Rotundas

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Rotundas

Mensagem por Celestino »

Finalmente legislaram sobre a circulação nas rotundas - Demorou mas foi desta

Agora quero ver o que dizem e que argumentos vão inventar os artistas que tinham a mania de andar por fora (por causa dos seguros, etc - diziam eles) ;)

Novo artigo «Artigo 14.º-A
Rotundas
1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Rotundas

Mensagem por serges »

Pois pois... Vai ensinar os cabeças de alfinete a cumprir essas regras...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Celestino Escreveu: Agora quero ver o que dizem e que argumentos vão inventar os artistas que tinham a mania de andar por fora (por causa dos seguros, etc - diziam eles) ;)
Dos seguros ainda não tinha ouvido, mas quando tirei a carta de condução há 10 anos a instrutora recomendava andar por fora para "nunca ficar entalado"...

Facto é que já por várias vezes tive que ficar no meio à espera com o pisca por um bocado, ou já ia levando com os que circulam por fora em cima de mim ao mudar de faixa para sair...

Se eles me batessem realmente não sei se os seguros não iam atirar com a culpa para cima de mim por me ter atravessado à frente do que circulava por fora.

Tenho visto estas regras a funcionar muito bem em rotundas congestionadas (em que o trânsito circula a menos de 10 km/h): os da 1ª saída por fora, das outras na faixa interior correspondente, mas assim que o tráfego acelera começa tudo a circular por fora de novo com medo de levar com um carro em cima ao se dirigir para a saída.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Aqui há questões que se relacionam com o facto de se ter de mudar de faixa. Quando se muda de faixa, perde-se a prioridade. Até se pode arranjar testemunhas que digam que o tipo X fez a rotunda toda por fora e por isso a culpa é dele e não do tipo Y que mudou de faixa para sair. Mas basta o tipo X arranjar uma testemunha que diga que não é verdade, para a culpa regressar ao tipo Y por ter mudado de faixa quando o outro já lá estava...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

Era uma coisa tão simples, só que até agora ninguém a tinha feito e por isso deu origem a tanta confusão, discussão e muita quesília.
Era uma questão que consistia em que as recomendações de circulação para melhor segurança e fluidez de tráfego não se encontravam previstas na letra da lei e que por isso, quem as seguia, se via confrontado com problemas em caso de acidente, pois era normalmente considerado culpado. Isto porque quer as recomendações quer a lógica ainda não são lei (se calhar ainda bem).
Obviamente que vou continuar a ter muito cuidado e precaução com os "cabeças de alfinete".

Mas fico feliz por isto passar a estar na lei...
Pelo menos agora temos as recomendações de segurança, a lógica e a lei todas do mesmo lado. :)

No que se refere aos testemunhos, isso já é outra guerra. Eu sei que é assim, mas isso funciona para as rotundas e para todas as outras situações...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

sergio david
Membro
Membro
Registado: terça jun 18, 2013 5:08 pm

Mensagem por sergio david »

por ca acontece o contrario
toda a gente ignora as faixas e usa a prioridade para sair da retunda pelo caminho mais curto
eu entro na faixa da direita e todos buzinam porque usam a faixa da esquerda para sair ,mesmo com carros a espera para entrar

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

O problema nas rotundas é o mesmo existente noutros locais e que provoca mais acidentes, é o facto da pessoa que vai a conduzir ir a fazer tudo menos conduzir. :lol:

Parece uma afirmação ridícula mas é verdade, quantas vezes não ultrapasso e até me afasto de um veículo, abrandando a minha velocidade, porque a pessoa que vai á minha frente não vai a conduzir, pode ir a fazer outras coisas, mas não a conduzir. Nós, os motociclistas temos mais sensibilidade para ver estes casos, e até antecipamos algumas ocorrências, tais como: mudanças de faixa sem sinal de pisca, mudanças de direção, paragens bruscas, etc.

Enfim, para uma rotunda, a logica seria o suficiente para convencer os utilizadores, mas não para as seguradoras, portanto a lei serve também para estes , e muito bem vinda.

Já agora, uma grande causa de distracção é o telemovel, acho que a infracção é leve, até pela quantidade de pessoas que os usam a conduzir, eu sugeria um aumento nas multas e até apreensão de carta, e sugeria a proibição de conduzir com o telemóvel ligado. Peço desculpa, mas já apanhei valentes sustos por causa de malta que vai só a ver quem está a ligar e para isso precisa de encontrar o telefone dentro do carro.

Não quero desviar o assunto, mas para mim são as 2 principais causas de acidentes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Bom o mal das rotundas??? qual é???

Simples......

As pessoas NÃO sabem circular numa rotunda!!!!

