La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

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zointz
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:
zointz Escreveu: Boas,
Eu acho que ainda se está a criar mais confusao assim, vamos por partes.
- As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).

Para "desfazer" esses cristais faz-se um ou duas descargas profundas. No caso da vectrix isto é praticularmente importante porque usa correntes muito elevadas, e ao fazer essa descarga nota-se que até passa a ter mais potência como alguns users têm descrito.
No caso dos hibridos nomeadamente o Prius que conheco bem, usam uma tecnica que consiste no seguinte. O ponto médio do estado de carga vamos dizer 60% varia conforme indicação do computador de bordo, ora poderá estar a 50% e todas as cargas e descargas terão como objectivo esse valor, ora poderá estar a 70%. Ao que parece essa variação do ponto médio quebra os cristais (explicação ainda mais simplificada se alguém quiser tenho algures um documento a explicar isso).
Pronto, espero ter explicado, e se alguem conseguir pôr a Vectrix a comportar-se como o prius as baterias vão durar mais.

Agora algo que nunca vi aqui falado.... Cargas lentas segundo os especialistas aumentam a criação de cristais grandes, portanto cuidados com essas cargas lentas.
Se leres bem os teus argumentos vais chegar à mesma conclusão que eu, "que confusão anda aqui", repara que ambos os veiculos usam a mesma tecnologia (as baterias da vectrix são recomendadas também para hibridos) e com tratamento diferente. Porque é que no prius os cristais são quebrados com descargas parciais e na vectrix só os tira com descargas profundas ?? estranho não, sabendo ainda que os hibridos carregam super-rapidamente as baterias, sim alguns segundos, na maioria das vezes nas travagens, portanto a vectrix nem suga assim tantos C's das baterias. Um prius tem um motor(até mais que um) que é 3 vezes mais potente que o da vectrix, no entanto tem um pack 3 vezes mais pequeno. Estranho não ?

As cargas lentas não são prejudiciais, tanto que o fabricante recomenda 6 ah até 15 ah, e recomenda também usar 3 metodos de finalização da mesma.
Boas,
Lê o paragrafo "TOYOTA'S REMEDY – MOVE TARGET SOC" Infelizmente não consegui identificar o documento original

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 32&t=15075

E isto tb. é interessante
http://www.buchmann.ca/Chap4-page5.asp

mais concretamente no paragrafo
iniciado por "NiMH batteries should be rapid charged rather than slow charged." mas é necessário ler tudo para compreender.

Lamento mas não tive tempo para traduzir para a lingua de camões.

Relativamente ás especificações do fabricante das VX, não as vi em detalhe pelo que não sei o quanto poderá se chamar carga lenta. Mas como tem reinado a confusão em alguns detalhes da Ni-Mh que resolvi alertar, foi com boas intenções.

Espero estar contribuir para o aumento de informação.
Fiquem bem !

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zointz
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:
zointz Escreveu: E-man, o Rufus está a referir-se ao software que ele comercializa junto com o Jmal, e será provavelmente a melhor alternativa ao software original, infelizmente não é gratuito pelo que acaba-se por estar a infrigir as regras do forum ao publicita-lo... as minhas desculpas à administração. O SW do Laird em Portugal não funciona bem pelo nosso clima quente.
Eu não vendo sw nenhum, apenas cobro um valor pelo teste que faço ás baterias para determinar os parametros de cada pack e parametrizar o sw, além de tb fazer alterações a nivel do seu hardware, não devem estar à espera que além de vir aqui partilhar conhecimentos e ideias (que muita gente que vem para aqui dar bitaides não o faz) ainda tenho de dar horas e horas de trabalho....

Já agora o "the laird" fez um grande trabalho, mas não o finalizou, deixou o corte por tensão baixa por conta do utilizador e à conta disso já alguns packs morreram, ainda assim fez um grande trabalho.
Está explicado, as minhas desculpas pelo engano.
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E_MAN
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por E_MAN »

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jmal
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:
jmal Escreveu:
zointz Escreveu: Boas,
Eu acho que ainda se está a criar mais confusao assim, vamos por partes.
- As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).

