1º Projecto de bicicleta electrica

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro
Registado: sexta ago 09, 2013 2:11 am

1º Projecto de bicicleta electrica

Mensagem por Morguesi »

Olá a Todos,

Antes de mais parabéns pelo excelente forum! Muita infirmação, muita entreajuda e entusiasmo!

Nos ultimos dias e mesmo antes de me registar passei algumas horas a ler neste forum, entretanto acho que chegou o momento de fazer o meu primeiro post e com ele também poder contribuir para o enriquecimento do Forum.

Objectivo: Construir a minha E-bike

Pressupostos iniciais:

Escolha do modelo de bicileta - (Estrada, montanha, roda 26 ou 28)
Escolha do kit e motor - ( Potencia, voltagem, origem de fabrico e venda, etc)
Escolha de baterias - Capacidade, qualidade , etc

Montagem:
Motor na roda de tras ou da frente?
Posicionamento da bateria e controlador do motor?
Tipo de travoes e de mudanças, etc

Em termos genéricos, neste momento e com as pesquisas que fiz até agora, estou a pensar em:
Bicicleta de montanha com roda 26"
Kit de montagem traseira 1000w 48v brushless
Baterias Lipo4 48v 20ah

Duvida existencial: Na encomenda de material que é proveniente da china (kit e baterias) quais são os custos alfandegarios? e se o tratamento é igual para a expedicoes terrestres e aerias?

Tenho naturalmente muitas duvidas de menor dimensao mas em termos genericos é isto, com o desenrolar da discussão espero termos discutido todos os pormenores e no fim criar mais um diário de Bordo :)

Desde ja obrigado a todos!

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro

Re: 1º Projecto de bicicleta electrica

Mensagem por Morguesi »

Resumidamente, se fossem vocês a "construir" quasi seriam as vossas escolhas?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem vindo a este forum!
Acredito que possas aprender algumas coisas por cá, e também partilhar outras!

Na minha opinião, acho que escolheste bem, quer no modelo, quer no motor e na capacidade de baterias.
Em relação à tua duvida, penso que isso possa depender das quantias, do peso, do volume e da sorte! Se não gostas de surpresas, sempre podes comprar dentro da CE, que tudo se encontra por cá.

Boa sorte!
Tudo por um mundo mais limpo!

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Pois, tens boas escolhas dentro da União europeia, claro que os preços são mais altos, mas não tens surpresas. Mas isso do preço pode ser relativo pois com as taxas de alfândega pode ficar mais caro que comprar por cá.
Quando chegar a casa posto aqui uns kits para dares uma olhadela.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

E não queres dizer qual a utilização que vais dar a essa bicicleta?

Só para ir trabalhar ou para todas as deslocações? Quantos kms sem carregar? Que tipo de estradas e inclinações...

Nunio

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro

Mensagem por Morguesi »

Desde ja agradeço o feedback...

As minhas duvidadas na alfandega sao precisamente para poder decidir se compro na UE ou na china...eu percebo que as nossas alfandegas são um lotaria, mas nao faço a mínima ideia se mesmo dentro da UE existem algumas taxas...e se algum de vocês ja fez uma importação da china e que experiência teve. Tabém ouvi dizer que no caso de carga expresso o controlo é menos apertado, mas nao confirmo!

Para ja a utilização que quero dar à e-bike é de essencialmente lazer/prazer e para substituir as deslocações que faço sozinho no meu jipe de CI (mas pouco poluidor). Neste momento vou a pé/comboio para o trabalho. Quero também utillizá-la para fazer alguma "envangelização" junto dos meu amigos descrentes :) e tirar prazer de ser eu a fazê-la!

A minha deslocação tipo será de 13Km+13Km com pouco mais de 10% de subidas ou seja 80% plano, no entanto o meu objectivo em termos de range seria os 50km com algum pedal assist claro.

Estive a ver num dos sites que "apanhei" aqui dentro do fórum e fiquei impressionado com um kit da Gng Electric Chinese do tipo Mid Drive System, um kit do estilo da E-bike do giles, e encantou me a versatilidade deste tipo de montagem. No caso da GNG também o preço...

