
INSPEÇÃO feita!
Já recebi sms da certiel, a dizer para passar no site amanhã. .. acho que correu bem.
O instalador veio mais cedo e instalou o tal dijuntor junto ao contador. :)
Assim que der coloco fotos.. .
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu::D
INSPEÇÃO feita!
Já recebi sms da certiel, a dizer para passar no site amanhã. .. acho que correu bem.

O mais dificil ja esta feito, agora falta chegar o contrato para assinar e depois a ligação ,

pede ao instalador para deixar o inversor com o pais configurado como Alemanha ou Suiça para ficar afinadinho . Se ele não alterar diz-me que eu explico-te como fazeres.

O inversor não pode é ficar configurado em Portugal ou espanha...., esses paises estão estragados!.... :lol:

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

fkd Escreveu::D
INSPEÇÃO feita!
Até que enfim uma boa notícia!

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

Está confirmado - APROVADO :D

Cá está a alteração de última hora...
2013-08-12_dia da inspecção (3)_reduzida.jpg
2013-08-12_dia da inspecção (3)_reduzida.jpg (33.92 KiB) Visto 3309 vezes
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:Está confirmado - APROVADO :D

Cá está a alteração de última hora...
2013-08-12_dia da inspecção (3)_reduzida.jpg
Mete lá outra foto onde se vejam os cabos todos..., acho que eles ligaram isso mal , o dijuntor é para proteger o circuito do modem apenas , não pode ser o contador todo..., porque se eles fizeram o que me parece pela foto, se o dijuntor for de 2A , está a limitar toda a corrente que passa pelo contador a 2A... :o

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Isso seria uma estupidez de todo o tamanho!!!
Deve é ser a proteção da linha em vez do tradicional seccionador fusivel.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Depois diz se a EDP selou caixa por fora.

Na micro-produção do meu pai, com uma caixa igual, além de selar a tampa do contador, a EDP selou os parafusos da tampa da caixa, tornado impossível desligar o modem sem quebrar os selos.

Nesses contadores JANZ o modem recebe já alimentação DC pela porta de comunicação com o contador, não tem uma fonte de alimentação à parte que se possa desligar sem desligar o contador.

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

Entendam-se... :shock:
eu já não percebo nada!... se vocês têm opiniões diferentes mais confuso fico :?

vejam as seguintes fotos a ver se podem ser mais claros por favor!
2013-08-12_dia da inspecção (2)_reduzida.jpg
2013-08-12_dia da inspecção (2)_reduzida.jpg (23.9 KiB) Visto 3248 vezes
2013-08-12_dia da inspecção (5)_reduzida.jpg
2013-08-12_dia da inspecção (5)_reduzida.jpg (21.15 KiB) Visto 3248 vezes
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

O que eu posso dizer é que a EDP, a não ser que aí operem de forma diferente, que na zona centro, quando chegar aí para ligar a instalação vai colocar um selo nos parafusos da tampa da caixa do contador e vai ficar impossível chegar ao disjuntor sem quebrar os selos.

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

RJSC Escreveu:O que eu posso dizer é que a EDP, a não ser que aí operem de forma diferente, que na zona centro, quando chegar aí para ligar a instalação vai colocar um selo nos parafusos da tampa da caixa do contador e vai ficar impossível chegar ao disjuntor sem quebrar os selos.
Acho que já tínhamos chegado a essa conclusão...
Celestino Escreveu:
Celestino Escreveu:
mcarneiro Escreveu:...e no caso de teres de fazer um reset ao modem não precisas de chamar a EDP (que é pago).
Não precisa de chamar a EDP :o :?:
Esta caixa não fica com um selo deles :?:
mcarneiro Escreveu:Garanto que precisa, o contador fica selado, o contador dele é igual ao meu, o modem está dentro do contador ..., depois do contador selado não há acesso ao modem...
Bem me parecia mcarneiro :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:Entendam-se... :shock:
eu já não percebo nada!... se vocês têm opiniões diferentes mais confuso fico :?

vejam as seguintes fotos a ver se podem ser mais claros por favor!
O ficheiro 2013-08-12_dia da inspecção (2)_reduzida.jpg não está disponível
O ficheiro 2013-08-12_dia da inspecção (5)_reduzida.jpg não está disponível
Caro ,

Efectivamente está mal ligado ,como eu suspeitava, ele pos o dijuntor entre a portinhola e o contador, o dijuntor deve estar a proteger apenas o circuito que alimenta o modem, assim e se for o dijuntor adequado de 2A esta a limitar a corrente que passa para a rede , verifica se o dijuntor é de 2A, assim desliga o contador todo! , é Verdade que também desliga o modem , mas se for um dijuntor adquado para estar nessa posição , que seria de 20A ou 25A, nunca vai proteger o modem .

ATENÇÃO - Se o dijuntor for de 2A , não pode ficar ligado assim !, só vai deixar passar 2A para a rede!

Os dois cabos pretos do modem (fase e neuro) é que têm que estar ligados no dijuntor , do outro lado do dijuntor entra a alimentação do modem , que vem dos bornes do contador
Anexos
modem_janz_280.jpg
Última edição por mcarneiro em segunda ago 19, 2013 10:39 am, editado 1 vez no total.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

RJSC Escreveu:O que eu posso dizer é que a EDP, a não ser que aí operem de forma diferente, que na zona centro, quando chegar aí para ligar a instalação vai colocar um selo nos parafusos da tampa da caixa do contador e vai ficar impossível chegar ao disjuntor sem quebrar os selos.

Boas,

Então é assim , eles selam o contador e esse selo não se pode mexer , mas temos direito a ter acesso ao contador , eles selam as portas quase automaticamente , no meu caso eu disse logo ao funcionario da EDP, que neste caso não era EDP era da CME ,que não queria a porta selada porque o contador é meu e tinha esse direito, ele reconheceu que as caixas dos contadores de produção não são para serem seladas, e se tiverem seladas o selo pode ser partido, e essa a indicação da EDP distribuição , no meu caso só deixaram selado o contador de produção , já no contador de consumo ficou selado o contador e a caixa porque o contador é deles.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Até estou parvo em como haja instaladores que façam uma coisa destas, isto é intolerável!!! :twisted:
Isto estava montado aquando da inspecção?

Efectivamente o normal que a EDP faz é selar somente o contador que neste caso sela contador e modem devido ao modem ser incorporado no contador! Depois de estar em funcionamento a micro, o normal é só selarem os contadores e as caixas deixam sem selo!
Têm os contadores selados para que selar também as caixas é desnecessário!
Um exemplo, os contadores que têm o modem em separado e sempre que houvesse avaria no modem tinha que se andar a selar, não me parece...

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Viva,

o mais engraçado é que aquilo nem pode ficar assim , porque assim o cabo que liga a rede publica nao fica selado dentro do contador , fica ligado do dijuntor..! :lol:

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Sei de um caso em que foi preciso chamar a EDP para tirar o selo por causa de um modem avariado...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”