Para "desfazer" esses cristais faz-se um ou duas descargas profundas. No caso da vectrix isto é praticularmente importante porque usa correntes muito elevadas, e ao fazer essa descarga nota-se que até passa a ter mais potência como alguns users têm descrito.
No caso dos hibridos nomeadamente o Prius que conheco bem, usam uma tecnica que consiste no seguinte. O ponto médio do estado de carga vamos dizer 60% varia conforme indicação do computador de bordo, ora poderá estar a 50% e todas as cargas e descargas terão como objectivo esse valor, ora poderá estar a 70%. Ao que parece essa variação do ponto médio quebra os cristais (explicação ainda mais simplificada se alguém quiser tenho algures um documento a explicar isso).
Pronto, espero ter explicado, e se alguem conseguir pôr a Vectrix a comportar-se como o prius as baterias vão durar mais.

Agora algo que nunca vi aqui falado.... Cargas lentas segundo os especialistas aumentam a criação de cristais grandes, portanto cuidados com essas cargas lentas.
Se leres bem os teus argumentos vais chegar à mesma conclusão que eu, "que confusão anda aqui", repara que ambos os veiculos usam a mesma tecnologia (as baterias da vectrix são recomendadas também para hibridos) e com tratamento diferente. Porque é que no prius os cristais são quebrados com descargas parciais e na vectrix só os tira com descargas profundas ?? estranho não, sabendo ainda que os hibridos carregam super-rapidamente as baterias, sim alguns segundos, na maioria das vezes nas travagens, portanto a vectrix nem suga assim tantos C's das baterias. Um prius tem um motor(até mais que um) que é 3 vezes mais potente que o da vectrix, no entanto tem um pack 3 vezes mais pequeno. Estranho não ?

As cargas lentas não são prejudiciais, tanto que o fabricante recomenda 6 ah até 15 ah, e recomenda também usar 3 metodos de finalização da mesma.
Boas,
Lê o paragrafo "TOYOTA'S REMEDY – MOVE TARGET SOC" Infelizmente não consegui identificar o documento original

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 32&t=15075

E isto tb. é interessante
http://www.buchmann.ca/Chap4-page5.asp

mais concretamente no paragrafo
iniciado por "NiMH batteries should be rapid charged rather than slow charged." mas é necessário ler tudo para compreender.

Lamento mas não tive tempo para traduzir para a lingua de camões.

Relativamente ás especificações do fabricante das VX, não as vi em detalhe pelo que não sei o quanto poderá se chamar carga lenta. Mas como tem reinado a confusão em alguns detalhes da Ni-Mh que resolvi alertar, foi com boas intenções.

Espero estar contribuir para o aumento de informação.
Quanto ao prius a explicação é simples, como existem vários regimes de trabalho, influenciados sobretudo pela temperatura, a tensão também varia por essas razões, e o firmware da toyota actualiza os intervalos de trabalho relativos à carga, fazendo ajustamentos na tensão. Se fizermos o mesmo na vectrix, que já consegui em parte, falta-me ainda a parte do controlador, vamos ter o mesmo resultado. No caso da vectrix tentaram solucionar com o aumento de temperatura e de tensão, logo mais energia disponivel, na verdade é para isso que serve a descarga profunda, mas a consecutiva deterioração do pack.

Quanto ao não ser lentamente carregadas, o sw da vectrix já contempla a carga por timer e delta v, mas não a delta t, logo fazendo cargas lentas não tem como determinar o aumento de temperatura para saber se estão carregadas. Não te esqueças que estão ali a comparar carregadores de diferentes tecnologias.
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por E_MAN »

A vantagem das nimh é que dissipam calor...ao contrário das Li que pifam com calor excessivo. Com cargas lentas pode haver balanceamento, pois elas "consomem" cerca de 0,5 a 1ah...portanto cargas a 1ah limitadas pela tensão individualmente pode resultar....