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

13 kms de seguida ainda é um bocado.

Já fizeste as contas a quanto tempo vais demorar a fazê-los? E a que velocidade precisas ir para demorar esse tempo?
Depois disso deves pensar também se o veículo que vais arranjar tem condições para fazer esses kms a essas velocidades.

Quanto a UE vs alfandega, não tenho experiência com a alfandega, e também prefiro jogar pelo seguro (UE). As despesas penso que são só o transporte dentro da UE.

Já agora, não queres deixar aqui os links das tuas dúvidas/opções?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Nunio, 13kms de seguida nao é assim muito, alias nao é quase nada, a nao ser que sejam feitos a 70Km/h, ai ja complica um bocado a coisa.

Quanto a alfandegas, sendo dentro da Uniao Europeia nao tens problemas com isso. Sendo fora, tanto quanto eu sei funciona mais ou menos assim, se custar menos de 30€ (peça + trasnporte) nao pagas taxas nenhumas, se custar mais pagas em media 30% de taxas, se forem baterias pagas mais um extra...

Amigo Morguesi, como prometido vou-te mostrar alguns kits ca pela UE:

http://www.devi-motion.com/webshop/e-bi ... front.html
Ja comprei algumas coisas por aqui, e nunca tive qualquer chatice.

http://eclipsebikes.com/chainwheel-bott ... rrency=EUR
Visto que para mim nao deves descartar a hipotese de meters um motor nao HUB, sao mais baratos (para a mesma potencia) e podes usar as mudanças da bike, o que para mim é uma grande mais valia. o unico "se nao" em relaçao a estes motores é o barulho, tem mais peças mecanicas logo faz mais barulho.

De salientar que este nao HUB é mais caro que a outra soluçao, mas tem muita mais potencia e pelo que tenho lido sao muito mais fiaveis.

Este nao HUB é igual ao meu, e com este novo sistema de suporte do motor, quase nem vez o motor, eu estou a acabar a bike do meu primo com este kit, e depois posto umas fotos para verem.

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro

Mensagem por Morguesi »

Nunio, Fidel, Jorge, obrigado pelo esclarecimento!

Fidel, belos links que me forneceste! Eu ja estava mais inclinado para uma montagem nao Hub, precisamente pelas razoes apontadas (binario e versatilidade com o uso das mudanças da bike) alem disso parece ser muito mais divertido!

os kits da eclipse tem bom aspecto e a diferença de preço nao parece compensar o extra em taxas relativamente aos das GNG electric.

O problema agora sao as baterias. pelo site da eclipse o kit mais baterias de 48v 15ah, sao 368€+522€+transporte, fica um bocado no limite do budjet inicial para o projecto, isto sem contar com a bike.

O meu budjet antes de começar a procura de soluçoes para os kits seria de 750€ com bike incluida.

o que acham do kit a 24v e respectivas baterias a 24v? visto que encolhem significativamente no preço.

Ou haverá no mercado baterias de 48v por cerca de 350€?

Dos sites onde andei, gostei particularmente deste http://www.electricbike.com/

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro

Mensagem por Morguesi »

Penso que algures neste forum ja deve ter rolado este link :
http://www.doityourselfgadgets.com/2011 ... cicle.html

Mas vale sempre a pena dar uma olhada neste projecto, até porque com algumas pequenas alterações ele poderia ser um pouco mais up to date...

CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Mensagem por CésarSalgado »

Boas Morguesi

Eu no teu lugar tentava juntar mais uns euros e comprava um bom kit.
Também já estive na tua situação e se fosse hoje em vez de 36v 850w comprava 48v 1000w.
No meu caso apesar de ter tido alguns problemas não me arrependo do dinheiro gasto até agora.
Aconselho travão de disco hidráulico pelo menos à frente.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Olha, se o teu budget neste momento para as baterias é de 350€, consegue-se 360€ um pack de 48v 10Ah vindo da eclipse, este preço é sem o trasnporte que sao mais 30€, no caso de mandares vir o kit completo de la entao ja nao interessa o custo de transporte.
Este pack inclui BMS, carregador, shunts e os "holders"
E devem chegar para teres uma autonomia entre 25 a 30km, depende da velocidade a que quisers fazer a volta :P

So a titulo de curiosidade, ontem fui dar um "passeio" pelo monte, sempre a dar gaz sem dar nenhum descanso a menina, e gastei 10Ah para fazer 18km, mas foi sempre a espremer.