So conheço uma onde a marcação no chão se encontra CORRECTAMENTE feita, obrigando os condutores a circularem conforme o código da estrada diz, porem.... ninguem respeita e toda gente passa por cima dos dito "traços-continuos"...
jmal Escreveu:Já agora, uma grande causa de distracção é o telemovel, acho que a infracção é leve,
Leve????? Não!! É Grave!!! daí dar inibição de conduzir e os 120€ (que até acho que é pouco)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Para mim está mais que provado que as rotundas são um mau design. Para pouco tráfego não são uma vantagem, para muito dão problemas. Mais vale acabar com elas, fazer pontes e/ou tuneis nos sítios mais complicados e cruzamentos com semáforos inteligentes nos restantes sítios, que assim acabam-se os problemas. Ou até mesmo criar um caminho alternativo (estudo de onde vem e para onde vai o tráfego que passa em determinado local devia ser regra antes de se resolver fazer obras, não sei se é mas duvido). Às vezes simplesmente não vale a pena remar contra a maré.

Às vezes basta uma regra simples para aliviar o tráfego. Lembro-me sempre de como funcionam os sinais vermelhos na Califórnia (talvez seja regra nos EUA, não sei).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

AS Rotundas n têm mau design... as pessoas não sabem é o Código da Estrada e como tal não sabem conduzir conforme as regras... mas... isso são outros tantos :roll:

Se qd ha pouco tráfego concordo que não são "necessárias"... qd o há sao muitoooo úteis, isto claro se as pessoas souberem conduzir dentro e fora delas e souberem as regras e sejam capazes de respeitá-las :roll: :roll:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Mumia Escreveu:AS Rotundas n têm mau design... as pessoas não sabem é o Código da Estrada e como tal não sabem conduzir conforme as regras... mas... isso são outros tantos :roll:

Se qd ha pouco tráfego concordo que não são "necessárias"... qd o há sao muitoooo úteis, isto claro se as pessoas souberem conduzir dentro e fora delas e souberem as regras e sejam capazes de respeitá-las :roll: :roll:
Eu acho que até sabem conduzir, tiram é pouco tempo para isso. :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Eu acho (para n dizer q th a certeza) que não sabem... e ainda assim... tiram pouco tempo para isso :roll: :roll: :lol:

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

Njay Escreveu:Para mim está mais que provado que as rotundas são um mau design. Para pouco tráfego não são uma vantagem, para muito dão problemas...
Njay, com o devido respeito, gostaria de conhecer essas provas e/ou esses estudos que demonstram o que diz.
Isto porque quer a lógica quer toda a informação que me foi chegando ao conhecimento vão no sentido inverso.
De uma coisa tenho a certeza, semáforos é que não são a solução, tenham lá a tecnologia que tiverem...

Em minha opinião, se a malta tivesse a simples noção de que a regra da prioridade não pode ser aplicada nas rotundas, o trânsito fluiria naturalmente sem quaisquer congestionamentos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Não sei de estudos nenhuns, digo-o apenas baseado na minha própria experiência de uma década a conduzir diariamente na zona de Lisboa. Eu referi "para mim", cada um terá a sua opinião. Muitas das regras do código funcionam bem se o trânsito for pouco intenso; a partir de um certo nível não dá. Para muito trânsito e fluido a única solução é evitar a contenção, coisa que as rotundas não fazem. Também não vale a pena estar a criar grandes regras, as pessoas não estão "programadas" para seguir regras, especialmente se elas forem um entrave à sua própria desenvoltura, portanto também não vale a pena batalhar muito por aí, vamos estar ad eternum a "bater na mesma tecla" e nunca há-de deixar de ser uma discussão e um problema. Ou seja, passamos a ter veiculos completamente autónomos ou temos que criar formas do transito simplesmente não parar em zonas congestionadas ("descentralizar" era outra opção).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

penso que essa solução parte por nem toda a gente poder ter carta de condução! mas sim quem realmente for capaz de tal coisa.... que o mal de hj em dia é que se tem como "certo" que aos 18 anos "tenho carta de condução" mesmo que apenas se saiba fazer mover um carro e não se tenha a mínima noção de civismo e de cumprir regras...

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

É pá!
Um certo psp que deve estar muito chateado, com esta nova lei.

É que o individuo, entretinha-se a multar o pessoal que nas rotundas (numa em particular, e até deram, à rotunda, o nome dele) não circulasse pela via da direita!!! :lol:

Isto em Aveiro
Inté

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

lrds Escreveu:É pá!
Um certo psp que deve estar muito chateado, com esta nova lei.

É que o individuo, entretinha-se a multar o pessoal que nas rotundas (numa em particular, e até deram, à rotunda, o nome dele) não circulasse pela via da direita!!! :lol:

Isto em Aveiro
Por acaso não conhecia essa rotunda pelo nome dele.
Essa rotunda, não é a rotunda daquilo que ele come (queijo)?

:lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”