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jmal
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

E_MAN Escreveu:A vantagem das nimh é que dissipam calor...ao contrário das Li que pifam com calor excessivo. Com cargas lentas pode haver balanceamento, pois elas "consomem" cerca de 0,5 a 1ah...portanto cargas a 1ah limitadas pela tensão individualmente pode resultar....
Pois, mas é impossivel, ou digamos não viável dar cargas individuais num pack de 102 células, 234 num prius, por isso existem métodos alternativos para balancear, já agora, os hibridos não têm balanceamento.
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por E_MAN »

Mas pelo que vi há aí cromos que o fazem nas de Li, portanto pessoal das Vx, toca a trabalhar.
Façam workshop!

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zointz
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:
Quanto ao prius a explicação é simples, como existem vários regimes de trabalho, influenciados sobretudo pela temperatura, a tensão também varia por essas razões, e o firmware da toyota actualiza os intervalos de trabalho relativos à carga, fazendo ajustamentos na tensão. Se fizermos o mesmo na vectrix, que já consegui em parte, falta-me ainda a parte do controlador, vamos ter o mesmo resultado. No caso da vectrix tentaram solucionar com o aumento de temperatura e de tensão, logo mais energia disponivel, na verdade é para isso que serve a descarga profunda, mas a consecutiva deterioração do pack.

Quanto ao não ser lentamente carregadas, o sw da vectrix já contempla a carga por timer e delta v, mas não a delta t, logo fazendo cargas lentas não tem como determinar o aumento de temperatura para saber se estão carregadas. Não te esqueças que estão ali a comparar carregadores de diferentes tecnologias.
Boas,
Confesso que tive de ler 2 vezes este post para o compreender, mas basicamente se fizeres para a Vectrix o que o Prius faz ficas sem autonomia, pois o intervalo de utilização da bateria é entre os 40 e os 80%, e na pratica é mais entre os 60-70%, ou seja usarias em média 10% da capacidade da Vectrix que daria com boa vontade para 10kms.
Relativamente aos carregamentos por diferença de voltagem (delta v) e diferença de temperatura (delta t) e partindo do principio que a Vectrix não monitoriza a diferença de temperatura em termos de carga (apenas para protecção) nesse caso perderam uma excelente oportunidade de ajustar o medidor de carga sempre que se efectuava um carregamento evitando as necessárias descargas até acender a luz vermelha, afinal os sensores de temperatura já lá estão.
Fiquem bem !

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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:
jmal Escreveu:
Quanto ao prius a explicação é simples, como existem vários regimes de trabalho, influenciados sobretudo pela temperatura, a tensão também varia por essas razões, e o firmware da toyota actualiza os intervalos de trabalho relativos à carga, fazendo ajustamentos na tensão. Se fizermos o mesmo na vectrix, que já consegui em parte, falta-me ainda a parte do controlador, vamos ter o mesmo resultado. No caso da vectrix tentaram solucionar com o aumento de temperatura e de tensão, logo mais energia disponivel, na verdade é para isso que serve a descarga profunda, mas a consecutiva deterioração do pack.

Quanto ao não ser lentamente carregadas, o sw da vectrix já contempla a carga por timer e delta v, mas não a delta t, logo fazendo cargas lentas não tem como determinar o aumento de temperatura para saber se estão carregadas. Não te esqueças que estão ali a comparar carregadores de diferentes tecnologias.
Boas,
Confesso que tive de ler 2 vezes este post para o compreender, mas basicamente se fizeres para a Vectrix o que o Prius faz ficas sem autonomia, pois o intervalo de utilização da bateria é entre os 40 e os 80%, e na pratica é mais entre os 60-70%, ou seja usarias em média 10% da capacidade da Vectrix que daria com boa vontade para 10kms.
Relativamente aos carregamentos por diferença de voltagem (delta v) e diferença de temperatura (delta t) e partindo do principio que a Vectrix não monitoriza a diferença de temperatura em termos de carga (apenas para protecção) nesse caso perderam uma excelente oportunidade de ajustar o medidor de carga sempre que se efectuava um carregamento evitando as necessárias descargas até acender a luz vermelha, afinal os sensores de temperatura já lá estão.
Nos hibridos é assim devido à dimensão da bateria vs motor, na vectrix é diferente, muito menos C, logo se aproveita uma maior, praticamente total faixa de capacidade.
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