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro

Mensagem por Morguesi »

CésarSalgado Escreveu:Boas Morguesi

Também já estive na tua situação e se fosse hoje em vez de 36v 850w comprava 48v 1000w.
No meu caso apesar de ter tido alguns problemas não me arrependo do dinheiro gasto até agora.
César,
Referes-te a kits Hub? com o motor Hub na roda nao é?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Morguesi, eu nunca experimentei um HUB potente, mas daquilo que eu conheço na minha, a cena de meter mudanças a fazer um barulho tipo Formula 1 é do melhor, quase substitui aquela sensaçao fixe do roncar do motor de combustao :P
Pelo que tenho visto/lido so ha uns 2 ou 3 motores HUB que compraria, mas sao muito caros.

CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver

Morguesi Escreveu:
CésarSalgado Escreveu:Boas Morguesi

César,
Referes-te a kits Hub? com o motor Hub na roda nao é?
Sim estou a falar do motor Hub.
Os problemas que tive até hoje não foram com o motor.
Já o desmontei 2 ou 3 vezes e reconheço que a construção dele não tem muita qualidade.
Os parafusos que ele trazia eram fracos e ao montar o motor acabei por partir um deles, mais tarde acabei por os substitui todos.
Quanto aos motores como o do nosso amigo Fidel nunca experimentei nenhum por isso não posso falar muito...
Sem duvida que ter "caixa de velocidades" é bom, conseguem-se velocidades maiores, as subidas por muito inclinadas que sejam vasta reduzir na caixa...
O único contra que vejo nesse tipo de motores é que tens que ter bom material de transmissão na bicicleta se não não aguenta com o power do motor.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

O material em que eu ja experimentei este motor era de gama media, a fugir para media baixa, e tem-se aguentado bem e olha que eu abuso muito na potencia, hoje puxei ate aos 3000W e a meter mudanças ouvia-se uns barulhos, mas nunca partiu a corrente :D
Temos de marcar um encontro em que todos nós (bikers) nos podemos juntar, isto de ser QUASE sempre único de bike nao ta com nada :(

CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver

3000w :o :o :o que MEDO... também quero :D :D
já é quase um motociclo... :D :D
quanto ao encontro eu alinho nisso desde que seja num raio que a minha montada chegue.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Pois é, e este controlador ainda da mais qualquer coisinha, mas mais que isso tenho medo de estragar tudo :P
Mas a sensaçao de andar num bicho destes é do melhor... é uma adrenalina do caraças :D

Autor do tópico
Morguesi
Membro
Membro

Mensagem por Morguesi »

Quais sao as tuas specs Fidel? marca do motor, bateria, controlador, etc?

Quanto as baterias da eclipse, disseste que eles tem as 48v -10ah mas nao de catalogo, certo? tem de ser encomenda, certo?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Aqui vai:
Motor: Cyclone 1280W 48V http://eclipsebikes.com/chainwheel-cust ... -1024.html so o motor
Baterias: 16 celulas LiFePO4 http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -20Ah.html
Controlador: 12Fet MKII Lyen edition 48v 60A (no site dele nao tem o meu)
Pedaleira: 48T, 48T, 32T http://eclipsebikes.com/chainwheel-cranks-p-1008.html

Quanto as baterias da eclipse, eu nao compraria os packs ja montados que eles la tem, ficam uns 80€ mais caros do que montar em casa.
Compra-se as celulas e as peças + o BMS + carregador, e monta-se em casa e desta forma ainda podes fazer a bateria com o formato que queres.

Se fores para este tipo de kit igual ao meu avisa-me para te dar umas dicas.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”