Microprodução 5.2Kw MonoCristalino-Esposende(Marinhas)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

Volt Escreveu:Sei de um caso em que foi preciso chamar a EDP para tirar o selo por causa de um modem avariado...
Na maior parte dos casos, quando é caso de substituição de modem ,é necessario chamar a EDP , ou porque os modens são internos , como os janz, ou porque o cabo de dados do modem se encontrana zona selada, se houver o dijuntor dá para fazer reset ao modem , mas não dá para substitui-lo, felizmente os Janz têm muito poucas avarias,, que eu tenha conhecimento só um caso , e acho que foste tu que reportaste , de um vizinho teu ou coisa assim.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Claro que não pode ficar assim, se estava montado no dia da inspecção nem sei como passou!

Volt: É normal que isso tenha acontecido, pois eu não garanti, disse que o normal é fazerem como expliquei e dei a minha opinião sobre a não selagem, mas claro que deve haver muitos casos assim!
Por exemplo já vi portinholas com fechaduras triangulares seladas e outras não, deve depender de quem vai selar e do apetite :lol:

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

RJSC Escreveu:Depois diz se a EDP selou caixa por fora.

Na micro-produção do meu pai, com uma caixa igual, além de selar a tampa do contador, a EDP selou os parafusos da tampa da caixa, tornado impossível desligar o modem sem quebrar os selos.

Nesses contadores JANZ o modem recebe já alimentação DC pela porta de comunicação com o contador, não tem uma fonte de alimentação à parte que se possa desligar sem desligar o contador.
o modem é alimentado a 230V , como podes ver no autocolante de especificações, da foto que coloquei aqui, e encontra-se dentro do contador, na pratica a tampa dos bornes do contador é que tem o modem , fica dentro do contador.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:Claro que não pode ficar assim, se estava montado no dia da inspecção nem sei como passou!

Aquilo é tão estupido que o inspector , se calhar não acreditou no que estava a ver... :lol: de qualquer maneira quando forem ligar aquilo não pode estar assim , porque senão nao valia a pena selar , o selo serve exactamente para não se ter acesso a rede sem passar pelo contador

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

Na maior parte dos casos não é preciso desselar o contador, pois os cabos de dados e de alimentação do modem facilmente se desligam do mesmo, sendo só necessário mesmo a troca do modem em si...
Claro que neste janz é totalmente diferente o que é mau caso o modem avarie :twisted:

Assim nem devia ter passado não tem lógica ter uma protecção depois de outra protecção, pois o cabo já vem do seccionador de fusíveis destinado para a micro que se encontra na portinhola!

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Que eu conheça só os Itron , é que têm o modem completamente independente , mas mesmo esses grande parte deles estão dentro de umas caixas transparentes que têm o modem e o contador lá dentro e essa caixa é que está selada. nos siemens chega-se ao modem que está fora do contador, mas o cabo que liga o modem ao contador esta na zona selada , não é possivel desliga-lo, pelo menos nos modelos que eu vi.

De qualquer modo estes contadores vão ser cada vez mais raros em microproduções , porque são muito mais caros que o novo Janz C280, que foi projectado de raiz para telecontagem/microprodução e que é monofasico , todos os outros são trifasicos , estava-se a pagar uma funcão que nunca iria ser utilizada.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:Que eu conheça só os Itron , é que têm o modem completamente independente , mas mesmo esses grande parte deles estão dentro de umas caixas transparentes que têm o modem e o contador lá dentro e essa caixa é que está selada. nos siemens chega-se ao modem que está fora do contador, mas o cabo que liga o modem ao contador esta na zona selada , não é possivel desliga-lo, pelo menos nos modelos que eu vi.

De qualquer modo estes contadores vão ser cada vez mais raros em microproduções , porque são muito mais caros que o novo Janz C280, que foi projectado de raiz para telecontagem/microprodução e que é monofasico , todos os outros são trifasicos , estava-se a pagar uma funcão que nunca iria ser utilizada.
Uma coisa é certa só posso falar relativamente aos com que tenho tralhado, que são os Itron...

De resto de acordo contigo...

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am

Mensagem por fkd »

O modelo do meu dijuntor é 55125 5CP, que pelo que diz no catálogo é de 25A...
Abri o contador, e a alimentação do modem está ligada aos cabos que vêm dos paineis.
Essa alimentação não deveria vir directamente do quadro?...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Então tudo normal até aqui... sem stress.
o resto é cagativo!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

pnunes Escreveu:Então tudo normal até aqui... sem stress.
o resto é cagativo!
Normal? :?
estou a falar do dijuntor que está junto ao contador, supostamente a proteger a alimentação do modem!...

:arrow: Corrigindo algo que disse antes...
:idea: a alimentação do modem tem de vir do meu inversor. Mas só depois desses cabos ligarem ao contador, é que saem outros, que passando num dijuntor de 2A vão alimentar o modem. É isto?
:?