E_MAN Escreveu:Mas pelo que vi há aí cromos que o fazem nas de Li, portanto pessoal das Vx, toca a trabalhar.
Façam workshop!
Lol :lol:
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

sugarstorm Escreveu:
RuFuS Escreveu:Com este software não me acontece como o software de origem que por mais que uma vez tinha ainda meia-carga e fiquei sem barras...Por sorte tive sempre onde carregar!
RuFuS Escreveu: O efeito memória não é tão pronunciado ao ponto de se perder metade das barras, por algum motivo eu já não tenho esse efeito...eu e quem usa esta versão do software para as vectrix's nimh... ;)
Por acaso tenho de te corrigir neste aspecto.
Na minha moto, visto que o pack já está algo danificado, a luz vermelha acende com 8 ou 9 barras.
E com ela completamente descarregada (117v), já a arrastar-se (20kms/h máximo), nunca consegui ter menos de 5 barras no mostrador. Isto com o software do jmal. Atenção, não estou a diminuir a qualidade do trabalho dele. Apenas te digo que talvez esteja perfeito para packs...sem problemas. Como o teu :D.

É algo com que já aprendi a viver. Mas acontece. Todos os dias. Aos 30 a 35 kms entro na reserva (luz vermelha) e aos 40 a 45 estou vazio.
zointz Escreveu:As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).
Para "desfazer" esses cristais faz-se um ou duas descargas profundas. No caso da vectrix isto é praticularmente importante porque usa correntes muito elevadas, e ao fazer essa descarga nota-se que até passa a ter mais potência como alguns users têm descrito.
Quanto a este aspecto, talvez seja também um problema do MEU pack, mas acreditem que noto uma grande diferença quando faço uma descarga profunda. Que diferença? Digamos que antes de a fazer chego ao destino com 126v. Depois de fazer uma descarga profunda posso ir mais rápido e chego ao mesmo destino com 131v. Eu diria que após uma descarga profunda ganho uns 10 a 15 kms de autonomia. Mas é só mesmo durante os primeiros dias. Depois volta tudo ao normal :(
Esqueci-me de te responder.

Depois da tua actualização, já foram feitas alterações nesse sentido, não recuperas a autonomia, mas as barras e indicação de autonomia ficam mais certas, quando quiseres passar por cá, pagas um copo e engato o cabo nela. :twisted: :twisted:
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por E_MAN »

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Volt
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por Volt »

Vocês até estão perto um do outro, não preferem marcar um encontro e beber um café para se conhecerem melhor, antes de haver aqui comentários menos simpáticos e com coisas desnecessárias nas entrelinhas?

Eu também posso ir. Marcamos um encontro eléctrico aí na zona centro. Tipo a meio do caminho. Alcobaça. O que acham? Assim deixamos este DB continuar o seu rumo normal e ainda fazemos um encontro de eléctricos. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por E_MAN »

Isso era porreiro no centro...adorava! Mas perto Leiria fica + perto...

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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

Boas a todos,
Hoje gostaria de discutir um pouco a minha intenção para carregar a Vectrix e aumentar a durabilidade da bateria e pedir opiniões.
Pretendo simular artificialmente o comportamento que parece ser o ideal para as baterias de Ni-Mh, que é estarem entre os 40 e os 80 %, que para uma boa parte das minhas deslocações serve perfeitamente.
Algo que muitos ignoram, é que as baterias de Ni-Mh não gostam de estar totalmente carregadas, e inclusive para armazenamento devem estar a 40% de capacidade no frio.
É claro que entre o ideal e o possível vai uma longa distancia pelo que a ideia é carregar sempre que possivel para manter a carga por volta dos 70% atravez de um timer externo, por exemplo se gasto 2 barras carrego 2 barras. Uma das vantagens deste tipo de carregamento é eliminar o problema do calor e aumentar a eficiência dos carregamentos que é quase 100% até aos 80% de carga, outra vantagem são os numerosos carregamentos / descarregamentos que fazem aumentar exponencialmente o numero de ciclos possíveis.

Potenciais problemas identificados:

- Vectrix necessita de sobrecarregar a bateria para fazer o balanceamento.
- Possivel agravamento da precisao do nivel de carga (barras) devido às cargas constantes

Para evitar o desbalanceamento tentaria fazer uma carga completa a cada 200 ou 300kms para garantir o balanceamento. Será suficiente ?

O que acham? Tambem tenho uma ideia para as necessárias descargas completas.
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

A vectrix não ignora parte das baterias estarem completamente carregadas, a ventilação após a carga serve para isso mesmo, para as descarregar um pouco após o balanceamento, ao mesmo tempo que as arrefece, também lhes tira um pouco de carga porque as turbinas são alimentadas pela bateria.

Estás a querer dar-lhe o mesmo comportamento que os hibridos lhes dão, mas repara que um hibrido carrega muitas mais vezes a bateria, na pratica logo após uma descarga, existe uma carga, sem que passe muito tempo.

É uma excelente ideia, força.
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galt
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por galt »

Está a chegar o Inverno e as temperaturas vão descer. :roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
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[DB - Leaf Odivelas]
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

galt Escreveu:Está a chegar o Inverno e as temperaturas vão descer. :roll:

Boas Galt,
O que estou a tentar fazer é alem de a poupar das temperaturas elevadas, e para isso basta nos dias mais quentes não deixar fazer a equalização (Algo que tenho feito) , mas sim manter entre os 50 e os 70% (valores mais realistas embora não sejam tão ideais) porque servem para a maior parte das minhas necessidades, e claro quando for preciso vai aos 100%.

Cumptos,


P.S. Esta decisão será sensata para as baterias Ni-Mh, não para as de chumbo/gel, e julgo que para as de Lithium tb. não fará sentido.
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

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jmal Escreveu:A vectrix não ignora parte das baterias estarem completamente carregadas, a ventilação após a carga serve para isso mesmo
Li algures que essa ventilação seria compensada por um carregamento final de aproximadamente 10min, não sei se ainda é assim no software atual, no entanto tb. não é uma valor significativo de descarga.
jmal Escreveu:Estás a querer dar-lhe o mesmo comportamento que os hibridos lhes dão, mas repara que um hibrido carrega muitas mais vezes a bateria, na pratica logo após uma descarga, existe uma carga, sem que passe muito tempo.
Sim, é isso mesmo, será que o fato de haver uma descarga e depois uma recarga mas com tempos superiores e com intervalos de tempo maiores desvirtua o processo ? Ou seja perde-se a vantagem ?
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Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:
jmal Escreveu:A vectrix não ignora parte das baterias estarem completamente carregadas, a ventilação após a carga serve para isso mesmo
Li algures que essa ventilação seria compensada por um carregamento final de aproximadamente 10min, não sei se ainda é assim no software atual, no entanto tb. não é uma valor significativo de descarga.
jmal Escreveu:Estás a querer dar-lhe o mesmo comportamento que os hibridos lhes dão, mas repara que um hibrido carrega muitas mais vezes a bateria, na pratica logo após uma descarga, existe uma carga, sem que passe muito tempo.
Sim, é isso mesmo, será que o fato de haver uma descarga e depois uma recarga mas com tempos superiores e com intervalos de tempo maiores desvirtua o processo ? Ou seja perde-se a vantagem ?
Não, a ventilação é o estagio final. Não é significativo, mas o suficiente para não aquecerem e até arrefecer.

Não sei, pode ser que não, mas isso é um facto que já verifiquei nos híbridos, eles não deixam a carga baixa durante muito tempo, nem que seja necessário gastar gasolina para carregar e podes ver isso no teu prius.
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