E aproveitando para esclarecer outra coisa que está a causar alguma confusão... pelo que percebo dos comentários!
Nesta foto:
2013-08-12_dia da inspecção (5)_reduzida.jpg
2013-08-12_dia da inspecção (5)_reduzida.jpg (21.15 KiB) Visto 3472 vezes
o cabo que vem da direita é o da rede (EDP) (ou antes VAI para a direita - é de saída certo?), o que vem de baixo é do inversor (painéis fotovoltaicos).
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Sim, e o dijuntor é o que isola a rede externa á tua micro. Tudo normal.
O levar ou nao um corte no modem nem sequer é fulcral, se for necessario fazer reset ao modem basta abrir esse dijuntor que ja lhe faz o reset.
Mesmo que leve o tal dijuntor de 2A para proteção do modem se ele atuar existe uma grande probabilidade da fonte ja estar em curto, por isso nao stresses que nao vale a pena.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:Sim, e o dijuntor é o que isola a rede externa á tua micro. Tudo normal.
O levar ou nao um corte no modem nem sequer é fulcral, se for necessario fazer reset ao modem basta abrir esse dijuntor que ja lhe faz o reset.
Mesmo que leve o tal dijuntor de 2A para proteção do modem se ele atuar existe uma grande probabilidade da fonte ja estar em curto, por isso nao stresses que nao vale a pena.
viva pnunes,

o problema é se o dijuntor que esta instalado foi o que foi pedido de 2A , se é está a limitar a corrente que passa para a portinhola ( e para a rede ) a 2A , um dijuntor naquela posicao teria que ser da mesma potencia do fusivel que esta na portinhola (25A) , se não for de 25A pelo menos de 20A tem que ser . para alem de que é muito provavel que quando forem ligar não deixem o cabo ficar ali , porque não fica selado no contador

nota: estes modens da Janz ligam directamente a 230V , não há transformador.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:O modelo do meu dijuntor é 55125 5CP, que pelo que diz no catálogo é de 25A...
Abri o contador, e a alimentação do modem está ligada aos cabos que vêm dos paineis.
Essa alimentação não deveria vir directamente do quadro?...

Pronto , ganhaste um um "interruptor" porque essa proteção a 25A nao serve para nada!, os fusiveis da portinhola ja são de 25, era desnecessario chegarem 25A ao modem , era para isso que o dijuntor de 2A servia, como está não protege nada o circuito do modem , mas como o pnunes diz , e muito bem , desliga o contador todo , e por esse ordem de ideias também obviamente faz reset ao modem .

Esse instalador é burro que nem uma porta! :twisted:

para ficar assim , não era preciso mexer em nada !, arranjava-se uma chave deportinhola, e desligava-se no seccionador fusivel.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

:? Ah pois!! agora é que me lembrei!! esse corte leva é na portinhola, estava a confundir.
Agora uma pergunta, como é que isso passou na inspeção??? foi feito depois? a inspeção foi feita a seguir ao almoço??? :lol:
Bem parece que o premio da burrisse vai mesmo para esses cavalheiiros...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu::? Ah pois!! agora é que me lembrei!! esse corte leva é na portinhola, estava a confundir.
Agora uma pergunta, como é que isso passou na inspeção??? foi feito depois? a inspeção foi feita a seguir ao almoço??? :lol:

Assim como está, quando o pessoal da EDP chegar , vai fazer uma de duas coisas , se não estiverem a dormir , ou mandam retirar o dijuntor e ligar o cabo no contador, ou olham para aquilo , não se estão para chatear e selam a caixa do contador , porque o consumidor não pode ter acesso ao ramal sem passar pelo contador , com a maravilha que está feita ,dá para fazer bypass contador e consumiir da rede sem ser contado!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

LOL bora lá!!! eles até são amigos afinal!!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fkd »

mcarneiro Escreveu:
pnunes Escreveu::? Ah pois!! agora é que me lembrei!! esse corte leva é na portinhola, estava a confundir.

Assim como está, quando o pessoal da EDP chegar , vai fazer uma de duas coisas , se não estiverem a dormir , ou mandam retirar o dijuntor e ligar o cabo no contador, ou olham para aquilo , não se estão para chatear e selam a caixa do contador , porque o consumidor não pode ter acesso ao ramal sem passar pelo contador , com a maravilha que está feita ,dá para fazer bypass contador e consumiir da rede sem ser contado!

OUçam lá uma coisa ...

O cabo preto que vai para a Direita (na foto), que vem do dijuntor, não é o cabo de saída para a rede?
Se é como é possível eu usar a energia da rede sem a pagar? este é o único cabo que liga há rede!... :?
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
efetivo (mota) 54 €

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Pensa um bocadinho e logo percebes!!! ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

pnunes Escreveu:Pensa um bocadinho e logo percebes!!! ;)
X2
Mas não te metas nisso...

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu: OUçam lá uma coisa ...

O cabo preto que vai para a Direita (na foto), que vem do dijuntor, não é o cabo de saída para a rede?
Se é como é possível eu usar a energia da rede sem a pagar? este é o único cabo que liga há rede!... :?
Sim, é o cabo de saida , mas também é o de entrada , se o pessoal da EDP não vir isso e deixar aquilo como está , muito cuidado porque para alem de se poder fazer bypass ao contador , aquele cabo TEM SEMPRE TENSÂO, mesmo quando a microproducao esta desligada, e pior que isso , não tem protecção diferencial , qualquer toque naquele cabo (no cobre ou nos bornes do dijuntor) tem 99% possibilidades de ser mortal.

Responder

Voltar para “Projectos”